Matipó: EE José Mendes Magalhães é a nº 1 do Estado

Educandário classifica-se em primeiro lugar, em Minas Gerais, no Exame coordenado pelo MEC

 

A EE José Mendes Magalhães conquistou a primeira colocação na Prova Brasil no Estado de Minas Gerais. Coordenado pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura). O exame nacional busca avaliar a qualidade do ensino fundamental nas escolas públicas.

A notícia causou grande surpresa e satisfação à direção, professores, funcionários e alunos do 1º ao 5º ano que estudam no local.

 

Prova Brasil

 

A Prova Brasil foi idealizada para produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola, individualmente, com o objetivo de auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino. Como avaliação que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Prova Brasil é desenvolvida e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).

A primeira edição do Prova Brasil ocorreu em 2005, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação que mobilizaram mais de vinte mil colaboradores para atuarem na execução dos trabalhos.

A Prova Brasil foi realizada em 5.387 municípios de todas as unidades da Federação, avaliando 3.392.880 alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, distribuídos em 125.852 turmas de 40.962 escolas públicas urbanas com mais de 30 alunos matriculados na série avaliada. Foram aplicadas provas de Língua Portuguesa (com foco em leitura) e Matemática, com questões elaboradas a partir do que está previsto para as séries avaliadas nos currículos de todas as unidades da Federação e, ainda, nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Além das provas, os alunos responderam a um questionário que coletou informações sobre seu contexto social, econômico e cultural.

 

Buscando a excelência no ensino

 

Durante entrevista, a Diretora da EE. José Mendes Magalhães, Terezinha Célia de Araújo Mendes (Celinha), mencionou que na primeira edição do exame, em 2005, a escola teve um desempenho regular.

A partir daí, houve determinação e dinamismo por parte da direção e toda a equipe pedagógica, transformando positivamente este resultado. “Realizamos um trabalho intenso e, quando chegou a notícia, a surpresa foi para todos e a satisfação foi enorme. Em 4.299 escolas avaliadas no Estado de Minas Gerais, a nossa ficou em primeiro lugar. Trabalhamos com muita união, e, acima de tudo, muito amor”, frisou a Diretora.

Uma das Pedagogas da escola, Mara Régia Dutra, enfatizou que a sintonia e colaboração de todos foi de grande importância. “O trabalho conjunto das pedagogas da escola e o apoio pedagógico da parte administrativa foi essencial. Os professores são profissionais qualificados e excelentes em sua função, contribuindo para alcançarmos este resultado”, destacou.

A Pedagoga Maria de Fátima do Rosário Monteiro Fernandes, que também atua na EE José Mendes Magalhães, apontou a criatividade, pesquisa e união como fatores responsáveis por este brilhante resultado. “Este resultado foi um trabalho de longos anos a fio e, após cada avaliação que é feita, no Estado e no Brasil, atuamos de maneira conjunta com os professores, dentro de metodologias, pesquisas na internet e trabalhos desenvolvidos dentro do comprometimento com o sistema educacional. Nossos professores são interagidos com esta proposta e procuram sempre trabalhar de forma mais agradável, através do lúdico, de maneira mais afetiva e comprometedora com a aprendizagem”, comentou.

(Thomaz Júnior) 

 

Comentários