sexta-feira, 14 de junho de 2024

Conselho debate atendimento em postos de saúde e situação de estradas de Manhuaçu

O atendimento prestado nas Unidades de Saúde e no setor de Urgência e Emergência do Hospital César Leite foi assunto discutido na reunião do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável) de Manhuaçu, em reunião realizada nesta segunda-feira, 10/06. Também foram reivindicadas providências para estradas rurais, em relação à manutenção de caixas de contenção e outras melhorias. 

Sob a presidência de Geraldo dos Reis (Geraldinho da Vila de Fátima), a reunião contou com a participação do Secretário M. de Agricultura e Meio Ambiente, Sandro Tavares; de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, dos Sindicato dos Produtores Rurais, SENAR e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu, entre outras instituições.



O Vice-presidente do Conselho, Diego Raposo,  acrescentou que, na reunião, discutiu-se também sobre as próximas comunidades rurais a serem atendidas pela máquina, a retroescavadeira administrada pelo CMDRS, que faz as limpezas das caixas de contenção nas estradas. ‘Foi feita uma primeira etapa dos trabalhos, e, agora, a Presidência CMDRS se reunirá com o Secretário de Obras para decidir as próximas comunidades a serem atendidas. Sempre são priorizados os locais de maior urgência e onde houve o patrolamento, para a realização destes serviços, além da total atenção com as rotas de transporte escolar’.

Os conselheiros foram orientados sobre a necessidade de afastamento temporário daqueles que pretendem concorrer às eleições municipais, conforme estabelece a Legislação Eleitoral, para o período. 


Thomaz Júnior










quinta-feira, 13 de junho de 2024

Conselho de Promoção pela Igualdade Racial terá nova formação

O COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) realizará importante reunião no próximo dia 20/06, para eleger sua nova composição em Manhuaçu.

A entidade é paritária, com o mesmo número de representantes da sociedade civil em relação ao setor governamental.

De acordo com o Presidente do Conselho, Marco Antônio Cabral, a reunião que ocorrerá no próximo dia 20/06, às 15h30, no Salão do Sind-UTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), serão eleitos dez representantes da sociedade civil, sendo cinco titulares e cinco suplentes, para o biênio 2023/2026. 

O Sind-UTE localiza-se no centro da cidade, à Rua Monsenhor Gonzalez, 733, próximo à Igreja Matriz São Lourenço. 





De acordo com a Resolução n°01/2024, publicada em 04 de junho, no Diário Oficial do Município, os requerimentos para participar da eleição devem ser apresentados no máximo até a véspera, 19/06, com horário limite de 17h.

O COMPIR em Manhuaçu é um órgão colegiado criado com o objetivo de subsidiar a elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação da política pública local de igualdade racial. 

Vale ressaltar que também existe o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que atua em âmbito nacional propondo políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra e outros segmentos étnicos do Brasil.


Thomaz Júnior


terça-feira, 11 de junho de 2024

Balzac: A Menina dos Olhos de Ouro

Considerado um dos mais brilhantes exemplos de erotismo da literatura do século XIX, este romance evidencia da forma mais direta e explícita possível o outro lado do eros», a homofilia dos personagens femininos, com a peremptória clareza dos raios solares numa tarde de verão. 

Isto não só representa uma novidade no âmbito da produção de Balzac, como também o seu desejo de «ligar-se» à verdadeira problemática da sociedade contemporânea, a realização do seu projeto de retratar toda a realidade da primeira metade do século numa narração capaz de iluminar até os seus aspectos mais secretos e obscuros. 

Entre todos os romances breves de Honoré de Balzac, A menina dos olhos de ouro é o que melhor exemplifica a tríplice natureza do autor: de narrador cínico, objetivo, analítico, mas também apaixonado e romântico, sintético até o mistério -, de político e de pintor.


Honoré de Balzac (Tours 1799-Paris 1850), depois de vários fracassos comerciais, aos trinta anos optou definitivamente pela carreira literária e acumulou, em menos de duas décadas, um extraordinário número de romances e contos que em seguida organizou sob o título de Comédia humana. Criador do romance realista, exerceu uma enorme influência na literatura européia da segunda metade do século. 

Entre seus romances: Eugénie Grandet (1833), Papai Goriot (1835), O primo Pons (1848).


Lucio Chiavarelli é escritor, diretor de cinema, docente e crítico teatral. Para a Newton Compton publicou Todos os contos negros e fantásticos de Maupassant e nesta coletânea, Horla e outros contos do horror.


Ilustração de capa: Eugène Delacroix, La mort de Sardanapale, 1827 (detalhe)


Design: Alessandro Conti


Titulo original: La Fille aux yeux d'or Tradução: Myriam De Filippis Revisão: Mario Fondelli/Taisa Lucchesi.


1996 Editor Int. D.EL., International Publishers ltd. Editor para Brasil: Newton Compton Brasil ltda.


Veja também:

Obra de arte: A morte de Sardanapalus




sábado, 8 de junho de 2024

Curso de Classificação e degustação de café em Manhuaçu

Com a participação de profissionais da região que atuam em diferentes elos da cadeia cafeeira, foi realizado em Manhuaçu um curso sobre classificação e degustação do café.

O treinamento foi realizado pelo Sistema FAEMG/ SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, e ocorreu no Coffee Valley, do Centro Universitário Unifacig/ Campus Alfa Sul. 

Ministrado pelo Especialista Sandro Coutinho, o método do treinamento segue a Instrução Normativa nº 8, de 11/06/2003, que define a Classificação Oficial Brasileira (COB), e é utilizado no dia a dia de cooperativas e associações para avaliação de cafés tipo commodity, ou seja, cafés comercializados em volume e cuja precificação é definida em bolsas de valores. O objetivo da classificação e degustação é descrever os atributos físicos e sensoriais de cada café.

No curso, são apresentados os possíveis defeitos encontrados nos grãos, categorização por tipo, materiais e equipamentos utilizados, cálculos da quantidade de xícaras por lote, características sensoriais para definição de qualidade de bebida e os procedimentos que auxiliarão o classificador e degustador a atingir os bons resultados em seu trabalho. 


Thomaz Júnior







Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...