sábado, 28 de abril de 2018

Biblioteca Municipal recebe alunos da EMEI Iolanda Lopes Mol


Educandos do 5º ano da EMEI Iolanda Lopes Mol (EMEI Central) visitaram a Biblioteca Municipal Custódia Féres Abi Saber, no centro da cidade, na manhã desta quinta-feira, 26. Eles participam do projeto Resgatando a Leitura através dos Livros que, idealizado pela Professora Sara Lúcia Delôgo Brandão, tem o propósito de aproximar os estudantes dos livros, apresentando-lhes o prazer e os benefícios da leitura.
As crianças foram recebidas pela Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Gena Clara Gil Alcon, e a Coordenadora da Biblioteca Mara Goulart. Também presente, acompanhando os pequeninos, a Monitora Escolar, Sandra Isabel Quaresma.
Para a maioria dos estudantes, hoje foi a primeira visita a uma biblioteca. Entusiasmados com a variedade de títulos disponíveis, os educandos tiveram a tarefa de escolher uma obra, que deverá ser lida dentro de trinta dias, com o acompanhamento da professora. Também é solicitada dos alunos a elaboração de resumo sobre o que foi lido e apresentação na classe.
Os alunos da Professora Sara foram contemplados com a carteirinha da biblioteca. Com o documento, eles têm acesso a empréstimos de livros para leitura e pesquisa em casa e na escola.
A Professora Sara destaca que fez questão de providenciar o acesso às carteirinhas para seus alunos. ‘Me informei na biblioteca sobre os documentos necessários para que os estudantes tivessem a carteirinha. Levantamos tudo, e, hoje, nesta visita, os alunos saem daqui com a carteirinha em mãos. Ela será muito útil para desenvolvermos o projeto’, comentou.
Ana Clara, aluna do 5º ano, disse ficou muito entusiasmada com a visita à biblioteca e que está muito feliz com a carteirinha. ‘A partir de agora, com esta carteirinha, quero visitar a biblioteca sempre, para pegar livros que tenho vontade de ler’, contou.
Durante a visita, um saboroso café da manhã foi servido às crianças, pela Secretaria de Cultura e Turismo.
A Secretária Gena Clara reforçou o convite aos alunos e professores de todas as escolas de Manhuaçu para que visitem a biblioteca e desenvolvam bons projetos visando a expansão do conhecimento.


sexta-feira, 27 de abril de 2018

Manhuaçu passa a integrar a Rede Brasileira de Banco de Alimentos


 A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Manhuaçu teve seu trabalho reconhecido, mais uma vez, agora com a adesão do município à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. A Portaria foi publicada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, na edição da última quinta-feira, 19/04/18, do Diário Oficial da União.
Em Manhuaçu, o Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Agricultura desempenha um importante papel, especialmente para viabilização do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Sua criação teve como proposta a ampliação do PAA, considerando que a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) prioriza a inscrição de projetos onde o Banco de Alimentos é instituído.
Manhuaçu também integra a Relba (Rede Leste de Banco de Alimentos), que congrega dezessete municípios da região, em parceria com a Emater. A rede atua em total sintonia com a Rede Brasileira de Alimentos.
Instituída pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos nasceu de parceria estratégica com iniciativas privadas e da sociedade civil para reduzir o desperdício de alimentos e promover o Direito Humano à Alimentação Adequada, mediante a integração regional e nacional das diversas experiências disseminadas de bancos de alimentos pelo país.
Entre os objetivos principais, a troca de experiências, fortalecimento e qualificação dos bancos de alimentos; fomentar ações educativas direcionadas à segurança alimentar e nutricional e ao fortalecimento institucional; estimular ações para a redução de perdas e do desperdício de alimentos no país; fomentar pesquisas relacionadas aos bancos de alimentos; estimular políticas e ações públicas de segurança alimentar e nutricional que fortaleçam os bancos de alimentos, além de articular e facilitar negociações estratégicas para os bancos de alimentos.

Bom exemplo para o Brasil

Em 2017, ainda no primeiro ano de governo, a Prefeita Cici Magalhães representou Manhuaçu na premiação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Na ocasião, o município conquistou a 14ª colocação nacional e o 2º lugar no Estado de Minas Gerais em concurso realizado pelo FNDE por ‘Boas Práticas da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar’, após inscrição feita Nutricionista Ana Paula Soares de Aguiar, Responsável Técnica da Secretaria M. de Educação junto ao PNAE.
O bom exemplo de Manhuaçu para o Brasil passou a constar no caderno ‘Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar: criatividade e inovação na aplicação da Lei nº 11.947/2009’ (edição 2017), lançado pelo FNDE em Brasília (DF).
A Prefeita Cici Magalhães ressalta a importância deste trabalho na agricultura para a geração de renda nas comunidades rurais, a circulação de recursos financeiros no município com fornecedores locais, e, principalmente, quanto à boa qualidade dos alimentos servidos às crianças e adolescentes nas escolas.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Prefeita Cici assegura sexto ônibus escolar para Manhuaçu


Em apenas dezesseis meses de governo, a Administração Ouvir para Governar conseguiu renovar a frota escolar com seis novos ônibus, destinados ao transporte de estudantes que residem nas comunidades rurais do município. Na manhã desta terça-feira, 24/04, a Prefeita Cici Magalhães, acompanhada do irmão, Deputado Estadual João Magalhães – autor da Indicação Parlamentar que viabilizou este novo veículo para Manhuaçu, junto ao Governo do Estado – recebeu as chaves do veículo, na capital mineira. Também presente ao Ato, o Diretor Municipal de Transportes, Enos Vieira Santana.
Em 2017, primeiro ano de trabalho da Prefeita Cici Magalhães à frente da Administração Municipal, foram obtidos cinco ônibus escolares, e, agora, o sexto veículo.
Estes veículos novos atendem a uma demanda antiga dos moradores que residem nas diversas comunidades rurais. Há vários anos, pais de alunos têm solicitado veículos mais novos, que ofereçam mais segurança no translado diário das educandos, da casa para a escola e vice-versa.
Veículos novos representam segurança para os estudantes e para motoristas e monitores escolares. Os ônibus escolares novos atendem a educandos das redes municipal e estadual, residentes nas comunidades rurais.
O mais novo ônibus, modelo Iveco Gran Class 150, tem capacidade para 42 passageiros sentados, e, a exemplo dos que foram anteriormente adquiridos, este também possui plataforma veicular elevatória, para atendimento aos alunos cadeirantes.
A Prefeita Cici Magalhães destaca o compromisso da Administração Ouvir para Governar com a Educação. ‘Nas reuniões com moradores das comunidades rurais, tanto no Gabinete quanto na própria localidade, constatamos a preocupação que pais de alunos têm com a segurança dos filhos no transporte escolar. Então, temos nos esforçado, desde o início do mandato, para obter veículos novos, oferecendo segurança e conforto para todos os usuários. Agradecemos ao Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, e ao Deputado João Magalhães por viabilizar este ônibus para o município’, pontuou a Prefeita.


Dois eventos esportivos serão realizados neste final de semana


Mais dois eventos esportivos terão apoio da Prefeitura de Manhuaçu neste final de semana. Um deles, o 2º Evento Corpo e Ginga de Capoeira (sábado), e, o outro, o 1º Campeonato de Tiro com Flecha (domingo), ambos no Ginásio Poliesportivo Oswaldo Sad. Logo no início do mandato, a Prefeita Cici Magalhães determinou à Secretaria de Esportes o investimento nas diversas modalidades esportivas, visando a efetiva implementação de políticas públicas para o setor, beneficiando toda a população, em especial à juventude. A Secretaria de Cultura também apoia as iniciativas.
Na tarde de sábado (28/04), o 2º Evento Centro Cultural de Capoeira Corpo e Ginga terá início às 14h e prosseguirá até às 19h, com entrada franca. A programação envolve Troca de Cordas, Roda Livre e Vivências (Mestre Zói). Os organizadores convidam a toda a população.
No dia seguinte, domingo (29/04), a partir de 9h30, será realizado também no poliesportivo o 1º Campeonato de Tiro com Arco de Manhuaçu. O evento terá prova indoor e conta com o apoio total da Secretaria Municipal de Esportes, CME (Conselho Municipal de Esportes), APEF (Associação dos Professores de Educação Física de Manhuaçu e Região), Confraria Arqueiros do Vale, Spin Archery e CSP Archery. A entrada também é gratuita para o público.
O organizador da competição, Oliveira de Lima Lopes, é instrutor pela Field Brasil, e é o único qualificado pela Field/ IFA no Estado de Minas Gerais. Ele destaca que, além dos atletas da região, está prevista a participação de esportistas das cidades fluminenses de Vassouras, Valência e Volta Redonda, do Rio de Janeiro, além de São Paulo (SP).
O Secretário de Esportes, Jânio Garcia Mendes, ressalta os esforços que têm sido feitos para o incentivo à prática esportiva na cidade e nos distritos, com a realização e apoio às competições, durante todo o ano. ‘A Prefeita Cici Magalhães acredita plenamente no potencial transformador do esporte, especialmente para a criança e adolescente na sociedade. Ao assegurarmos este acesso, auxiliamos a criança, o adolescente e o jovem a trilhar um bom caminho. Um caminho que lhe garantirá saúde, bons rendimentos nos estudos e convívio em sociedade, entre tantos outros benefícios’, avalia Jânio.


quarta-feira, 25 de abril de 2018

Feriado do Bem-estar: lazer e prestação de serviços para a população


 Com envolvimento de todas as secretarias municipais, SAAE e SAMAL, o Feriado do Bem-estar movimentou o centro da cidade, na data em que se comemora o Dia de Tiradentes (21 de abril). No intuito de reforçar a prestação de serviços neste evento especial, a Prefeita Cici Magalhães solicitou ao Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Carlos Souza, a emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade aos cidadãos, o que foi prontamente atendido e beneficiou pessoas que, durante a semana, não têm prazo para se deslocar à delegacia para regularizar seus documentos.
A Prefeitura de Manhuaçu preparou uma programação com muitos atrativos, em comemoração aos Dias Mundiais da Saúde e da Atividade Física e Dia do Trabalhador.
A Praça Cordovil Pinto Coelho foi o espaço onde a população pôde receber informações, sobre o serviço para atualização do Cadastro Único (Bolsa Família), emissão de carteira de identidade, exposição de artesanato e stands com diversas modalidades esportivas.
Os alunos do Programa AABB Comunidade deram um tom diferente ao evento, com uma apresentação maravilhosa para o público que estava na praça central.
Também presentes à mobilização, o grupo Corpo e Ginga (capoeira), equipe de ginástica aeróbica e arco e flecha. Na área cultural, foram disponibilizados desenhos, com caricaturas das pessoas, pintura facial e contação de histórias para as crianças.
Profissionais da área de Saúde também realizaram várias atividades, atendendo a população com aferição de pressão arterial, conscientização sobre a importância de praticar exercícios físicos, testes de glicose, testes rápidos de diagnóstico para HIV, sífilis e hepatites B e C; cálculo do Índice de Massa Corporal.
Equipes da Vigilância Ambiental orientaram sobre a importância do combate às endemias (dengue), além da prevenção de acidentes com animais peçonhentos.
Pessoas que participaram do Feriado do Bem-estar ficaram felizes com o evento. Receberam as informações necessárias, conheceram o funcionamento de toda a estrutura disponível pelo município, para garantir o melhor atendimento à população em diversas áreas.
(Com informações e fotos de Ass. Com. SMS)




terça-feira, 24 de abril de 2018

Boston City vence por 3 x 1, no Sub-15

Martins Soares (MG) – Dois emocionantes jogos, valendo pela segunda rodada das categorias Sub-15 e Sub-17, do Campeonato Mineiro de segunda divisão foram realizadas neste feriado de Tiradentes (21 de Abril). As equipes do Boston City FC Brasil (Manhuaçu) receberam as equipes do Valério Doce (Itabira), no Estádio Municipal Agrimar Pires Luz, de Martins Soares.
O Boston City treinou intensamente, durante duas semanas para estes jogos. E os resultados foram positivos, com uma vitória e um empate.
Houve expressiva participação do público, acompanhando aos dois jogos. O Secretário Municipal de Esportes de Manhuaçu, Jânio Garcia Mendes, prestigiou os jogos ocorridos na cidade vizinha.
Apesar do empate em 0 x 0 na primeira partida, o Sub-17 jogou com muita raça para garantir um ponto e assegurar o terceiro lugar,  a dois pontos do líder o Tupinambás. (veja tabela abaixo)
Já o Sub-15 venceu seu jogo por 3×1 assumindo a liderança do grupo B do campeonato mineiro da segunda divisão.
as duas equipes voltam a campo dia 5 de maio contra a União Luziense, tamb;em em Martins Soares.
(Thomaz Júnior)

domingo, 22 de abril de 2018

Prefeitura constrói rede pluvial e melhora rede de esgoto na R. Lauro Rocha


Obras da Prefeitura de Manhuaçu estão sendo realizadas também na Rua Lauro Rocha, no Bairro Sagrada Família. Em atendimento aos moradores que ali residem, a Prefeita Cici Magalhães determinou a execução de trabalho em conjunto entre as equipes do SAAE e da Secretaria de Obras para resolver problemas antigos existentes no local.  
Uma das obras é a aguardada rede pluvial, com a construção de bueiros (boca-de-lobo), que está sendo implantada no local. As obras representam o atendimento de solicitações feitas pelos moradores que, há vários anos, durante os períodos chuvosos, sofriam com as enxurradas, especialmente as famílias que residem em pontos mais baixos no bairro.
Outro serviço também em andamento é a reestruturação da rede de esgoto. A equipe do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) procede com a troca das manilhas por tubos ocres, em uma extensão de 120 metros.
Os serviços prosseguem de forma dinâmica pelas duas equipes no local.
A substituição da rede de esgoto proporcionará mais tranquilidade para os moradores e a redução de gastos com manutenção por parte do SAAE, já que o novo material apresenta menos necessidade de mão-de-obra, em comparação às manilhas antigas, além do importante investimento que é realizado com a prevenção em saúde pública – ao se garantir a devida condução da rede de esgoto.


sábado, 21 de abril de 2018

SAAE melhora rede de esgoto em viela do B. Nossa Senhora Aparecida


Esta semana, a equipe do SAAE/ Manhuaçu (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) procedeu com a substituição da rede de esgoto existente na Viela Avelar José Pedro - conhecida por seus balaústres - na proximidade da BR-262, no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Foi mais um problema antigo existente na cidade, agora resolvido pela Administração Municipal.
De acordo com a engenheira Marilsa Inês, no local foi executada a troca das manilhas por tubos ocre 150 mm, em uma extensão de 36 metros. Os trabalhos foram bem sucedidos.
O Diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, pontua que esta renovação na rede é uma determinação da Prefeita Cici Magalhães, que demonstra especial atenção com o saneamento básico no intuito de assegurar a promoção da saúde pública para a população.
Luiz reforça ressalta que a substituição possibilitará a redução de gastos de recursos com manutenção, já que o novo material apresenta menos necessidade de reparo.
Melhorias como esta ocorrem também em outros pontos do município, de forma dinâmica, garantindo bem-estar para a população de Manhuaçu.
(Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu)

Vigilância Sanitária inutiliza produtos apreendidos


 Com o objetivo de zelar pela promoção e proteção à saúde pública, a Vigilância Sanitária tem realizado visitas e inspeções em comércios, supermercados e padarias no município de Manhuaçu, a fim de coibir a venda de produtos com data vencida.
De forma bastante cuidadosa, a equipe da Vigilância Sanitária também trabalha com os comerciantes, orientando-os quanto ao risco de alguém comprar esses produtos que não possuem as informações exigidas no rótulo da embalagem.
 Mas, o desrespeito de muitos fez crescer na estatística da Vigilância Sanitária quase 2,5 toneladas de produtos, que foram inutilizados na última semana. Entre as apreensões: queijo muçarela, linguiça caseira, carne, refrigerante, enlatados, remédios e derivados do leite. Produtos encapsulados e líquidos vencidos foram esmagados, e, em seguida, enterrados no aterro sanitário situado usina de compostagem de lixo.
Além da coordenadora da Vigilância Sanitária, Cintia da Silva Gomes, também acompanharam o trabalho de incineração e de inutilização, os fiscais Afonso Cláudio Dornelas, Júlio Cesar dos Reis e Pedro Martins Teixeira.
(Ass.Com. SMS)

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Prefeitura realizará Feriado do Bem-estar neste sábado


 O Dia de Tiradentes, sábado, 21/04, será comemorado de forma especial na cidade este ano. Em um trabalho integrado, envolvendo as secretarias municipais, SAMAL e SAAE, a Prefeitura de Manhuaçu realizará o Feriado do Bem-estar, a partir das 8h da manhã, na Praça Cordovil Pinto Coelho. O evento comemorará simultaneamente o Dia da Saúde, Dia da Atividade Física e o Dia do Trabalhador.
Será um momento de lazer, com a prestação de serviços diversos para a população, como emissão de carteiras de identidade (parceria com a Polícia Civil), serviços em Saúde, atualização do Cadastro Único – que possibilita acesso ao Programa Bolsa Família-, recitação de poesias e contação de histórias, exposição de artesanato, oficinas e stands de diversas modalidades esportivas e muito mais.
A Prefeita Cici Magalhães mencionou que a prestação de serviços auxiliará as famílias que, no dia-a-dia, têm pouco prazo para regularizar documentos – como é o caso do Cadastro Único – e a emissão de Carteira de Identidade, além dos agradáveis momentos de entretenimento na praça.
Os stands serão montados em frente ao Paço Municipal e no jardim, com a programação prosseguindo até às 11h.

Lazer e serviços gratuitos para a comunidade

As crianças do Programa AABB Comunidade se apresentarão, em momento solene na abertura do evento, que contará também com a participação de autoridades e representantes de segmentos sociais.
Os stands de esporte também chamarão a atenção do público, com as modalidades de capoeira, ginástica aeróbica, taekwondo e arco e flecha.
Na área de cultura, serão disponibilizados desenhos (caricaturas) do público, pintura facial e artesanato.
Na área de Saúde, serão disponibilizadas orientações e atendimentos como aferição de pressão arterial; cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal); distribuição de preservativos; testes de glicose; testes rápidos de diagnóstico para sífilis, HIV e hepatites B e C; conscientização sobre a necessidade de praticar atividades físicas; combate às endemias (dengue, febre amarela, etc.); prevenção de acidentes com animais peçonhentos; infecções sexualmente transmissíveis e prevenção de agravos (tuberculose, leishmaniose, hanseníase, etc.).
Outras orientações importantes no atendimento ao setor social também ocorrerão abordando ‘o atendimento à pessoa em situação de rua’, no evento. 


quinta-feira, 19 de abril de 2018

Secretaria de Esportes esclarece sobre gastos com arbitragem no município


A Secretaria de Esportes da Prefeitura de Manhuaçu, em seu compromisso de atuar com transparência, esclarece quanto aos valores gastos com arbitragem no município, desmentindo postagens feitas anonimamente com a intenção de confundir a população e denegrir a imagem da Administração Municipal.
Os gastos reais com arbitragem foram os seguintes:
Gestão passada (2013-2016): R$ 89.940,99 (2013), R$ 189.680,00 (2014), R$ 215.593,00 (2015) e R$ 204.302,00 (2016);
Gestão atual: R$ 130.807,80 (2017).
Os gastos com arbitragem compreendem o pagamento por serviços prestados em todas as modalidades esportivas praticadas no município, como vôlei, handebol, peteca, futsal, futebol soçaite, futebol de campo, natação, MMA, basquete, mountain bike, jiu-jitsu e taekwondo, entre outras.
Os valores licitados correspondem ao teto, ao gasto máximo com permitido para o serviço no respectivo ano, mas não é o quanto foi realmente gasto. Exemplo: no ano de 2017, o valor licitado para arbitragem foi de R$ 245.760,00, mas foram efetivamente gastos R$ 130.807,80.
O valor de R$ 336.407,50 é o valor licitado para este ano, ou seja, é o máximo que o município poderá investir com este serviço, que é primordial para que as atividades esportivas ocorram.
As informações aqui relacionadas estão disponíveis no Portal da Transparência. A Administração Ouvir para Governar reitera seu compromisso de trabalhar com transparência e seriedade, junto à população.  

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Substituição de caixa d’água na creche do B. Santana


A equipe da Secretaria de Obras procedeu com a substituição da caixa d’água da creche que atende às famílias do Bairro Santana.
O serviço de manutenção foi executado a partir de solicitação feita pela Secretaria M. de Educação, visando o fornecimento seguro de água para as crianças, funcionários e pais que frequentam a instituição no dia-a-dia.


terça-feira, 17 de abril de 2018

Construção de rede de 600 metros melhorará abastecimento em Dom Corrêa


 A Prefeitura de Manhuaçu, por meio do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), está melhorando o abastecimento de água para os moradores de Dom Corrêa. No distrito, está sendo construída rede com seiscentos metros de extensão interligando um reservatório até a casa de bomba.
A Prefeita Cici Magalhães determinou a realização destas obras, em atendimento às solicitações feitas pela comunidade e pelo Vereador Vantuil Martins. Os trabalhos prosseguem em ritmo dinâmico, e, assim que for concluída, possibilitará maior disponibilidade de água para as famílias que ali residem.
De acordo com o Diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, o reservatório construído na comunidade, em gestões passadas, não estava em funcionamento, justamente por não estar interligado com a estação de bombeamento. Agora, com os novos serviços realizados, o sistema funcionará em sua plenitude, com as devidas conexões, assegurando um abastecimento digno para a população.

Mais obras

Ainda em Dom Corrêa, o SAAE também construiu novas redes de esgoto em duas ruas que estão sendo calçadas pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Manhuaçu.



domingo, 15 de abril de 2018

A mosca que mudará o mundo

Por Marcelo Coelho (Folha)

Até para fazer xixi corretamente o ser humano precisa de um empurrãozinho. Li isso numa entrevista publicada anteontem na Folha, com o economista Richard Thaler.
Consideram-no um dos gurus de Barack Obama, e sua teoria do "empurrãozinho", ou "nudge", em inglês, é explicada num livro do mesmo nome, ainda a ser lançado no Brasil.
O exemplo do xixi vem de um aeroporto holandês, que se debatia com o descuido dos usuários do sexo masculino. Tiveram a idéia de estampar a imagem de uma mosca dentro dos urinóis, bem perto do escoadouro.
Desse modo, a urina acaba caindo perto do ralo. Reduziram-se em 80% os casos de sujeira, digamos, no entorno imediato.
A teoria do "empurrãozinho" tem muitas aplicações. Thaler a resume na tese do "paternalismo libertário". Parte de um pressuposto correto.
A saber, o de que os seres humanos não são tão racionais quanto afirma a teoria econômica clássica. Muitas vezes, sabem que suas ações são contrárias a seus interesses, e mesmo assim... conseguem fazer besteira.
Outro exemplo citado por Thaler diz respeito aos planos de previdência de alguns países. Quem se munisse de calculadora e tempo concluiria que são vantajosos. Mas pouca gente faz isso, e não tem paciência para preencher os formulários exigidos. A idéia de Thaler é tornar automática a inscrição do trabalhador: só preencherá formulários, assim, se não quiser aderir.
Das moscas no urinol ao plano de previdência, há uma vasta diferença conceitual. Mas sua base é idêntica: a "mão invisível do mercado" não basta para fazer com que tudo funcione.
E tampouco a "mão pesada da lei" se mostra eficaz. Poderíamos imaginar multas e prisões para quem suja o banheiro; não teriam, com certeza, o mesmo resultado.
O método é ao mesmo tempo fascinante e assustador. Talvez aponte para uma forma de dominação política bastante diversa daquelas que conhecíamos até agora.
Força, repressão: foi este o principal meio de conseguir com que os seres humanos façam o que lhes mandam fazer. O Estado sempre teve como fundamento a ameaça e o exercício da violência.
Ao lado disso, não se negligenciou o papel das crenças, da religião, da propaganda. O indivíduo teme pelo próprio corpo e pela própria alma. E esse temor se dissolve quando imerso no oceano da coletividade, no corpo anônimo da massa, na alma unânime do grupo.
O liberalismo econômico talvez tenha pretendido, no limite, criar um outro sistema para conduzir o rebanho humano. Em vez de cânticos e chicotes, apostou num mecanismo indireto de recompensas e punições, teoricamente restritos à sua forma monetária: lucros, prejuízos, bonificações, multas.
O Estado, e a ideologia, tiveram mais de uma vez seu declínio previsto alegremente, com base nessa perspectiva liberal. A nova teoria do "empurrãozinho" parece admitir o desacerto desse ponto de vista e investe em mecanismos novos de manipulação da sociedade.
Talvez correspondam à mudança tecnológica em curso. Já se disse que o poder de Hitler tinha relação direta com o uso do rádio. O ouvinte isolado, anônimo, e (pior ainda) desempregado, deixava-se mobilizar por aquele meio "cego" de comunicação, entregando-se em seguida à visão espetacular da ordem uniformizada, do rosto do líder, dos desfiles, das olimpíadas e dos pogroms.
A TV trouxe passividade e conformismo. Estava tudo ali dentro de casa; ninguém precisava sair da sala para sentir-se parte do "Grande Todo". Saía, é certo, para trabalhar e consumir. A publicidade foi o "empurrão" por excelência do Ocidente, na segunda metade do século 20.
Nosso mundo, entretanto, é mais interativo e vai diminuindo cada vez mais as diferenças entre trabalho, lazer e consumo. Não que as pessoas deixem de trabalhar: mas um joguinho de computador não deixa de ser parecido com a jornada de um digitador de textos, de um controlador de trânsito, ou de um piloto de bombardeiro.
O segredo da mosquinha holandesa é "vender" como entretenimento uma ação desejável socialmente. O próprio marketing, com a internet, usa cotidianamente de truques para misturar compra e diversão num mesmo clique.
Resumo rápido da história: no futuro ninguém fará xixi fora do penico. Quem estiver do lado das moscas que se cuide.

(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1308200824.htm / foto: divulgação)

Abandonando os velhos hábitos (A mosca no banheiro)

O avião em que você viaja cai com um estrondo apavorante. Milagrosamente, porém, você consegue escapar dos destroços em chamas. Em estado de choque e profundamente grato por estar vivo, você promete fazer mudanças em sua vida. Diz que vai abandonar o cigarro. Passará mais tempo com a família. Dedicará o resto de sua vida à defesa da paz no mundo.
Pouco tempo depois, você se vê vivendo mais ou menos como sempre viveu.
Mesmo um trauma forte nem sempre é o suficiente para motivar mudanças duradouras nas pessoas, escreveu Michael Wilson no "New York Times". Ele citou o caso de Mike Wilson (sem parentesco), um "workaholic" que, depois de sobreviver a um acidente aéreo em Denver, jurara passar mais tempo com sua mulher.
"Logo depois do acidente, aquilo era a primeira prioridade para mim", contou. "Mas depois a realidade se reafirmou. Acho que é muito fácil, na verdade, recair nos hábitos antigos."
Como neurocientistas já constataram, velhos hábitos ficam fisicamente gravados no cérebro; as sinapses se fixam em caminhos neurais quase permanentes. Mas, com ou sem calcificação dos padrões cerebrais, outros artigos publicados no "New York Times" revelam que, em diferentes graus, a capacidade humana de mudar ainda surpreende.
Às vezes, basta um sorriso.
Algumas empresas de eletricidade nos EUA descobriram uma maneira simples de combater a tendência ao desperdício de energia. O acréscimo de carinhas sorridentes ou carrancudas às contas de luz faz os consumidores tomarem consciência de seu consumo de eletricidade. As contas comparam o consumo energético de cada pessoa ao de seus vizinhos.
"É algo fundamental e primitivo", disse Robert Cialdini, psicólogo social da Universidade Arizona State. "A simples percepção do comportamento normal daqueles que nos cercam é muito poderosa."
O governo dos EUA gastou bilhões de dólares para tentar mudar percepções no Oriente Médio, às vezes sem sucesso. Mas uma das ferramentas menos custosas vem se mostrando a mais eficaz, escreveu Michael Slackman no "New York Times". Ensinar inglês a adolescentes egípcios pode fazer muito para mudar atitudes.
"Tudo na minha vida mudou", disse a estudante Manal Ade Ahmed, 16, de Asiut, reduto de extremismo islâmico no Egito. Antes de estudar inglês, ela contou, "tinha medo de me relacionar com qualquer pessoa diferente. Agora acho importante conhecer outros povos e outras culturas."
Mudanças positivas também podem vir de fontes surpreendentemente pequenas.
Richard Thaler e Cass R. Sunstein, autores do livro "Nudge - O Empurrão Para a Escolha Certa", são especialistas em economia comportamental. Eles advogam sugestões gentis, ou "pequenos empurrões", para ajudar as pessoas a fazer escolhas melhores em alimentação, segurança e finanças, talvez sem nem sequer perceberem que foram influenciadas.
O exemplo favorito de Thaler envolve imagens de moscas gravadas em mictórios no aeroporto de Amsterdã. "Homens, evidentemente, gostam de mirar em alvos", disse Thaler, porque, depois do acréscimo das figuras de moscas, os respingos no chão do banheiro masculino caíram 80% (as autoridades do aeroporto não explicaram como foi feita a medição).
As moscas, disse Thaler, "atraem a atenção das pessoas e modificam seu comportamento de maneira positiva, sem de fato exigir que façam algo".
Pode não ser algo tão importante quanto a paz no Oriente Médio ou a independência energética, mas banheiros mais limpos não deixam de ser um bom começo. E são uma mudança em que todos nós podemos acreditar. 

(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/newyorktimes/ny2302200903.htm / foto: divulgação)
www.cidadesdocafe.com

sábado, 14 de abril de 2018

Dia de Campo é realizado na comunidade São Geraldo (Gavião)


Mais um Dia de Campo especial foi realizado na Comunidade São Geraldo (Gavião), em Dom Corrêa, na tarde desta quinta-feira, 12/04. A Prefeita Cici Magalhães participou evento, acompanhada da Chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira, Secretário de Agricultura, Flânio Alves, e do Diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho. Vereador Vantuil Martins e o Diretor do IF Sudeste de Minas/ Campus Manhuaçu, José Geraldo Soares, também prestigiaram o encontro, além de representantes da EMATER, Associação Comunitária, instituições sociais e empresas parceiras desta importante iniciativa social.
Localizada próxima à divisa entre Manhuaçu e Santa Bárbara do Leste, a Comunidade São Geraldo (Gavião) se mobilizou com o dia de campo. No decorrer do evento, houve exposição de artesanato – elaborado pelas famílias que ali residem-, a produção da agricultura familiar local e o trabalho direcionado ao saneamento básico e preservação do meio ambiente com a construção de fossas sépticas na comunidade, além de palestras relacionadas à cafeicultura e sustentabilidade.
O Dia de Campo foi promovido pela Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares da Comunidade de São Geraldo/ Gavião, em parceria com a Prefeitura de Manhuaçu – por meio da Secretaria de Agricultura, EMATER-MG, CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

sexta-feira, 13 de abril de 2018

VII Encontro de Plantas Medicinais acontece dias 27,28 e 29 em Simonésia


Simonésia - Nos próximos dias 27, 28 e 29 de abril será realizado o VII Encontro de Plantas Medicinais em Simonésia. Organizado pela Agrifom/MG (Associação dos Agricultores Familiares Orgânicos e Terapeutas Naturalistas de Minas Gerais), com apoio da Paróquia São Simão, Universidade Federal de Viçosa e Instituto Permacultura Eco Vida São Miguel, o evento tem a proposta de incentivar a produção orgânica e a qualidade de vida.
O encontro ocorrerá no salão paroquial São Simão, no centro da cidade. O tema deste ano é ‘Plantando água, colhendo saúde’, em conformidade com o Projeto EcoAgro 2018. Aos participantes será emitido certificado pela UFV (Universidade Federal de Viçosa).
Em sua sétima edição, o encontro é destinado às famílias agrícolas, representantes das comunidades, ONGs, associações, sindicatos, Emater e EFA (Escola Família Agrícola).
De acordo com o Presidente da Agrifom, Júlio Maria Ribeiro, a programação terá início na sexta-feira, 27, com credenciamento a partir das 7h. A abertura oficial ocorrerá às 9h, com debate envolvendo o tema ‘Soluções para a agroecologia regional’.
Às 14h, haverá palestra sobre ‘Associativismo: soluções para os dias atuais’, ministrada pela Subsecretária de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professora Elisa Costa.
Às 15h, será apresentada a palestra ‘Agroecologia e sustentabilidade no rural multifuncional’, por Kamil Cheab Lopes (SEAPA/ BH).
A terceira palestra de sexta-feira abordará o tema ‘Plantas medicinais e fitoenergia’, e será conduzida por José Antônio de Abreu Neto, agricultor holístico (Agrifom/ Simonésia). Na sequência, será servido café da tarde e haverá visitação à Feira SAT (Sem Agrotóxico).
Às 19h será celebrada a Missa da Ecologia.
No sábado, serão realizadas oficinas a partir de 17h30, possibilitando um aprendizado mais aprofundado sobre agroecologia e plantas medicinais.
No domingo, a programação começará bem cedo. Às 5h45, um momento de confraternização na alvorada, com o despertar ecológico. Em seguida, café da manhã com prosa e três palestras especiais: ‘A estrutura humana e o acolhimento de Deus Pai’, ‘Ambiente, poluição e saúde’ e ‘Equilíbrio energético’, além de saboroso almoço a ser servido no encerramento.
(Thomaz Júnior)


Peregrinação ao Cruzeiro reforça religiosidade e turismo em Manhuaçu


A Peregrinação Religiosa ao Cruzeiro das Comunidades Bem Posta e Boa Vista, que este ano completa 32 anos, foi pauta da reunião do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) de Manhuaçu, na tarde desta segunda-feira, 09/04. Realizado no Centro Cultural, sob a presidência do Jornalista Sebastião Fernandes, o encontro contou com a participação do Padre Antônio Otaviano da Costa Franco (Pároco de Bom Despacho) – idealizador da peregrinação que ocorre todos os anos, no dia 03 de maio, com celebração de Santa Missa às 10h da manhã no cruzeiro.
Em pauta, a proposta de inclusão da peregrinação ao Calendário Oficial de Eventos do Município e o seu tombamento como patrimônio imaterial, material e natural de Manhuaçu, entre outras questões. Além de conselheiros, presentes moradores das duas comunidades rurais, a Chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira; Secretários Municipais Gena Clara (Cultura e Turismo) e Flânio Alves (Agricultura); rep. do IEF, Kildaire de Lima Brandão; Presidente do COMPAC (Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural), Dilma Resende, e Fabrício Santos.
Feliz por organizar esta peregrinação há mais de trinta anos, Padre Otaviano, conhecido por sua atuação como sacerdote em Manhuaçu durante vários anos, pontuou a importância da criação de reserva ecológica no local. ‘É um ato de povo, espontâneo, livre, alegre e que finca as raízes da fé cristã e da religiosidade. No ano passado, conversei com a Prefeita Cici Magalhães quanto à concordância dela para a criação de reserva ecológica, porque é uma área bonita e de preservação. Lá, há trinta e dois anos, acontece Missa celebrada no Dia 03 de Maio, uma data litúrgica da Santa Cruz, que cria no povo uma espera. O povo se liga, religiosamente com isto; subir a montanha em sacrifício, em penitência, mas com o espírito alegre. A nossa fé se manifesta é nestas coisas’, comentou.
Padre Otaviano também mencionou a necessidade de melhorias na estrutura do trajeto (como degraus e corrimãos), para que os peregrinos - especialmente os idosos - possam fazer o percurso com segurança, sem o risco de tombos, além da construção de abrigo, com a disponibilidade de água potável na parte alta, junto ao cruzeiro.
Com dois acessos principais ao cruzeiro, em cada ano, a peregrinação segue um percurso: ou pela Comunidade Bem-Posta (onde são montados Oratórios no trajeto) ou pela Com. Boa Vista (com a exposição de quadros relembrando a Via-Sacra).
Foram aprovadas nesta reunião do COMTUR, as seguintes propostas, que serão encaminhadas aos setores competentes;
è Definição do nome da peregrinação como: ‘Caminho da Santa Cruz’;
è Criação de reserva ecológica na área onde se situa o cruzeiro e entorno;
è Construção de banheiros no local;
è Elevação de água potável ao ponto mais alto, onde ocorrem as celebrações;
è Construção de degraus e corrimão em pontos mais íngremes;
è Melhorias nas subidas por ambas as comunidades (Boa Vista e Bem Posta);
è Constituição do Conselho Gestor (tripartite: Prefeitura, Comunidades e Igreja);
è Elaboração do Projeto pela empresa Germinar;
è Encaminhar ao COMPAC, a proposta de inclusão da peregrinação como patrimônio imaterial e material do município;
è Encaminhar ao CMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente), a proposta de inclusão da peregrinação como patrimônio natural de Manhuaçu.
Kildaire Lima, do IEF, ressaltou a importância de observar os procedimentos legais quanto à delimitação e documentação da área a ser destinada para a reserva ecológica.



quinta-feira, 12 de abril de 2018

1º Campeonato de Tiro com Arco em Manhuaçu será dia 29


A Prefeitura de Manhuaçu investe mais no Esporte e apoia a realização do 1º Campeonato de Tiro com Arco na cidade, que ocorrerá no próximo dia 29/04 (domingo), às 9h30m, no Ginásio Poliesportivo Oswaldo Sad.
O organizador da competição, Oliveira de Lima Lopes, destaca a atenção da Prefeita Cici Magalhães com esta iniciativa. ‘A Prefeita acolheu este projeto, nos recebendo de braços abertos. Tenho muito que agradecer a ela e ao Secretário de Esportes, Jânio Garcia Mendes, pelo apoio a esta iniciativa. De agora em diante, com a realização deste primeiro evento, creio que ficará mais fácil organizar outros no futuro, pois, Manhuaçu entrará no mapa desta modalidade esportiva’, comentou.
Além dos atletas da região, está prevista a vinda de esportistas das cidades de Vassouras, Valência e Volta Redonda, do Rio de Janeiro, e de São Paulo (SP).
‘Desde criança, sempre gostei desta modalidade esportiva. Então comecei a pesquisar sobre como aprender, onde adquirir os equipamentos, onde localizar as pessoas que praticam este esporte e outras informações. Tornei-me instrutor pela Field Brasil, e sou o único qualificado pela Field/ IFA no Estado. Com isto, descobri que, em Minas Gerais, não havia um representante da Field Brasil. Então, fiz parceria com o pessoal para organizar este evento em território mineiro’, mencionou Oliveira ao ser perguntado sobre como foi o início de tudo.
O público terá acesso gratuito para assistir ao campeonato. Quanto aos atletas, os treinamentos já estão ocorrendo na cidade, em preparação ao evento.
‘Quanto mais pessoas melhor, para que o esporte seja bem divulgado. Quem quiser entrar em contato comigo para mais informações ou mesmo para aulas experimentais, estou a disposição’, anuncia Oliveira.
Durante a recente reunião realizada no Gabinete da Prefeitura, quando expôs o projeto à Prefeita Cici Magalhães e ao Secretário Jânio Garcia Mendes, Oliveira esteve acompanhado de membros do CME (Conselho Municipal de Esportes).
#cidadesdocafe

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...