1º Seminário Info CEM em Manhuaçu

 Especialista pós-doutorado em Portugal faz palestra em Manhuaçu

 

O inédito seminário de Manhuaçu organizado pelo CEM (Centro Educacional de Manhuaçu) dedicado às inovações da informática e suas aplicações no mercado encerrou-se nesta sexta-feira, 26/06, com palestra especial sobre redes ad hoc móveis (Móbile ad hoc network), apresentada por Dr. Max Mauro Dias Santos, Doutor em Engenharia da Produção (UFSC Universidade Federal de Santa Catarina) e Pós-doutorado em Engenharia Elétrica pela AVEIRO (Portugal).

Desde quarta-feira, 24, palestras e atividades envolveram estudantes do CEM e do PEP (Programa de Ensino Profissionalizante do Governo Federal) na EE Monsenhor Gonzalez.

 

 

Jogos eletrônicos, design e perfil profissional

 

O primeiro tema abordado foi o “Desenvolvimento de jogos eletrônicos” em apresentação coordenada por Brener Costa da Silva e Bruno Valério Novaes, juntamente com discentes do 3º período Técnico de Informática do CEM, na quarta-feira, às 18h. Ainda na mesma noite, o Webdesigner da Agência Invert Brasil e Professor do CEM, Thayrone Matos, conduziu a palestra “Além do design, os melhores ingredientes”.

Na quinta-feira, 25, foi apresentada palestra sobre o “Perfil profissional para exigências atuais no mercado de TI (Tecnologia da Informação)”, ministrada pelo Analista de Suporte Corporativo da empresa Fertilizantes Heringer, Jorge Brandão Júnior.

  

Redes ad hoc móveis

 

Dr. Max Mauro iniciou sua palestra comentando sobre a cidade natal, Timóteo (MG), e a definição do conceito Mobile ad-hoc network (Redes ad hoc móveis), tecnologia que vem sendo amplamente aplicada em diversos setores da informática, inclusive para usuários domésticos de computadores, celulares, automóveis e diferentes outros equipamentos. “Hoje, temos vários dispositivos como aeronaves, carros, ou, em residências, dispositivos como celulares, palmtops e laptops. Estes, necessitam de certa interligação para se ter maiores funcionalidades. Ou seja, para disponibilizar melhor o uso de aplicativos no que se refere à segurança, agilidade, velocidade e outras funcionalidades mais. O mobile ad hoc network trata-se de redes com fins específicos móveis que tem a ver com a mobilidade dos dispositivos computacionais. Hoje em dia tem-se uma tendência de que os cabos não sejam mais utilizados e que a gente não tenha um ponto fixo de computação. Então, isso é muito utilizado aonde, através de dispositivos pessoais, que a pessoa tem em casa, como celulares com interface “Bluetooth”, “Zigbi”, ou outra interface; através de sistemas de policiamento, resgate, ou de segurança contra acidentes, evitando manobras indesejáveis, por exemplo, em sistemas elétricos, aeronáuticos, militares e outros mais. As redes ad hoc móveis propiciam uma integração dos dispositivos sem fio, sem cabeamento, oferecendo ao usuário segurança total nas suas aplicações”, explicou.

O Professor do CEM, Adm. Rodrigo Teixeira, um dos organizadores do 1º Info CEM, mencionou que os conteúdos apresentados neste evento pioneiro reforçam o conhecimento teórico aprendido em sala de aula, consolidando ainda mais a formação destes novos profissionais. “É muito importante esta presença de um especialista, de um doutor na área da Informática, juntamente com os demais palestrantes que participaram deste seminário, porque reforça tudo aquilo que os alunos estudaram em sala de aula e mostra o mercado de trabalho para o futuro. Além dos estudantes do curso de informática, que estão se formando agora em Julho, tivemos também os alunos da Unopar que estão se formando nesta área e puderam participar do evento, agregando conhecimento para eles”, avaliou.

A Coordenadora dos cursos técnicos do CEM, Jeane Breder, considerou o 1º Info CEM uma iniciativa bem sucedida, a partir de levantamento feito junto aos participantes que avaliaram positivamente o inédito evento. Segundo Jeane, a semana de atividades trouxe conhecimento aos estudantes e estimulou a pesquisa para aprofundamento das novidades da informática, além de projetar aos estudantes a atuação em novas áreas no mercado de TI na região.

(Thomaz Júnior) 









Comentários