quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Operação policial reforça combate a crimes ambientais na região

O 3º Pelotão de Polícia Militar do Meio Ambiente lançou uma nova operação na região. Desta vez, a ação será direcionada ao combate à supressão de vegetação e abrangerá 28 cidades. 

De acordo com o Tenente Nazareno Rodrigues, Comandante do Pelotão, a ação teve início nesta quinta-feira, 29/11, com reforço no policiamento de meio ambiente, verificação de denúncias relacionadas a desmate e supressão de vegetação. 

‘Na região, é grande o número de denúncias quanto ao desmate para a cultura do café, que predomina na região, além do avanço da pastagem. Também é constatada a supressão de vegetação para a implantação de empreendimentos, como loteamentos, por exemplo. Então vamos atuar nesta demanda, que é grande por aqui’, afirmou Tenente Rodrigues.  


Thomaz Júnior


Região é representada na celebração dos 60 anos da CONTAG

O Diretor do Polo Regional FETAEMG Leste do Rio Doce, Marco Antônio Domingos, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu, integrou a Delegação de Minas Gerais na sessão solene no Congresso Nacional em comemoração dos 60 anos da CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Agricultura Familiar do Brasil), nesta terça-feira, 28/11.

A Sessão Solene contou com a presença de representantes de todas Federações e de centenas de Sindicatos. 

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, destacou alguns fatos importantes dessa trajetória de seis décadas e ressaltou a importância da maior entidade sindical de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. “No cenário da fundação da CONTAG, era de ausência de Estado brasileiro para os homens e mulheres do campo e, quando chegava, era através da repressão, seja na luta pela terra ou na luta por direitos. E a fundação perpassa por fundação de Sindicatos, das Ligas Camponesas, de associações de lavradores, da Ultab, do Master, de Federações e, assim, a CONTAG foi criada reunindo todas essas forças. Ela representa os sonhos e a luta de muitos homens e mulheres do campo, de várias organizações”.

O ex-deputado federal e presidente da FETAEMG, Vilson Luiz da Silva, também destacou a importância da Confederação e de suas lutas para a garantia de direitos e de políticas como o Pronaf, Previdência, Luz para Todos, Cisternas, Habitação Rural e outras fundamentais para a garantia de vida digna e trabalho decente para os povos do campo, da floresta e das águas.

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, registrou o abraço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à CONTAG.


Thomaz Júnior, com informações de Contag.








quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Consultório odontológico é instalado no Presídio de Manhuaçu

 O Presídio de Manhuaçu agora tem consultório odontológico próprio. A nova estrutura evita deslocamentos de indivíduos privados de liberdade em ambientes externos para atendimentos em saúde bucal.

A cerimônia de inauguração contou com a participação de diversas autoridades, dentre elas: o Diretor do Estabelecimento Penal de Manhuaçu, Carlos Eduardo Amaral; Diretor Interino da 12ª RISP, Leandro Freitas; Prefeita Maria Imaculada; Presidente da APAC de Manhuaçu, Dr.ª Denise Rodrigues de Oliveira; Vereadora Mariley do Carmo; Secretária Municipal de Saúde, Ana Lígia; Comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros, Tenente Flávio Mota, e Tenente Tiago Silva, representando o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar.

O Diretor Geral, Carlos Eduardo, agradeceu à Prefeita, à Secretária de Saúde e coordenadores, pelo empenho para a instalação da Unidade Básica de Saúde e evidenciou o importante apoio recebido pela Vereadora Mariley do Carmo, no avanço obtido no setor de saúde do estabelecimento penal. 

Carlos Eduardo ressaltou que o empenho do Juiz de direito, Dr. Alexandre de Almeida Rocha; Promotor de Justiça, Dr. Guilherme Germano, e o Conselho da Comunidade, são fundamentais para os avanços nas reformas e obras que ocorrem, para melhoria das condições de trabalho dos servidores, para os indivíduos privados de liberdade e visitantes.

‘Com a assistência à saúde ocorrendo de forma efetiva dentro do estabelecimento penal, há menor necessidade de internações ou procedimentos mais complexos fora do presídio. Com isso, nossos policiais poderão ser empenhados em atendimentos de outros procedimentos operacionais essenciais, dentro e fora da Unidade Penal’, afirmou o Diretor.

A representante do Conselho da Comunidade e Presidente da APAC, Dra. Denise Rodrigues de Oliveira ressaltou a importante participação dos órgãos de Execução Penal e dos servidores da Unidade Penal, nos avanços obtidos nos últimos anos.

As condições da antiga cadeia foram lembradas pelas autoridades presentes, e, neste comparativo, todos parabenizaram os avanços consolidados pela Polícia Penal.


Durante o evento, a Boulangerie da APAC de Manhuaçu, serviu um delicioso café da manhã, com produtos preparados na Padaria da Associação.













terça-feira, 28 de novembro de 2023

Ex-prefeito Sebastião Gardingo morre em trágico acidente automobilístico

 Um acidente automobilístico violento, registrado na divisa entre os estados do Acre e Amazonas tirou a vida de Sebastião Gardingo, o Tãozinho Gardingo, empreendedor natural de Matipó, onde já foi prefeito.

O acidente automobilístico foi registrado na noite de ontem, na BR-317, quando colidiu o veículo que conduzia, uma Hilux, contra a traseira de um ônibus escolar. Sebastião Gardingo chegou a ser socorrido, levado até o hospital do município, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.

Tio do atual prefeito de Matipó, Fabinho Gardingo, Sebastião Gardingo vinha residindo em Boca do Acre, cidade do interior do Amazonas, onde vinha atuando como pecuarista.

A mudança para norte do país ocorreu após dois mandatos de prefeito em Matipó, de 1989-1992 e depois entre 1997 e 2000. Tãozinho estendeu um dos braços do grupo Gardingo para a região ao adquirir a sua primeira propriedade rural em Boca do Acre, a fazenda Simonik.

Além da sua principal fazenda, Gardingo tinha outras propriedades rurais em Boca do Acre, firmando-se como um dos principais pecuaristas do município.

Nas redes sociais, lideranças políticas e empresariais de Matipó e de toda a região lamentam a morte do empresário e ex-prefeito da cidade.

Foto: Na hora da noticia





sábado, 25 de novembro de 2023

Manhuaçu se despede de Isaura da Paixão, Ex-vereadora e mobilizadora do SENAR

Faleceu nesta madrugada de sábado, 25/11, Isaura Pereira da Paixão. Conhecida mobilizadora do Senar, líder comunitária e conselheira voluntária de várias instituições, Vereadora em Manhuaçu, na Legislatura 1989/ 1992, e uma pessoa dedicada ao próximo em tudo o que fazia.
O velório será na casa da família de Isaura da Paixão, em Vilanova e terá início neste sábado, às 19 horas. O sepultamento será no domingo, 26, às 10h30, em São Pedro do Avaí. Em 1997, Isaura foi homenageada como Patronesse da Feira da Paz, homenageada pela Prefeita Cici Magalhães, nos 140 anos de Manhuaçu. Isaura Pereira da Paixão era filha de Fani Pereira da Paixão e Lourenço Cesário da Paixão, nascida em 24 de março de 1957, sendo a caçula de sete irmãos, todos nascidos em Vilanova, distrito de Manhuaçu. Toda a sua história começou através de seus pais. Seu pai era tropeiro e vivia viajando no lombo de um burro a serviço, enquanto sua mãe criava os filhos além de ajudar várias pessoas, sendo que algumas delas eram até mesmo abrigadas em sua casa.
Fani, com o seu imenso coração, sempre muito paciente e carinhosa, mesmo com muitos afazeres, como cozinhar, cuidar da casa, da lavoura, hortas, gado, começou a ensinar as crianças que eram filhas de trabalhadores a ler e a escrever. As aulas eram ministradas em uma das casas situada na propriedade da família de Fani. Com o passar do tempo, o número de alunos aumentou e já com seus filhos criados e alguns até formados, nesta mesma escola, sua filha Terezinha Paixão Rodrigues começou a lecionar, assim como outras professoras que vinham de fora.



Em sua atuação como Vereadora, Isaura discursa
na inauguração da sede própria da Associação de
Moradores do B. São Vicente, há exatos 34 anos,
em 25/11/1989,


A filha Isaura sempre foi muito determinada e dedicada e assumiu responsabilidades na capela que existia na comunidade. Através disso surgiu o seu dom de liderança e ela realizava várias atividades e apresentações com os jovens, como dança, gincanas, teatro e conseguia envolver toda a comunidade e até mesmo as comunidades vizinhas. Isaura realizava também várias festas e conseguia atrair a todos, das crianças aos idosos. O seu poder de liderar e de ajudar o próximo era tão grande que através disso e de muita luta, com a ajuda de sua irmã Terezinha e da comunidade, conseguiu a construção da primeira Escola.


Além da construção da escola, também arrecadaram fundos e com a ajuda do senhor Joaquim Baldino conseguiram a doação do terreno onde foi construído o primeiro posto de saúde. O senhor Joaquim Ubaldino também é uma pessoa de destaque na comunidade de Vilanova, pois ele esteve envolvido com as construções das primeiras moradias nessa comunidade, que hoje se encontra com tantas melhorias.


Após o término da construção do posto de saúde, como Isaura sempre foi em busca de conhecimento e era a mais qualificada da época, ficou como responsável por este posto e realizava os procedimentos necessários, como aplicação de vacinas e curativos. Além de ser a responsável pelo posto de saúde, como era muito prestativa e preocupada com a saúde de todos, sempre que necessário levava alguns pacientes para receber atendimento em outras cidades. Como na época não existia recurso para este fim, ela abrigava essas pessoas muitas vezes na casa de seus parentes e amigos e costumava até pagar algumas despesas com sua própria renda.


Através de sua luta e busca por melhorias na comunidade surgiu a oportunidade de Isaura trabalhar na área da saúde dentro de Manhuaçu, realizando várias funções. Depois foi também na área da educação, adquirindo assim mais facilidade para resolver os problemas da educação em Vilanova e dentro de Manhuaçu. Com o tempo veio a oportunidade de se candidatar ao cargo de vereadora. Com a vitória nas eleições se tornou a primeira mulher eleita pelo voto direto, após a ditadura, a ocupar o cargo de vereadora em Manhuaçu e com isso conseguiu mais conhecimento e também mais recursos, sendo possível melhorar sua comunidade.


Isaura se esquecia dela própria para pensar e buscar melhorias para Vilanova e conseguiu o primeiro posto telefônico, a construção do correio, instalação de rede de esgoto em algumas ruas e água tratada. Porém, como ficou muito envolvida com o deslocamento de pessoas que necessitavam de tratamento de saúde em Belo Horizonte acabou não realizando sua campanha como deveria e perdeu a segunda eleição que concorreu. Mas Isaura continuou envolvida com vários departamentos da prefeitura e com o passar dos anos surgiu a oportunidade de ir trabalhar no Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu como mobilizadora do Senar Minas.

Com o seu grande poder de liderança e de conhecimento, acabou conseguindo várias amizades e realizar vários cursos em prol da melhoria da região. Isaura representava o Sindicato dos Produtores Rurais em várias entidades e atividades, todas elas VOLUNTÁRIA, como: Conselho de Alimentação Escolar de Manhuaçu, Conseas, Consep, CBH (Comitê da Bacia Hidrográfica) de Manhuaçu, Forea, Codema, Conselho Superior do Hospital César Leite, Conselho do Consumidor da Energisa.


Com informações de Carlos Henrique Cruz, Portal Caparaó / Fotos: Thomaz Júnior.


Veja também:

História de Manhuaçu: Câmara de Vereadores 1989 a 1992 | Thomaz Júnior Comunicação (blogdothomazjr.blogspot.com)



Nota de Falecimento: Isaura Paixão




É com grande pesar que os Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce comunicam o falecimento de Isaura Pereira da Paixão, ex-presidente e fundadora do CBH Manhuaçu.


Isaura atuou na gestão de recursos hídricos entre 2004 e 2023, deixando um legado de protagonismo e mobilização em defesa dos rios da bacia. Isaura será sempre lembrada por sua determinação e compromisso com a melhoria da qualidade ambiental da Bacia do Rio Manhuaçu.


Genilson Tadeu, presidente do CBH Manhuaçu

Flamínio Guerra, presidente do CBH Doce


PM lança a Campanha 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Teve início nesta segunda-feira, 20/11, a Campanha Nacional “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.


A Polícia Militar de Minas Gerais também fará parte destas ações que possuem o objetivo de conscientizar a população quanto à prevenção à violência contra a mulher, através de mobilização social e instituição de medidas para coibir todas as formas de violência de gênero, além de fomentar as denúncias de práticas ilegais.

Na área do 11º Batalhão de Polícia Militar, o lançamento da Campanha aconteceu na Praça José Adolfo Assad e contou com equipes da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, PPVD e equipes de radiopatrulhamento que apoiaram na distribuição de Dicas PM e orientações sobre o tema.

Violência doméstica é crime! Não se cale, denuncie!

190 Polícia Militar
181 Disque denúncia
31 99410-0807 Frida Manhuaçu











sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Plano de Segurança Alimentar será elaborado em Manhuaçu

O Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional será elaborado em Manhuaçu. O documento tem o objetivo de atender às determinações do Governo Federal para que o município tenha acesso ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), além de expressar ações a serem desenvolvidas para que seja disponibilizada uma alimentação adequada, em quantidade suficiente e com qualidade para a população.

Valéria Abineder, Coordenadora da Comissão Responsável pela Elaboração do Plano, pontua que o documento é integrante do Sistema Municipal Alimentar e Nutricional de Manhuaçu, instituído pela Lei 3.705/2017. ‘Estamos com adesão totalmente efetiva ao Governo Federal ,e, agora, para que possamos dar continuidade na alocação de recursos, tanto na esfera federal, quanto estadual, este documento é obrigatório’.


Alimento saudável e acessível à população


A Secretária M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus, ressaltou que ‘distribuímos os alimentos, levando-os à mesa das pessoas aqui em Manhuaçu. O alimento vem das propriedades rurais do município, transportado em caminhão refrigerado, e vai para as entidades filantrópicas, para o Hospital César Leite, para a UAI (Unidade de Atendimento Intermediário) e para as famílias atendidas pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Tive a oportunidade de presenciar a alegria com que as pessoas recebem estes alimentos, ao acompanhar a Técnica do CRAS nos bairros. É um direito da população, ter acesso a alimentos saudáveis, e, este plano vem justamente para garanti-lo às famílias’.

A Secretária Executiva dos Conselhos, Ana Paula Leite Moreira Sathler, lembra que o CONSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) faz parte do controle social do município. ‘O CONSEA fiscaliza e apresenta propostas para que o município melhore a segurança alimentar e nutricional. No plano a ser elaborado, o conselho atua enquanto comissão na construção deste plano junto à Fundação João Pinheiro. No conselho, temos as secretarias envolvidas e a sociedade civil. Entre as secretarias, temos as de Saúde, Educação, Planejamento, Agricultura e de Trabalho e Desenvolvimento Social, além de órgãos como a EMATER e o IEF nesta parte governamental, juntamente com quatorze entidades da sociedade civil que compõem o conselho’, explicou. 


Thomaz Júnior










terça-feira, 21 de novembro de 2023

Movimento Cultural celebrará Dia da Consciência Negra nesta terça

A Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu realizará às 19h de hoje, terça-feira, 21/11, especial programação em celebração ao Dia da Consciência Negra. O evento ocorrerá na sede da entidade, localizada no 2º andar do Terminal Rodoviário.

De acordo com Marco Antônio Cabral, Presidente da Associação (foto), no evento, haverá palestra ministrada por Paulo Vinícius Silva de Santana, evidenciando o tema ‘Vozes Silenciadas, Histórias Resistentes: Racismo como Ferramenta de Dominação’

A programação abrangerá também apresentações de pagode, roda de conversa, capoeira, ateliê e oficina de pintura (Afro Adriele).

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Concebido em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003, como uma efeméride no calendário escolar, até ser instituído como data comemorativa em 2011. Embora não seja feriado nacional, foi oficializado como tal em mais de mil cidades e seis estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo).

A ocasião é dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. Em contraposição ao 13 de maio, data de assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, o dia 20 de novembro foi proposto na década de 1970 pelo Grupo Palmares, em referência ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 – um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista – com o propósito de ressaltar o protagonismo das pessoas negras.

A data, dentre outros temas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.


Thomaz Júnior


segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Morre Alberto Pinto Coelho, ex-governador de MG e neto de ex-prefeito de Manhuaçu

O Governador Alberto Pinto Coelho,em solenidade 
em Ouro Preto, em abril de 2015.
(Foto: Thomaz Júnior)

O Ex-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, morreu nesta segunda-feira, 20/11, aos 78 anos. Ele lutava contra uma leucemia e  estava internado no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte.

O político era neto do ex-prefeito de Manhuaçu, que também chamava-se Alberto Pinto Coelho (1919-1922), e sobrinho neto de Dr. Cordovil Pinto Coelho, que administrou a cidade na gestão seguinte (1923-1926).

  No Governo de Minas Gerais, Alberto chefiou o poder Executivo entre abril e dezembro de 2014. Ele ocupou o posto em virtude da renúncia de Antônio Anastasia, de quem era vice-governador. Anastasia deixou o cargo para concorrer a uma vaga no Senado.

Alberto Pinto Coelho nasceu no dia 3 de outubro de 1945, no município de Rio Verde (GO), e aos três anos de idade retornou com sua família para Belo Horizonte, Minas Gerais. Era filho do professor e advogado militante Dr. Alberto Pinto Coelho, mineiro de Manhuaçu, e de dona Abigail, professora primária, também mineira, de São Domingos do Prata. Seu pai presidiu a Assembleia Legislativa de Goiás entre 1947 e 1948.

O Ex-governador tinha mais de 30 anos de experiência em gestão estatal. Ele era casado com a pedagoga Célia Pinto Coelho e deixa quatro filhos Alberto, Alexandre, Daniel e Paula e cinco netos. Um deles, Betinho Pinto Coelho, que exerce mandato na Assembleia Legislativa pelo Partido Verde (PV).

Formado em Administração, o ex-governador ocupou cargos de gerência superior e de diretoria nas áreas de gestão administrativa, comercial, planejamento operacional e de marketing. Foi ainda representante do Ministério das Comunicações em Minas Gerais e comandou o Dentel-MG.

Com mais de 30 anos de vida política, Alberto atuou, também, como deputado estadual por quatro legislaturas. A sua primeira eleição aconteceu em 1994.

Em sua atuação política, Alberto Pinto Coelho exerceu quatro mandatos parlamentares, sendo votado em 750 dos 853 municípios mineiros. 

Em 2009, Alberto Pinto Coelho foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com 74 dos 77 votos. Ele assumiu também a presidência do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil.

Em 16 anos de Parlamento, Alberto Pinto Coelho foi ainda presidente de Comissões; líder de bancada e líder de Governo. São de sua autoria os Projetos de Lei Pró-Confins e o que trata da Política Estadual de Resíduos Sólidos.

Em outubro de 2010, Alberto Pinto Coelho foi eleito vice-governador na chapa encabeçada pelo governador Antonio Anastasia.

Em abril de 2014, Alberto Pinto Coelho assumiu o Governo do Estado de Minas Gerais. 

Entre as proposições de sua autoria, estão o Projeto de Lei que trata da Política Estadual de Resíduos Sólidos e o Projeto de Lei Pró-Confins, que abriu caminho para a criação do primeiro aeroporto industrial do país, inaugurado em março deste ano. Foi também relator do substitutivo que alterou o artigo 212 da Constituição do Estado, destinando no mínimo 1% da receita orçamentária corrente para projetos de Ciência e Tecnologia.


Thomaz Júnior, com informações de Rádio Itatiaia.





Moradores se unem contra o mosquito da dengue no B. Nossa Senhora Aparecida

Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, em Manhuaçu, se unem para combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A iniciativa tomada pela Associação de Moradores, em parceria com os membros do COUS (Conselho de Unidade de Saúde) do bairro, tem incentivado a comunidade a agir contra este terrível mosquito e reforçar a prevenção contra estas doenças.
De acordo com o Presidente da Associação, Diego de Souza Bráz, os esforços se concentram na localização e eliminação de focos de proliferação do mosquito aedes aegypti, como embalagens vazias que concentram água entre outros procedimentos.
‘Quero reforçar com a comunidade que, com esta chegada do período chuvoso, é muito importante limpar os quintais e caixas d’água, porque o maior remédio contra a dengue somos nós mesmos. Pedimos aos moradores que têm quintal que observem se existem potes expostos que possam acumular água, verifiquem a vasilha dos cachorros e gatos, além dos vasinhos de plantas. Se descuidar, quando pensar que não, haverá um mosquito perturbando e picando as pessoas dentro de casa, trazendo malefício muito grande para a saúde’, alertou Diego.
Com relação a estes cuidados, Diego reforça que ‘se o seu vizinho faz, você faz e todos fazem, todos ficam seguros. Então, vamos acabar com a dengue’.

Thomaz Júnior

Saiba mais em https://www.cidadesdocafe.com/moradores-se-unem-contra-o-mosquito-da-dengue-no-b-nossa-senhora-aparecida/

domingo, 19 de novembro de 2023

Conselho de Assistência Social define nova presidência em Manhuaçu

Em concorrida eleição disputada por três chapas, o CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) de Manhuaçu definiu a presidência para a nova gestão, além de renovar a composição de conselheiros. 

O novo Presidente será o conselheiro Paulo Victor de Souza Santos, representante da FUMAPH (Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana). ‘Agradeço ao apoio dos conselheiros e queremos sanar as pendências que houverem, atendendo as expectativas da população. O CMAS é muito importante para a cidade e buscaremos fortalecer o SUAS [Sistema Único de Assistência Social] de Manhuaçu’, pontuou. 

O atual Presidente, João Leandro Faria Andrade, avaliou positivamente os trabalhos de votação, ressaltando que a eleição ocorreu de maneira ordenada, cumprindo as diretrizes do CMAS e do Conselho Estadual.


Thomaz Júnior


sábado, 18 de novembro de 2023

Patrimônio Cultural de Manhuaçu mobiliza alunos da EE Renato Gusman

Conhecer mais sobre a história local foi uma tarefa desempenhada com muito entusiasmo pelos estudantes do novo Ensino Médio da Escola Estadual Renato Gusman, localizada no Bairro Bom Jardim. 

Após intensas pesquisas e feira interna, os jovens visitaram o Palácio de Cultura, envolvendo-se em um novo momento de saber que foi uma palestra sobre o Patrimônio Cultural de Manhuaçu.

Entre os presentes, a Prefeita Maria Imaculada; Secretário M. de Cultura e Turismo, Daniel Vieira Ferreira; Diretora da EE Renato Gusman, Arlene Lacerda; Coordenadora do Novo Ensino Médio da escola, Érica Muniz, e o Professor Daniel Clemente, que mobilizou os alunos para este importante momento. 

A palestra aprofundou os conhecimentos dos jovens e possibilitou-lhes o contato com fotos e diversos outros objetos antigos que revelam acontecimentos do passado e ilustram a história local.

Além disto, os alunos colocaram em exposição criativas maquetes ilustrando o patrimônio cultural da cidade.

Feliz com o resultado destas atividades, a Diretora da escola, Arlene Lacerda, destacou que ‘hoje, no novo Ensino Médio, contamos com a disciplina Patrimônio Cultural, mediante o Projeto desenvolvido pelo Professor Daniel Clemente, os alunos puderam pesquisar, conhecer, trazer e difundir conhecimento com aqueles que aqui estiveram’.

Érica Muniz, Coordenadora do Novo Ensino Médio da EE Renato Gusman, ressaltou que, nestas atividades, ‘os alunos realizaram uma feira interna, e, agora, apresentam as maquetes para a Casa de Cultura e a sociedade de Manhuaçu, finalizando este projeto’.

O Professor Daniel Clemente frisou que ‘muitos alunos ainda não conheciam a história da cidade, os patrimônios materiais e imateriais, assim como nossos hábitos e o que gostamos de fazer na nossa cidade’. 


Thomaz Júnior







Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...