Matipó: capoeira e cidadania

Um domingo de muita ginga para os jovens capoeiristas do Projeto ‘Criança Cidadã’, em Matipó, no último dia 15/03.  

Entre as diversas apresentações no decorrer do dia, as crianças assistidas participaram de formatura e da ‘troca de corda’ desta tradicional modalidade esportiva.

Além dos cerca de 200 atletas presentes, o evento contou com a participação do Professor Sílvio, de Muriaé.

Existente há três anos, o Projeto Criança Cidadã é uma iniciativa da Prefeitura de Matipó, por meio do Departamento de Assistência Social.

Sob responsabilidade do Mestre Wederson (Zói), esse trabalho tem como objetivo acompanhar a frequência, o comportamento e o desenvolvimento da criança na escola, utilizando a capoeira como estímulo.

Realizado no Ginásio Poliesportivo, o evento teve início com a apresentação do Projeto ‘Melhor Idade’ das cidades de Matipó e de Santa Margarida.

Os integrantes destes grupos demonstraram incrível equilíbrio e harmonia, desenvolvendo golpes de capoeira e passos de forró.

Em seguida, foram entregues as cordas dos instrutores do Grupo de Capoeira ‘Corpo e Ginga’, dentre eles Gismar (Faísca, Matipó), Marcelo (Papagaio) e Carmélio (Boca Rica) – ambos de Manhuaçu, ao graduado Fernando (Vilanova/ Manhuaçu) e ao aluno graduado Edinho (Manhuaçu) que, juntamente com Mestre Zói, entregou as cordas às crianças do Projeto.

Também presentes, a Diretora Lígia Aparecida Aquino de Oliveira (representando a Secretária M. de Educação e Cultura, Rita Aparecida Vieira de Assis Magalhães) e a Assistente Social do Município, Josélia Lopes Schiavo.

Em ritmo de comemoração, Mestre Zói afirma que já está colhendo frutos, pois, dois alunos do Projeto Criança Cidadã estão aptos a ministrar aulas de capoeira para iniciantes. ‘A capoeira funciona como uma corrente. Da mesma forma que receberam os ensinamentos, eles os repassarão aos seus alunos, com a consciência de que a capoeira é, acima de tudo, um grande instrumento de socialização e integração de jovens e crianças à sociedade. Gostaria de agradecer ao prefeito Joaquim do Nenego, pelo apoio fundamental para essa vitória”, destaca.

(Thomaz Júnior)

 
 
Mestre Wederson (Zói), organizador do evento, e
Antônio Carlos (Toninho), da Prefeitura de Matipó.
 


Comentários