terça-feira, 29 de abril de 1997

O Evangelista Marcos

 Pe. Celso Loraschi


Queridos seguidores e seguidoras de Jesus!


Sinto uma alegria muito especial em conversar com vocês. Durante este ano de 1997, estaremos caminhando juntos, empenhados em aprofundar a prática de Jesus Cristo. Queremos assim seguir os mesmos passos dele, ajudando na construção do seu Reino de Justiça, Amor e Paz.


QUERO ENTRAR NO MUTIRÃO


Sei que vocês estão se preparando para o grande jubileu do Ano 2000. através do Projeto de 


Evangelização "Rumo ao Novo Milênio".

Gostei do "projeto". Ele foi feito em mutirão e visa a transformação da sociedade: o mundo deve ser a "casa de todos”. Eu também decidi entrar neste mutirão.

Permitam que me apresente: Sou Marcos. Sou conhecido como o evangelista Marcos, aquele que escreveu o primeiro Evangelho de Jesus Cristo.

Eu sei que, na Bíblia de vocês, o primeiro evangelho que aparece é o de Mateus. Na verdade, porém, meu amigo Mateus, bem como Lucas, escreveram depois de mim a vida do Mestre.

Aliás, várias coisas que eles escreveram, se basearam no meu escrito. 

Na verdade, não foi sozinho que eu escrevi o Evangelho que é atribuído a Marcos. Para isso contribuiu um grupo grande de cristãos. Nós tivemos a graça de conhecer Jesus Cristo através da pregação de Paulo, de Pedro e de outros discípulos e discípulas de Jesus.


DE CASA EM CASA


O entusiasmo tomou conta de nós e decidimos seguir para valer a proposta do Filho de Deus.

Todos nós: homens, mulheres, crianças, jovens e idosos nos reuníamos, de preferência nas casas. Aí conversávamos, rezávamos, celebrávamos a Ceia do Senhor e nos instruíamos sobre a doutrina e a prática de Jesus.

Estes encontros comunitários nos ajudavam a entender e a viver mais claramente e profundamente a mensagem daquele que foi se tornando o nosso único Mestre e Senhor. A minha própria casa era um espaço de encontros e reuniões de uma dessas comunidades cristãs.

Foi nesses encontros que aprendi o que é ser discípulo de Jesus.

Pedro se hospedou algumas vezes na minha casa. Se quiserem conferir, leiam Atos dos Apóstolos 12.12. Aí vocês vão ver que meu nome completo é João Marcos. Minha mãe se chamava Maria e era uma pessoa que, pela sua fé e pela sua vida dedicada à comunidade, me ensinou grande parte das coisas que pratiquei e anunciei.


MISSIONÁRIO EM ROMA


Ainda no livro dos Atos, vocês vão me, encontrar, em pleno trabalho missionário, acompanhando meu primo Barnabé e Paulo (At 12, 25; 13, 5), Eu gostava muito de ser um evangelizador pelo mundo afora, assim como o amigo Paulo, de quem fui colaborador (Fm 24).

Graças a Deus, ele gostava de mim e me valorizava muito (2Tm 4, 11).

A Roma, capital do Império Romano, cheguei mais tarde. Lá tive a sorte, ainda maior, de conviver com Pedro e a comunidade cristã de lá. Eu aprendi a ter grande estima e admiração por Pedro. Ele mesmo me chamava de "meu filho" (1Pd 5, 14).


TEMPOS DIFÍCEIS


Foi em Roma, que nós decidimos escrever o Evangelho de Jesus Cristo. Acontece que muitas coisas que Jesus havia feito e ensinado estavam sendo esquecidas.

Estávamos no ano 70. Já haviam passado 40 anos da morte e ressurreição de Jesus. Além disso, muitos cristãos e cristãs foram perseguidos e mortos. Nós também, em Roma, estávamos em situação de muito sofrimento.

O imperador Nero, no ano 64, mandou incendiar Roma e colocou a culpa nos cristãos. A perseguição foi duríssima!

Além disso, havia muita indigência, fome e abandono. A maioria das pessoas que faziam parte da comunidade cristã eram bem pobres, sem casa e sem segurança.


DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM


Não bastasse isso, neste mesmo ano 70, recebemos a notícia que a cidade de Jerusalém havia sido destruída juntamente com o templo, pelo exército romano. Minha casa ficava naquela cidade.

Jerusalém era considerada a cidade santa e o templo, o lugar santíssimo. Muitos irmãos e irmãs cristãos moravam lá. Os que escaparam foram se dispersando pelo mundo... Tudo isto causava muita tristeza em nosso coração e alguns da comunidade estavam desistindo de viver a proposta de Jesus.

Foi para animar as comunidades cristãs e ajudá-las a perseverar no caminho de Jesus, que nós escrevemos o Evangelho. O primeiro título que nós demos foi: "Começo do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus". Só mais tarde, a tradição deu-lhe o nome de "Evangelho de Marcos".


ATÉ À PRÓXIMA


Bem amigos(as), na próxima vez nós continuaremos a conversa. Explicarei para vocês porque este Evangelho, esta Boa Notícia, é só o começo....

Vou adiantando que o importante é comprometer-se em comunidade e com a comunidade, construindo o Reino de Deus pelo Testemunho, pelo Serviço, pelo Diálogo e pelo Anúncio, como indica o "Projeto".

O que não se pode fazer é cruzar os braços ou desanimar frente às dificuldades. Até a próxima.


Pe. Celso Loraschi (JOVEM MISSÃO)


Artigo publicado no Jornal Tribuna do Leste, ed. de 27/04/1997, p. 04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...