Cesec Professor Hiram de Carvalho comemora 21 Anos

O Cesec Professor Hiram de Carvalho (Centro Estadual de Educação Continuada) comemorou 21 anos de atividades no último dia 14/08.

Apresentações culturais de dança e o pronunciamento de profissionais que atuam na instituição marcaram a solenidade oficial que comemorou o aniversário. O evento foi realizado na Rua Amaral Franco, no centro, na parte da manhã.

Populares, alunos, professores, funcionários e direção acompanharam a cerimônia.

Entre os presentes, o Superintendente Regional de Ensino, Professor João Pessoa Cunha, o empresário Fernando Alves Costa e vereadores, representando a Câmara Municipal.

 

Solenidade

 

Integrantes do Grupo Musical Pérola Negra e do grupo de dança coordenado pelo Movimento Cultural Negro de Manhuaçu se apresentaram na abertura da solenidade, chamando a atenção pela coreografia e carisma.  

Conduzido pelo Professor Assir, o cerimonial contou com o pronunciamento do Radialista SJ de Moraes (Rádio Nova FM), Ex-presidente do Comsep/ Manhuaçu (Conselho Municipal de Defesa Pública e Ação Social) que, na oportunidade, fez a leitura de poema premiado, de autoria de aluna do Cesec.

SJ comentou ainda sobre a implantação das faixas de segurança nas ruas da cidade e as transformações positivas que elas geraram no trânsito, sobretudo no que diz respeito à segurança de pedestres.

A Diretora do Cesec, Prof. Mariléia Alves de Aguiar Silva, enfatizou a trajetória de trabalho e conquistas alcançadas pelo educandário, no decorrer destes 21 anos.

Neste período, o Cesec contribuiu para a formação de expressivo número de jovens e adultos que não puderam frequentar a escola convencional, na idade adequada.

A Diretora enfatizou que boa parte destes ex-alunos alcançou diploma universitário e, atualmente, são profissionais de destaque nos setores em que atuam.

Em entrevista à reportagem, Mariléia e o Vice-diretor José Geraldo Alexandre ressaltaram que ainda existem muitos desafios, como a construção de sede própria, por exemplo.

No entanto, a constatação de que diversos estudantes, que por ali passaram, têm se sobressaído no mercado de trabalho e na carreira universitária, além dos projetos educacionais desenvolvidos com sucesso na instituição, são tidos como os principais méritos da equipe de educadores e funcionários, nesta comemoração.

“Nosso maior desafio, além da construção da sede própria, é o de resgatar alunos que por algum motivo desistiram de seus estudos, e para que possam ter acesso favorável a novas oportunidades, auto-estima, contamos com o profissionalismo e compromisso de nossos professores, funcionários e colaboradores”, destaca a Direção.

 

A História do Cesec

 

Conhecido também como “Ensino Supletivo”, o Cesec já teve outras denominações no decorrer destas duas décadas, como “CESU” e “UES”.

O Centro Estadual de Educação Continuada Professor Hiram de Carvalho foi criado pelo Decreto nº. 26.515/ 87, como UES (Unidade de Estudos Supletivos), de Manhuaçu.

A título de experiência pedagógica, foi instalado no dia 10 de agosto de 1987, na Rua Amaral Franco nº. 215, em uma casa adaptada e alocada pela Prefeitura de Manhuaçu, em convênio com a Secretaria de Estado da Educação.

Em 29 de julho de 1998, a UES torna-se CESU (Centro de Estudos Supletivos), de Manhuaçu, conforme Parecer CEE - 706/98, regulamentado pela Resolução SEE - 9.514/98, publicada no MG de 17/11/1998.

Finalmente, em 21 de novembro de 2000, o CESU passa a denominar-se Centro Estadual de Educação Continuada – CESEC Professor Hiram de Carvalho.

O CESEC completou 20 anos de trabalho com o EJA (Educação de Jovens e Adultos), no último dia 10/08.

Na missão do CESEC se encontram: a inclusão social de jovens e adultos, ensinando conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que capacitem para a continuidade de estudos e inserção no mercado de trabalho, com ênfase no exercício da cidadania e no resgate da auto-estima.

A equipe de profissionais trabalha com a educação inclusiva, melhor presente de aniversário nestes 21 anos.

A instituição conta com uma intérprete de Libras, a professora Jane, e mantém parceria com a APAE, desenvolvendo o projeto intitulado PACE.

Atualmente, 1.030 alunos são atendidos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, distribuídos em três turnos.

(Thomaz Júnior)

 







 

 

Comentários