segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Professora de Ciências premiada em concurso nacional sobre Machado de Assis


     A Professora Marisa Barbosa, que leciona aulas de Ciências na EE Renato Gusman, no B. Bom Jardim, em Manhuaçu, foi premiada no concurso de redação 'A importância de Machado de Assis 100 anos depois de sua morte', realizado pela Academia Brasileira de Letras e Folha Dirigida, no Rio de Janeiro, em âmbito nacional (23/Out./2008).

   Marisa teve sua redação classificada entre as cem melhores de todo o Brasil. O trabalho foi publicado em livro com título homônimo ao concurso, lançado esta semana. 
     Em Minas Gerais, somente dez profissionais da Educação se classificaram.


Homenagens

Além da condecoração recebida da Academia Brasileira de Letras, Professora Marisa foi homenageada pelo Rotary Club de Manhuaçu e pela Academia Manhuaçuense de Letras. 'Recebi o livro esta semana e fiquei muito feliz de ver meu trabalho reconhecido e o carinho que me foi demonstrado aqui na cidade e em algumas instituições, como o Rotary e a Academia Manhuaçuense de Letras. Li Machado de Assis quando estava terminando o segundo grau', relatou.

Conhecendo e gostando

Diferentemente da máxima do namoro que afirma que 'a primeira impressão é a que fica', o gosto pelo trabalho literário de Machado de Assis não surgiu logo na primeira vez em que Marisa leu um de seus livros. 'Na primeira vez em que li Machado de Assis eu fiquei indignada, porque eu não gostei da literatura. Achei muito difícil, muito complicada. Então fui incentivada por minha professora a continuar lendo. Ela me disse que seria muito bom. Foi aí que pensei: para ler, preciso entender. Comecei a anotar o que não entendia. Peguei um dicionário, e, creio que isto me enriqueceu muito porque, a partir daí, fui entendendo um pouco do autor, as estratégias usadas em sua literatura e isto me fez gostar muito de seu trabalho”, comentou.
O concurso envolveu a participação de mais de 37 mil professores de todo o país.
(Thomaz Júnior)


NOTA: Em 2014, o Ministério da Educação disponibilizou em seu site a obra completa do Escritor Machado de Assis.

Cidadesdocafe.com

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Câmara de Martins Soares reúne-se em Pinheiros de Minas para celebrar os dez anos do distrito

Neste mês de outubro Pinheiros de Minas comemorou onze anos de elevação à condição de Distrito de Martins Soares. Em homenagem ao aniversário e como forma de manter um contato ainda maior com a população, a Câmara Municipal reuniu-se, em sessão ordinária, na comunidade, no último dia 16/10.

Com início às 19h, sob a presidência do Vereador Vicente de Paula Rodrigues, a reunião aconteceu na Escola Municipal Sebastião Gonzaga com expressiva participação popular e a presença de todos os vereadores.

No decorrer da sessão, diversos Projetos de Lei foram apreciados e votados. Doze deles foram aprovados.

O Projeto de Lei nº. 080/2008 – que trata de “abertura de crédito suplementar para o Executivo Municipal” – será novamente analisado, devido ao pedido de vistas do Vereador Nilson Gonçalves de Assis.

Outros dez Projetos de Lei também foram lidos e deverão ser votados em breve.

Ainda em Pinheiros de Minas, os vereadores se pronunciaram enaltecendo a determinação das pessoas que atuaram no processo de emancipação de Martins Soares, há alguns anos, e, consequentemente, a elevação daquela comunidade a um novo patamar, o de distrito.

Os representantes do Legislativo elogiaram ainda a união da comunidade e sua participação nas decisões importantes do município.

(Thomaz Júnior)

 









 

 

 

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Câmara de Martins Soares elege novo Vice-presidente

  Com a recente mudança na composição do Legislativo de Martins Soares, devido à cassação do mandato do Vereador Felipe Rodrigues Filho por Infidelidade Partidária, a Câmara Municipal precisou organizar nova eleição para a nomeação do novo Vice-presidente – cargo antes ocupado por Felipe.

Com o afastamento de Felipe, tomou posse o Suplente Adeíldo Marinho Dias. Em reunião realizada no último dia 13/10, houve a eleição para a Vice-presidência do Legislativo Municipal, quando concorreram dois vereadores: Adeíldo e Nilson Gonçalves de Assis.

Adeíldo Marinho foi eleito com seis votos e é o novo Vice-presidente.

Nas eleições 2008, Felipe Rodrigues havia sido reeleito Vereador obtendo a segunda maior votação do município, com 318 votos.

(Thomaz Júnior)

 






 

 

 

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Santana do Manhuaçu comemora resultado das eleições com grande festa


Em evento no centro, Prefeito eleito João do Açougue e Vice-prefeito Igídio reúnem multidão

Em grande festa, o Município de Santana do Manhuaçu anunciou um novo momento em sua trajetória política. No último sábado, 11/10, o Prefeito eleito João Batista Vieira de Assis (João do Açougue) e o Vice-prefeito eleito, Igídio de Assis Neto, congratularam-se com a população a vitória nas urnas nas eleições 2008.
O evento aconteceu no centro da cidade, reunindo grande número de moradores da área urbana e das diversas comunidades rurais que integram o município.

Emoção e agradecimentos

Dois shows embalaram o público naquela noite. No entanto, logo no início do evento a multidão presente pôde acompanhar o pronunciamento dos eleitos e de convidados da coligação APPS. Além dos novos prefeito e vice-prefeito, também prestigiaram o evento os vereadores eleitos da Coligação APPS Catarina Maria Venâncio Borel, Ualas José Lucas Freitas, Sebastião Monteiro e Zé Marambainha, além de coordenadores de campanha e de demais candidatos. Representantes da Câmara Municipal, na atual Legislatura, Vereadores Sebastião Pedro e Ivan Picada, também prestigiaram o festivo momento. O evento foi apresentado pelo repórter Thomaz Júnior (Rádio Manhuaçu).
A abertura oficial contou com momento ecumênico. A Professora de Ensino Religioso Luciléia e o Pastor Natanael conduziram orações e bênçãos para o público. Crianças e adolescentes de Santana do Manhuaçu apresentaram coreografias no palco, em seguida.
Em entrevista à reportagem, o Prefeito eleito João do Açougue, acompanhado da esposa Rosa, agradeceu o expressivo comparecimento dos moradores. “É muita felicidade acompanhar esta comemoração, com a presença em massa da população de Santana do Manhuaçu. Como prefeito, atuaremos para governar para todos. Esta é minha meta, governar junto com o povo e com o povo ao lado. Temos projetos e boas intenções. Santana está precisando ser levantada. Vamos construir uma nova cidade. Nosso município precisa de reforma e mudança. O povo está lutando por mudança e foi isto que trouxe nossa vitória, a vontade de mudança que o povo tem”, destacou o Prefeito eleito.
No palco, João do Açougue ergueu uma chave dourada, simbolizando a concretização do desejo de mudança da população no que diz respeito à condução administrativa do município. O gesto foi aplaudido pela multidão.
O Vice-prefeito Igídio de Assis Neto também se pronunciou, agradecendo a grande votação obtida. Igídio também elogiou a dedicação e persistência das pessoas que trabalharam durante a campanha e da população que, através do voto, demonstraram confiança e vontade de transformação.
Os vereadores eleitos e candidatos a vereador da Coligação APPS também fizeram uso da palavra, manifestando agradecimento e apoio ao novo mandato que se iniciará em janeiro do próximo ano.
O Ex-prefeito Dr. Wagner Neumann Rocha foi elogiado pelo apoio à candidatura de João do Açougue e Igídio, além de moradores do município que também dedicaram especial apoio.
A emoção continuou com dois shows musicais. A dupla sertaneja Adilson e Eraldo apresentou excelente repertório. Em seguida, foi a vez da Banda Medusa se apresentar, mostrando uma seqüência de músicas em diferentes estilos.
(Thomaz Júnior - Fotos: Thiago Fotos)
Saiba mais sobre a História da região em cidadesdocafe.com. (Link História, na aba superior à esquerda.)

domingo, 12 de outubro de 2008

Tela Minas promove dia de campo em Simonésia

Produtores de Cachoeirão e de Vargem Grande acompanham demonstração de equipamentos

 

Equipamentos mais leves, modernos e de custo acessível facilitam as atividades relacionadas à produção do café, aumentando a produtividade – por meio do ganho de tempo e da redução de perdas de grãos.

Em um Dia de Campo especial organizado pela empresa Tela Minas, em parceria com a Nakashi – Roçadeiras e Derriçadeiras-, produtores rurais de Vargem Grande e de Cachoeirão, em Simonésia, conheceram as principais inovações em máquinas e equipamentos para o setor, no último sábado, 11/10.

A demonstração técnica aconteceu na propriedade do produtor João Terra.

Inicialmente, o Responsável Técnico da Tela Minas, Maurício Lopes Júnior, explanou sobre o funcionamento de cada equipamento, as vantagens proporcionadas pelo uso correto e seguro, além das facilidades de assistência técnica na região. Em seguida, os presentes dirigiram-se a uma lavoura próxima onde os equipamentos foram colocados em uso, em uma demonstração prática.

A Tela Minas está situada na Rua Antônio Wellerson, no B. Santo Antônio, em Manhuaçu.

Durante a reportagem, o proprietário da Tela Minas, empresário José Antônio, destacou a iniciativa de visitar Simonésia. “Tivemos a oportunidade mostrar nossos produtos, explicar e demostrar como estes equipamentos funcionam trazendo benefícios diversos para o homem do campo. Temos todo um mix de produtos CCM do Brasil, a marca Nakashi. O momento mais difícil para o produtor é o momento da colheita. Temos uma região produtora, com muitos cafezais, e com oferta de mão-de-obra que ainda não corresponde às necessidades dos produtores. Os produtos apresentados aqui hoje visam justamente proporcionar soluções para os cafeicultores. Temos visitas agendadas em outros locais, organizando novas demonstrações técnicas na região. Nesta visita, agradecemos primeiramente a Deus, à pessoa do João Terra, à equipe de funcionários, e, enfim, a todos que colaboraram para o sucesso deste evento”, comentou.

Em entrevista à Rádio Manhuaçu, o Produtor Rural João Terra explicou que o uso dos equipamentos compensa a dificuldade de contratação de mão-de-obra em épocas de colheita. “Usando estes equipamentos, podemos terminar a colheita muito antes, em menos tempo, e garantir melhor qualidade no café. Ao panharmos um café maduro, podemos alcançar a qualidade bebida. Fica tudo muito mais fácil com estes equipamentos. Nesta época, tudo é muito competido, temos dificuldade de conseguir mão-de-obra, porque todo mundo quer panhar café na mesma hora. Não sobra companheiro. Vai para um, vai para outro, então acaba atrasando o trabalho da colheita”, relatou o produtor rural.

(Thomaz Júnior)

 


































 

 

 

 

 

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...