A escola é a maior de toda a área jurisdicionada à 20ª Superintendência Regional de Ensino, contando com 2.280 alunos neste ano. Conhecida como Escola Normal de Manhuaçu, o estabelecimento de ensino já passou por várias mudanças nessas quase sete décadas.
No final dos anos 70, foi instalada no atual prédio, na rua Mellin Abi-Ackel, expandindo suas atividades e capacidade.
Foi com trabalho árduo de muitos diretores, professores, serviçais e especialistas que o educandário conseguiu ser considerado um exemplo de qualidade e disciplina.
A maior luta, neste primeiro ano de direção de Eduardo Portilho, é a de resgatar o ensino e melhorar as condições da escola, preparando-a para os seus setenta anos.
Em todo esse tempo, profissionais de todas as áreas, políticos, empresários, professores, médicos, contadores, advogados e muitas outras pessoas de Manhuaçu e de várias outras localidades estudaram na Escola Maria de Lucca.
Hoje, Eduardo Portilho trabalha na recuperação das salas, com pintura e reforma, conseguindo duzentas novas carteiras e trabalhando por mais melhorias.
Com uma nova metodologia de trabalho, colocando disciplina, e, com isso, gerando melhorias no ensino, ele já conseguiu mudar a imagem do estabelecimento para melhor.
O maior dos desafios agora é reformar a quadra poliesportiva da escola, permitindo que ocorram as aulas de educação física e atividades culturais e de lazer.
O quadro atual é de abandono e sucateamento dos aparelhos esportivos.
O diretor quer em 98 realizar uma grande comemoração no aniversário da escola. Neste ano em que ainda está colocando a casa em ordem, Eduardo quer promover durante esta semana atividades com os alunos, contando com a participação da Banda do 11º Batalhão de Polícia Militar e de vários palestrantes.
Um dos momentos mais marcantes e com certeza o mais inovador será na quinta-feira, às oito horas, quando os quinze vereadores de Manhuaçu promoverão uma reunião simbólica do Legislativo Municipal, nas dependências da escola.
Os alunos poderão conhecer o funcionamento da Câmara dos Vereadores e fazer perguntas aos legisladores.
PALESTRAS
A direção da "Maria de Lucca Pinto Coelho" está desenvolvendo com os alunos do segundo grau noturno palestras com membros do judiciário de Manhuaçu.
Estiveram no último dia 9, os Juízes Dr. Maurício Pinto Ferreira (1ª Vara Cível) e Dr. Edson Feital Leite (2ª Vara Cível) e ainda os promotores Dr. Octávio Martins Lopes e Dr. Richardson Brand.
Os quatro fizeram palestras para as turmas dos cursos de Magistério e Contabilidade. Segundo eles, muitas foram as perguntas sobre as ações da justiça e questões como violência policial e temas ligados especialmente à juventude.
Os palestrantes acharam muito boa a oportunidade que serviu para aproximar o judiciário dos jovens, mostrando que a justiça está no mesmo patamar e precisa dessa integração com a comunidade.
SALA DE INFORMÁTICA
Outra grande novidade informada pelo diretor Eduardo Portilho para esta semana de comemoração é o anúncio pela Secretaria de Estado de Educação de que a Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho terá uma Sala de Informática dotada de onze microcomputadores e impressoras, que permitirão que os alunos também recebam alguma prática na área.
Segundo Eduardo é uma grande conquista para a Escola Maria de Lucca. Ele espera estar com a sala de informática funcionando até o início do segundo semestre.
(Extraído de Tribuna do Leste, edição de 20 de Abril de 1997)
Nenhum comentário:
Postar um comentário