domingo, 6 de novembro de 2005

Acadêmicos do agronegócio visitam Sul do Estado

Maior centro de produção de leite tipo “A” também foi cenário de novela
 O final de semana foi de estudos e pesquisa para os acadêmicos do curso de Administração com Habilitação na Gestão do Agronegócio da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu). Em uma excursão especial à indústria de leite “Fazenda Bela Vista”, situada entre Guaxupé (Sul do Estado) e Tapiratiba (SP), distantes cerca de 800 km de Manhuaçu, os universitários tiveram oportunidade de conhecer todo o processo de produção do leite tipo “A” inclusive sua distribuição no mercado.
Organizada pela Professora Viviane Gláucia, a viagem reuniu cerca de 30 acadêmicos. Em Guaxupé, a comitiva foi recebida pelo Engenheiro Agrônomo Sérgio Ferraz Ribeiro Filho, membro da diretoria da empresa, que explanou sobre as diversas etapas compreendidas no processo de produção do leite que englobam desde a maternidade das bezerras até o envaze do leite, já pasteurizado e homogeneizado, em embalagem para distribuição no mercado.

O local conhecido como Fazenda São José foi adquirido pelo empresário Olavo Barbosa no ano de 1960. 
Após muito trabalho intenso e investimentos, o empreendimento tornou-se o maior e mais avançado centro de produção de leite tipo “A” do Brasil. O belo visual do lugar e a excelente estrutura física conquistaram a admiração dos diretores da Rede Globo que gravaram diversas cenas do personagem “Bruno Metzenga” (Antônio Fagundes) da novela Rei do Gado.
O leite tipo “A” é o que possui melhor qualidade, pois é ordenhado e envazado no mesmo local sem o contato de mãos humanas, tudo é feito de forma mecanizada, com rigoroso acompanhamento nas etapas de produção.
Na fazenda São José, o rebanho conta com 5500 animais, sendo que 2400 vacas estão constantemente em lactação e produzem 55 mil litros de leite diariamente. O rebanho é composto por vacas holandesas de excelente origem que são responsáveis por uma produção de 20 milhões de litros de leite/ano. Além das vacas em lactação, há também animais jovens em crescimento.
As vacas ficam confinadas em um sistema chamado “Free-Stall” (Baias livres), durante o período de lactação, que consiste em galpões cobertos, com camas de areia e pistas de alimentação, facilitando o manejo.
Na fazenda existe também um enorme cuidado com a questão ambiental. Diversos processos são adotados com o objetivo de não agredir o meio ambiente como a implantação de um exemplar sistema de tratamento que permite o reaproveitamento da água. Os dejetos animais são transformados em adubo orgânico e utilizados em plantações. As embalagens são recicláveis e fabricadas na própria fazenda, garantindo higiene e atenção às questões ecológicas.  
A excursão foi bem avaliada pelos acadêmicos. A iniciativa foi considerada como enriquecedora e útil para uma boa formação universitária, já que o conhecimento adquirido foi in loco.
(Thomaz Júnior/ Jornal Tribuna do Leste/ Rádio Manhuaçu)







































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...