Livro “A República do Silêncio” terá 2ª edição e poderá se tornar filme


Outro Projeto aprovado pela Câmara, nesta sessão legislativa de 01/07, foi o que autoriza o auxílio financeiro para a publicação da 2ª edição do livro “A República do Silêncio”, de autoria do Professor Flávio Mateus dos Santos, que será lançada em breve. Presente nesta reunião, o Escritor e Historiador manhuaçuense destacou a repercussão positiva do lançamento da primeira edição da obra. Flávio apresentou exemplares de jornais de grande circulação como o Estado de Minas (que publicou matéria de grande destaque sobre o assunto) e o Jornal Correio Brasiliense (DF), que também enalteceu a fantástica história da República de Manhuaçu, minuciosamente contada no livro. Em Caratinga, Professor Flávio também foi apoiado com a liberação de recursos financeiros para este trabalho, por parte do Conselho Municipal de Cultura.
O Vereador Renato Cezar Von Randow (Renato da banca) destaca a importância do trabalho do Professor Flávio Mateus para a Cultura do município. “Acho que não deveria se chamar a República do Silêncio. Teria que ter outro nome maior, porque a procura por este livro é tão grande nas bancas de jornal que chega a ser impressionante. Nos últimos seis a oito meses, estamos com a edição esgotada nos postos de venda. Esperamos que o autor, após esta proposta na Câmara, consiga o seu intento que é trazer uma edição renovada, revisada com outros dados inclusive, e que possa, mais uma vez, nos brindar, porque Manhuaçu, a partir da edição de “A República do Silêncio” passou a ser a “República do Conhecimento de Manhuaçu”. Hoje a cidade é conhecida em âmbito nacional, em todos os órgãos públicos federais por ter sido república. Com isto, nós manhuaçuenses só temos que agradecer e enaltecer cada vez mais ao Flávio, sabendo que o nome de Manhuaçu vai ficar marcado na história”, enfatizou.
O Presidente da Câmara, Toninho Gama, ressalta que o trabalho de pesquisa e a elaboração deste livro por parte do Professor Flávio Mateus permitirão a alavancagem de outras importantes iniciativas culturais para a região, como a reativação do projeto de produzir documentário sobre a saga do Coronel Serafim Tibúrcio. “O Município esta apoiando a segunda edição do livro “A República do Silêncio”, de autoria do Professor Flávio Mateus. Este livro retrata a história de Manhuaçu desde a sua fundação, desde a criação do povoado, da vila, até a questão de emancipação política e outras coisas mais, tendo um contexto muito grande na República de Manhuaçu que, na época, teve como líder o Coronel Serafim Tibúrcio, que inclusive foi Presidente da Câmara Municipal, no final do século 19. Pudemos observar que foi um trabalho de muita pesquisa em sua primeira edição, e, que há novidades para esta segunda edição. É um livro que conta a história da região como nunca antes, com informações importantes demonstradas ali. Manhuaçu quando aprova um Projeto como esta iniciativa cultural dá um grande passo, porque precisamos da história mais bem contada. Também foi feito um compromisso nesta reunião em que o Professor Flávio destinará cinquenta livros ao município para que sejam distribuídos entre as Secretarias e na biblioteca municipal. A população poderá ter acesso a este livro para conhecer um pouco mais sobre a história de Manhuaçu. Também estamos buscando, em parceria com o Professor Flávio Mateus, a realização de documentário sobre a história do Coronel Serafim Tibúrcio. É um sonho do professor, e, já tivemos um contato anterior com algumas pessoas de Belo Horizonte, que, no início desta década, manifestaram o interesse de fazer um documentário sobre este livro, mas não tinham um material vasto, como se tem hoje. Com o apoio deste livro, entendo que haverá condições de ser desenvolvido este trabalho. Então, é uma semente que está sendo plantada, uma ideia que está sendo levada. Nos reuniremos nos próximos dias na capital para continuar com este projeto, apresentando este belo trabalho de pesquisa realizado pelo Professor Flávio Mateus, mostrando muito mais sobre a História, não só do município, mas de toda a região”, evidenciou.
Após concluir seu pronunciamento, o Professor Flávio Mateus foi homenageado com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito concedido pela Câmara Municipal, por meio de Projeto de autoria dos Vereadores Fernando Gonçalves Lacerda e Renato Cezar Von Randow.
A honraria foi concedida também ao Relações Públicas Daniel Fernandes Correa, colaborador e amigo do historiador.
(Thomaz Júnior / Assessoria de Imprensa da Câmara M. de Manhuaçu)

Comentários