terça-feira, 26 de abril de 2005

Facig realiza 3º Simpósio de Ciências Gerenciais em Manhuaçu


A Educação Fiscal com enfoque direcionado à cidadania foi tema do 3º Simpósio de Ciências Gerenciais de Manhuaçu, realizado na noite da última segunda-feira, 25/04, no salão de convenções do Manhuaçu Center Hotel. Promovido no Dia do Contabilista, o evento reuniu grandioso número de acadêmicos, professores, profissionais de diversas áreas e convidados. Entre os presentes, o Superintendente Regional da Fazenda de Ipatinga, Dr. Antônio de Castro Vaz de Melo Filho; Delegado Fiscal, Sérgio Luiz Amorim Peixoto, e o Auditor Fiscal, Prof. Márcio Otoni.
O Diretor da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu), Thales Reis Hannas, se pronunciou na abertura da solenidade, quando, parabenizou os profissionais da Contabilidade pela passagem da data e homenageou o Contabilista Daniel Gerhard Batista, Professor da Facig, com a entrega de placa comemorativa. Professor Daniel, que atuava como Coordenador do curso de Ciências Contábeis da Facig, ali se encontrava investido com a tríplice representatividade da Ascon (Associação dos Contabilistas do Leste Mineiro) - onde atua como 2º Secretário-, e também pela Câmara Municipal e Aciam (Associação Comercial, Ind. e Agropecuária de Manhuaçu) – onde é responsável pela assessoria da sua especialidade. O compromisso da instituição em incentivar cada vez mais a aproximação dos alunos com a vida prática na sociedade, em seu contexto profissional, também foi frisado por Thales Hannas.
A primeira palestra teve como tema a “Educação Fiscal: Objetivos e Histórico”, ministrada pelo Superintendente Regional da Fazenda de Ipatinga (SRF-4), Dr. Antônio de Castro Vaz de Melo Filho. Durante sua explanação foram abordadas questões relacionadas ao Sistema Tributário Nacional, Tributos Estaduais, Repasses: VAF (Valor Agregado Fiscal), Histórico da Secretaria de Estado da Fazenda, estrutura organizacional, atribuições das unidades, além de novidades relacionadas ao SIARE (Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual), Simples Minas e SAPI (Sistema de Apuração e Pagamento Informatizado). Atualmente, sessenta fiscais atuam em 120 municípios. ‘O profissional deve manter constante esforço para que a empresa em que presta serviços mantenha-se sempre regularizada junto ao setor tributário’, destacou.
Thales Hannas mencionou também que este foi um evento realizado com muito êxito e contou com a presença maciça dos alunos. ‘É um tema de relevância para todos. Independente da atividade de atuação ou do curso de cada um, pudemos ver, quase que em primeira mão para os alunos, que o novo sistema que o Governo de Minas Gerais implanta realmente é um choque de gestão, que facilitará muito a vida do contribuinte que é parte de trâmite totalmente informatizado com a receita estadual. Sempre procuramos trazer temas relevantes nos simpósios, principalmente para colocar os alunos mais próximos da vida prática’, comentou.
O Diretor também explicou que ‘temos realizado dois simpósios anuais. Um no dia do contabilista e outro no dia nove de setembro, com foco nos administradores’.
(Thomaz Júnior) 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...