sábado, 30 de setembro de 2006

Matipó: Educação desenvolve Projeto ‘Ensinando Mais’

Rita Aparecida Vieira Magalhães e Patrícia Luciene Lima Fialho

Projeto Inovador é modelo para outras cidades no Estado

A Prefeitura de Matipó, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, implantou em 2005 um programa de ensino em tempo integral, chamado Projeto “Ensinando Mais”. Iniciativa que revelou a ousadia e o compromisso da ex-Secretária M. de Educação, Rita Aparecida Vieira de Assis Magalhães, e que teve sua continuidade com a nova Secretária, Patrícia Luciene Lima Fialho, conhecida por sua atuação dedicada como Inspetora Escolar.
Inicialmente, o Projeto foi implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental de 1ª à 4ª séries, localizada no Bairro Boa Vista, atendendo a aproximadamente 84 alunos da Fase IV do Ciclo Complementar de Alfabetização (correspondente à 4ª série).
Recentemente, o Projeto ampliou o atendimento para outras Fases do Ciclo, ou seja, atendendo também aos alunos, das Fases I, II, III e IV, abrangendo um total de 128 estudantes. O objetivo do Projeto de Tempo Integral é preparar a criança para ser um cidadão crítico, ativo, participante e transformador da sociedade, ampliando o seu universo de experiências artísticas, culturais e esportivas. “Torna-se desnecessário dizer que não se pode mais pensar em qualidade da Educação, sem pensar em uma escola de tempo integral, pois, promovendo a ampliação do turno escolar assegura-se ao estudante que tem menos oportunidades uma aprendizagem significativa. Tem-se como prioridade garantir que o estudante aprenda o que é apropriado para o seu ano de escolaridade, evitando com isso a distorção idade/série ou, o que pode ser ainda pior, que não consiga prosseguir nos estudos por estar com a aprendizagem defasada e comprometida. Pretende-se desenvolver competências nas relações sociais, como atitudes de respeito e tolerância, como também conscientizar o educando de que a cidadania é um direito do qual não deve abrir mão, buscando ainda, integrar a escola com a comunidade que está no seu entorno e principalmente orientar nosso aluno para a vida”, enfatiza Patrícia.
Dentre as atividades extracurriculares, o Projeto “Ensinando Mais” oferece aulas semanais de música e escolinha de futebol - sob a supervisão da professora de Educação Física, Luíza, em parceria com o “Fusquinha”.
As atividades realizadas pelos educadores do Projeto se diferenciam dos trabalhos desempenhados pelos professores do turno regular, sendo utilizados outros procedimentos pedagógicos, envolvendo atividades lúdicas, jogos e arte. A ideia é que a permanência em tempo integral possa então traduzir-se em novas possibilidades de realização pessoal para os alunos.
Como o atendimento aos educandos do projeto no espaço da própria escola ainda não é possível, a Prefeitura alugou prédio próximo à escola do B. Boa Vista para possibilitar este atendimento. Além disto, o Executivo Municipal alugou um espaço específico para trabalhos de arte, buscando atender de forma plena as necessidades de professores e alunos.
A escola conta com materiais didáticos diversos, como: jogos, coleções de literatura infantil, fantoches, coleções para os professores, material para pintura (tinta guache, pincéis e outros). Equipamentos de som e televisor auxiliam no processo de aprendizagem. Nas aulas de música ministradas pelo Maestro Agmar, são disponibilizadas 29 peças de Bateria.
As crianças do projeto contam também com professor especializado e habilitado para as aulas de Educação Física.
O atendimento dos alunos da Fase IV se dá por área, como forma de prepará-los para o ingresso na 5ª série, onde os conteúdos são ministrados por professores distintos.

Visita à Ouro Preto

No mês de abril, os alunos do projeto juntamente com professores, e a então Secretária de Educação, Rita Vieira de Assis Magalhães e equipe visitaram a cidade histórica de Ouro Preto, como culminância do projeto cultural realizado pela escola.
Outro ponto forte do “Ensinando Mais” é que a escola de 1ª à 4ª série, conta com psicóloga e nutricionista para atender aos estudantes que frequentam o projeto. Vale acrescentar que a nutricionista presta assistência às demais escolas da rede Municipal.

Aperfeiçoamento constante

Neste mês, a equipe da Secretaria M. de Educação realizou vários encontros com os professores do “Ensinando Mais” para avaliação dos resultados e a implementação de novas ideias e ajustes. “Se não paramos para avaliar nosso trabalho, perdemos a oportunidade de crescer, aperfeiçoar e alcançar melhores resultados” comenta Patrícia.
O Projeto “Ensinando Mais” está se expandindo neste ano, sendo também implantado na escola localizada no Bairro da Palhada, que funciona com turmas vinculadas à escola localizada do B. Boa Vista. “Temos sonhos ousados e queremos expandir para outras escolas o atendimento em tempo integral”, ressalta a Secretária de Educação.
“O investimento da Administração Municipal em Educação nos permite sonhar, acreditar, planejar e definir ações para alcançarmos esta meta. Quem ama, Educa”, finaliza a Secretária Patrícia Lima Fialho.
(Thomaz Júnior/ fotos: SEMEC)

Saiba mais sobre a História da região, acessando cidadesdocafe.com
(aba HISTÓRIA)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...