Universitários do curso de Gestão Ambiental da Facig visitam estação meteorológica

Acadêmicos do 1º Período do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu) visitaram a Estação Meteorológica da empresa Fertilizantes Heringer (Centro Experimental de Café Eloy Carlos Heringer), em Martins Soares, na última quarta-feira, 23/05.

Organizada pela professora de Ecologia e coordenadora do curso, Jeane de Fátima Cunha Brandão, a excursão possibilitou aos universitários conhecer o funcionamento de vários equipamentos de medição meteorológica.

Situada próxima ao Posto Fiscal da Receita Estadual, às margens da rodovia BR-262, a estação é capaz de fornecer com grande precisão informações relacionadas à temperatura, umidade, velocidade do vento e a pluviosidade (quantidade de chuva que cai em certo lugar, durante determinado espaço de tempo), por meio de coleta, processamento e análise.

O Responsável pela estação meteorológica, Engenheiro Agrônomo Sebastião Marcos de Mendonça, recebeu os universitários e apresentou as instalações. Além de explicar como funciona cada equipamento e a finalidade das aferições, Sebastião esclareceu dúvidas dos estudantes.

Em entrevista à reportagem, a Professora Jeane de Fátima Cunha Brandão destacou a importância desta visita para os acadêmicos. “Além de descobrir e ver de perto como são obtidas as informações que vão gerar a previsão do tempo, esta experiência possibilitou um debate sobre a influência dessas variáveis no clima da região e as possíveis consequências do aquecimento global para a produção do café e outras culturas”, ressaltou.

(Thomaz Júnior/ Rádio Manhuaçu, Jornal Tribuna do Leste)

 

























 

Comentários