sábado, 19 de fevereiro de 2011

Aposentadorias rural e urbana na pauta da Ascon e CRC-MG

 As principais dúvidas relacionadas à Legislação Previdenciária, principalmente no que diz respeito às aposentadorias rural e urbana, integraram a pauta da reunião realizada pela Ascon (Associação dos Contabilistas do Leste Mineiro) e CRC-MG com o Agente da Receita Previdenciária de Manhuaçu, Fernando Assumpção (foto), na manhã da última quinta-feira, 17/02.

Promovida na Aciam, a reunião contou com a presença do Presidente da Ascon, Daniel Gerhard; Delegado do CRC-MG/ Manhuaçu, Pedro Pena; Vice-presidente da Federaminas e Conselheiro da Ascon, André Farrath, e membros da diretoria da associação dos contadores.

Em entrevista à reportagem, Daniel frisou a importância da reunião ressaltando o esclarecimento obtido pelos contadores. “Mesmo sem mudanças recentes, a Legislação Previdenciária surte muitas dúvidas. Destacam-se, por exemplo questões sobre aposentadorias rural e urbana; se o contribuinte deixou de pagar um mês, assim mesmo ele vai se aposentar; se o marido faleceu, a esposa tem o direito à pensão ou aposentadoria, entre outras. Então, preparamos esta reunião com o propósito de elaborarmos uma pauta para um evento futuro que, provavelmente, será realizado no dia 05 de maio, abordando legislação previdenciária, em âmbito rural e urbano”, mencionou.

Daniel lembra que “o contador é um dos maiores responsáveis, junto com o próprio contribuinte, no momento de se requerer ao INSS a aposentadoria, pois, havendo qualquer divergência, provavelmente o contribuinte procurará o seu contador que é o profissional que, durante muito tempo, tomou conta da loja ou do próprio carnê daquela pessoa, para regularizar esta documentação, pagar qualquer diferença para que esta aposentadoria seja liberada”.

Sobre as reuniões realizadas pela entidade, mobilizando diversos segmentos da sociedade, o Presidente enfatiza que “estamos dando um novo pulso à Ascon. Há alguns dias, em conversa o Kelson, secretário da entidade, concluímos que seria importante uma reunião prévia também com o INSS. De imediato, ligamos para o Fernando, agendando este encontro, em que houve esta discussão para ampliarmos os horizontes da Associação, dos contadores e dos contribuintes. Foi uma verdadeira aula ministrada pelo Fernando que é professor da Doctum e do CEM (Centro Educacional de Manhuaçu), além de diversas instituições de ensino da região”.

(Thomaz Júnior/ Rádio Manhuaçu, Jornal Tribuna do Leste)

 LEGENDAS:

Esclarecimentos sobre aposentadoria rural e urbana foram debatidos pelos contadores.

O Agente da Receita Previdenciária, Professor Fernando Assumpção, participou da reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...