sábado, 31 de agosto de 2019

Alunos assistem teatro sobre perigos da rede elétrica


Educandos de escolas municipais e do Colégio Tiradentes de Polícia Militar assistiram com total atenção e muito entusiasmo a peça teatral ‘Segurança Sempre’, do Projeto ‘Zé da Luz na Escola’, nesta quarta-feira, 28/08.
A Prefeitura de Manhuaçu apoiou a iniciativa da Energisa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, direção e equipes pedagógicas das escolas.
Pela manhã, o teatro ocorreu na EM Ponte da Aldeia, e, à tarde, a partir das 15h30, houve apresentação na Praça Dr. César Leite (praça do hospital), com a participação de alunos das Escolas Municipais Petrina Maria da Conceição (B. Petrina), EM São Jorge, EM São Vicente de Paula e EM Camilo Nacif, além de estudantes do Colégio Tiradentes.
O teatro trouxe diversão e informação para conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos de soltar pipa ou papagaio perto da rede elétrica.
A Secretária Municipal de Educação, Luizaura Januário, e a Diretora Dilma Resende, elogiaram a peça, destacando que a iniciativa trouxe momentos preciosos de conhecimento para as crianças.
De acordo com as estatísticas, dentre as causas fatais de acidentes no país em 2018 com a rede elétrica, empinar pipa/papagaio representou 6% do total, segundo a Agência Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
A Energisa pontua que mais de seis mil alunos já assistiram à peça em 2019.
No próximo dia 09/09, o Projeto Zé da Luz na Escola visitará Manhumirim, em dois locais: a Escola Municipal Dra. Maria da Conceição Oliveira Ribeiro e a Praça Padre Júlio Maria, também às 15h30 e aberta ao público.
Ainda durante a peça, a Energisa disponibilizou o número de atendimento por WhatsApp 32 98426 1352.
(Thomaz Júnior/ fotos: SMEM)



sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Vice-prefeito e secretários participam da abertura do 5º Encontro do Agronegócio

O Vice-prefeito de Manhuaçu, Renato Cezar Von Randow (Renato da Banca) representou a Prefeita Cici Magalhães, juntamente com os Secretários Municipais Flânio Alves da Silva (Agricultura, Indústria e Comércio e de Meio Ambiente) e Gena Clara Gil Alcon (Cultura e Turismo), na abertura do 5º Encontro do Agronegócio Sicoob Credilivre, na manhã desta quinta-feira, 29/08, no Parque de Exposições Fernando Maurílio Lopes, no B. Ponte da Aldeia.
A Mesa Diretora da solenidade reuniu ainda representantes do Conselho de Administração do Sicoob Credilivre: Presidente Sebastião de Lourdes Lopes, Vice-presidente Vinicius Magalhães Dutra, Consellheiros: Sérgio Fernandez de Sales, Gilvan Moreira Costa e Sérgio de Lima Dornelas; Adriano de Freitas Amorim (Diretor de Negócios), Andréia Maria de Oliveira Bahia (Controles e Riscos) e Cassius Lopes da Silva (Administrativo); Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Antônio Teodoro Dutra, Comandante do 11º BPM, Tenente-Coronel Ronaldo Franco de Oliveira; Extensionista da EMATER, José Antônio do Nascimento, e membros do Conselho Fiscal da cooperativa. Também prestigiaram o evento, o Presidente da Câmara, Vereador Inspetor Linhares; Prefeito de Santa Margarida, Geraldo Schiavo; Presidente da SCAMG (Associação de Cafés Especiais), Alexandre Junqueira Leitão, e a Mobilizadora do SENAR, Isaura da Paixão, entre outros representantes de segmentos sociais e alunos da Escola Municipal São Jorge.
A exemplo dos anos anteriores, o encontro reúne expressiva participação do público, especialmente associados e empresas da região que atuam no setor. Diversos stands oferecendo produtos e prestação de serviços foram montados, evidenciando a força do agronegócio, o cooperativismo e da agricultura familiar em Manhuaçu e cidades vizinhas.
O encontro acontece nesta quinta e sexta-feira, entre 9 e 17 horas, com sorteios de prêmios e ofertas especiais de insumos, implementos e máquinas agrícolas e financiamentos com taxas especiais. Este ano, mais de sessenta expositores foram convidados pela organização. Presente em doze municípios da região, com dezesseis agências, e na capital mineira, com duas agências, o Sicoob Credilivre atende um público formado por 70% de produtores rurais.

PARCERIAS

O evento também dispõe de área dedicada às mulheres, o ‘Espaço Mulher’, e o ‘Espaço Homem’, com diversos serviços gratuitos oferecidos ao público, por meio de parceria com o Sistema FAEMG/Senar-MG e Sindicato Rural de Manhuaçu e o Senac.
(Thomaz Júnior) acesse www.cidadesdocafe.com


domingo, 25 de agosto de 2019

Juventude lota anfiteatro no Seminário de Política sobre Álcool e Drogas de Manhuaçu

O 3º Seminário Municipal de Política sobre Álcool e Drogas de Manhuaçu contou expressiva participação de estudantes e representantes de instituições sociais que integram a rede de prevenção e combate a estas mazelas que afligem a sociedade, em especial a juventude. A Prefeita Cici Magalhães também esteve presente e integrou a Mesa Diretora da solenidade.
Para a sua organização, o seminário envolve parceria entre a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, e o COMAD (Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas). Esta terceira edição do encontro teve como tema ‘Álcool e drogas: caminhos para a prevenção’.
Além da Prefeita, também fizeram parte da Mesa Diretora, a Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Celeste Gregório; Presidente do COMAD, Luciane Dutra de Melo Cruz; Vereador Giovanni Mageste Hott, e Capitão Fernando, que representou o Comando do 11º BPM. 
A palestra evidenciando o tema do seminário foi ministrada pelo especialista Dr. Sérgio Henrique de Souza Oliveira. Em seguida, usuários e profissionais do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) chamaram a atenção do público com criativa peça teatral.
Após o lanche ser servido aos participantes, houve a apresentação das instituições sociais que atuam de forma conjunta, tecendo a rede de prevenção e combate ao álcool e drogas no município, em parceria com a Prefeitura de Manhuaçu. São elas: o grupo AA (Alcóolicos Anônimos); Fumaph (Projeto Ladrilhar e Casa Bom Samaritano); CAPS AD; CREAS (Secretaria M. de Trabalho e Desenvolvimento Social); PROERD (Polícia Militar), Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência e Faculdade do Futuro.
Os representantes destas entidades exibiram, em telão, informações sobre o trabalho desenvolvido no dia-a-dia junto à população.
A exemplo dos demais conselhos municipais, a Prefeitura de Manhuaçu apoia o Comad na formulação e implementação de políticas públicas visando o bem-estar de toda a população.
(Thomaz Júnior/ fotos: Silvio Ferreira)
















sábado, 24 de agosto de 2019

Prefeitura inaugurará mais obras em Manhuaçu


A Prefeita Cici Magalhães entregará mais uma importante obra para a população neste final de semana.
Construída com recurso próprio do município, será inaugurada neste sábado, 24/08, a Praça Geraldo de Paula Nunes, na Avenida JK, no distrito de Vilanova, a partir das 18h. A solenidade festiva contará com apresentação musical do cantor Adriano Lara.
Situada em local movimentado, a praça era sonho antigo dos moradores. A área de lazer e convivência social, que, até então, era de chão batido, agora foi remodelada com calçadas, parquinho (playground), mesas e ‘banquinhos’ feitos em alvenaria para a recreação de jovens e adultos, além de mudas arbóreas plantadas.
A iluminação pública também foi modernizada pela Prefeitura. O ambiente ficou mais claro e mais seguro para a população.
Diversas obras e serviços têm sido realizados pela Administração Ouvir para Governar, já nestes dois primeiros anos de trabalho. Em diversos pontos do município, obras como calçamento, nova iluminação e outras melhorias estão sendo entregues, além de outras que serão concluídas e inauguradas em breve, assegurando o bem-estar de toda a população, tanto na cidade quanto nos distritos.
(Thomaz Júnior/ fotos: Thiago Lula)



sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Centenário da Escola Municipal Eni Alves Nogueira é comemorado em grande estilo


 Na última sexta-feira, 16/08, a Escola Municipal Eni Alves Nogueira, localizada no distrito de Palmeiras do Manhuaçu, esteve em festa para comemorar os 100 anos de fundação do educandário. A prefeita Cici Magalhães marcou presença e confraternizou juntamente com professores, alunos e familiares que residem na comunidade. Populares de Simonésia, cidade vizinha, também estiveram presentes.
Além da prefeita, participaram das atividades a secretária de Educação, Luizaura Januário; os vereadores Jorge do Ibéria e Elenilton Martins; o secretário municipal de Educação de Simonésia, Moisés Raposo; além da professora de música, Márcia de Souza Lacerda; Dona Zina (Maria Lopes Domingues), que é a professora mais antiga da comunidade; e senhor Job Ênio Alves Nogueira, representando a família que leva o nome da escola.
Também presentes a pedagoga Renata Cristina Afonso da Silva Domingues, a diretora Débora Aparecida Arruda Afonso Silva e a vice-diretora Tatiane Eloy Ferreira Alves.
Durante as festividades, a prefeita entregou placa em homenagem aos 100 anos da escola. Alunos e professores realizaram apresentações, principalmente elucidando contos de fadas e histórias infantis.

100 ANOS DE HISTÓRIA
Em 1919 foi aberta na comunidade de Palmeiras a primeira turma de alfabetização. Começa, então, a serem alfabetizados homens, que fazem parte da história deste simples e aconchegante povoado. Vários professores passaram por esta escola, que não tinha sede própria, funcionava em casas que eram cedidas pela comunidade.
A escola possuía apenas uma sala onde funcionava até antiga 3ª série, que se expandiu em 1960, com a chegada de novas professoras devido ao aumento da demanda de alunos.
Em 1978 foi construída a primeira escola, que no ano decorrente passa a pertencer ao Estado sendo denominada Escola Estadual do Povoado de Palmeiras.
No ano de 1995, por ocasião do falecimento da senhora Eni Alves Nogueira, professora dedicada que ajudou no desenvolvimento da escola, muda-se o nome da instituição para Escola Estadual Eni Alves Nogueira.
Em 05 de março de 1998 acontece a municipalização do educandário, tornando-se, então, Escola Municipal Eni Alves Nogueira.
Esta unidade tem como principal objetivo aprimorar o ensino aprendizagem, garantindo qualidade, inovação e criatividade dos alunos, assegurando a sua permanência na escola e sempre procurando criar, nos mesmos, uma consciência crítica e solidária, que permitirá seu pleno exercício de cidadania.

(Silvio Ferreira / SECCOM) - acesse também www.cidadesdocafe.com


Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...