sábado, 30 de setembro de 2006

Matipó: Educação desenvolve Projeto ‘Ensinando Mais’

Rita Aparecida Vieira Magalhães e Patrícia Luciene Lima Fialho

Projeto Inovador é modelo para outras cidades no Estado

A Prefeitura de Matipó, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, implantou em 2005 um programa de ensino em tempo integral, chamado Projeto “Ensinando Mais”. Iniciativa que revelou a ousadia e o compromisso da ex-Secretária M. de Educação, Rita Aparecida Vieira de Assis Magalhães, e que teve sua continuidade com a nova Secretária, Patrícia Luciene Lima Fialho, conhecida por sua atuação dedicada como Inspetora Escolar.
Inicialmente, o Projeto foi implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental de 1ª à 4ª séries, localizada no Bairro Boa Vista, atendendo a aproximadamente 84 alunos da Fase IV do Ciclo Complementar de Alfabetização (correspondente à 4ª série).
Recentemente, o Projeto ampliou o atendimento para outras Fases do Ciclo, ou seja, atendendo também aos alunos, das Fases I, II, III e IV, abrangendo um total de 128 estudantes. O objetivo do Projeto de Tempo Integral é preparar a criança para ser um cidadão crítico, ativo, participante e transformador da sociedade, ampliando o seu universo de experiências artísticas, culturais e esportivas. “Torna-se desnecessário dizer que não se pode mais pensar em qualidade da Educação, sem pensar em uma escola de tempo integral, pois, promovendo a ampliação do turno escolar assegura-se ao estudante que tem menos oportunidades uma aprendizagem significativa. Tem-se como prioridade garantir que o estudante aprenda o que é apropriado para o seu ano de escolaridade, evitando com isso a distorção idade/série ou, o que pode ser ainda pior, que não consiga prosseguir nos estudos por estar com a aprendizagem defasada e comprometida. Pretende-se desenvolver competências nas relações sociais, como atitudes de respeito e tolerância, como também conscientizar o educando de que a cidadania é um direito do qual não deve abrir mão, buscando ainda, integrar a escola com a comunidade que está no seu entorno e principalmente orientar nosso aluno para a vida”, enfatiza Patrícia.
Dentre as atividades extracurriculares, o Projeto “Ensinando Mais” oferece aulas semanais de música e escolinha de futebol - sob a supervisão da professora de Educação Física, Luíza, em parceria com o “Fusquinha”.
As atividades realizadas pelos educadores do Projeto se diferenciam dos trabalhos desempenhados pelos professores do turno regular, sendo utilizados outros procedimentos pedagógicos, envolvendo atividades lúdicas, jogos e arte. A ideia é que a permanência em tempo integral possa então traduzir-se em novas possibilidades de realização pessoal para os alunos.
Como o atendimento aos educandos do projeto no espaço da própria escola ainda não é possível, a Prefeitura alugou prédio próximo à escola do B. Boa Vista para possibilitar este atendimento. Além disto, o Executivo Municipal alugou um espaço específico para trabalhos de arte, buscando atender de forma plena as necessidades de professores e alunos.
A escola conta com materiais didáticos diversos, como: jogos, coleções de literatura infantil, fantoches, coleções para os professores, material para pintura (tinta guache, pincéis e outros). Equipamentos de som e televisor auxiliam no processo de aprendizagem. Nas aulas de música ministradas pelo Maestro Agmar, são disponibilizadas 29 peças de Bateria.
As crianças do projeto contam também com professor especializado e habilitado para as aulas de Educação Física.
O atendimento dos alunos da Fase IV se dá por área, como forma de prepará-los para o ingresso na 5ª série, onde os conteúdos são ministrados por professores distintos.

Visita à Ouro Preto

No mês de abril, os alunos do projeto juntamente com professores, e a então Secretária de Educação, Rita Vieira de Assis Magalhães e equipe visitaram a cidade histórica de Ouro Preto, como culminância do projeto cultural realizado pela escola.
Outro ponto forte do “Ensinando Mais” é que a escola de 1ª à 4ª série, conta com psicóloga e nutricionista para atender aos estudantes que frequentam o projeto. Vale acrescentar que a nutricionista presta assistência às demais escolas da rede Municipal.

Aperfeiçoamento constante

Neste mês, a equipe da Secretaria M. de Educação realizou vários encontros com os professores do “Ensinando Mais” para avaliação dos resultados e a implementação de novas ideias e ajustes. “Se não paramos para avaliar nosso trabalho, perdemos a oportunidade de crescer, aperfeiçoar e alcançar melhores resultados” comenta Patrícia.
O Projeto “Ensinando Mais” está se expandindo neste ano, sendo também implantado na escola localizada no Bairro da Palhada, que funciona com turmas vinculadas à escola localizada do B. Boa Vista. “Temos sonhos ousados e queremos expandir para outras escolas o atendimento em tempo integral”, ressalta a Secretária de Educação.
“O investimento da Administração Municipal em Educação nos permite sonhar, acreditar, planejar e definir ações para alcançarmos esta meta. Quem ama, Educa”, finaliza a Secretária Patrícia Lima Fialho.
(Thomaz Júnior/ fotos: SEMEC)

Saiba mais sobre a História da região, acessando cidadesdocafe.com
(aba HISTÓRIA)
 

segunda-feira, 11 de setembro de 2006

sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Instituto Educacional Parrini realiza 3ª Feira de Ciências


A véspera do Dia da Independência do Brasil foi movimentada para os estudantes do IEP (Instituto Educacional Parrini). Entre 9h e 15h, a escola, com o apoio da Calpen Auto Peças, realizou a sua 3ª Feira de Ciências, envolvendo crianças e adolescentes de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental.
A 3ª Feira de Ciências do IEP adotou como tema “O Homem no Planeta Terra”.
A Diretora do IEP, Ivanete Parrini de Souza, relatou que o evento tem despertado um interesse crescente nos estudantes, a cada ano. “É importante destacarmos o valor dos nossos pequenos cientistas, com as feiras de ciências. Nossos alunos falaram sobre o homem no Planeta Terra e esta é uma forma de ensinarmos os educandos a terem amor pelo meio ambiente desde cedo. Toda a equipe pedagógica e demais funcionários estiveram bem envolvidos para que o trabalho se realizasse da melhor maneira possível, e, contamos muito com o apoio dos pais, das empresas, em especial a Calpen Auto Peças. É o nosso terceiro ano consecutivo de feira de ciências e observamos que, a cada ano, nossos alunos têm se mostrado mais brilhantes e nossos professores cada vez mais fascinantes”, elogia a Diretora.  
Orientados pelos educadores, os estudantes montaram stands criativos, exibindo em cartazes, maquetes e objetos, os projetos estudados. Entre os assuntos explorados destacaram-se: a cafeicultura, agrotóxicos, o ar, os dentes, plantas tóxicas, câncer de mama, Amazônia e energia.
A direção e funcionários do IEP, representados por Elizabeth, Thaís Prata, Mirian, Ludmilla, Raphaela, Lúcia, Carla, Mauro, José Picada, Edmar, Lines, Cíntia, Joseane, Renata, Neuzinha, Vânia, Thalita, Thaís Resende, Rosângela, Thiago, D. Tereza e Vanda, agradecem a presença do público e de todas as escolas que prestigiaram este evento.
(Thomaz Júnior)

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Engelmig comemora vinte anos

Personalidades elogiam solidez e eficiência da empresa

Nesta segunda-feira, 04/09, a Engelmig comemora seus vinte anos de existência. Fundada em junho de 1985, a empresa se consolida pela importante atuação na área da construção civil na região e destaca-se pela geração de empregos e pioneirismo no setor.
Conhecida como empresa inovadora, a Engelmig também evidencia-se no cenário comercial da região pelas parcerias e presença junto aos diversos órgãos sociais.
Atualmente, o Grupo Engelmig conta com mais de 800 funcionários e frota com mais de 150 veículos, em três ramos de atuação.
A sede administrativa da empresa está situada em Manhuaçu, com dois centros operativos - um em Caratinga (MG) e outro em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Ressalta-se também a implantação de escritórios em diversas cidades, inclusive na capital capixaba Vitória (ES).
Cada centro operativo possui estrutura completa de pessoal e equipamentos necessários para o desempenho de todas as atividades, possibilitando liberdade operacional e eficiência. As unidades servem também como apoio, coordenando os diversos escritórios em cada estado ou região.

Prestação de Serviços para o setor elétrico

Com grande seriedade e qualidade na prestação de serviços, a Engelmig executa serviços para concessionárias de energia CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais); ESCELSA (Espírito Santo Centrais Elétricas); AMPLA (Concessionária do Rio de Janeiro); CFLCL (Companhia Força e Luz Cataguazes Leopoldina); ELFSM (Empresa Luz e Força Santa Maria), CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) e CST (Companhia Siderúrgica Tubarão).

Material de Construção

Com atendimento em três Estados brasileiros, a Engelmig possui quatro lojas em Minas Gerais (Manhuaçu, Caratinga e Carangola). Calcula-se que a empresa tenha atuação abrangente em mais de 35 cidades nas regiões Leste de Minas Gerais, Sul do Espírito Santo e Noroeste do Rio de Janeiro.
Ao chegar na empresa, o cliente tem à sua disposição um mix composto por mais de oito mil produtos, distribuídos em materiais elétricos e hidráulicos, cerâmicas, louças, armários e pias para cozinhas, tintas, madeiras, cimento, argila, ferramentas e uma infinidade de produtos necessários para a construção.
Com amplas instalações e sistema totalmente informatizado, a Engelmig possui duas lojas em Manhuaçu. Uma no centro da cidade, com 2.100 m² e a outra localizada às margens da BR 262, com 5.100 m².
Em qualquer um dos endereços, o cliente encontra qualidade e rapidez com auto-atendimento e completo show-room.

Engelcar Comércio de veículos

Fundada em outubro de 2003, a Engelcar destaca-se no cenário regional pelo volume de vendas e satisfação de clientes.
São 1.500 m² de loja, com estoque para atender aos mais variados gostos e necessidades. Através de financiamentos, o pagamento torna-se facilitado, viabilizando a comercialização de veículos novos e usados, com propostas atraentes para quem deseja adquirir ou trocar seu veículo.

Engenharia em Sistemas de Distribuição e Transmissão de Energia Elétrica

A Engelmig destaca-se pela variedade e competência na prestação de serviços em sistemas de distribuição e transmissão de energia elétrica, como Rede de Distribuição Aérea Desenergizada: construção e manutenção de rede de distribuição urbana convencional; construção e manutenção de rede de distribuição rural convencional; construção de rede de distribuição urbana e rural isolada; inspeção em rede de distribuição; topografia; levantamento topográfico de linhas rurais; levantamento topográfico de linhas de transmissão; cadastramento urbano; projeto elétrico; projeto elétrico de linhas rurais; projeto eletromecânico de linhas de transmissão; projeto elétrico de rede urbana; linhas de transmissão: linhas energizadas (Linha Viva): manutenção em rede de distribuição, em regime de “Linha Viva” (linha energizada); lavagem de isoladores em redes energizadas; serviços comerciais e manutenção de iluminação pública.

Aperfeiçoamento Profissional

     Os departamentos administrativo e gerencial são formados por profissionais capacitados que constantemente participam de cursos promovidos por instituições como SEBRAE, IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e SENAI. Outro item relevante é o PRODFOR (Programa de Capacitação de Fornecedores), que institui diretrizes para o Sistema da Qualidade e Controle Geral, possibilitando eficiência nos diversos departamentos, além de promover a integração dos mesmos.
Nos cursos e palestras, são abordados temas direcionados aos engenheiros, eletrotécnicos, eletricistas, ajudantes, motoristas e demais funcionários para a continuidade na qualidade dos serviços prestados, bem como promover a introdução de novas tecnologias aliada à prevenção de acidentes.
A Engelmig reconhece a importância da segurança do trabalho e promove consecutivos treinamentos. O objetivo é capacitar profissionais para atuação dentro dos padrões das Normas de Segurança do Trabalho (NR 10 e outras), oferecendo serviços de qualidade com a eficiência e segurança que o mercado exige. São realizadas inspeções constantes nos canteiros de obras, diários de segurança e acompanhamento das atividades em campo, além do incentivo e exigência da utilização dos equipamentos, normas e práticas da segurança do trabalho.

Personalidades destacam a brilhante trajetória da Engelmig

Nossa equipe de reportagem ouviu profissionais de renome que representam importantes instituições na região. Pessoas que, de certo modo, têm acompanhado de perto esta trajetória de sucesso trilhada pela Engelmig.
Estevão José Marchesini Fonseca, Chefe do Parque Nacional do Caparaó, mencionou a dedicação dos dirigentes da empresa. “Moisés sempre teve uma visão empreendedora. Ele fazia projetos elétricos. Naquela época, eu trabalhava no SENAR, éramos muitos amigos e preservamos esta amizade sólida até hoje. Nesse período, Moises ia de carona comigo até Belo Horizonte. Em algumas viagens, ele trazia equipamentos elétricos, adquiridos lá. Eu ressalto hoje aonde está a Engelmig, para que as pessoas reflitam o desenvolvimento da empresa, alcançado com a dignidade da equipe. Para a região é importante a Engelmig, pois, ela representa um grande potencial gerador. Considero a Engelmig uma grande empresa, que gera o desenvolvimento social, o trabalho e o oferecimento de materiais de primeira linha, com vários sistemas de financiamento – dando condições ao cidadão de se desenvolver. Quero destacar também o empenho do pai, João Pêsso da Silveira, a força que ele dá para os filhos. Eu presencio o amor entre a família que é muito unida. Quero parabenizar e desejar muito mais sucesso e que Deus abençoe a trajetória da Engelmig”, comenta.
O Gerente Geral da agência da Caixa Econômica Federal de Manhuaçu, Renam Coelho, também se pronunciou a respeito deste momento especial de aniversário e adiantou sobre uma nova modalidade de financiamento, ainda mais ampla, disponível para as famílias.“Falar da Engelmig é muito fácil. A gente conhece o Moisés, o David, o Abraão. A gente sabe da honestidade, a maneira de trabalhar, o quanto são trabalhadores. Na relação com a Caixa, nós temos o privilégio de ter participado deste crescimento da empresa. Porque a Engelmig, assim que nasceu, teve a Caixa escolhida para trabalhar com ela. É uma parceria de muito sucesso e que traz grandes benefícios para as duas instituições e para a comunidade como um todo; o destaque para a Engelmig na montagem dos processos de financiamento de habitação e de materiais de construção. Agora reforçamos ainda mais esta parceria, já estamos fazendo financiamento para a construção total, financiando o lote para quem ainda não tem, financiando o lote com a construção em cima – com valores que podem chegar até a R$ 350 mil no contrato. É uma novidade que, por coincidência, vem junto com esta data de aniversário da Engelmig. Em 1997, quando começou a linha de crédito para material de construção, nossa equipe procurou a Diretoria da empresa e teve ótima receptividade, logo quando começou este processo que beneficia famílias de Manhuaçu e região. Desejo muita paz e sucesso e que estes vinte anos perpetuem, sejam muitas vezes comemorados”, menciona.
O Presidente da ACIAM (Associação Comercial Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu), André Farrath, também citou o dinamismo e eficiência da empresa. “Para a Associação Comercial e para a cidade de Manhuaçu, a Engelmig representa muito, haja vista o compromisso da Diretoria em investir no município. É uma empresa que emprega e que preza pela responsabilidade social e ambiental. Muito importante para a alavancagem do comércio, a Engelmig faz parcerias até mesmo com outros órgãos e estimula a construção civil”, enfatiza.
Sr. João Pêsso da Silveira, pai dos Diretores da Engelmig, pessoa ilustre conhecido por sua dinâmica atuação social no município, deu grande apoio para a fundação da empresa.
(Thomaz Júnior)
 Veja mais sobre a História de Manhuaçu e região em cidadesdocafe.com (Acesse a aba HISTÓRIA) 

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...