segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Pioneiro dos livros didáticos em quadrinhos nasceu em Luisburgo

 QUADRINHOS ENTRARAM NA ESCOLA


Julierme de Abreu e Castro nasceu em Luisburgo, em 5 de setembro de 1931. Mudou-se com sua mãe para o Rio de Janeiro onde, após terminar os estudos de 1º e 2º graus no Colégio Baptista, tornou-se bacharel em Antropologia, Geologia, História e Geografia na Universidade do Brasil.

Julierme revolucionou o ensino de história com o livro História Geral para a Escola Moderna, escrito por ele e ‘quadrinizado’ pelo desenhista argentino Rodolfo Zalla.

O uso de quadrinhos na Educação transformou a obra de Julierme de Abreu e Castro e Rodolfo Zalla numa proposta inovadora na produção de livros didáticos, revolucionando o ensino mundial, sendo o primeiro livro do planeta que se tem notícia elaborado em quadrinhos, exclusivo para o ensino didático. 

Julierme nasceu em Luisburgo.

Esse livro fez tanto sucesso que, por alguns anos, foi adotado por cerca de 80% dos professores do Brasil, sendo exposto em bienais nos Estados Unidos, Europa e Japão.

Uma parte do livro remonta à colonização espanhola na América do Sul, assunto que até hoje é abordado em diversos concursos vestibulares.


FONTE: Jornal das Montanhas, edição de 15 de agosto de 2009.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereadores participam da inauguração do Auditório da Justiça Federal em Manhuaçu

A Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Rose Mary, e os Vereadores Adenilza da Saúde, Marcelino de Jesus, Clóvis Pires e Administrador R...