![]() |
Ver legenda no final do texto¹ |
Nasceu em Catas Altas, MG em 26 de outubro de 1992. Falecimento em 25 de outubro de 1982, portanto, viveu 90 anos !
Era sobrinha do senador Levindo Coelho e foi criada por ele.
Na casa do senador falava-se francês, naquela época era uma das marcas da cultura, assim, desde criança falava e estudava essa língua.
Casou com o jovem médico Cordovil Pinto Coelho e moraram primeiramente em Barra Mansa, RJ. Depois mudaram para Viçosa, MG, onde o Dr Cordovil tornou-se médico do Dr. Arthur Bernardes.
Em 1916 houve uma epidemia de tifo em Manhuaçu e o Dr Arthur Bernardes, que era deputado federal, enviou o Dr Cordovil para Manhuaçu com o objetivo de auxiliar no combate a epidemia de tifo. Ele conseguiu uma aprovação de uma lei municipal na Câmara de Vereadores proibindo a criação de porcos no perímetro urbano, o que foi fundamental para extinguir a epidemia. O sucesso do com bate a epidemia foi o fator motivador para que o Dr Cordovil fixasse residência na cidade. Assim ele trouxe a sua família para Manhuaçu.
A chegada do casal em Manhuaçu significou um aumento relevante da cultura na cidade. Com eles vieram os três filhos: Hervê, Gerardo e Renê.

Em 1928 foi criada a Escola Normal Oficial de Manhuaçu, onde a Profa Maria de Lucca lecionou francês por 25 anos, tendo exercido também o cargo de diretora sendo antecessora do Prof. Hiran de Carvalho. Algumas alunas de francês se tornaram professoras desse idioma, dentre elas as Professoras Adeuslyra Corsetti e Síria Thebit.
Na década de 1930 , a Profa Maria de Lucca ficou sabendo que no Colégio Evangélico de Jequitibá havia uma professora inglesa, Mrs Barbara Stones. Ela contratou essa professora lhe ensinar inglês. Assim, ela pegava o trem da Leopoldina às 3as e 5as feiras as 10:00 hs em Manhuaçu e passava as tardes estudando inglês com a professora inglesa em Jequitibá. E retornava no trem noturno para Manhuaçu.
Em 1952 foi eleita vereadora em Manhuaçu, tornando-se a primeira mulher eleita vereadora no município.
Em meados década de 1950 mudou-se para Belo Horizonte, onde exerceu cargos na Secretária Estadual de Educação.
Prof. Márcio de Souza Campos,
Ex aluno da Escola Maria de Lucca de 1960 a 1963, com muito orgulho de ter ali estudado!
(Saiba mais sobre a História de Manhuaçu, em cidadesdocafe.com - clique na seção HISTÓRIA)
LEGENDAS:
1 - Casamento em março de 1921! A moça que aparece atrás dos noivos é Andrelina Zapalla , tia da nossa colega Beatriz Zapalla. E ela dona da casa na rua Amaral Franco, onde existe um restaurante com pinturas belíssimas. O autor das pinturas foi um Italiano que pintou a Igreja Matriz, a capela do Hospital e também as pinturas da Pastelaria do Ziquita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário