A Secretaria de Estado da Educação, através da Portaria nº 913/97, publicada no Minas Gerais de 12 de junho, em curso, autorizou à Prefeitura de Manhuaçu a mudança de denominação da Escola Municipal "Corte de Pedra de Ensino Fundamental de 1ª à 4ª série’, situada na Vila Formosa, para Escola Municipal "Oswaldo Teixeira de Cerqueira’.
Ao cognominar a Escola Municipal da Vila Formosa como Oswaldo Teixeira de Cerqueira se enaltece o Poder Público Municipal de Manhuaçu, homenageando e reverenciando a memória de um grande líder comunitário que dedicou sua vida pelo engrandecimento social, cultural e econômico de Manhuaçu, construindo uma sólida família cristã edificada em exemplos de dignidade e trabalho.
Com alto sentimento comunitário que cultivava, o fazendeiro Oswaldo Teixeira de Cerqueira se estabeleceu no Córrego da Bem Posta, onde morou por 47 anos, atuando como desbravador da região entre a Vila Formosa até os limites com o município de Manhumırım.
Ali construiu a Fazenda Bem Posta unindo as pessoas e moradores, demonstrando sua personalidade vivamente voltada para os problemas da comunidade.
Homem de ação, Oswaldo unia-se aos seus empregados e sitiantes, abrindo estradas vicinais que rasgam a Vila Formosa, Bem Posta, Boa Vista e Ponte do Silva, árduo trabalho realizado sem depender de dinheiro do Poder Municipal.
Na política municipal, Oswaldo exerceu o cargo de vereador por três legislaturas consecutivas (1959-1962, 1963-66 e 1967-1972), destacando-se pelo dinamismo e liderança junto aos seus pares, como político hábil e intransigente no cumprimento de deveres.
Além disso, seus descendentes continuam sua tradição de trabalho e amor à comunidade, despontando com méritos na sociedade Manhuaçuense.
Portanto, é uma justíssima homenagem que se consagra a Oswaldo Teixeira de Cerqueira, a qual será materializada como uma magnífica solenidade contando com a presença de autoridades e familiares, ao inaugurar-se a placa comemorativa com o nome de "Escola Municipal Oswaldo Teixeira de Cerqueira", na tradicional e progressiva Vila Formosa.
(Texto publicado na edição de 29 de junho de 1997, no Jornal Tribuna do Leste).
Digitalização e pesquisa: Thomaz Júnior.
Veja também:
https://blogdothomazjr.blogspot.com/2015/03/historia-de-manhuacu-camara-de_15.html
https://blogdothomazjr.blogspot.com/2015/03/historia-de-manhuacu-camara-de_26.html
https://blogdothomazjr.blogspot.com/2015/03/historia-de-manhuacu-camara-de_16.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário