terça-feira, 29 de novembro de 2022

Câmara de Manhuaçu elege nova mesa diretora

 A Câmara Municipal de Manhuaçu elegeu sua nova mesa diretora para o biênio 2023/2024 em reunião extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira (25/11). De forma unânime, foram eleitos os vereadores inscritos Gilsinho (DC), presidente, Allan do Alaor (PSC), vice-presidente, Rose Mary (PDT), primeira secretária, e Juninho Enfermeiro (PSC), segundo secretário.


Após o resultado da eleição ser proclamado pelo atual presidente da câmara, Cléber Benfica (PP), Gilsinho usou a tribuna para agradecer os vereadores pelos votos e falar do compromisso da nova mesa diretora. “Nosso compromisso é com o município e distritos. Vamos fazer tudo para melhorar nossa cidade. Aqui é eleito um presidente, mas somos 17 na casa e permanecerá a seriedade. Vamos trabalhar pela união, pela harmonia entre os poderes”, afirmou.


Os vereadores presentes na sessão parabenizaram os novos eleitos e também a gestão de Cléber Benfica. Administrador Rodrigo (DC) declarou que estará junto com a nova mesa diretora e disse “esperar boas ideias para colocar em prática em benefício da população”. Kelson Santos (PSD) afirmou esperar um “trabalho brilhante que possa marcar história em Manhuaçu”.


Ao destacar o trabalho realizado por Benfica, Allan do Alaor lembrou que a atuação dos vereadores é coletiva em busca de fazer o melhor para o município. Conduzida pela segunda vez ao cargo de secretária, Rose Mary também destacou a gestão de Benfica e adiantou que fará o “melhor em prol do povo de Manhuaçu”.


Harmonia entre poderes


Juninho Enfermeiro falou sobre a importância do trabalho em harmonia entre os poderes legislativo e executivo. Ele considerou ser necessário o trabalho em parceria com a prefeitura para que Manhuaçu continue sendo polo na região. Os vereadores Antônio da Margarida (PSB) e Gilmar Cuca (Pros) também parabenizaram o presidente Cléber Benfica e a mesa diretora eleita.


O vereador Cléber Benfica agradeceu aos vereadores pela confiança ao elegerem ele como presidente no biênio 2021/2022 e destacou seu compromisso com o legislativo. “Sempre tive compromisso e responsabilidade no cargo que me foi confiado”, disse.


Ele desejou sorte à nova mesa diretora e ressaltou a responsabilidade de representar uma instituição como a câmara de vereadores de Manhuaçu. “Somos modelo para cidades da região, com gastos enxutos”, afirmou. Benfica destacou a economia de R$3,2 milhões alcançada em seu primeiro ano na presidência da câmara, verba que retornou ao município na forma de obras de infraestrutura.


Rose Mary leu então a ata da reunião antes de passar o documento para a assinatura dos vereadores presentes. A secretária de governo de Manhuaçu, Cíntia Valéria Perígolo de Oliveira, e o Procurador-geral da prefeitura, Ronaldo Garcia Marques, usaram a tribuna para parabenizar os novos eleitos e a gestão de Cléber Benfica. Também marcaram presença na reunião a prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra Dornelas, e o secretário de Planejamento, Carlos Augusto Bonifácio Pires.


(Fernando Albuquerque Miranda /Assessoria de Comunicação da Câmara M. de Manhuaçu)


segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Falece o fundador do Manhuaçu Country Club e ex-vereador Clayrton Vieira da Costa

Faleceu neste domingo, 27/11, o Ex-vereador e ex-Vice-presidente da Câmara de Manhuaçu, Clayrton Vieira da Costa (Legislatura de 1973 a 1976). Conhecido por sua atuação no lazer da cidade, com a ‘Piscina do Clayrton’, no Bairro Bom Pastor, nos anos 1960 à 1980, ele tinha 88 anos.

Clayrton passou a juventude no Rio de Janeiro. 

Em Manhuaçu, em 1964, construiu a piscina que deu origem ao Manhuaçu Country Club, com a ajuda de parceiros para a realização do empreendimento.

De acordo com registros da imprensa, na época, ele teve ativa participação junto à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e a Caixa Econômica Estadual para viabilizar recursos que possibilitaram a construção de diversas casas padronizadas na antiga região do ‘Pedregal’, o Bairro Bom Pastor. 


Além de membro da Casa Legislativa, entre 1973 a 1976, onde atuou como Vice-presidente por três anos, Clayrton exerceu as seguintes funções: 

Comerciante;

Fundador, incorporador e Presidente do Manhuaçu Country Club;

Delegado do Sindicato Rural de Manhuaçu;

Chefe do Departamento de Parque e Jardins da Prefeitura de Manhuaçu;

Fiscal e Chefe do Matadouro Municipal de Manhuaçu;

Diretor Tesoureiro da Telefônica Manhuaçu S.A.;

Diretor Tecnico Prefeitura Manhuaçu;

Diretor Gerente da Empresa Construtora Manhuaçu Ltda.


O velório ocorreu entre 10h e 16h desta segunda-feira, 27/11, na 1ª Igreja Presbiteriana de Manhuaçu. Em seguida, às 16h, o féretro foi sepultado no Cemitério Municipal.


(Thomaz Júnior, com informações de Dr. José Olinto Xavier e TL, edição especial Centenário de Manhuaçu 05/11/1977)







Memória: 114 anos do nascimento de Claude Lévi-Strauss

Memória: 114 anos do nascimento de Claude Lévi-Strauss, Antropólogo francês, introdutor do estruturalismo na antropologia e e um dos grandes intelectuais do século XX.


Estada no Brasil

Entre 1935 a 1939, Lévi-Strauss lecionou sociologia na recém-criada Universidade de São Paulo, juntamente com os professores integrantes da missão francesa, entre eles: sua mulher Dinah Lévi-Strauss, Fernand Braudel, Jean Maugüé e Pierre Monbeig.

Junto com Dinah, Strauss também fez excursões pelas regiões centrais do Brasil, como Goiás, Mato Grosso e Paraná. Publicou o registro dessas expedições no livro Tristes Trópicos (1955), neste livro ele conta inclusive como sua vocação de antropólogo nasceu nessas viagens.

O período que passou no Brasil foi fundamental em sua carreira e no seu crescimento profissional, além de ter despertado em Strauss sua vocação etnológica. Disse: "Um ano depois da visita aos Bororo, todas as condições para fazer de mim um etnógrafo estavam satisfeitas"(1957).

Fonte: Wikipedia

#antropologia #direito #historia #indios

sábado, 26 de novembro de 2022

Kodak DC120 Zoom: Minha primeira câmera digital

A DC120 Zoom é uma das primeiras câmeras digitais feitas pela Kodak, introduzidas em 1997. Foi a primeira câmera digital acessível (menos de US $ 1.000) de um megapixel. 

As câmeras megapixel anteriores eram tipicamente câmeras SLR de nível profissional de 35 mm modificadas com uma parte traseira digital e custavam mais caro. 

As imagens podem ser armazenadas em uma pequena memória interna ou em cartõesde memória Compact Flash removíveis e carregadas por meio de uma interface serial para um PC.

Em 1997, ou começo de 1998, experimentei pela primeira vez as câmeras digitais para a fotografia no jornal Tribuna do Leste. 

Encomendamos da loja B & H, de Nova York (USA), o equipamento, autorizado pelo Presidente da empresa, o saudoso Padre Júlio Pessoa Franco, entusiasta de novas tecnologias.

A câmera foi uma das três primeiras digitais na cidade de Manhuaçu.

Ela tinha memória interna de 2 MB e slot para cartão de memória. Tudo era muito caro, pois os preços eram cotados em Dollar. 

O slot aceitava cartão com até 16 MB de memória. 

Thomaz Júnior. 


Especificações da Câmera:

Tipo: Câmera digital compacta

Fabricante:Kodak

Introduzido: 1997

Resolução máxima: 1280 x 960pixels

Display:LCD de 1,5 polegadas

Sensor: 850 x 984 pixelsCCD

Lente: Ektanar f2.5-3.8 (zoom de 3x, equivalente a 35mm 38-114mm)

Alimentação: células 4xAA ou fonte de alimentação externa

(Revisão por John Henshall (1997);

(fonte: Kodak DC120 Zoom - Camera-wiki.org - A enciclopédia livre para câmera









sexta-feira, 25 de novembro de 2022

ACIAM elege nova diretoria para o quadriênio 2023-2026

 








MANHUAÇU (MG): A ACIAM (Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu) realizou a eleição de sua nova diretoria, na manhã desta terça-feira, 22/11. O ato ocorreu na sede da entidade, na Praça Cordovil Pinto Coelho, no centro. Com a presença do atual presidente Maurélio Carlos da Silva Júnior e do presidente da Comissão Eleitoral, Daniel Gerhard Batista, o processo de eleição se deu por aclamação, conforme determina o estatuto da entidade.

O empresário Walter Vargas Júnior foi eleito o novo Presidente da ACIAM.


Thomaz Júnior

Saiba mais em https://www.tribunadoleste.com.br/?p=77105














quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Hemominas homenageia doadores de sangue fidelizados em Manhuaçu

 Doadores de Manhuaçu e região participaram nesta quarta-feira, 23 de novembro, da tradicional solenidade estadual de diplomação dos doadores de sangue fidelizados. A cerimônia faz parte da comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro.

A cerimônia, que ocorreu a partir das 18h, contou a presença de autoridades da Fundação Hemominas e do estado de Minas Gerais. Na oportunidade foram homenageados 200 doadores de sangue fidelizados nas categorias Azul, Bronze, Prata, Ouro e Diamante, além de empresas e entidades parceiras da instituição na causa da doação de sangue.



Abrindo a cerimônia, a diretora Técnico-Científica da Fundação Hemominas, Maísa Ribeiro, falou que os doadores de sangue são o motivo da existência da instituição e, na oportunidade, explicou que o sangue doado em Manhuaçu pode contribuir com outras regiões do estado, conforme necessidade.

Maísa leu uma mensagem enviada pela presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, que não pode comparecer na cerimônia, com os dizeres: “A data é motivo de alegria para os profissionais que trabalham na instituição, pois se empenham, a cada dia, em tornar mais estreita a ponte que une doador e paciente e, assim, celebrar a benção da vida”. Júnia agradeceu a cada doador de sangue que se cuida para poder realizar o ato de amor ao próximo com a sua doação. E finalizou: “Vocês são a força que nos move a descobrir a cada dia uma nova forma de construir esperança!” 

Jailson Vagner Silva do Carmo, coordenador do Hemonúcleo de Manhuaçu, afirmou estar feliz com a presença de todos os doadores de sangue e colaboradores e lembrou que a unidade completou 30 anos com uma história repleta de desafios. “As conquistas se devem à população local que é muito solidária, o que facilita no alcance das metas de coleta de bolsas de sangue”, afirmou.

 

Diplomação

 

Os doadores fidelizados do Hemonúcleo de Manhuaçu receberam os diplomas das mãos de servidores da Hemominas que integram a equipe de atendimento da unidade. Francisco Campos de Magalhães, homenageado na categoria Diamante, é doador de sangue há cerca de 25 anos e já fez 51 doações. Doou sangue pela primeira vez a pedido de um familiar e nunca mais parou de doar. Por muitos anos ele se responsabilizou por levar um grupo de doadores do município de Santa Margarida até o hemonúcleo. Aos 63 anos, Francisco afirma que pretende doar sangue enquanto puder.

 

Solenidade oficial

 


Desde 1991, a Fundação Hemominas homenageia os doadores de sangue com a entrega de diplomas, de acordo com o número de doações realizadas. De 10 a 14 doações, o doador recebe o diploma Azul; de 15 a 24 doações, o diploma Bronze; de 25 a 34 doações, o diploma Prata; 35 a 49 doações, o diploma Ouro, e com 50 doações, o diploma Diamante.

Ass. de Comunicação Social Fundação Hemominas/ fotos: Adair Gomez















quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Associação busca melhorias para moradores em Manhuaçu


Atenta com a aproximação do período chuvoso, a Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, em Manhuaçu, tem se empenhado junto à Administração Municipal para resolver problemas estruturais que oferecem riscos aos moradores, como o muro da Rua da Paz, próximo ao cemitério.


O Presidente da Associação, Diego Bráz, relata estes esforços e outras ações realizadas. 


Thomaz Júnior


Saiba mais em https://www.tribunadoleste.com.br/?p=77042


#manhuacu #tribunadoleste 


sábado, 19 de novembro de 2022

Hemominas Manhuaçu adquire equipamento de Aférese e agiliza procedimentos

 


O Núcleo Regional do Hemominas, em Manhuaçu, tem, a partir de agora, moderno equipamento de aférese, inovação tecnológica em que se coletam componentes específicos do sangue, durante o processo de doação. A aférese é usada para coletar seletivamente glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma e granulócitos.

Neste procedimento é retirado o sangue do doador, seguido da separação de seus componentes por um equipamento próprio, retenção da parte do sangue que se deseja retirar na máquina e devolução dos outros componentes ao doador.

Todo o material utilizado é estéril e descartável, não havendo risco de transmissão de doenças.


Thomaz Júnior


Saiba mais em tribunadoleste.com.br

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

2º Cupping / Leilão da AMUC é realizado com sucesso em Manhuaçu

Com diversos atrativos e excelente valorização do café produzido pelas mulheres da cafeicultura na região, o 2º Cupping / Leilão da AMUC (Associação das Mulheres Cafeicultoras das Matas de Minas e da Região do Caparaó) foi realizado com sucesso em Manhuaçu. 

Organizado pela primeira vez em 2021, o evento inovou este ano ao incluir na programação o artesanato e culinária dos participantes da Feira na Praça e a exposição de Carros Antigos. 


Com início às 13h, o 2º Cupping / Leilão foi realizado no Espaço CEM, no centro da cidade, com expressiva participação de famílias rurais, compradores, investidores nacionais e internacionais, além do público em geral. 

Entre os presentes, a Presidente da AMUC, Cintia Matos; Secretário M. de Agricultura e Meio Ambiente, Sandro Tavares; Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Antônio Teodoro Dutra, e Vereadores Eleonora do CEM, Mariley do Carmo e Administrador Rodrigo, entre outras autoridades e representantes de empresas e instituições parceiras. A Presidente da Câmara de Luisburgo, Vereadora Marilei Klein, apoiou o evento e também participou da programação.



Após os pronunciamentos de abertura, a Professora Grazielle Labanca ministrou palestra especial sobre ‘Quebra de paradigmas e síndrome da impostora’. Em seguida, a Gerente do Faemg Mulher, Faemg Jovem e Inovação, Silvana Novais, apresentou palestra com o tema ‘Oportunidades do Sistema Faemg Senar para o público feminino do campo’.


Ainda no decorrer do evento, a Bailarina Pollydiana Salazar realizou apresentação com a temática da cafeicultura, em homenagem às cafeicultoras. 

Os cafés foram vendidos por valores entre R$ 1.700,00 e R$ 4.750,00. 


A cafeicultora Maria Aparecida dos Reis, de Alto Jequitibá, foi a campeã na categoria Natural. Seu café alcançou 87,07 pontos e teve a saca arrematada no leilão por R$ 3.200. 


A Amuc divulgou a lista das 20 amostras mais bem pontuadas no concurso e premiou, com dinheiro e troféus, as três primeiras colocadas nas categorias, fermentado, cereja descascado e natural: 


Campeãs categoria Cereja Descascado (CD):


1ª Luciene Medeiros de Moura 

2ª Viviane dos Santos (Alto Jequitibá); 

3ª Patrícia Emerick (Alto Jequitibá);

4ª Josiane Diniz (Manhuaçu); 

5ª Maria Aparecida Barroso (Alto Jequitibá);

6ª Silmara Emerick (Alto Jequitibá);

7ª Valquíria Gonçalves (Santa Margarida); 

8ª Natália de Fátima da Silva (Simonésia); 

9ª Dulcinéia Prado (Luisburgo);


Campeãs na categoria Natural:

 


1ª Maria Aparecida Silva dos Reis (Alto Jequitibá);

2ª Cleufa Silvestre (Alto Jequitibá); 

3ª Marilda Mafort (Alto Jequitibá); 

4ª Adélia Abreu (Simonésia); 

5ª Elísia Pereira (Simonésia); 

6ª Larissa Sodré de Paula (Alto Jequitibá);

7ª Ana Carolina Malta (Manhumirim); 

8ª Rosângela Alves (Santa Margarida);

9ª Miriam Lúcia Correa (Manhumirim);

10ª Joselia Dornelas (São João do Manhuaçu);


Campeã categoria Fermentado:


1ª Claudineia Diniz (Manhuaçu).


A Presidente da AMUC, Cintia Matos, fez excelente avaliação desta segunda edição do evento. Ela agradeceu a todos que colaboraram e ressaltou que as regiões das Matas de Minas e do Caparaó vêm alcançando cada vez mais visibilidade no mercado nacional e internacional, pela qualidade do grão produzido e a valorização do trabalho da mulher na cafeicultura. 


Thomaz Júnior


























quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Pedestre é atropelada na BR na cidade de Abre Campo


Uma mulher foi atropelada na manhã desta quinta-feira, 17/11, em Abre Campo, enquanto fazia caminhada no acostamento da rodovia BR-262, no perímetro urbano de Abre Campo, bem próximo à passarela. 

De acordo com as primeiras informações, ela teria sido atingida por um motociclista, que também se feriu com a colisão. 

Ambos foram socorridos pela equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência), em aparente estado grave, sendo encaminhados para o hospital de Abre Campo.

Há informações de que ambos precisarão ser transferidos para outra cidade para atendimento especializado. 

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) esteve no local, registrou a ocorrência e tomou as providências necessárias para a segurança dos pedestres e motoristas, e o controle do trânsito no local.

Nas redes sociais, usuários solicitam providências para que haja mais segurança na rodovia, especialmente nas imediações da cidade, local amplamente utilizado pela população para a prática esportiva de caminhadas.

Thomaz Júnior


Operação Tapa-buracos melhora condições de trânsito na BR-262


MANHUAÇU (MG): Os serviços de recomposição asfáltica em trechos específicos, a operação tapa-buracos prossegue na BR-262, em Manhuaçu. 

Neste começo de semana, as equipes do DNIT encontram-se no km 43 da rodovia, nas imediações do acesso ao Córrego São Sebastião e da Ponte do Evaristo. 

Thomaz Júnior


Saiba mais em https://www.tribunadoleste.com.br/2022/11/76807/


#manhuacu #br262 #recapeamento 






Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...