terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Saiba quais foram os nomes mais registrados em Manhuaçu em 2024

O ano de 2024 chega ao seu final e uma curiosidade, quais foram os nomes mais registrados pelas famílias manhuaçuenses? Para esta resposta, o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Manhuaçu procede com levantamento anual e revela os nomes que mais figuraram para meninos e meninas no período.

De acordo com o Registrador Civil, Dr. Cassiano Moraes Gomes, foram constatados mais de três mil nascimentos no município. ‘Deste total, ‘nosso cartório foi responsável por, até hoje, 1.220 registros. E entre esses registros, os nomes mais escolhidos para as meninas foram nessa ordem: Helena, Laura, Maria Cecília, Alice e Maria Alice. E, já do lado dos meninos: Theo, Davi, Pedro, Emanuel e Noa’, pontuou.

Ainda na entrevista, Cassiano destacou que ‘nós fizemos um comparativo com os registros no Brasil como um todo e percebemos que os nomes Helena, Laura e Alice também estão entre os cinco mais escolhidos em âmbito nacional. E do lado dos meninos, os nomes Theo, Davi e Noa da mesma forma, estão entre os mais escolhidos’.

Sobre a realização de casamentos civis, Cassiano mencionou que ‘Costumamos fazer em torno de 450 a 500 casamentos por ano, essa tem sido a média dos últimos anos. E os divórcios têm acontecido, mas assim, num número menor. Eu diria que provavelmente em torno de 250 a 300 divórcios que a gente fez nesse período, nesse mesmo ano’.

Cassiano reiterou que por Lei, o Cartório de Registro Civil deve negar o registro de crianças com nomes que contrariem as regras da língua portuguesa ou que expõem a criança a ridículo. Então, se os pais tiverem dúvida sobre o nome que desejam colocar, se vai ser aceito ou não pelo cartório, que façam uma consulta antes conosco. Estamos aqui à disposição para orientar da melhor forma possível’, concluiu.


Thomaz Júnior


Câmara de Santana do Manhuaçu economiza e devolve R$ 250 mil aos cofres públicos

A Câmara de Vereadores de Santana do Manhuaçu realizou a devolução de R$ 250 mil aos cofres públicos municipais. 

O ato simbólico aconteceu no gabinete do prefeito, quando o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Luis Alberto de Souza (Luizinho), procedeu com a entrega do cheque simbólico ao Prefeito Francisco Paulo de Freitas (Paulinho Chicó).

O recurso economizado e devolvido poderá ser aplicado em obras e serviços visando o bem-estar da população.

Durante o ato, o prefeito  Paulinho Chicó agradeceu a colaboração da Câmara e destacou a importância dessa devolução. “Esse recurso será fundamental para atendimentos de demandas essenciais que promovam o desenvolvimento de  Santana do Manhuaçu e o atendimento às necessidades das pessoas “, afirmou.

Thomaz Júnior


Litoral capixaba e Rio de janeiro foram os destinos preferidos de viagem de ônibus na região

Neste final de ano houve aumento de vendas de passagens de ônibus vendidas para o litoral e cidades em outras regiões, em comparação ao mesmo período de 2023, em Manhuaçu.

A reportagem Tribuna do Leste e Rádio Manhuaçu visitou guichês do Terminal Rodoviário Antônio Xavier, em Manhuaçu, e obteve informações sobre os destinos preferidos de viagem da população regional neste fim de ano. 

Apurou-se que Guarapari, cidade litorânea capixaba, foi o local preferido dos passageiros, juntamente com outras praias do Espírito Santo. 

Outra cidade apontada como preferida para o destino de viagem foi o Rio de Janeiro, seguido por São Paulo e Vitória.

Os atendentes recomendam que a população não deixe para comprar passagens de última hora, para não correr riscos de não conseguir viajar.

Thomaz Júnior


sábado, 28 de dezembro de 2024

Eleitos de São João do Manhuaçu são diplomados e preparam-se para a Posse

A exemplo da grande maioria dos municípios brasileiros, São João do Manhuaçu prepara-se para realizar a solenidade de Posse dos eleitos para o mandato 2025-2028. 

Em recente solenidade realizada pela Justiça Eleitoral da Comarca de Manhuaçu, foram diplomados, o Prefeito eleito José Miranda Barbosa (Zé Braz), o Vice-prefeito Leandro Riva e os nove vereadores que irão compor a nova Legislatura.

Os vereadores que representarão São João do Manhuaçu, a partir de 2025, são: Lurdes da Saúde, Arthur do Elias Dentista, Marquinhos do Júlio Dornelas, Leninha do Preto, Arlete da Saúde, Cleuza do Gil, Silvano do Caboclo, Max Martins e Geraldo do Misael.

Thomaz Júnior














sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Prefeita, Vice-prefeito e vereadores de Simonésia são diplomados

     A Prefeita reeleita em Simonésia, Marinalva Ferreira, o Vice-prefeito Ricardo Carvalho, e os onze vereadores que venceram as eleições 2024 foram Diplomados em cerimônia realizada pela Justiça Eleitoral da Comarca de Manhuaçu. 

Os vereadores que integrarão a Casa Legislativa de Simonésia a partir de 2025 são: Aparecida do Duca; Marquinho da Neuzinha; Cacique; Julimar da Máquina; Zezé do Oliveira; Dentinho Vereador; Deusdete Souza; Ana do Joel da Ambulância; Railyne; D'ávila Baia e Ana Jéssica Enfermeira.

Thomaz Júnior
















quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Livro Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco

    Exemplo da língua literária de sua época e marco do ultrarromantismo português - corrente literária da segunda metade do século XIX que leva ao extremo os ideais românticos -, Amor de Perdição foi muito bem-recebido pelo público. Considerada uma espécie de Romeu e Julieta português, nessa novela passional, Camilo Castelo Branco levou às últimas consequências a ideias de que o amor deve sobrepor-se à razão e até mesmo à vida.


Esta obra trata do amor impossível e debate a oposição entre a emoção e os limites que a sociedade impõe para a sua realização. Sem alcançar a consumação da paixão, o herói romântico só pode ter um destino trágico. Assim como o mesmo amor que redime, mata, o narrador-autor já antecipa na introdução do livro a vida de seu herói romântico: "Amou, perdeu-se e morreu amando".

Os personagens do Romantismo vivem em conflito com a sociedade, que impõe limites à realização de seus desejos.

No caso de Amor de Perdição, o obstáculo a ser superado é a família. Assim como Romeu e Julieta, a obra retrata dois apaixona- dos que têm como empecilho para a realização amorosa a rivalidade que há entre seus pais. E essa não é a única semelhança com o romance de Shakespeare: o final trágico, presente nas duas obras, é o ponto alto dessa novela que reflete o amor típico da escola literária a qual representa.



Biografia:

Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em Lisboa em 16 de março de 1825. Perdeu seus pais muito cedo (a mãe, com 1 ano e o pai, aos 10), e teve muitas dificuldades na infância e adolescência. Órfão, foi viver primeiro com uma tia e, depois, com uma irmã.

As muitas mudanças lhe conferiram uma educação desregrada. Casou-se aos 16 anos, união fruto de uma paixão de adolescente, que durou apenas um ano. Após deixar sua esposa, tentou fazer Medicina em Porto (1844) e Direito em Coimbra (1845), e se relacionou com muitas mulheres.

Para se sustentar, cursou Jornalismo em Porto. Durante alguns meses tornou-se religioso fervoroso, o que lhe fez entrar para um seminário, abandonado logo depois pela boêmia e pela leitura de escritores franceses.

A paixão alucinada que tinha por Ana Plácido, que era casada com um comerciante, levou os dois à prisão por adultério, em1861. No entanto, essa relação se consolidou. O casal nunca se separou, apesar de todos os problemas financeiros.

Castelo Branco fez de tudo para viver da literatura. Mesmo depois de ter recebido, em 1885, o título de visconde de Correia Botelho, sua vida econômica não melhorou. Além disso, a constante ameaça da cegueira causada pela sífilis lhe conferia uma depressão crescente e autodestrutiva.


O autor representou em Portugal diversas tendências da literatura europeia do século XIX, mas foi principalmente um autor romântico. Reconstituiu em suas obras o cenário dos costumes e das características portuguesas de seu tempo, quase sempre com uma intensa consonância com os modos como o seu povo vivia e sentia.


Em 1º de junho de 1890, depois de saber que ficaria definitivamente cego, Camilo Castelo Branco cometeu suicídio em São Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão, aos 65 anos.


Suas obras podem ser agrupadas em duas fases: na primeira, Camilo Castelo Branco escreveu novelas de caráter folhetinesco. Entre elas estão: Anátema (1851), Mistérios de Lisboa (1854), Duas épocas na vida (1854) e O livro negro do padre Dinis (1855).


Na segunda fase predomina a influência balzaquiana, no qual se valoriza a realidade social. Algumas dessas obras são: Vingança (1858), Carlota Ângela (1858) e A morta (1860). Seus livros mais conhecidos refletem a experiência na prisão, tratando em estilo conciso, mas intenso, do amor exasperado e reprimido: O romance de um homem rico (1861), o famoso Amor de perdição (1862), o Amor de salvação (1864), O olho de vidro (1866), A doida do Candal (1867), O retrato de Ricardina (1868), A muIber fatal (1870). Em Doze casamentos felizes (1861), Estrelas funestas (1861) e Estrelas propícias (1863) há um tom moralizador. Já em Coração, cabeça e estômago (1862), A queda dum anjo, entre outros, há um discreto toque de humor.

    Castelo Branco também escreveu romances históricos, como O judeu (1866), e zombou do Realismo com Eusébio Macário (1879) e A corja (1880). No entanto, ele mesmo acabou escrevendo romances realistas, como Novelas do Minho (1875- 1877) e A brasileira de Prazins. (1882).


Castelo Branco, Camilo, 1825-1890. Amor de Perdição, 2ª ed. rev., São Paulo, Ciranda Cultural, 2008, Clássicos da Literatura).




quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Eleitos de Santana do Manhuaçu são diplomados

Componente da 167ª Zona Eleitoral de Manhuaçu, o município de Santana do Manhuaçu teve seus representantes eleitos para o Executivo e Legislativo diplomados, em recente solenidade realizada pela Justiça Eleitoral.

O Prefeito reeleito Francisco Paulo de Freitas (Paulinho Chicó) e o Vice-prefeito Sebastião de Souza, juntamente com os Vereadores eleitos foram diplomados nesta solenidade. 

Para compor a Câmara Municipal de Santana do Manhuaçu, foram eleitos: Maria Alzira de Santa Quitéria, Antônio Baessa, Carlinhos Barroso, Kartê, Jésus Natanael, Arilson Magalhães, Juliano do José Júlio, Laudair do Sindicato e Quiquin Chicó.

Além de prosseguir suas atividades à frente da Administração Municipal de Santana do Manhuaçu, o Prefeito Paulinho Chicó assumirá a Presidência do Circuito Turístico Pico da Bandeira, também a partir de janeiro de 2025.

Thomaz Júnior














terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Posse dos eleitos de Manhuaçu será dia 1º e Prefeita fala sobre expectativas na nova gestão

Eleitos do Município de Manhuaçu serão empossados no próximo dia 1º de Janeiro, às 19h, conforme Edital de Convocação publicado pela Presidência da Câmara de Vereadores.

Recentemente foi diplomada pela Justiça Eleitoral, juntamente com os vereadores eleitos, a Prefeita reeleita, Maria Imaculada, e o Vice-prefeito Nailton Cotrim Heringer.
Os vereadores eleitos para a Legislatura 2025/2028 em Manhuaçu são: Kelson Santos, Administrador Rodrigo, Marcelino de Jesus, Adenilza da Saúde, Jorge do Ibéria, Allan do Alaor, Rose Mary, Jânio do Catinga, Ralley Hott, Gilson Cesar Gilsinho, Cleber Benfica da Matinha, Kilder Perigolo, Zé Eugênio, Gedival Breder, Tiago do Camelô, Misrael da Matinha e Clovis Pires.

(Crédito de texto e fotos: Thomaz Júnior)




















Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...