As festividades religiosas em celebração ao Dia da Padroeira foram promovidas com grande intensidade, em Santa Margarida. Além das celebrações religiosas, um grande presente foi entregue à comunidade. Trata-se da conclusão das obras da nova Igreja Matriz daquela cidade. A reconstrução do templo era aguardada com grande expectativa por parte dos fiéis.
Homenagens à Padroeira
Este ano, a programação teve início no dia 08 de julho, com a benção da Igreja e celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo da Diocese de Caratinga, D. Hélio Gonçalves Heleno.
No decorrer das duas semanas seguintes, foram realizadas celebrações especiais envolvendo a presença de vigários vindos de diversas cidades pertencentes à região.
O encerramento das comemorações em homenagem a Santa Margarida aconteceu no dia 20/07.
O Dia da Padroeira foi lembrado com grande fervor pela comunidade. Às 17h, uma participada procissão percorreu as principais ruas da cidade, levando consigo a Imagem de Santa Margarida. Após este instante, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças, presidida por Pe. José Feliciano da Costa Simões – Pároco da Igreja do Pilar, em Ouro Preto (MG). Também presentes, Pe. Lizete Lopes (Caputira), Pe. Antônio Otaviano (Manhuaçu) e o Pároco local, Pe. Raimundo Turíbio da Costa.
Reconstrução da Igreja: Um sonho realizado
A antiga Igreja de Santa Margarida encontrava-se em situação precária. A deterioração em virtude da ação do tempo, os estragos provocados pelos cupins e o pequeno espaço interno disponível causavam insegurança e desconforto para os fiéis.
Antes das atividades de reforma serem iniciadas, constatou-se que algumas colunas de sustentação estavam encurvadas, existiam diversas rachaduras nas paredes, as madeiras utilizadas na edificação estavam soltas ou podres e havia infiltração de água, no período das chuvas. Além de tudo isto, o espaço interno da Igreja não era bem aproveitado devido ao grande número de pilares. O templo comportava um número bem menor de pessoas e, durante a celebração, a maioria não conseguia sequer ver o altar e o celebrante.
Em reunião promovida no dia 10 de julho de 1.995 envolvendo a presença de representantes de diversos segmentos da comunidade, engenheiros e populares houve entendimento geral para solucionar o problema.
Os presentes concordaram em derrubar a parte velha para a reconstrução de uma nova Igreja. A partir daí, várias outras reuniões foram organizadas para discutir sobre o assunto.
Em Janeiro de 1.996, foi apresentado o Projeto de Construção da nova Igreja, elaborado pelo Engenheiro, Dr. Márcio José Otoni. Com grande esforço e determinação, o Pároco de Santa Margarida, Pe. Raimundo José Turíbio, mobilizou a comunidade para que as obras de reconstrução tivessem início.
A Igreja foi praticamente toda reconstruída. A nova edificação ficou maior que a anterior e mais ornamentada. A Igreja teve uma ampliação física considerável.
Nas laterais foram colocadas portas maiores, facilitando assim o acesso dos fiéis; a edificação foi ornamentada com uma bonita pintura externa e um primoroso acabamento interno.
Além disso, foram colocados diversos quadros nas paredes e no teto revelando a História da Santa Padroeira e diversas passagens bíblicas. Os pilares que prejudicavam o espaço interno e a visibilidade de quem estava dentro do templo também foram retirados. Com esta alteração, os fiéis têm maior conforto e uma visão total do altar. Destaca-se também a construção de um novo jardim em um dos lados da Igreja.
O Pároco Pe. Raimundo Turíbio da Costa, que usufrui de grande carisma por parte da população, teve grande satisfação ao ver concluídas as obras da Igreja. Em entrevista à nossa reportagem, Padre Turíbio destacou que, desde o começo das atividades, obteve um apoio total da comunidade para que a Igreja pudesse ser reconstruída. Todo o esforço empreendido foi compensado com a entrega de uma nova Igreja mais segura, bonita e estruturada de modo a bem atender as necessidades da Paróquia de Santa Margarida.
(Texto, fotos e digitalização: Thomaz Júnior)
Nenhum comentário:
Postar um comentário