O desenvolvimento socioeconômico de Manhuaçu sugere o estabelecimento de um novo modelo de estrutura de mecanismos que viabilizem a segurança pública na cidade. Atento a este novo cenário, o Comsep/ Manhuaçu (Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social) tem buscado o envolvimento de diversos setores sociais para que o município mantenha baixos índices de criminalidade, proporcionando o bem-estar geral para a população.
Dois exemplos recentes desta atuação positiva foram constatados na viagem de uma comitiva à capital mineira, no último dia 26/07, e a reunião promovida na última terça-feira, 31, na sede do 11° BPM.
Estacionamento Rotativo de BH
Na visita a Belo Horizonte, a comitiva composta pelo Presidente do Comsep/ Manhuaçu, SJ de Moraes, Vice-presidente da Aciam, Cláudio Finey, representante do Comando do 11º BPM, Cap. Santiago, e o conselheiro, Repórter Thomaz Júnior, foi recebida por membros da GEEST.
De acordo com o Gerente do GEEST, Sérgio Rocha, o cargo é exercido por menores, com idade entre 16 e 18 anos. Eles percorrem determinadas ruas e avenidas preenchendo formulários contendo dados como número de veículos estacionados, tempo de permanência e eventuais irregularidades de estacionamento.
No GEEST da BHTrans, for explicado como funciona o estacionamento rotativo na capital, qual a sua estrutura e os procedimentos tomados pelos pesquisadores e fiscais de trânsito (ambos profissionais que realizam o trabalho externo).
Na reunião, foram explicados ainda como são os procedimentos de elaboração, distribuição e comercialização dos talões de estacionamento.
MONITORAMENTO POR CÂMERAS: CIDADE MAIS PROTEGIDA
Outro local visitado em Belo Horizonte foi o CICOP (Centro Integrado de Comunicação Policial). No local, a Polícia Militar executa o trabalho de vigilância urbana por meio de uma central de monitoramento de imagens produzidas por câmeras estrategicamente posicionadas em diversos pontos da cidade.
A central é composta por diversos setores onde policiais recebem chamadas de emergência, encaminham. viaturas policiais, fazem controle estatístico e monitoram as ruas, por meio de vídeo-câmeras.
A exemplo da receptividade na Gerência do GEEST da BHTrans, a comitiva do Comsep contou com calorosa recepção e pode conhecer mais sobre esta importante ferramenta de auxílio à manutenção da segurança pública que é o sistema de videomonitoramento.
Além da vigilância constante, a filmagem possibilitará melhor rastreamento em casos de fuga e até mesmo a prevenção de crimes.
As imagens gravadas ficam ainda à disposição da Justiça para uso em processos criminais.
A alta tecnologia dos equipamentos permite ainda que as imagens vistas na central de monitoramento possam ser acessadas e vistas em aparelhos celulares especiais que também integram o sistema.
Em Betim, onde também foi implantado o sistema de monitoramento por câmeras de video.
Em encontro com o Chefe do Setor, Major Maia, e o Chefe de Divisão da Guarda Municipal, Anderson Simao Teixeira, foram apresentadas as melhorias na área de segurança pública proporcionadas pelo sistema de monitoramento por video.
Em Betim, todo o equipamento utilizado pelo CIOP é locado da prestadora de serviços de telefonia.
Thomaz Júnior
Comentários
Postar um comentário