sábado, 30 de abril de 2022

Clube UBA Manhuaçu: Posse da nova Diretoria e Conselhos

 O novo Presidente da UBA (União Bancária Atlética), Glaucinei Bahia, tomou posse, na noite desta sexta-feira, 29/04, durante solenidade no clube. Os conselheiros eleitos para compor os Conselhos Deliberativo e Fiscal também foram empossados. O Presidente do Conselho Deliberativo, Rondinelle Amorim, também tomou posse, sendo eleito por aclamação entre os conselheiros.

A solenidade foi aberta por Padre João Lúcio, em seguida foi feita oração pelo Conselheiro Geraldinho.

O ex-Presidente Haviland Leite salientou alguns pontos do trabalho desenvolvido, as dificuldades enfrentadas e desejou felicidades e sucesso ao novo presidente.

Para o Presidente Nei Bahia foi uma noite muito especial e emocionante. “Nesse momento, sinto-me um simples pai de família tomado, de um lado, por uma forte emoção ao tomar posse do comando executivo desse clube que tanto amo e vivencio o dia a dia. Nós da Diretoria 2022/2024, agradecemos a todos que nos confiaram essa missão, e que Deus nos conceda muita sabedoria para conduzir esse nosso amado UBA Clube para os próximos dois anos. Quero e preciso do apoio de todos os associados e diretores que aceitaram prontamente esse desafio que não será fácil, mas tenho certeza que com o apoio e compromisso irrestrito do nosso Conselho Deliberativo, onde a renovação se tornou necessária aos anseios do nosso associado. Queremos e precisamos continuar com essa parceria onde iremos fazer o possível para não decepcioná-los”, salientou.












sexta-feira, 29 de abril de 2022

Intercâmbio entre Cidade e Roça destaca a força da Agricultura Familiar em Manhuaçu

 A força do cooperativismo e a união das famílias rurais visando a geração de renda e o desenvolvimento socioeconômico de Manhuaçu e região foram evidenciadas com animado encontro realizado na Comunidade dos Diniz, no distrito de Dom Corrêa, na tarde desta quinta-feira, 28/04.

Realizado pela COORPOL (Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta) e ACEAS (Associação Comunitária de Estudos e Ação Social), o evento realizado na Piscina do saudoso Tanica, reuniu expressiva participação de moradores, lideranças sociais e autoridades do município.

Entre os presentes, o Presidente da COORPOL, Flânio Alves da Silva, e da ACEAS, Marcélio Fernandes Diniz Medeiros; Prefeita Maria Imaculada Dutra; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Marco Antônio Domingos; Vereadora Eleonora do CEM; Secretário M. de Agricultura, Sandro Tavares; Ex-vereador João Amâncio de Faria; Extensionistas da EMATER, representantes da REDE, CRESOL, Secretaria de Saúde/ Vigilância Sanitária e Nutricionista, e de Educação/ Setor Compras; Diretores de escolas estaduais e municipais atendidas pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), por meio da ACEAS, entre outras instituições.

No decorrer do evento, foi apresentado balanço das atividades desempenhadas a partir desta organização das comunidades rurais, expressa por meio do trabalho da COORPOL e da ACEAS, em fortalecer a geração de renda para diversas famílias no município; a produção e comercialização de alimento sem agrotóxicos, a organização administrativa que possibilita a venda destes hortifrútis para o Governo, que os distribui para escolas públicas e instituições assistenciais proporcionando nova fonte de renda para os agricultores da região; o constante acompanhamento e orientação aos agricultores para a qualidade e produtividade; as inteligentes parcerias que possibilitam a sustentabilidade desta iniciativa social, e assuntos afins. Além disto, mencionou-se a atuação da COORPOL com a comercialização de café da região a outros países, via fair trade, o que possibilita a valorização do preço por saca, e, consequentemente, maior retorno financeiro para os produtores.

No encerramento, houve o sorteio de diversos prêmios e os convidados foram agraciados com farta mesa de quitandas, contendo doces, bolos e broas. Delícias da culinária acompanhadas de boa conversa, amizade e muito calor humano.

(Thomaz Júnior)










sexta-feira, 15 de abril de 2022

Sobre Ulpiano

*Marcelo Alves Dias de Souza

Hoje trataremos de outro grande vulto do direito romano: o jurisconsulto Ulpiano, cujo nascimento teria se dado entre os anos de 150 e 170 (período que perpassa os reinados dos imperadores Antonino Pio e Marco Aurélio) e falecimento entre os anos 223 e 228 (no reinado de Alexandre Severo, seguramente), da era cristã, segundo informam as várias fontes que consultei.

Assim como se dá com Gaio, pouco se sabe com segurança sobre a vida civil de Ulpiano. É certo que ele nasceu na antiga cidade comercial de Tiro, situada na costa do que hoje é o Líbano, no seio de uma família da aristocracia (da ordem “equestre”) de então. Seu nome completo, em latim, era Eneo Domitius Ulpianus. Ele foi, segundo se registra, pupilo do famoso jurisconsulto Papiniano (142-212 d.C.). Foi rival de outro grande jurista, Paulo (que também viveu entre os séculos II e III da era cristã). Seus anos mais ativos como jurisconsulto vão de 211 a 222 d.C. Registre-se ainda que, além de jurista, Ulpiano foi historiador, demógrafo, grande economista e homem de Estado. Na política/administração romana, por exemplo, serviu sob os reinados de Sétimo Severo (como membro do Conselho deste), de Caracala (como “magister libellorum”, cargo também exercido pelo seu mestre Papiniano) e de Alexandre Severo (exercendo o importantíssimo cargo de prefeito pretoriano). Segundo a versão mais conhecida, Ulpiano foi assassinado, em Palácio, servindo ao Imperador Alexandre Severo, em meio a uma revolta envolvendo soldados e a população enfurecida.

Ulpiano é autor de muitos textos jurídicos, sempre claros e sistemáticos, que chegaram até nós, em fragmentos, sobretudo por intermédio do “Digesto” do grande imperador romano-bizantino Justiniano (483-565). Entre eles, bastante badalados são: “Ad Sabinum”, sobre o “ius civile” romano, composto de cinquenta e um livros; “Ad Edictum”, comentários sobre os éditos dos imperadores romanos de até então, composto de ao menos oitenta e um livros; “De Officio Proconsulis Libri”, uma sistematizada exposição do direito penal romano em dezenove livros; suas “Instituta”, obra dedicada ao ensino do direito; e por aí vai. No mais, muito conhecida do público em geral é a seguinte máxima de Ulpiano sobre o direito: “Iuris praecepta sunt haec: honeste vivere, alterum non laedere, suum cuique tribuere” (“São estes os preceitos do direito: viver honestamente, não lesar o próximo e dar a cada um o que lhe pertence”).

Entretanto, mais precisamente, o grande legado de Ulpiano está no fato de ele ter sido o primeiro pesquisador e sistematizador (dizem que ele não tinha a originalidade do seu mentor, Papiniano) em uma linha sucessiva de juristas que interpretaram e organizaram as outrora erráticas provisões do direito romano, transformando este (o direito romano) no “monumento” até hoje conhecido por suas qualidades de coerência e inteligibilidade.

Como aponta Robert Hockett (em “Little Book of Big Ideas – Law”, A & C Black Publishers Ltd., 2009), “de Ulpiano em diante, o direito romano restou conhecido pelo trabalho dos seus juristas comentadores, todos eles seguindo estilo de Ulpiano. Previamente ao estilo de comentários de Ulpiano, o direito romano era algo consideravelmente disperso, na forma de diversos princípios enunciados por juízes na decisão de casos concretos e de éditos ‘ad hoc’ de vários imperadores. Ulpiano está entre os primeiros a realizar um esforço sério no sentido de extrair princípios básicos de decisões judiciais e de éditos imperiais, com os quais ele sintetizou e sistematizou um arcabouço coerente de doutrina legal. Esse esforço não só facilitou o amplo entendimento e disseminação do direito romano desenvolvido até aquele momento, mas também ajudou a futura evolução sistemática desse direito, pois sua clarificação do direito existente tornou-se a base e guia para as futuras decisões judiciais e desenvolvimentos legislativos”.      

Lembremos, por fim, que o grande “sistematizador” Ulpiano, assim como Gaio (referido no começo deste riscado), foi um dos cinco grandes jurisconsultos romanos cujas “opiniões”, segundo o disposto na “Lei das Citações” de 426, do tempo do imperador romano-bizantino Teodósio II (reinado de 408-450), deveriam ser “seguidas”, como “fontes” do direito romano, pelos magistrados nos casos em julgamento. E mais: sua sistematização do direito romano fez com que Ulpiano se tornasse – e talvez a história não conheça consagração maior para um jurisconsulto, romano ou não – o jurista mais citado no “Corpus Iuris Civilis” (no “Digesto”, mais especificamente), a mais perene compilação do direito romano, empreendida, no século XI de nossa era, pelo imperador Justiniano.

(Fonte: Tribuna do Norte Sobre Ulpiano - 09/07/2016 - Notícia - Tribuna do Norte


*Marcelo Alves Dias de Souza é Procurador Regional da República, Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL e Mestre em Direito pela PUC/SP.



quarta-feira, 13 de abril de 2022

Lembrança à memória de Ivanilda

 
'Amigo é coisa para se guardar

Debaixo de sete chaves

Dentro do coração

Assim falava a canção que na América ouvi

Mas quem cantava chorou

Ao ver o seu amigo partir.

 

Mas quem ficou, no pensamento voou

Com seu canto que o outro lembrou

E quem voou, no pensamento ficou

Com a lembrança que o outro cantou'.

(Milton Nascimento, Canção da América)

 

Hoje, 13/04/2022, lembramos os dois anos de despedida da nossa ex-colaboradora e grande amiga, Dra. Ivanilda Maria Vergílio, Saudosa Assessora do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu.
Descanse em paz!

 

 

 

 

 

domingo, 10 de abril de 2022

UBA Manhuaçu elege novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal

 Realizada no último sábado, 09/04, Assembleia Geral destinada à eleição dos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da UBA (União Bancária Atlética) de Manhuaçu, para a gestão 2022/2024. O pleito ocorreu no salão de jogos do clube, durante toda a tarde, e obedeceu todos os trâmites estatutários. Puderam votar os associados com a situação regularizada em relação à taxa de manutenção. Compareceram às urnas, 154 associados.

Dos 33 candidatos que concorreram, 20 foram eleitos para compor o Conselho Deliberativo e os 03 concorrentes ao conselho fiscal foram eleitos para as 03 vagas, sendo eles: Beto Contador (115 votos), Robson Calpen (104) e Júlio Contador (89).

Foram eleitos para o Conselho Deliberativo:

1) Rondinelle (95 votos),

2) Marreco (94),

3) Ronaldo Nacapa (94),

4) Índio (90),

5) Rodrigo Negão (87),

6) Ozimar Decora Minas (86),

7) Serginho Pincel (85),

8) Rodrigo Bitrem (83),

9) Nei Goleiro (80),

10) Geraldo Pires (77),

11) Rogério Sathler Sopão (73),

12) Chardson HCL (73),

13) André Farmácia Drogahemil (70),

14) Vinícius Tigrilo (68),

15) Áureo do SAAE (67),

16) Afrânio Lopes (64),

17) Geovane Promaq (63),

18) Sandro Tavares (59),

19) Cabo Anízio (54),

20) Sérgio Camilo Veículos (54 votos),

 

Suplentes (Conselho Deliberativo):             

21) Bruno Andrade (54 votos),

22) Willian Detetive (53),

23) Ivone Ivoninha (51),

24) Gerson Gesso (48),

25) Juber Martelinho de Ouro (46),

26) Cláudio Viana (44),

27) Willian do Salão (42),

28) Felipe Santiago (40),

29) Abraão Prado (30),

30) Rangel (27),

31) Jefferson Ventura (24),

32) Maria Luiza (21),

33) José Carlos dos Santos Garcia (12).

 A apuração ocorreu após o horário estabelecido para a votação (12h às 17h). Integraram a Comissão de Apuração, como Presidente da Mesa, Alan Vargas; Secretário da Mesa, André Pimentel campos; Ex-presidentes do clube, Hélio Pio dos Santos e Paulo Cezar de Oliveira; sócios-testemunhas: Leandro Cardoso Dias e Gabriela Cristiane Nunes Silva Brito, e funcionários do clube que auxiliaram os trabalhos, Maria Aparecida Reis Souza e Ari de Abreu Cavalcante.

O Presidente da UBA, Haviland Lucindo Leite, juntamente com membros da diretora, e o Presidente eleito para o novo mandato, Glaucinei Bahia (Nei Bahia), estiveram presentes a este importante momento para o clube.











Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...