quarta-feira, 23 de junho de 2004

Facig terá curso de sistemas de informação

Na última semana, nos dias 21, 22 e 23 de junho, estiveram em Manhuaçu os professores Silvino Correa, Ataliba Moraes e Romilson Lopes, membros da comissão de especialistas do Ministério da Educação – MEC, realizando a visita de verificação “in loco” das instalações físicas da FACIG (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu), visando a aprovação de mais um curso superior a ser oferecido pela instituição, o curso superior de tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas de Informação.
O curso foi aprovado e estará autorizado a funcionar assim que a respectiva portaria do Ministério da Educação for publicada no Diário Oficial da União, sendo que o primeiro vestibular do mesmo será realizado no dia 12 de dezembro de 2004, data do próximo processo seletivo para todos os cursos da Facig.
A aprovação do curso coincidiu com a inauguração pela instituição de seu segundo laboratório de informática. Agora, a Facig passa a contar com 52 computadores, equipamentos de última geração, com todos os softwares necessários à prática acadêmica e com acesso via banda larga à Internet.
Uma outra novidade oferecida pela Facig a partir do mês de junho é o acesso eletrônico a maior base de dados de artigos, dissertações, teses, anais de congressos e periódicos da América Latina, feito obtido após sua filiação ao COMUT – Programa de Comutação Bibliográfica – instituído inicialmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, órgão do Ministério da Educação – e mantido atualmente pela própria CAPES, pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação - SESU, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT e pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia – FINEP.
O diretor da instituição, Thales Reis Hannas, será, também, o coordenador deste novo curso.
O curso superior de tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas de Informação oferecido pela Facig é bastante moderno, provendo os alunos de conhecimentos nas mais modernas linguagens de programação, como Delphi, Kylix, C++, PHP e linguagem SQL. O curso terá a duração de 5 semestres, dois anos e meio, com aulas, obviamente, todos os dias da semana. Este prazo menor vai ao encontro da área de tecnologia, onde a obsolescência do conhecimento é muito rápida.
Nos países desenvolvidos, cursos nesta modalidade são bastante difundidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, eles concentram mais de 40 por cento das matrículas no nível superior.
O próximo curso superior a ser oferecido pela Facig, que passará por verificação “in loco” no mês de julho, é o curso de Turismo, que terá duração de dois anos.
(Thomaz Jr.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...