terça-feira, 31 de outubro de 2023

O Poder da Validação

Dois dos cinco desejos do homem é SER ELOGIADO  e SER RECONHECIDO, Stephen Kenitz explica bem isso:

Todo mundo é inseguro, sem exceção.

Os super confiantes simplesmente disfarçam melhor. Não escapam pais, professores, chefes nem colegas de trabalho.

Afinal, ninguém é de ferro.

Paulo Autran treme nas bases nos primeiros minutos de cada apresentação, mesmo que a peça que já tenha sido encenada 500 vezes.

Só depois da primeira risada, da primeira reação do público, é que o ator se relaxa e parte tranquilo para o resto do espetáculo.

Eu, para ser absolutamente sincero, fico inseguro a cada novo artigo que escrevo, e corro desesperado para ver os comentários postados.

Insegurança é o problema humano número 1. O mundo seria muito menos neurótico, louco e agitado se fôssemos todos um pouco menos inseguros. Trabalharíamos menos, curtiríamos mais a vida, levaríamos a vida mais na esportiva. Mas como reduzir esta insegurança?
Alguns acreditam que estudando mais, ganhando mais, trabalhando mais resolveriam o problema. Ledo engano, por uma simples razão: segurança não depende da gente, depende dos outros. Está totalmente fora do nosso controle.

Por isso segurança nunca é conquistada definitivamente, ela é sempre temporária, efêmera.

Segurança depende de um processo que chamo de “validação”, embora para os estatísticos o significado seja outro. Validação estatística significa certificar-se de que um dado ou informação é verdadeiro, mas eu uso esse termo para seres humanos. Validar alguém seria confirmar que essa pessoa existe, que ela é real, verdadeira, que ela tem valor.
Todos nós precisamos ser validados pelos outros, constantemente. Alguém tem de dizer que você é bonito ou bonita, por mais bonito ou bonita que você seja. O autoconhecimento, tão decantado por filósofos, não resolve o problema. Ninguém pode autovalidar-se, por definição.

Você sempre será um ninguém, a não ser que outros o validem como alguém. Validar o outro significa confirmá-lo, como dizer: “Você tem significado para mim”.

Validar é o que um namorado ou namorada faz quando lhe diz: “Gosto de você pelo que você é”. Quem cunhou a frase “Por trás de um grande homem existe uma grande mulher” (e vice-versa) provavelmente estava pensando nesse poder de validação que só uma companheira amorosa e presente no dia-a-dia poderá dar.

Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar todo mundo.

Estamos tão preocupados com a nossa própria insegurança, que não temos tempo para sair validando os outros.

Estamos tão preocupados em mostrar que somos o “máximo”, que esquecemos de dizer aos nossos amigos, filhos e cônjuges que o “máximo” são eles. Puxamos o saco de quem não gostamos, esquecemos de validar aqueles que admiramos.

Por falta de validação, criamos um mundo consumista, onde se valoriza o ter e não o ser. Por falta de validação, criamos um mundo onde todos querem mostrar-se, ou dominar os outros em busca de poder.

Validação permite que pessoas sejam aceitas pelo que realmente são, e não pelo que gostaríamos que fossem. Mas, justamente graças à validação, elas começarão a acreditar em si mesmas e crescerão para ser o que queremos.

Se quisermos tornar o mundo menos inseguro e melhor, precisaremos treinar e exercitar uma nova competência: validar alguém todo dia. Um elogio certo, um sorriso, os parabéns na hora certa, uma salva de palmas, um beijo, um dedão para cima, um “valeu, cara, valeu”.

Você já validou alguém hoje? Então comece já, por mais inseguro que você esteja.


Stephen Kanitz 

Mestre em Administração pela Havard University; foi professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

(Artigo publicado na Revista Veja, edição 1705, ano 34, nº 24, 20 de junho de 2001, pág.22).


'Palavra quando acesa, não queima em vão'.







segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Programa ‘Seguindo em Frente’ da APAC Manhuaçu celebra mês das crianças

A APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) realizou confraternização em comemoração ao mês das crianças para os familiares dos recuperandos atendidos pelo Programa ‘Seguindo em Frente’, na manhã deste sábado, 28/10.

O evento ocorreu no Bairro Pouso Alegre, em um campo de futebol, com diversos atrativos para as crianças, como brinquedos, lanches, animação e o carinho da equipe APAC e os familiares. 

Empresários de Manhuaçu contribuíram com doações diversas tornando assim o evento possível. A Secretaria M. de Cultura e Turismo também apoiou a atividade, e o Secretário Daniel Vieira compareceu, prestigiando o momento.  


Projeto-piloto na APAC Manhuaçu


A Presidente do CRS (Centro de Reintegração Social) APAC/ Manhuaçu, Dra. Denise Rodrigues de Oliveira, destacou que ‘foi com muita alegria que realizamos esta comemoração ainda em outubro para as crianças, filhos dos atendidos pelo programa Seguindo em Frente. A APAC Manhuaçu foi escolhida para implantar o projeto-piloto do Programa. Iniciamos em janeiro deste ano, e, hoje, já notamos a diferença que isto faz na organização da vida destes recuperandos que estão em livramento condicional, em regime aberto e no término de pena, em razão do direcionamento e o suporte que, às vezes, faltava. Na APAC, temos toda uma estrutura para atendimento aos recuperandos, como assistência jurídica, religiosa, educacional e de saúde, enfim, são doze elementos integrados. No entanto, quando o recuperando saia, então, por vezes, ele se via um pouco perdido, por não ter toda esta assistência. O programa veio com a proposta de suprir isto. Nossa cidade é tão rica e tem tantas possibilidades de trabalho, mas faltava este direcionamento. Com este programa, coordenado pela Thamara e integrado pela Raquel, é dado este suporte à pessoa que está reiniciando em liberdade. Agradecemos à OSC ‘Ação Pela Paz’ e à FBAC por nos escolherem para acolher o projeto-piloto do programa’.

Thamara Souza, Coordenadora do Programa ‘Seguindo em Frente’, em Manhuaçu, acompanhada de Raquel Santaroni, relatou que ‘a proposta neste final de semana foi fazer uma festividade para as crianças, proporcionando momentos agradáveis e reforçar laços familiares para os recuperandos’.

Karoline Moreira, encarregada de Segurança na APAC Manhuaçu, explicou que ‘para nós, que trabalhamos diretamente com eles, é muito importante este acompanhamento, após a estada deles na APAC, até percebermos que eles estão estabilizados, e, consigam realmente seguir em frente, assim como propõe o nome do programa’. 


Thomaz Júnior








domingo, 29 de outubro de 2023

CRESOL homenageia o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu

Em reconhecimento aos cinquenta anos do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu, a CRESOL Minas Gerais organizou especial homenagem, que contou com a participação do Presidente da Cooperativa de Crédito no Estado, João Paulo Dias da Fonseca; Diretora Superintendente, Mayara Viana Ribas; membros Conselho Administrativo, gerência e colaboradores da agência de Manhuaçu.

Fundado em 16 de setembro de 1973, o Sindicato tem desempenhado um papel fundamental na defesa dos direitos trabalhistas e previdenciários no campo do município, além de promover a geração de trabalho e renda no setor agrícola.

Na cerimônia, o Presidente da Cresol Minas Gerais, juntamente com a Diretora Superintendente, os Conselheiros e colaboradores da agência local entregaram troféu representativo ao Presidente do Sindicato, Marco Antônio Domingos, em reconhecimento à dedicação e empenho do sindicato em favor dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da região.

João Paulo destacou a importância da parceria entre o Sindicato e a Cresol, que tem sido fundamental para o fortalecimento das comunidades rurais. Essa parceria tem permitido que ambos trabalhem juntos em diversas frentes, contribuindo para o bem-estar e desenvolvimento dos agricultores e suas famílias.

A Cresol Minas Gerais se orgulha de estar ao lado do Sindicato nessa jornada e se compromete a continuar apoiando as iniciativas que beneficiam as comunidades rurais.

‘Parabéns ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu por seus 50 anos de trabalho à causa dos agricultores! Juntos, seguimos construindo um futuro promissor para o campo e para todos aqueles que nele trabalham’, destaca a Presidência da CRESOL MG.

O Presidente do STTR Manhuaçu, Marco Antônio Domingos, agradeceu à homenagem prestada pela CRESOL, e, na oportunidade, reiterou o contínuo compromisso do sindicato com a luta pela defesa dos direitos da classe e do incentivo à agricultura familiar. 







sábado, 28 de outubro de 2023

Minas ao Luar na UBA: sucesso que se repete

Emocionantes apresentações em um show de organização. 

O Minas ao Luar realizado pelo SESC e Sindicomércio, com total apoio da União Bancária Atlética de Manhuaçu, repetiu o sucesso do ano anterior, em 2022, quando no mesmo espaço do clube campestre, a cidade recebia o tradicional evento cultural. 

Nesta nova edição, no palco, os talentos do renomado cantor Zé Geraldo e da Banda manhuaçuense Blues Maia. 

Novas atrações e a mesma dedicação e profissionalismo para que tudo ocorresse da melhor forma possível, com total segurança e conforto para o público presente aos shows gratuitos, de portões abertos para toda a população.

Na recepção ao cantor Zé Geraldo, compositor e intérprete de grandes sucessos nacionais, o Presidente da UBA, Glacinei Bahia, e o Presidente do Conselho Deliberativo, Rondinelle Amorim, apresentaram as dependências do clube ao artista, acompanhados do Presidente do Sindicomércio, Henrique César, e representantes do SESC (Serviço Social do Comércio). Eles também se pronunciaram na abertura da programação, evidenciando a alegria de proporcionar esta bem-sucedida parceria para a promoção do lazer e cultura para a população.

O Minas ao Luar é um projeto itinerante do Sesc em Minas, que tem como objetivo valorizar a música brasileira e promover a difusão das culturas populares em Minas Gerais. Desde sua criação em 1994, o programa já percorreu mais de 200 municípios do estado, levando atrações gratuitas e eventos culturais para espaços públicos.


Thomaz Júnior/ com fotos de Carlos Henrique Cruz













sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Sobre Anjos

Os anjos seriam, pois, criaturas como as demais, embora incorpóreas e possuidoras da mais alta perfeição dentre as criaturas. Na hierarquia dos anjos cada um receberia do imediatamente superior as espécies inteligíveis, primeira fragmentação da luz divina, transmitindo-as à ordem angélica imediatamente inferior.

Na hierarquia descendente das criaturas, o homem aparece como um ser dotado de duplo compromisso. Por sua alma, pertence à série dos seres imateriais, mas não é uma inteligência pura, como a dos anjos, pois encontra-se essencialmente ligada a um corpo. Liame substancial do universo, o homem é menos um elemento do mundo do que um novo mundo onde se resume a totalidade. A alma humana é, assim, um horizonte onde se tocam o mundo dos corpos e o dos espíritos.

Por essa dupla natureza é que o homem pode conhecer (já que é alma), mas não pode ter contato direto com o inteligível (pois é também corpo). O conhecimento humano parte sempre dos sentidos, que revelam objetos concretos e singulares; mas, através da abstração, é capaz de finalmente forjar conceitos universais. 


(Extraído de Coleção ‘São Tomás de Aquino, p.11)


quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Casamento comunitário emociona em Manhuaçu

Dezessete casais iniciaram nova fase em suas vidas, agora com a Certidão de Casamento Civil em mãos. Na noite de quinta-feira, 19/10, o  CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Manhuaçu), em parceria com o Cartório de Registro Civil de Manhuaçu, realizou emocionante solenidade de Casamento Comunitário, no salão de Palácio de Cultura Ilza Campos Sad.

Participaram da Mesa de Honra, o Juiz de Direito e Diretor do CEJUSC, Dr. Walteir José da Silva; Supervisora do CEJUSC, Jaqueline Knupp dos Santos Assis; Oficial do Cartório de Registro Civil, Cassiano Moraes Gomes; Pastor Márcio Melo (1ª Igreja Batista de Manhuaçu); Presidente do COAMMA, Dra. Marinez Bragança; Presidente da Câmara, Gilson César; Dra. Edna Huebra e Dra. Nayara Ferreira Clemente Laviola (rep. da 54ª Subseção OAB MG), e Tenente Thiago Silva, que representou o Comando do 11º BPM. Também presente, o Coordenador do CEJUSC, Dr. Reinaldo Laviola.

O pianista Smith executou a Marcha Nupcial para a entrada dos noivos, além de belo repertório durante toda a cerimônia.

Ao fazer suas considerações, o Juiz, Dr. Walteir da Silva, desejou felicidades aos casais e evidenciou a importância desta regularidade proporcionada pela Certidão, o efeito de tranquilidade que o documento traz para casais, que, por vezes, já vivem juntos há muitos anos, e para outros, em início de relacionamento. 

Nesta ação do CEJUSC, a Certidão foi concedida gratuitamente para os casais.  

A próxima solenidade de casamento comunitário está prevista para ocorrer em Reduto, em novembro, no auditório da Fadileste.


Thomaz Júnior/ fotos: Martins Soares On Line



















quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Expressiva participação e homenagens na Assembleia do Sindicato

A tarde de sábado, 21/10, foi movimentada com a realização da Assembleia Geral de Previsão Orçamentária 2024, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu. 

Realizada no salão da AABB, no B. Bom Pastor, a solenidade contou com expressiva participação de associados e associadas, autoridades e convidados. 

O Padre manhuaçuense, Adenilson Pimentel, que atualmente exerce sacerdócio em Portugal, conduziu o momento de oração na abertura da assembleia. 

Participaram da Mesa de Honra, o Presidente do STTR Manhuaçu e Diretor do Polo Regional Leste do Rio Doce da FETAEMG, Marco Antônio Domingos; Diretor Geral do IF Sudeste de Minas/ Campus Manhuaçu, José Geraldo Soares; Secretário M. de Agricultura, Sandro de Souza Tavares; Vereadora Mariley do Carmo Batista Lopes; Gerente Regional da EMATER, Rômulo Matozinho de Carvalho; Andréia Luiza Alves (rep. da COORPOL), Gilmar Alves da Silva (rep. da CRESOL) e Lívia Grilli de Souza (rep. do Sicoob Credilivre).

A animação ficou por conta de Zé dos Teclados e Banda e do cantor Ronaldinho.

No decorrer da assembleia, houve apreciação da Ata da Assembleia anterior, com sua devida leitura, votação e aprovação, Parecer do Conselho Fiscal, além da apresentação, discussão e votação da Previsão Orçamentária 2024. 


Homenagens

No decorrer da Assembleia, foram exibidos vídeos documentários, com depoimentos de associados e ex-diretores que muito contribuíram com a história do sindicato, nestes cinquenta anos de existência em Manhuaçu.

Ainda na cerimônia, houve homenagem aos familiares do saudoso José Evangelista Ribeiro (Zoca), ex-diretor do Sindicato. Na ocasião, estiveram presentes a viúva do homenageado, Sra. Maria Geralda Ribeiro, acompanhada do filho, Eduardo Ribeiro, e do Diretor do STTR, Sávio Domingos Ribeiro (irmão do saudoso Zoca).

Jovens e antigos associados também foram homenageados na assembleia, representados por José Inácio Valentim Sobrinho, José Paulo Dutra, José Glicério Raposo, Carlos José Ferreira, e Rute Aparecida (recém-filiada). 

Homenagem especial dedicada a todos os trabalhadores e trabalhadoras foi apresentada pelo músico Ronaldinho, que compôs e cantou letra e música inéditas, especialmente elaboradas para a assembleia.

No encerramento, foram cantados os ‘Parabéns’ para o Sindicato, com muito entusiasmo por todos, além do sorteio de diversos brindes e servido delicioso lanche  para os associados e associadas.


Thomaz Júnior




















quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Casamento comunitário será realizado em Manhuaçu nesta quinta, 19

Pela primeira vez após a pandemia do COVID-19, o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Manhuaçu) realizará cerimônia de Casamento Comunitário na Comarca. Na noite desta quinta-feira, 19/10, aproximadamente vinte casais farão a conversão de união estável para Casamento Civil.

A cerimônia ocorrerá no Palácio da Cultura, às 19h. 

De acordo com o Juiz de Direito, Dr. Walteir José da Silva, e Dr. Reinaldo Laviola, da Coordenação do CEJUSC, o cadastramento dos casais interessados estava sendo realizado desde o começo de julho. Tiveram acesso a este atendimento pessoas que vivem em união estável, há pelo menos um ano, residindo juntos como marido e mulher. 

O casamento comunitário organizado pelo CEJUSC é sem custos para o casal, que tem acesso à Certidão de Casamento sem precisar desembolsar com gastos cartoriais.

Ainda na Comarca, outra cerimônia coletiva está prevista para ocorrer em novembro, atendendo aos casais residentes em Reduto. 


Thomaz Júnior


quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Sindicato sempre presente

        No incansável trabalho de defesa dos Direitos da classe trabalhadora rural, o Sindicato mantém-se presente, sempre ouvindo os associados e associadas, com visitas constantes às comunidades rurais onde residem.

No Distrito de Jaguaraí, em Reduto, o Presidente Marquinho do Sindicato visitou as residências dos Associados, Dona Ilda Aparecida, e de Maria Aparecida e João Batista do Nascimento, com agradável acolhida e um positivo diálogo. Ainda na Comunidade, que é terra Natal de Marco Antônio, um encontro e saboroso almoço na casa de sua mãe, Dona Tereza.


Thomaz Júnior


#STTRManhuaçu, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu.







Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...