1º Seminário de Marketing de Manhuaçu lota auditório da Facig

Palestra aborda temas relevantes para os profissionais da área

 O auditório do campus Ilha de Excelência da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu) foi tomado com a presença de universitários e convidados durante a realização do 1º SEMMAN (Seminário de Marketing de Manhuaçu), no último dia 16/05.

Com palestra ministrada pelo Professor Afonso Lima (Universidade Federal de Viçosa), o evento abordou questões relacionadas ao profissional de Marketing e os desafios futuros no setor.

Logo na recepção da faculdade, pouco antes do início da palestra, os convidados visitaram o stand da indústria Gulozitos e saborearam os novos salgadinhos e sucos, recentemente lançados pela empresa.

Com início às 19h, a palestra foi acompanhada atentamente pelo público.

Professor Afonso Lima explanou sobre a história do Marketing, o perfil do profissional da área, a importância do estudo aprofundado sobre questões pertinentes e a observação constante do mercado para se acompanhar as principais tendências, sobressaindo-se.

“A palestra abordou os desafios de um ambiente que muda praticamente o tempo todo. As taxas de mudança ambiental são elevadíssimas, então, se contentar com o que está nos livros e o que já foi feito, não é mais suficiente, isso todo mundo pode fazer. Em uma competição muito acirrada, para sobreviver, para crescer e ter sucesso é preciso inovar; repensar os mercados, a empresa, o marketing e o próprio profissional de Marketing. O fundamental é que se entenda quem é o público alvo, o que ele quer, e, a partir daí, que se adapte na empresa a estrutura necessária, produtos, processos e estratégia para, então, configurar um valor para entregar a este público alvo, torná-lo satisfeito e obter lucro em função disso. Para que o profissional tenha esta percepção é preciso que ele seja muito aplicado, entenda a teoria, seja bom em métodos qualitativos e quantitativos e, fundamentalmente, vivenciar a experiência empresarial. O profissional precisa entender como funcionam as coisas na prática, para que ele não se perca simplesmente naquilo que é dito ou escrito”, argumenta o professor.

Em entrevista à reportagem, a Coordenadora do curso de Marketing da Facig, Professora Juliana Borges Martins, elogiou a iniciativa dos universitários neste trabalho inédito. “Acho que esta iniciativa rendeu frutos positivos. Imagino que todo mundo tenha saído daqui com uma sementinha do seu futuro profissional dentro deste mercado de trabalho tão competitivo. O profissional de Marketing precisa ter uma especialidade a mais para conquistar seu espaço no mercado. Acho muito importante esta iniciativa, até mesmo eles, os universitários, estarem promovendo o evento, fazendo propriamente um marketing dentro da faculdade. Nós temos ainda uma segunda etapa deste evento e esperamos que, no próximo ano, haja um segundo SEMMAN e que, nos anos seguintes, ele continue acontecendo”, destacou.

(Thomaz Júnior)

 














 

 

Comentários