sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Polícia Militar e Prefeitura de Ipatinga entregam doação para Manhuaçu


 Mais um importante gesto solidário foi registrado na tarde desta quinta-feira, 30/01, em Manhuaçu. A Polícia Militar do 12º RPM e do 14º BPM (Ipatinga-MG), juntamente com a Prefeitura de Ipatinga, entregaram um caminhão de donativos para ajudar as famílias manhuaçuenses atingidas pela enchente ocorrida no final de semana.
A doação foi entregue no ponto de apoio instalado no Ginásio Poliesportivo Oswaldo Sad, coordenado pela Prefeitura de Manhuaçu/ Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. No local, profissionais da Assistência Social e voluntários organizam e separam o material para eficiente distribuição para a população.
Em visita ao ponto de apoio, a Prefeita Cici Magalhães participou do ato de entrega dos donativos, juntamente com a Secretária Giuzaina Celeste Gregório (Trabalho e Desenvolvimento Social), representantes da Polícia Militar: Capitão PM Adilson, Sargento W. Lacerda e Cabo Talles, além do Capitão Firme, do Corpo de Bombeiros.

DOAÇÃO DO 11º BPM

Hoje, mais cedo, o 11º Batalhão de Polícia Militar de Manhuaçu também procedeu com a entrega de expressiva quantidade de donativos para esta iniciativa social.
A Prefeita agradeceu ao grandioso e constante apoio dos voluntários e instituições de Manhuaçu e região. Ajuda esta que tem feito a diferença, trazendo amparo às centenas de famílias que tiveram perdas materiais diversas com a inundação, deslizamentos e enxurradas.  

APAE TAMBÉM SE SOLIDARIZA

No auditório da APAE Manhuaçu, voluntários também organizam roupas e outras doações para entrega aos necessitados. É mais um bom exemplo de cidadania, solidariedade e calor humano da população de Manhuaçu com aqueles que mais precisam.
(Thomaz Júnior)


Energisa doa colchões, água mineral e ajuda com caminhões pipa em Manhuaçu


Doações da Energisa para as famílias prejudicadas com a enchente de Manhuaçu chegaram nesta quinta-feira, 30/01. Em total solidariedade ao povo manhuaçuense e em atendimento ao pedido feito pela Prefeita Cici Magalhães, a concessionária de energia elétrica disponibilizou cem colchões e 400 litros de água mineral, além de ajuda com dois caminhões-pipa diários que já contribuem com a limpeza desde terça-feira, 28, e continuarão até sábado, 1º de fevereiro.
 Os colchões foram entregues às famílias necessitadas neste começo de tarde.
(Thomaz Júnior)
Cidadesdocafe.com

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Pós-enchente: limpeza prossegue em Manhuaçu

Com frentes de trabalho em vários pontos da cidade, as equipes da Secretaria de Obras da Prefeitura de Manhuaçu e voluntários prosseguem com o trabalho de limpeza, com a remoção de lama e entulho gerados com a enchente do último final de semana.
É bonito o exemplo da população, que abraçou a causa, e, por meio da ativa participação de voluntários, contribui grandiosamente para que a situação se normalize, tanto contribuindo para a limpeza quanto com a captação e distribuição de donativos às pessoas mais prejudicadas. Um grande grupo de WhatsApp denominado ‘Recupera Manhuaçu’, entre outras iniciativas populares têm feito a diferença, em verdadeira demonstração de solidariedade e amor ao próximo.
Para atender a população com mais rapidez, a Prefeita autorizou a contratação emergencial de 58 trabalhadores, reforçando as atividades, principalmente nos locais mais atingidos.
Nesta quinta-feira, 30/01, trabalhadores e máquinas executam limpeza nos seguintes locais: acesso ao B. Petrina, Bairro Lajinha, Rua Josias Breder (próximo ao Estádio JK), nas ruas interligadas à Rua Antônio Wellerson, no B. Santo Antônio, Rua Júlio Bueno e B. Vila Deolinda, entre outros locais em que a limpeza já estava em andamento durante esta semana.
(Thomaz Júnior) Cidadesdocafe.com

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Em visita à Manhuaçu, Governador Romeu Zema anuncia medidas para ajudar a região


Após vistoriar as cidades da região atingidas por inundações e deslizamentos, o Governador Romeu Zema Neto e autoridades estaduais do Legislativo e Judiciário foram acolhidos pela Prefeita Cici Magalhães e o Vice-prefeito Renato Cezar Von Randow (Renato da banca), no Paço Municipal, em reunião que envolveu representantes da Defesa Civil e Prefeitos, na tarde deste domingo, 28/01.
Além de Manhuaçu, o Governador sobrevoou os municípios que também registraram destruição e perda de vidas humanas no fim de semana, como Manhumirim, Alto Jequitibá, Alto Caparaó, Espera Feliz e Caparaó.
Acompanhado da Prefeita Cici e do Deputado João Magalhães, em Manhuaçu, Romeu Zema foi até locais severamente atingidos pela enchente, como a Rua Antônio Wellerson, a Baixada e o B. Engenho da Serra.
Em seguida, o Governador se reuniu com 21 prefeitos da região e autoridades para discutir medidas e buscar soluções para os problemas causados pelas chuvas.

Integraram a Mesa Diretora, o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas Alves; Presidente do TJMG, Desembargador Dr. Nelson Missias de Moraes; Presidente da ALMG, Deputado Agostinho Patrus; Presidente do Ministério Público de Minas Gerais, Dr. Antônio Sérgio Tonet; Deputados Estaduais João Magalhães e Celise Laviola; Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, General Araújo; Secretário Geral Do Estado, Dr. Igor Eto; Secretária de Estado de Impacto Social, Elizabeth Jucá; Chefe de Gabinete Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues; Comandante da 12ª RPM de Ipatinga, Coronel Sérvio Túlio Salazar Mariano, e o Comandante do 5º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros/ MG, Coronel Alexandre Casarim.
O governador informou que assinou decreto declarando situação de emergência em 47 municípios mineiros, muitos deles da região. A Defesa Civil mobilizará todos os órgãos estaduais nas ações de resposta e reabilitação dos cenários. O decreto também facilita a aquisição de bens necessários para as atividades visando à recuperação das cidades.
 “A grande prioridade no momento é ajudar essas pessoas. E assim que o tempo melhorar e os danos forem levantados, nós daremos prosseguimento com essa reparação. O próprio ministério do Desenvolvimento Regional vai receber, a partir dessa semana, das próprias prefeituras e da nossa secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, aquilo que já há de danos com mais detalhes para que ele possa separar alguma verba, para que essas obras sejam feitas com a maior agilidade possível”, afirmou.
Zema também lamentou as mortes em decorrência dos acontecimentos. Ele declarou luto oficial no Estado de Minas Gerais por três dias em sinal de pesar pelas vítimas.
Aos prefeitos, o Governador garantiu que “obras de infraestrutura deverão ser feitas assim que o tempo possibilitar, principalmente aquelas que estão impedindo algum tipo de acesso, mas nossa prioridade no momento é a ajuda humanitária. Já disponibilizamos toda a estrutura da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, todas as suas unidades estão disponíveis para receber mantimentos não perecíveis, produtos de limpeza, de higiene pessoal, também colchões e lençóis”.
A Prefeita Cici pediu que o Estado volte sua atenção para os municípios da região, lembrando que as chuvas causaram estragos em todas as cidades e na zona rural. “Tivemos estragos enormes e não temos como dimensionar o tamanho do prejuízo de centenas de famílias e comerciantes. A economia das cidades foi destruída. A gente quando se depara com uma tragédia dessas e fica totalmente abalada. O maior pedido que temos é que reconheça a nossa região do Caparaó, dê uma atenção especial para a gente nesse momento tão triste”, pontuou.
No mesmo dia, mais cedo, às 8h da manhã, a Prefeita e o Vice-prefeito se reuniram com os Deputados Federal, Subtenente Gonzaga, e Estadual, João Magalhães; Presidente da Câmara, Juninho Linhares; Comandante do 5º Comando do Corpo de Bombeiros, Cel. Alexandre Casarim; Comandantes da PM, Coronel Sérvio Túlio (12ª RPM) e Tenente-coronel Ronaldo Franco (11º BPM), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e secretariado para a definição de novas ações emergenciais e preventivas na região.
(Thomaz Júnior/ Agência Minas - fotos: Thiago Lula)

Boston City FC: time manhuaçuense disputará importantes torneios no Brasil e na China

Em apresentação oficial realizada na tarde desta quarta-feira, 22/01, o Boston City FC Brasil anunciou as novidades para a temporada 2020 de futebol. Patrocinado pelo Centro Universitário UNIFACIG, o time manhuaçuense participará de importantes torneios no Brasil e na China.
Presentes à solenidade promovida no Campus Ilha de Excelência do UNIFACIG, o CEO do Boston City FC, Renato Valentim; Presidente do clube, Marcelo Nascimento; Diretores Wanner Douglas Dornelas (Administrativo), Alberto Oliveira (Futebol) e Eleazar Villavicencio (Marketing e Comunicação), além do Reitor do Centro Universitário, Thales Reis Hannas.

TORNEIOS

Este ano, a equipe profissional do Boston City FC Brasil participará do Campeonato Mineiro (2ª Divisão), Salvador Cup e o Mundialito Esportivo.
As equipes Sub15, Sub17 e Sub20 disputarão a 1ª Divisão do Campeonato Mineiro.
Outro destaque será a participação do time Sub20 no Campeonato Internacional da China.
O CEO do Boston City FC, empresário Renato Valentim, destacou que ‘trouxemos estas inovações e estamos animados com tudo que está acontecendo. Apresentamos profissionais que têm muito a oferecer ao clube, por isso, tenho certeza que será um ano espetacular para nós. Uma das novidade do elenco, será o Marcelo Nascimento, que ficará a frente do Boston nacional e internacional no cargo de Presidente. Isto não quer dizer que estarei distante, só estou trazendo uma pessoa a mais que, envolvida no projeto, dará um suporte maior aos profissionais de Manhuaçu’.
Em seu pronunciamento, o Reitor do centro universitário UNIFACIG, Thales Hannas, reforçou a importância da boa gestão para qualquer empreendimento, especialmente os clubes de futebol. Ele citou exemplos de grandes times brasileiros que, devido a erros de planejamento e de gerenciamento, foram prejudicados, com rebaixamento e prejuízos financeiros. Neste contexto, o Reitor elogiou o trabalho do CEO Renato Valentim e diretoria à frente do Boston City FC.
‘No UNIFACIG sempre acreditamos no potencial esportivo dos atletas da região. Oferecemos o curso de Educação Física, entre as várias opções de graduação na instituição. É com muita satisfação que renovamos esta parceria com o Boston City FC Brasil, incentivando o esporte junto à juventude’, afirmou o Reitor.
Ainda durante o evento, foi apresentada a tecnologia para prevenção de lesões disponível para os atletas do Boston City, a partir de convênio Boston City FC e Wheeler.

EQUIPE SUB15
 
Integram a equipe Sub15, os jovens atletas: João Victor de Oliveira Cardoso Lobato, Kevyn Vinícius Medeiros, Kaio Miguel, Marcos, Marcelo Marcos Cavalcante da Silva, Ruan Vagner, Luyde Matheus Matos Batista, João, Flávio Fernandes Nunes, Renan Augusto da Silva Mares, Rafael Caldeir Ferraz, Caio Henrique Martins Nogueira, Juan, Enzo Camelot Riois, Pedro Igor Soares, José Araújo Martins, Lucas Veiga, Fred, Davi Amorim Cerqueira, Richard Scherer Costa, Carlos Eduardo Barbosa Leite, Samuel de Souza Viana, Ygor Admilson Reis de Paulo, Luiz Felipe, Kaique, Cauã e Guilherme Líbano.

EQUIPE SUB17
 
A equipe Sub17 é formada por: Leonardo Livramento, Matheus Queiros, Werick, Guilherme Reis, Guilherme Silva, Allison Camargo, Rafael Henrique, Marck Jacob, Dantas César, Ygor de Jesus, José dos Santos, João Gabriel, Daniel Dias, Whashington Mendes, Nalberto Fagundes, Luisburgo, Walaci da Costa, João Victor Pinheiro, Welmo, Thierry Silva Nunes, Gabriel Lomeu, Diogo Marinho, Ivo Júnior, Guilherme Hoth, Arian da Silva Malaquias, Kaio Richard, Dhomene Nunes, Pedro Henrique, Estevão, Saymon, Samuel Felipe dos Santos e João Vittor Padilha.

EQUIPE SUB20
 
A equipe Sub20 é composta por: Mateus Fraga, Layo Franklin, Tainam Ribeiro, Emanoel Soares, Renato Marolla, João Paulo, Lucas Thiago, Marcos Victor, Mizael Santos, Allan Pereira, Jean Victor, Yago Matos, Samarone Oliveira, Emmanoel da Vila, Hugo Fernando, Adrian Jackson Carlos Miguel, José Victor, Hugo Luciano, Arthur Augusto, Edinei Fernandes, Rainam Santos, Jefferson Rocha, Lorran Silva, Luan Santos, Paulo Vitor, Gustavo Souza, Bruno Moreira e Claudionoro Santos.

COMISSÕES TÉCNICAS

Fazem parte das comissões técnicas os profissionais: (Sub 20): Welmo Moura (Técnico), Lucas Soares (Prep. Físico), Rodrigo Germano (Prep. de Goleiros) e Wanderley Paulista (Massagista); (Sub17): Guilherme Hoth (Técnico), Lucas Soares (Prep. Físico), Vanildo Baião (Prep. de Goleiros) e Geraldo Cassimiro (Massagista); (Sub 15): Eirel Rocha (Técnico), Kaich Leite (Prep. Físico), Vanildo Baião (Prep. de Goleiros) e Marcello Barbosa (Massagista), além do Roupeiro João Pereira.
(Thomaz Júnior)
 Cidadesdocafe.com



























terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Enchentes e deslizamentos: 19 vítimas fatais e um desaparecido na região


O 11º BPM divulgou nesta segunda-feira, 27/01, os números de vítimas de enchentes e de deslizamentos registrados na região, na área de atuação da unidade militar. Foram registradas ocorrências nas seguintes cidades:

LUISBURGO: CINCO VÍTIMAS

Trágicos deslizamentos resultaram em pelo menos cinco vítimas fatais em Luisburgo, neste final de semana.
Em uma das ocorrências, duas vítimas. A fatalidade foi registrada no Córrego da Pedra, onde um casal de idosos que teria tentado sair da casa de carro, durante o início da inundação, foi levado pela correnteza.
Uma das vítimas foi a senhora Maria Bicalho Ferreira, 62 anos. O corpo dela foi localizado há uma distância aproximada de três km de sua residência. O esposo Valtair Alves de Sousa, 63 anos, também arrastado pelas águas, ainda encontra-se desaparecido.
A casa deles foi totalmente destruída e o veículo foi localizado, preso em meio às arvores a cerca de dois quilômetros do local.
Também em Luisburgo, outro acidente foi registrado na Comunidade Pedra Dourada. No local, o soterramento da residência do senhor Sidnei da Silva Alves, 42 anos, que morava com sua esposa, Rita de Cássia Pereira, de mesma idade, e do filho Sidimar da Silva Alves, 16 anos.
O corpo da vítima Sidnei foi encontrado, contudo sua esposa e filho ainda estão desaparecidos.

ALTO CAPARAÓ: QUATRO VÍTIMAS FATAIS

Em Alto Caparaó, mais ocorrências de deslizamentos e vítimas fatais.
No sábado, 25, deslizamento no Córrego Bragança atingiu diversas casas. Em uma das residências, havia família com cinco pessoas, sendo um casal e três filhos. Duas crianças conseguiram escapar antes de a casa ser atingida e levada pelas águas.
Deste trágico acontecimento, foram localizadas as três vítimas fatais: o casal Jorcenei Peron Araújo, 40 anos, e Elcimeire de Oliveira Araújo, 36, e o filho Riquelme de Oliveira Araújo, de apenas três anos de idade.
No Córrego Fama, também no sábado, 25, uma casa foi atingida por deslizamento. A vítima Clarisvaldo Barbosa Rezende, 50 anos, foi localizada logo pela manhã e levada sem vida para Caparaó, onde reside sua família.

SIMONÉSIA: QUATRO VÍTIMAS

Em deslizamento ocorrido no sábado, 25, no Córrego Três Barras, uma residência foi totalmente soterrada. Três pessoas morreram: Sebastião Joaquim de Freitas, 81 anos, Alda Clementina de Freitas, 73, e a jovem Vanessa Júlia Gomes de Freitas, de 15 anos.
No momento do acidente não foi possível o deslocamento ao local para socorro, devido à precariedade das estradas, nem mesmo com a intervenção de máquinas da prefeitura.
Os próprios moradores, vizinhos e amigos retiraram os corpos em meio a lama. Eles foram liberados para o serviço funerário e levados para o pronto atendimento de Simonésia, para as demais providências.

ALTO JEQUITIBÁ: TRÊS VÍTIMAS FATAIS

Deslizamentos também ocasionaram mortes e tristeza em Alto Jequitibá.
No sábado, 25, deslizamento atingiu casa no Córrego Indaiassú. A residência teria sido arrastada até o leito do rio, com três crianças junto, rio abaixo.
Uma delas foi socorrida. O menino João Vitor Fagundes Salim, de 12 anos, foi encontrado no rio, e salvo por populares.
Os bombeiros militares trouxeram o garoto à UPA/ Manhuaçu para atendimento médico. Em razão do estado grave, a vítima foi transferida para Belo Horizonte.
As outras duas crianças, irmãs de João Vitor: Eduardo Fagundes Salim, de sete anos, e Isadora Fagundes Salim, bebê de apenas 01 ano, foram localizadas já sem vida. Os corpos das duas crianças foram encaminhados ao pronto socorro de Alto Jequitibá.
Outro acidente envolvendo deslizamento ocorreu no Povoado Luanda, também no sábado, 25. A senhora Dinora Rosalina da Silva, 101 anos, ficou soterrada. Ela chegou a ser socorrida por populares, mas chegou sem vida ao pronto socorro local.

MANHUAÇU: VÍTIMA DE AFOGAMENTO

Em Manhuaçu, foi registrada uma vítima fatal durante a inundação do rio. A ocorrência foi registrada no sábado, 25/01, na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Coqueiro.
De acordo com testemunhas, Ueldison Carlos da Cruz, 33 anos, havia entrado nas águas do Rio Manhuaçu e ficando submerso por muito tempo. Populares resgataram o corpo horas depois, quando o nível das águas já estava menor. O serviço funerário recolheu o corpo para demais providências.

SANTA MARGARIDA: UMA VÍTIMA DE SOTERRAMENTO

No sábado, 25, deslizamento no Córrego Cachoeirinha causou o soterramento de uma residência. A vítima, Daniel Henrique de Souza, chegou a ser socorrida por populares, mas veio a óbito logo após.

PEDRA BONITA: DUAS VÍTIMAS DE SOTERRAMENTO

No Córrego do Café, no sábado, deslizamentos atingiram o casal Marelene e José do Carmo, que caminhava pela estrada, segundo relato de populares.
No primeiro desmoronamento de terra, o senhor Leandro conseguiu sair, e, ajudado por uma pessoa próxima, tentou resgatar a esposa. De repente, houve um segundo deslizamento, o que complicou a situação e inviabilizou o resgate da vítima com vida.
Populares ajudaram a levar a vítima Marelene Aparecida Ferreira do Carmo, 34 anos, já sem vida, para a cidade de Santa Margarida. Ela foi encaminhada na ambulância do serviço de saúde municipal para o IML de Manhuaçu.
No mesmo dia, deslizamento no Córrego da Laje atingiu uma casa. Nela estava a vítima Vanessa de Souza Chaves, 17 anos, que dormia no quarto no momento do acidente. Ela chegou a ser socorrida por familiares, mas veio a óbito.
Na mesma data, deslizamento no Córrego dos Cruz, tirou a vida de Laurentino Ferreira da Costa, 65 anos. Ele foi localizado na manhã desta segunda-feira, 27. Sua casa também foi atingida.
(edição: Thomaz Júnior) Cidadesdocafe.com

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...