terça-feira, 30 de abril de 2019

Campeonato de Bairros 2019 tem início em Manhuaçu


Domingo movimentado para o esporte com emocionantes jogos no Estádio Municipal Juscelino Kubistchek (JK), durante todo o dia. Nesta data (28/04), às 15h, a Secretaria de Esportes da Prefeitura de Manhuaçu abriu oficialmente o Campeonato de Bairros 2019 – 1ª Divisão -, prestigiada por grande público nas arquibancadas cobertas.
Mas a bola começou a rolar em campo mais cedo.

CAMPEONATO MINEIRO SUB15 E SUB17
Com a presença da Prefeita Cici Magalhães, acompanhada do esposo Alexandre Leitão (Presidente da SCAMG); Reitor do Centro Universitário UNIFACIG, Thales Reis Hannas, e do Presidente do Boston City FC Brasil, Renato Valentim, a partir das 9h da manhã foram realizados dois jogos pelo Campeonato Mineiro, nas categorias Sub15 e Sub17. Olheiros do Grêmio, de Porto Alegre (RS), também acompanharam os jogos.
Na oportunidade, a equipe manhuaçuense Boston City FC Brasil recebeu em casa as equipes do Atlético Mineiro (Galinho) para confrontos nas duas categorias.
No primeiro jogo, categoria Sub15, vitória para o Atlético com placar de 1x0 contra o Boston FC Brasil.
Na partida seguinte, às 11h, valendo pela categoria Sub17, infelizmente, o time manhuaçuense perdeu com o famigerado placar de 7x1 para o Galinho.
Mesmo com as derrotas, o Boston segue firme no Campeonato Mineiro, com a equipe Sub15 em 4º lugar na tabela. A equipe Sub17 ocupa a 9ª colocação.

CAMPEONATO DE BAIRROS
Às 15h, mais emoção em campo com a abertura oficial do Campeonato de Bairros 2019, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes. Presentes à solenidade, o Secretário Jânio Garcia Mendes e Vereadores Giovanni Mageste Hott e Cléber Benfica.
Ao se pronunciar, o Secretário Jânio Garcia Mendes, destacou o compromisso da Administração Ouvir para Governar com o esporte para a população. ‘A Prefeita Cici Magalhães nos atendeu, autorizando a reforma do Estádio JK, o que trouxe mais comodidade e segurança para torcedores e jogadores, além de novo visual para este espaço que é símbolo de Manhuaçu. Agradecemos também às equipes das Secretarias de Obras e de Planejamento e ao SAMAL’, comentou.
Estrearam a primeira rodada ‘Matinha B’ e ‘Palestra’ (B. Nossa Senhora Aparecida). Vitória para Matinha B, com placar de 2x1 no tempo normal de jogo.
Ao todo, são doze equipes pela 1ª Divisão: São Vicente, Ponte da Aldeia A, São Jorge, Colina, Matinha A, Matinha B, Santa Luzia, Petrina, Bom Jardim, Santa Teresinha (Ferroviário), Nossa Senhora Aparecida (Palestra) e B. Lajinha.
O Secretário Jânio Garcia anunciou que a estreia dos jogos da 2ª Divisão ocorrerá nos próximos dias também.
(Thomaz Júnior)
Veja mais notícias do Boston City FC Brasil em www.cidadesdocafe.com

sábado, 27 de abril de 2019

Secretaria de Saúde busca soluções para reivindicação salarial de servidores da UPA


Servidores da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Manhuaçu dirigiram-se ao Paço Municipal para fazer reivindicações relacionadas à composição salarial, na tarde desta quinta-feira, 25/04. A Secretária de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, acompanhada da representante do Departamento Jurídico da Prefeitura, Dra. Maria Andréia Lemos, acolheu os funcionários e a comissão que os representou no salão de reuniões. Presente também o Vereador Adalto Cavalcante.
Como o assunto já estava sendo debatido há mais de um mês junto ao Sindicato dos Servidores (SINTRAM) – entidade que legalmente representa os funcionários públicos-, o comparecimento dos servidores ao Paço nesta quinta-feira, foi algo inesperado. ‘Ficamos surpresos com o ocorrido, pois, este assunto vem sendo discutido, analisado, em reuniões anteriores entre a Secretaria de Saúde e o Sindicato dos Servidores, que tem como Presidente o Jaime Ferreira (Jaiminho), que, a propósito, têm tido total atenção com a causa do servidor’, afirmou a Secretária Dra. Karina Gama.
Os funcionários questionaram perda na composição salarial, decorrente de horas extras. Karina Gama esclareceu não haverá corte no salário. Ela pontuou que a discussão é quanto à hora extra, que alguns servidores perderam.
A representante dos servidores da UPA, Eva Vilma Oliveira, explicou que ‘os funcionários da UPA recebiam um valor de hora extra fixa, que não estava de acordo com a Lei, e que agora acabou. Para compensar, sugerimos aumento da gratificação de 20% para 30%, via Projeto de Lei a ser encaminhado do Executivo para a Câmara de Vereadores, além de manter a extensão de 33,33%’.

PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO
A proposta feita pela Administração Municipal, nesta reunião, foi ampliar a jornada de 30 para 40 horas semanais e pagar a insalubridade, para manter a média dos salários recebidos hoje com horas extras.
Este pagamento atenderia a 73% dos técnicos e auxiliares de enfermagem da UPA e garantiria, de imediato, o recebimento dos que ainda estão na Justiça requerendo tal verba trabalhista. Outros benefícios também seriam consolidados imediatamente para esses 73% dos servidores, considerando que a ampliação de jornada garante o reflexo imediato no cálculo do quinquênio e das demais vantagens pessoais, acarretando assim mais rendimentos para quem tem quinquênio. Além disto, o servidor tem a garantia do valor da jornada ampliada mesmo durante as férias, o que não ocorre com as horas extras. Outra vantagem do pagamento imediato para os servidores é poder contar esse tempo para a aposentadoria, como tempo especial. Assim, quanto mais rápido receberem tais vantagens, melhor ficará a situação na aposentadoria.
Após ouvir as reivindicações da comissão, a Secretária mencionou que analisará este pedido, junto ao Departamento Jurídico, para as devidas providências.
Karina afirmou que não houve qualquer pedido de levantamento ou explicações sobre estas reivindicações anteriormente, e, sobre a alegação de que não existia acordo para o pagamento, ela relatou que não procede e que os mesmos serão efetuados normalmente. A questão é que alguns funcionários recebem e outros, não. Está sendo estudada forma de ajustar e de igualar os salários. O desafio é que se forem pagas insalubridade para todos os servidores, o valor excederá o limite máximo permitido pela legislação.
Atualmente, Manhuaçu aplica 34% do total dos recursos na área da Saúde, média muito valor que o percentual determinado aos municípios brasileiros o percentual de 15%. Ou seja, eficiente gestão e zelo com o dinheiro público refletidos nestes números por parte da Administração Ouvir para Governar.
Equivocadamente, o Vereador Adalto alegou que a Secretária estaria sendo ‘boi de piranha’, para alocar recurso da Saúde em outras áreas da Administração. Além de infundada, tal alegação é incabível, pois a Legislação é rigorosa com relação à destinação do dinheiro público, além da idoneidade, profissionalismo e competência da Secretária.
Os servidores presentes rejeitaram a proposta e ficou agendada nova rodada de conversas no próximo dia 08/05.
(SECCOM)


quinta-feira, 25 de abril de 2019

Manhuaçu vence em oito categorias na I Etapa do Campeonato Mineiro de BMX


Ciclistas da cidade brilharam mais uma vez, no Campeonato Mineiro de BMX/ Etapa Manhuaçu, promovido no último dia 21/04, Domingo de Páscoa. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, juntamente com as Federações Mineiras de Ciclismo e de Bicicross e a Associação BMX Clube de Manhuaçu, mais uma vez, houve acolhida a mais de 150 atletas mirins e adultos, de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, na Pista de Bicicross do Clube do Sol (às margens da BR-262, sentido Reduto).
Desde 2017, a Prefeita Cici Magalhães e o Secretário de Esportes, Jânio Garcia Mendes, têm desenvolvido amplo calendário esportivo no município, apoiando diversas modalidades para que os benefícios à saúde, obtidos a partir da atividade física, alcancem ao maior público possível.
Com este propósito, mais um bom exemplo ocorreu com o Campeonato Mineiro de BMX.
Os manhuaçuenses conquistaram a 1ª colocação em oito categorias, entre outras posições de destaque. Foram elas: BOYS 08 anos: José Davi de Andrade; BOYS 09 anos: Diego Fagundes Lopes e Souza; BOYS 14 anos: Frederico Porcaro Luciano; BOYS 16 anos: Kaio Pereira dos Santos e Ivan Gonçalves de Oliveira Júnior (1º e 2º lugares); CRUISER 17 a 24 anos: Bruno Mendes dos Santos, Vinícius Dias da Silva e Ana Carolina Mendes dos Santos (1º, 2º e 3º lugares); MTB CROSS: João Luiz Nascimento Sathler (1º lugar), Samuel Pereira Cerqueira (2º), Kaio Pereira dos Santos (3º), Daniel Messias (4º), Vinícius Gomes Gonçalves (5º) e Gustavo Nogueira (6º); JÚNIOR MEN: Thales Gomes, e ELITE MEN: Marcelo José Mafort Pernambuco.
Também se destacaram: Sérgio Edmundo Ramalho Neto (2º lugar - Boys 10 anos); Emanuel Vitor Cortes Lacerda (2º - Boys 12 anos); Styvent Inácio Knup Sanglard (Manhumirim, 1º lugar - Boys 15 anos) e Abraão Lincoln (2º lugar - Boys 15 anos); Luian dos Santos, Hudson Alves da Silva e Jhonatan dos Santos Viana (3º, 4º e 5º colocados, Cat. Men 17 a 24 anos), Gelci Werner da Silva (Manhumirim, 4º lugar, MEN 25 a 29 anos); e Kelvin Willian Buzim Carvalho (3º  Manhumirim, cat. Júnior Men).
Nos preparativos para a competição, as equipes da Secretaria de Obras e do SAMAL realizaram intenso trabalho de limpeza e melhorias no espaço para receber bem os atletas e o público.
Na abertura da solenidade, o Secretário M. de Esportes, Jânio Garcia Mendes, e os representantes da Federação Mineira de Bicicross se pronunciaram, dando as boas vindas aos atletas e evidenciando a atenção de Manhuaçu com o ciclismo.
Jânio Garcia Mendes destacou os esforços da Prefeitura para que a população tenha acesso a bons eventos, nas mais variadas modalidades, entre outras ações de estímulo à prática esportiva. ‘A Prefeita Cici Magalhães tem um olhar especial para o esporte. Ela sabe da importância do setor para que a população tenha qualidade de vida e bem-estar social. Com esta atenção, conseguimos alavancar projetos inovadores na cidade e nos distritos. Agradecemos também a todos os colaboradores. Neste trabalho em parceria, mais uma vez, Manhuaçu foi bem referenciada no cenário esportivo estadual e nacional’, avaliou.
(Thomaz Júnior SECCOM/ fotos Big River)
 



quarta-feira, 24 de abril de 2019

Professores da Educação Infantil Municipal atualizam conhecimentos em nova oficina


Professores da Educação Infantil da rede municipal de Manhuaçu participaram de nova oficina para atualização de conhecimentos e troca de experiências, no decorrer da última semana. As atividades foram realizadas na EM São Vicente de Paulo, na terça e quarta-feira, 16 e 17/04.
Desde o início da gestão, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, tem incentivado a realização de treinamentos diversos, entre outras ações na busca de melhor qualidade no aprendizado em sala de aula.
Desta vez, o tema ‘jogos e brincadeiras’ motivou o encontro. Presente à escola, a Secretária Municipal de Educação, Luizaura Januário de Oliveira Ferreira, parabenizou as participantes pelo entusiasmo e a vontade de inovar nos trabalhos desempenhados no cotidiano.
Os trabalhos foram conduzidos pela equipe pedagógica da Educação Infantil da SMEM, representada pela Coordenadora Dilma Resende Lima, Cibere, Millian, Raquel, Maria Aparecida Heringer. ‘Foi muito proveitoso e oportunidade única, que nos possibilitou a troca de ideias e sugestões a respeito dessa excelente ferramenta de transformação que é o uso de recursos lúdicos na pré-escola’, relataram.
A equipe avaliou positivamente a oficina. ‘Agradecemos à Dilma Resende e à Secretária Luizaura Januário pelo apoio e orientação ao nosso trabalho.  Também destacamos a dedicação da direção da escola São Vicente de Paulo, à diretora Andréia, pelo espaço cedido e acolhimento. Parabenizamos aos professores pela proveitosa participação. Eles superaram todas as expectativas, sobressaindo-se. É um orgulho compartilhar o trabalho com profissionais tão capazes e dedicados! Competência e empenho são talvez as melhores palavras que descrevem cada um de vocês. Parabéns a todos’, pontuaram as pedagogas.
(Thomaz Júnior)

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Campeonato Mineiro de BMX em Manhuaçu será neste domingo de Páscoa


O Domingo de Páscoa (21/04) também será movimentado com o esporte na cidade, com a realização do Campeonato Mineiro de BMX / etapa Manhuaçu. Nos dois primeiros anos, além de ciclistas da região, participaram atletas de São Paulo, Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
A exemplo dos dois primeiros anos de trabalho, a Administração Ouvir para Governar investe no Esporte, e, juntamente com a FMC (Federação Mineira de Ciclismo) e FMBX (Federação Mineira de Bicicross) organiza a I Etapa do Campeonato Mineiro de BMX, na Pista do Clube do Sol (margens da BR-262, sentido Reduto).
 As equipes da Secretaria de Obras e do SAMAL estão no local providenciando todos os preparativos necessários para que haja bom acolhimento dos atletas e do público da região no evento. Tanto em 2017 e 2018, a Prefeita Cici Magalhães e o Secretário de Esportes Jânio Garcia Mendes deram as boas vindas aos atletas na abertura, e, procederam com a entrega dos troféus.
De acordo com Jânio, o evento reúne mais de 150 ciclistas.
O treino oficial é realizado na véspera da corrida, no sábado, às 14h, e, a corrida ocorre no domingo, às 10h da manhã.
Informações sobre inscrições e outros contatos podem ser feitos com Anderson Ramalho – telefone: 033 98456-9272.
(Thomaz Júnior)

Transparência: novo gramado e a reforma do Estádio JK são obras diferentes


 Em resposta ao questionamento feito em rede social pelo Vereador Adalto de Abreu, a Prefeitura de Manhuaçu tem a satisfação de informar que importantes e distintas obras estão melhorando a estrutura do Estádio Municipal Juscelino Kubistchek (JK).
Em seu compromisso de transparência com a população, a Administração ‘Ouvir para Governar’ destaca que duas frentes de trabalho distintas estão em andamento para transformar para melhor a mais importante arena do futebol do município. Uma delas é a reforma do estádio, e, a outra, a colocação de novo gramado no campo.

NOVO GRAMADO

Outra grande conquista para o esporte foi assegurada pela Secretaria de Esportes da Prefeitura de Manhuaçu, por meio de esforços da Prefeita Cici Magalhães e do Secretário Jânio Garcia Mendes: a instalação de gramado sintético no Estádio JK.
O recurso para esta obra é de origem do Ministério dos Esportes, do Governo Federal, tem valor de R$ 893.984,67, mais a contrapartida do município, e foi viabilizado pelo Deputado Federal Paulo Abi-Ackel, por meio de Emenda Parlamentar.
É importante salientar que este recurso é destinado exclusivamente para o novo gramado. Ou seja, o Objeto do Convênio é a ‘Instalação de Gramado Sintético no Estádio Municipal JK’. Assim sendo, a Administração Municipal não pode aplicar o recurso ou parte dele em outra obra, mesmo que dentro do estádio que não seja o Objeto do Convênio - no caso o gramado sintético.
O projeto para a colocação do novo gramado já foi feito pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura e entregue à Caixa Econômica Federal, órgão repassador financeiro, que libera o recurso parceladamente, conforme as medições apresentadas. Ou seja, o dinheiro para a obra ainda está retido com o Governo Federal, embora já esteja empenhado, publicado e assinado pelo Ministério do Esporte.

REFORMA DO ESTÁDIO

Com recursos próprios do município e a dedicação total de funcionários da Secretaria de Obras e do SAMAL, amplo trabalho de reforma estão sendo realizados no estádio, nos últimos dias.
As melhorias foram diversas para que torcedores e atletas tenham mais comodidade e segurança. Foram realizados serviços de limpeza, pintura e reforma nas escadarias, arquibancadas e banheiros.
Para as pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes, está sendo estruturado com acesso e ambiente adaptado, em conformidade com a legislação. Entre outras inovações.
A Administração Ouvir para Governar reitera seu compromisso em realizar suas ações com transparência, respeito e eficiência junto à população.
(Secretaria M. de Comunicação Social)


Investimentos na Saúde: Manhuaçu terá UTI Móvel


Sonho antigo para a área de Saúde, agora se realiza: Manhuaçu terá UTI Móvel (Unidade de Terapia Móvel). A Prefeita Cici Magalhães anunciou que, entre as três novas ambulâncias, recentemente asseguradas para o município, viabilizadas por Emenda Parlamentar do Deputado Federal Subtenente Gonzaga, uma será adaptada com todos os equipamentos necessários para o funcionamento deste serviço especializado.
Os recursos para aquisição das três ambulâncias são de R$ 540 mil. O repasse foi feito ao município, permitindo o início dos procedimentos para aquisição dos veículos.
Ao determinar a aquisição de UTI Móvel, a Prefeita possibilita à Administração Municipal avançar na estrutura da Saúde, para que Manhuaçu efetive a tão sonhada instalação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Por se configurar como polo regional, Manhuaçu tem forte demanda por atendimentos em Saúde, além do alto índice de acidentes registrados nas duas rodovias federais que permeiam o município.
Entende-se que a UTI Móvel auxiliará o trabalho diário de salvamento de vidas realizado pelo Corpo de Bombeiros, entre outros benefícios.
(Thomaz Júnior)


terça-feira, 16 de abril de 2019

Comunidade dos Diniz movimentada com a ‘Prefeitura no Campo’


Moradores da Comunidade dos Diniz, em Dom Corrêa, tiveram acesso à prestação de serviços diversos com o Dia de Campo/ Prefeitura no Campo, na tarde da última quinta-feira, 11/04. Realizado pela Emater em parceria com entidades que atuam junto à agricultura familiar, o evento conta com a presença ativa da Prefeitura de Manhuaçu, que participa desta mobilização em todo o município, disponibilizando atendimentos em Agricultura, Assistência Social, Saúde e Meio Ambiente.
Outro reforço em serviço social foi o atendimento móvel de identificação civil disponibilizado pela 6ª DRPC, consolidada, recentemente, a partir de parceria entre a Administração Municipal e a Polícia Civil.
Com início às 13h, o encontro foi realizado no Clube Piscina do Senhor Tânica. Logo na abertura, o Secretário Municipal de Agricultura e de Meio Ambiente, Flânio Alves da Silva, que é morador da comunidade, se pronunciou, destacando o compromisso da Administração Municipal em fortalecer as políticas públicas destinadas ao bem-estar das famílias rurais, em várias frentes de trabalho. Ele também reforçou a firme presença da Prefeita Cici Magalhães em reuniões com associações comunitárias, além da acolhida à população no Gabinete, em total atenção às demandas.
Flânio também pontuou que as Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente zelam por parcerias inteligentes com instituições que atuam diretamente com o homem e a mulher do campo, na busca por soluções para os desafios existentes em cada lugar.
Entre os presentes, Thiago Braga e Paulo César (PC), rep. dos extensionistas da Emater; Gisele Carvalho (CRESOL), Chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira, e Secretária M. de Educação, Luizaura Januário; Presidente do STTR/Manhuaçu, Marco Antônio; Mobilizadora do SENAR, Isaura da Paixão, e representantes da Energisa e Coorpol, além dos proprietários do empreendimento onde o encontro foi realizado. 
A Prefeitura disponibilizou atendimento móvel do Cadastro Único (regularização de programas como Bolsa Família, BPC e outros), exames médicos e testes rápidos, e, dinâmicas direcionadas à conscientização ambiental com as crianças.
As palestras ministradas foram ‘Boas práticas de Fabricação na Agroindústria (extensionista da EMATER Katya Louzada e Nutricionista Ana Paula – Secretaria de Educação), ‘Previdência Rural’ (Dra. Shirley Mara/ Fetaemg) e ‘Resultados dos Cafés Especiais e novos rumos (Extensionista Thiago Braga e Secretário Flânio Alves da Silva).
Sorteios também animaram o público, e, empresas que atuam no agronegócio na região apresentaram produtos e serviços de ponta para o setor em seus stands.
Esta semana, estão previstos mais dois eventos. Um deles, nesta terça-feira, 16/04, na Comunidade Taquara Preta, e, o outro, na quinta-feira, 18, no Córrego Monte Alverne.
(Thomaz Júnior)












domingo, 14 de abril de 2019

Instalação de fossas sépticas: a vez de Santo Amaro

A mobilização social para a instalação de fossas sépticas em comunidades rurais se consolida também em Santo Amaro de Minas. Nos últimos dias, o projeto desenvolvido em parceria que envolve a Prefeitura de Manhuaçu, por meio das Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, Coorpol e Emater atendeu família que reside em sítio, com a instalação de toda a estrutura necessária para uma destinação ecologicamente correta do esgoto residencial, sem poluição dos mananciais e ribeirões.
A ousada iniciativa já beneficiou diversas famílias que moram em diferentes locais.
Logo no começo do ano, houve a instalação de fossa séptica em Soledade (Dom Corrêa), com o apoio de moradores em trabalho de mutirão.
Entre as comunidades rurais atendidas, estão aquelas que são beneficiadas por outro projeto social: o ‘Prefeitura no Campo’, que integra os tradicionais dias-de-campo em Manhuaçu. O Secretário Municipal de Agricultura e de Meio Ambiente, Flânio Alves da Silva, destaca que, nestes locais, é apurada a demanda de casas que precisam ter estas instalações. A partir daí, há o planejamento e esforços visando captação de recurso, seja ele financeiro, material ou humano, para promover esta importante obra para direcionada ao saneamento básico.
Flânio reforça que esta positiva parceria reunindo as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Manhuaçu, Coorpol e Emater, vem ao encontro de uma necessidade ambiental antiga, as providências para o esgoto das residências rurais. ‘Nas reuniões em que visitamos as comunidades, junto com a Prefeita Cici Magalhães, percebemos dos moradores esta preocupação que eles têm, essa vontade de tomar providências. Quem mora perto da natureza, quer cuidar dela, pois, é o lugar onde ele vive. Percebíamos, porém, que as dificuldades como falta de informações e os investimentos financeiros necessários eram obstáculos que, por vezes, impediam ou atrasavam a realização destes sonhos por parte dos agricultores. Mas, de mãos dadas com as entidades parceiras, prefeitura e as famílias, temos conseguido mudar a realidade frente a esta demanda gigante, com resultados concretos’, avaliou o Secretário de Meio Ambiente e de Agricultura.
Além de proteger as águas, as fossas reduzem riscos de verminose e outras doenças. A estrutura também é cobrada em processos de certificação de qualidade na produção, pois, sugere que o referido empreendimento é ambientalmente responsável e usa água limpa em suas atividades.
Novos projetos estão em andamento em Manhuaçuzinho, Serra do Ouro e Vila de Fátima, entre outras. As fossas são feitas com bambu, que assegura maior limpeza na água, além de tambores e tubos. O Ministério Público também tem sido parceiro, com a liberação de recurso.
(Thomaz Júnior/ fotos: Sec. de Agricultura e de Meio Ambiente)
Cidadesdocafe.com

sábado, 13 de abril de 2019

SAMAL e Secretaria de Obras: limpeza geral do trajeto da Caminhada Penitencial


SAMAL e Secretaria de Obras da Prefeitura de Manhuaçu realizam intenso trabalho de limpeza e de melhoria na preparação das ruas e estrada por onde passarão os participantes da Caminhada Penitencial, a ser realizada neste domingo, 14/04, na parte da manhã.
Tradicional evento religioso organizado pela Paróquia Bom Pastor, a Caminhada Penitencial reúne grande número de fiéis que integram a Comunidade Católica, de Manhuaçu e cidades vizinhas.
Os trabalhos da Prefeitura envolveram limpeza geral das ruas, lavagem das vias com caminhão-pipa, roçagem da estrada que faz parte do trajeto e operação tapa-buracos nas ruas.
Este ano, a concentração dos participantes será na Igreja Matriz Bom Pastor, às 6h30, de onde se iniciará a caminhada religiosa até o Eremitério da Comunidade Santa Cruz, em Reduto. De acordo com a organização, os pontos de apoio no trajeto foram posicionados nos mesmos locais em que estavam no ano passado.
O percurso da Caminhada Penitencial abrange mais de três quilômetros, envolvendo as Avenidas Centenário e Melo Viana, ruas do Bairro Engenho da Serra, e estrada vicinal que dá acesso ao eremitério.
(Thomaz Júnior/ fotos: SAMAL)
www.cidadesdocafe.com

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Manhuaçu despede-se de Amílcar Pacheco, o 1º Presidente do Clube do Cavalo


Faleceu na manhã desta sexta-feira, 12/04, o empresário Amílcar Pacheco. Ele foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Clube do Cavalo de Manhuaçu – fundado em 05 de novembro de 1984.
Organizador e participante de grandes cavalgadas como as que se dirigiam ao litoral capixaba e até mesmo ao Estado do Rio Grande do Sul e à Amazônia, Amílcar sempre demonstrou elevado amor com a equinocultura e a mobilização junto à população para o estímulo a eventos envolvendo cavalos na região.
Sua trajetória de vida foi marcada também pela dedicação ao comércio, especialmente na selaria Miragaia, na cidade. Era maçom, da Loja Maçônica União, Liberdade e Justiça, da qual foi um dos veneráveis.
O velório de Amílcar Pacheco ocorre na capela velório do Cemitério Campo das Flores. O sepultamento será ainda neste dia, às 16:30h.

O início do Clube do Cavalo de Manhuaçu
Em 05 de Novembro de 1984, reuniram-se no Restaurante Barrigão, em Realeza, Amílcar Pacheco, Glauco Nascimento Macedo, Joventino Ribeiro da Silva, José Teixeira de Almeida, Ismair Estanislau e Renato Miranda, com a intenção de fundar o Clube do Cavalo. Então, naquela data, foi fundado o Clube do Cavalo do Vale do Manhuaçu, tendo a primeira diretoria assim constituída: Presidente Amílcar Pacheco, Vice-presidente Glauco Nascimento Macedo, Secretário Joventino Ribeiro da Silva, Tesoureiro Ismair Estanislau e Conselheiros: Renato Miranda, Edilson Godinho e Saulo Alberto José da Silva.
Inicialmente, o Clube do Cavalo funcionou nas dependências da Copareal (Cooperativa Agropecuária de Realeza). Posteriormente, transferiu-se para o Sindicato Rural de Manhuaçu. A partir daí, fomentou-se a criação de cavalos, tanto para montaria como para trabalho, a promoção de competições, cavalgadas e a implementação de cursos de monta e doma, por meio do SENAR, vindo a mesma a transformar-se de atividade de lazer para atividade econômica das mais notáveis em nossa região, gerando emprego e renda.
Ouça entrevista com Amílcar Pacheco, gravada em 28 de Fevereiro de 2013, clicando em https://soundcloud.com/thomaz-j-nior/clube-do-cavalo-de-manhuacu-entrevista-com-amilcar-pacheco
(Thomaz Jr. c/ informações de Carlos Henrique e Glauco Nascimento Macedo)

Veja também: https://blogdothomazjr.blogspot.com/2016/06/clube-do-cavalo-do-vale-do-manhuacu.html

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Empreendedores do turismo devem se inscrever no CADASTUR


Empreendedores e comerciantes que atuam no setor de turismo devem se cadastrar no CADASTUR, do Governo Federal. O procedimento é feito pelo site www.cadastur.turismo.gov.br, e, quem não se cadastrar, correrá o risco de ficar ‘invisível’ nos Mapas de Turismo do Brasil e de Minas Gerais. Ou seja, as informações sobre a empresa (hotel, restaurante, parque, etc.) não constarão na internet, especialmente no Portal do Ministério do Turismo, podendo gerar perdas de clientes e negócios para o empreendedor, além de multas para determinados segmentos que são obrigados por Lei a se cadastrarem.
Na região, mobilizações vêm ocorrendo para que os municípios atualizem informações sobre a estrutura local e as lancem no Mapa de Turismo do Brasil e de Minas Gerais. Os trabalhos ocorrem por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Manhuaçu, COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Circuito Turístico Pico da Bandeira, ACIAM, Secretaria de Estado de Turismo e o Ministério do Turismo.
Há alguns dias, o Circuito Turístico Pico da Bandeira reuniu-se em Manhuaçu, com expressiva participação de representantes das cidades que o integram. Na oportunidade, foram esclarecidos os procedimentos necessários aos municípios para que o cadastramento seja bem-sucedido, entre outros assuntos. A ACIAM (Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu) também apoiará este trabalho, e, deverá disponibilizar funcionário para auxiliar o cadastramento dos empreendedores, entre outras ações.
O sistema totalmente é informatizado, desburocratizando todo o processo, sem a necessidade de envio de documentos em papel, e com interface intuitiva e interligada ao banco de dados da Receita Federal.

OBRIGATÓRIO

O cadastro é obrigatório para quem atua nas áreas de hospedagem, agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, guia de turismo e transportadora turística. O nome Cadastur também modernizou o certificado, que conta com a tecnologia de QR Code, com todas as informações dos cadastrados.

OPCIONAL

O procedimento é opcional para casa de espetáculos e equipamento de animação turística; centro de convenções; empreendimento de entretenimento e lazer e parque aquático; locadora de veículos para turistas; empreendimento de apoio ao turismo náutico e à pesca desportiva; prestador especializado em segmentos turísticos e de infraestrutura de apoio para eventos, além de restaurantes, cafeterias, bar e similares.
O potencial turístico no Brasil vem se desenvolvendo visivelmente nos últimos anos. Diversas ações foram criadas para colaborar com esse crescimento e promover uma experiência inesquecível ao turista e potencializar essa vocação do país.

BENEFÍCIOS

Ao se cadastrar, os empreendedores têm acesso a benefícios como: linhas de crédito junto aos bancos; classificação dos meios de hospedagem; oportunidades de negócios e acesso a mercados nacionais e internacionais; credibilidade de que a empresa está formalizada e que está operando de acordo com as Leis brasileiras, além de informações e apoio por meio de um ambiente de negócios online restrito aos prestadores que estão com o cadastro regular.
(Thomaz Júnior) #cidadesdocafe


Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...