Vereador Teté busca a construção de PSF no Engenho da Serra

  Na última quarta-feira, 14/01, foi realizado na sede do SUS/Manhuaçu encontro envolvendo o Vereador Nelci Alves (Teté), Dr. Flamarion Fávero, Médico que atende na Unidade do PSF (Programa de Saúde da Família) no Bairro Engenho da Serra e comunidades vizinhas, e o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Luiz Carlos Lemos Prata.

O encontro discutiu a implantação de um PSF (Posto de Saúde da Família) definitivo para os moradores do bairro, que estão com o atendimento comprometido desde a enchente do início do ano.

O Posto de Saúde do Engenho da Serra é um dos maiores de Manhuaçu, pois abrange uma área extensa, chegando até o Córrego do Barreiro, no limite com Simonésia.

Atualmente, a Prefeitura, por meio da Secretaria M. de Saúde, analisa alternativas como a locação de um espaço mais adequado nas imediações ou mesmo a aquisição de um imóvel para a construção de sede própria do PSF, visando melhorias no atendimento à Saúde para as famílias.

Hoje, existem três PSFs em processo de implantação em Manhuaçu. O Vereador Teté que, desde 1990, vem lutando por melhorias no Engenho da Serra, por meio da SAMBES, viabilizou a concessão da área do segundo piso da Creche Menino Jesus e um terreno anexo para a construção da sede do PSF da comunidade.

Teté espera que o espaço atenda às necessidades da obra. ‘Queremos o melhor para a comunidade. Estou colocando hoje à disposição da Prefeitura a planta e a escritura do terreno cedido para o PSF. Mas para que o posto seja construído, é preciso que o terreno comporte a obra e atenda as exigências necessárias’, explicou.

Para Dr. Luiz Prata, ‘Se houvesse uma área adequada no Engenho da Serra, pelo menos para alugar, isso amenizaria o problema. Temos procurado um apartamento ou uma boa casa, no nível da rua, para que as pessoas que têm alguma dificuldade para se locomover possam ter o acesso facilitado. A comunidade do Engenho da Serra deve se organizar e se reunir com os vereadores e com o Conselho de Unidade de Saúde. É importante descobrir o que a comunidade quer e espera do PSF, pois o processo de implantação da sede do posto, após ter o projeto aprovado, pode levar cerca de dois ou três anos para ser concluído”, comentou.

(Adriana Dutra/Thomaz Júnior)

Legenda: Da esquerda para a direita, o Secretário Municipal de Saúde Dr. Luiz Carlos Lemos Prata, o Vereador Teté e o médico Dr. Flamarion Fávero, responsável pelo PSF que abrange o B. Engenho da Serra e comunidades vizinhas.

 

 

Comentários