quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Acadêmicos de Gestão Ambiental da Facig visitam Cenibra

 Excursão incluiu visita à RPPN Fazenda Macedônia

 Acadêmicos dos 2° e 4° períodos do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu) visitaram na quarta-feira, 05/11, a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Fazenda Macedônia e a CENIBRA (Celulose Nipo-Brasileira S.A.), ambas localizadas próximas a Ipatinga.

As visitas foram promovidas pela Coordenadora do curso, Mestre Jeane Cunha Brandão.

As turmas foram recebidas, na sede da fazenda Macedônia, pelo Assessor de Meio Ambiente Industrial e Florestal da CENIBRA, Edson Valgas de Paiva, que ministrou palestra sobre as ações da empresa voltadas para o meio ambiente, tais como: manejo das áreas ao longo de cursos d’água, lagoas e nascentes, onde se localizam as matas ciliares;  monitoramento de água, solo, fauna e flora (desenvolvidos em parceria com universidades e organizações não-governamentais), além da criação da RPPN Fazenda Macedônia  onde é desenvolvido, desde 1990, o pioneiro projeto de reintrodução de aves silvestres ameaçadas de extinção, denominado Projeto Mutum.

O palestrante apresentou ainda o Plano de Manejo Florestal, documento que descreve as principais atividades, desenvolvidas pela CENIBRA, para a obtenção da matéria-prima renovável: a madeira do eucalipto.

Na visita ao viveiro os alunos conheceram todo o processo de produção das estacas de eucalipto e, na indústria, a fabricação da celulose. “É muito importante que os alunos do curso de Gestão Ambiental conheçam, na prática, o que as empresas têm feito para garantir a sustentabilidade”, comentou a coordenadora.  










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...