quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Deputado Gonzaga visita diretora escolar que o apoiou na juventude

 Pessoas que apoiam sonhos e ajudam a superar os grandes desafios do cotidiano, marcam para sempre a vida daqueles a quem estendem as mãos, com uma impressão indelével no coração. Foi com esta alegria que o Deputado Federal Subtenente Gonzaga visitou a senhora Ione Reis Cordeiro, ex-diretora da Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho (antiga Escola Normal), em sua recente visita à Manhuaçu.

O reencontro foi emocionante e a história é muito bonita.

Gonzaga, que é manhuaçuense, relatou a atenção que a ex-diretora, D. Ione, teve com ele em relação aos estudos e ao ingresso no mercado de trabalho, ainda na juventude.

‘Depois de 39 anos, encontrei a Professora Dona Ione, ex-diretora da Escola Maria de Luca, a Escola Normal. Fiz questão de encontrá-la, para agradecer-lhe o benefício, o grande gesto que ela gratuitamente teve comigo, em 1981. Naquele ano, com 17 anos, me inscrevi para o supletivo do 1º grau, e, para minha sorte, consegui ser aprovado em todas as matérias e ir para a Escola Normal, onde dona Ione era diretora. Também era ela que coordenava o supletivo. Ao chegar à secretaria da escola para receber o meu certificado de conclusão do 1º grau, a funcionária Luzia me recebeu, e, ao identificar meu nome, disse: ‘a Dona Ione quer te conhecer’. E me levou até ela. Dona Ione, uma senhora muito elegante, com o perfil de uma diretora muito responsável, me cumprimentou pelo resultado do supletivo e me convidou para estudar naquela escola. Eu disse que queria estudar, mas que precisava trabalhar para sustentar meus estudos e que morava na roça e meus pais não tinham condições de bancar estas despesas. Então, tivemos um diálogo mais ou menos assim. Ela disse: ‘venha estudar aqui na nossa escola. Nós vamos lhe ajudar a encontrar um trabalho. Quanto você quer ganhar?’ Surpreso, eu disse, que me sustentaria com pelo menos um salário mínimo. Ela perguntou: o que você sabe fazer? Capinar é o que eu faço lá na roça, respondi. Ela respondeu: ‘Pois é, mas com esta profissão o mercado não te paga um salário, talvez meio’. Ponderei e falei para ela que ‘se a senhora conseguir para mim, eu aceito’. Fui embora e comecei a procurar alternativas.

Para quem é da nossa idade, recorda que, aquele, era um ano de muita dificuldade de emprego, com uma recessão brava, e, para quem saia da roça, as oportunidades eram muito reduzidas. Porém, na semana seguinte, para garantir vaga na escola, me inscrevi na Escola Normal, no dia 1º de fevereiro de 81. Também me preparava para ir embora para Brasília (DF), onde meu tio, pedreiro, queria me arranjar serviço de servente.

De repente, recebi um recado que foi levado à casa dos meus pais que, confesso não sei quem levou, dizendo que a professora Zuleika queria falar comigo urgente.

No dia seguinte, fui cedo para a cidade de Manhuaçu, distante 40 km da minha casa, onde ainda meus irmãos residem. Na escola, me disseram: ‘Dona Ivone não poderá recebê-lo, mas ela indicou você e mais dois amigos para fazer estágio na Caixa Econômica Federal’. Eles me explicaram que se tratava de um convênio com o banco, em que a escola indicaria bons alunos. Adorei. Veja só, isso aconteceu na escola, onde eu apenas havia feito a inscrição e matrícula. Esse gesto mudou minha vida. Desisti de ir para Brasília. Tornei-me estagiário da Caixa Econômica Federal, com mais dois colegas. Este trabalho durou pouco, apenas quatro meses, pois, a Caixa encerrou o convênio. Então fui trabalhar no hospital, e, de lá, entrei na Polícia Militar.

Dona Ione mudou o rumo da minha vida. Eu poderia estar melhor ou poderia estar pior, mas o gesto dela de me acolher na escola, jamais esqueci. O gesto dela de me indicar para o estágio, de acreditar em mim sem nunca ter sido aluno do colégio, jamais esqueci.

No entanto, nunca mais tinha visto a Dona Ione. Já havia procurado, mas não havia encontrado. Hoje, fui à casa dela, com o distanciamento necessário por causa da prevenção ao Covid-19.

Ela, com 95 anos, lúcida. Tive a oportunidade lhe dizer: ‘Muito obrigado! A Senhora me acolheu sem nunca ter me visto. A Senhora mudou o rumo da minha vida e estou aqui para agradecer. Meu muito obrigado!’, agradeceu o Deputado Federal Subtenente Gonzaga.





segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Autorizadas as obras de construção da cobertura da quadra poliesportiva de Palmeiras

 A Prefeitura de Manhuaçu construirá cobertura para a quadra poliesportiva de Palmeiras do Manhuaçu. A Ordem de Serviço foi assinada em ato administrativo realizado no distrito, recentemente. O recurso para a obra foi viabilizado pelo Deputado Estadual João Magalhães junto ao Governo de Minas.

Localizada ao lado da Escola Municipal Eni Alves Nogueira, esta é a primeira quadra poliesportiva do distrito. Ela foi construída nesta gestão, com recurso próprio, a partir do empenho da Prefeita Cici Magalhães e equipe administrativa para atender as principais demandas da população.

Participaram do ato, além do deputado, a Secretária M. de Esportes, Liliane Lopes Araújo, que assinou a autorização juntamente com o empreiteiro responsável pela obra, Edmar Pereira; Diretora da EM Eni Alves Nogueira, Débora Aparecida Arruda Silva, membros do secretariado e moradores.

Em Palmeiras do Manhuaçu, a Prefeitura calçou diversas ruas, reestruturou a ponte principal e instalou academia ao livre, além do patrolamento das estradas.











segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Prefeitura entrega nova UBS Vilanova: cinco UBS concluídas na gestão

A Prefeitura de Manhuaçu realizou a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Vilanova, recentemente (07/08). Com mais essa unidade, somam-se cinco UBS entregues pela atual Administração.

A UBS foi construída com recurso viabilizado a partir de Emenda Parlamentar do Deputado Estadual João Magalhães, além de complemento do município e total apoio do Deputado Federal Subtenente Gonzaga para a aquisição dos equipamentos da unidade.

A nova unidade, que recebe o nome de UBS Joaquim Teixeira Dutra, foi aberta à população em cerimônia rápida que contou com a presença da Prefeita Cici Magalhães; Deputados Federal Subtenente Gonzaga, e, Estadual, João Magalhães, Vice-prefeito Renato Cesar Von Randow (Renato da Banca); Secretárias M. de Saúde, Dra. Karina Gama, Anna Carulina (Planejamento) e Secretário de Obras, Eduardo Ribeiro; Vereadores Juninho Linhares (Presidente da Câmara), Jorge Augusto (Jorge do Ibéria), Gilson Cesar, Geovanni Mageste, Alan Quintão, além de demais membros do Secretariado, coordenadores da Secretaria de Saúde, servidores que atuam na unidade e familiares do homenageado.

 A população vilanovense aguardava ansiosamente a construção de um espaço que pudesse garantir conforto, segurança e ambiente adequado.

O prédio da UBS de Vilanova atende todas as exigências do Ministério da Saúde.

A nova UBS possui projeto arquitetônico padrão, com 610 m² de área construída, além de amplo espaço que abriga consultórios médicos e odontológicos, enfermagem, sala de vacina, espera, copa, cozinha, farmácia e outros espaços.

A UBS atenderá aproximadamente seis mil pessoas de sua área de abrangência.

Desde o início, a Secretaria de Saúde tem priorizado os programas, projetos e as ações, voltados à saúde pública, em especial na Atenção Primária. Por isso, todos os esforços foram concentrados para que as Unidades Básicas de Saúde dos bairros São Vicente, Santa Luzia, além dos distritos de Santo Amaro de Minas, Dom Corrêa e Vilanova fossem concluídos.

A Secretária de Saúde Karina Gama disse que as obras se concretizam graças ao esforço de todos, aos recursos que são viabilizados e o compromisso da Administração Municipal para que todos os moradores tenham tratamento de qualidade. “Posso dizer que estou realizada, entregando para a comunidade de Vilanova um lugar que vai garantir atendimento, conforto e melhoria para todos. Essa UBS é o fruto de muito trabalho e união”, ressaltou.

Informações da Ass. Com. SMS.

 






















 

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...