sábado, 31 de março de 2018

Cidadãos e conselhos não aprovam construção de museu do café na Praça Dr. César Leite


 Com o propósito de ouvir a opinião da população quanto à construção ou não de uma obra considerada polêmica, do ponto de vista do local de construção, a Prefeitura de Manhuaçu realizou consulta popular entre os dias 05 e 20 de março em seu site oficial www.manhuacu.mg.gov.br (link direto: https://goo.gl/kAuGsh). Tudo ocorreu de forma totalmente democrática. Além da ampla divulgação na imprensa – rádio, jornal e internet -, foram produzidos vídeo e reportagem para o site institucional e a página oficial da Prefeitura no Facebook (@pmmoficial). Encerrado o prazo da consulta, apurou-se no site oficial que a maioria dos votos foi contrária à construção do Museu do Café na Praça Dr. César Leite, com percentual de 71,88% de votos contrários e 28,12% favoráveis, registrados no site oficial do município, além de milhares de manifestações, por meio de comentários publicados no Facebook, por parte da população. Cada pessoa votou uma única vez, utilizando o seu CPF.
Na página oficial da Prefeitura no Facebook, foram registradas quase 10.000 visualizações para o vídeo que apresentava a consulta popular. A postagem obteve também diversos comentários dos internautas, manifestando suas opiniões sobre o assunto. A exemplo da página oficial, houve posicionamento favorável nos comentários, mas a grande maioria foi contrária à construção na praça do hospital.

Convênio de 2016 só permitia a construção na praça Dr. César Leite

O convênio entre o município e o Governo Federal havia sido firmado em abril de 2016, ainda na gestão anterior. No entanto, o referido convênio consta como OBJETO: ‘Museu do Café Praça Dr. César Leite’, o que restringe sua construção somente a este local. Ou se construía a obra na pracinha ou devolvia-se o recurso ao Governo Federal. Esta era a questão.
Por se tratar de uma praça tradicional, que imprime valor sentimental à população, a Prefeita Cici Magalhães ciente de questões como a dificuldade de estacionamento (considerando a existência de hospital, colégio, UPA, Hemocentro e clínicas médicas particulares no entorno), a retirada de cinco palmeiras e a remoção do parquinho, decidiu lançar a consulta popular. Uma iniciativa que demonstrou zelo e respeito quanto à vontade da população.
Desde 2017, bem antes do lançamento da consulta popular, a Prefeita Cici se empenhou junto ao Governo Federal para obter a autorização para construir o museu do café em outra área, que não fosse a praça do hospital. No entanto, a alteração de local não foi autorizada.
O memorial descritivo da obra prevê, para sua construção, a retirada de cinco palmeiras da Praça Dr. César Leite (com autorização da Sec. do Meio Ambiente), além do reposicionamento do parquinho ali existente para o canto do jardim. De acordo com o Projeto, o museu ocuparia área de 320 m², sendo demarcada a sua instalação entre o Espaço Cultural Só-Arte e o Colégio Tiradentes. O valor global do convênio é de R$ 465.568,79 – recursos do Governo Federal.

Conselhos também desaprovam

Nos últimos dias, após a consulta popular, o COMPAC (Conselho Municipal de Patrimônio Cultural) e COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) reuniram-se para elaborar um parecer sobre o local da construção do museu do café na Praça Dr. César Leite. Os pareceres de ambas as instituições foram contrários à construção do museu na praça do hospital.
Os conselhos pontuaram situações desfavoráveis como o valor histórico da praça e da proximidade (apenas 50 metros) com o bem tombado pelo Patrimônio Municipal, a Capela Santa Teresinha, situada anexa ao Hospital César Leite.
(Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu)



Prefeitura apoia atletas de Manhuaçu em campeonato brasileiro de jiu-jitsu


A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Esportes, apoiou a participação de atletas manhuaçuenses no Campeonato Brasileiro Pro de Jiu-jitsu, ocorrido em Vitória (ES). A comitiva da cidade, composta por crianças, jovens e adultos – alunos do Mestre Cleiton Silva-, conquistou diversas medalhas e ficou entre as melhores da competição.
Mestre Cleiton Silva agradeceu a colaboração da Prefeitura. ‘Agradeço à Prefeita Cici Magalhães e o Secretário de Esportes, Jânio Garcia Mendes, por todo o apoio do município. A prefeitura ajudou bastante com este descolamento. O transporte fica caro, pois levamos muitas crianças. A Prefeitura disponibilizou o veículo para levarmos os atletas para participar do evento’, mencionou.

Muitas medalhas

O Professor Mestre Cleiton Silva comemorou os resultados obtidos neste campeonato, disputado no Ginásio Tancredão, na capital capixaba. ‘Foi um evento de grande magnitude, pois, havia pessoas de todos os Estados brasileiros. Ficamos em quinto lugar, entre as melhores equipes do Brasil. Havia 68 equipes profissionais participando da competição, e conseguimos ótima colocação. Levamos 32 atletas e conquistamos 29 medalhas ao todo’.
(Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu)



sexta-feira, 30 de março de 2018

Prefeitura Restaura calçamento em ruas do Bairro Pinheiro


 O calçamento da Rua Aparício Caldeira e da Avenida Letícia Vargas Pinheiro, na esquina entre as duas vias no Bairro Pinheiro, está sendo restaurado pela equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura de Manhuaçu.
No local onde ocorrem estes serviços, a equipe do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) havia realizado o reparo de uma rede de abastecimento que estava rompida.
No local, há movimento intenso de trabalhadores e máquinas para a colocação de bloquetes. O serviço está em andamento e, em breve, o trânsito para pedestres e motoristas será normalizado.
(Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu)

quinta-feira, 29 de março de 2018

Secretaria de Obras melhora rede pluvial na Viela Vargas


 
Intenso trabalho da equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura de Manhuaçu também na Viela Vargas, no B. Engenho da Serra. No local, os moradores eram prejudicados com infiltrações, especialmente em períodos chuvosos, quando a rede pluvial ficava sobrecarregada e vazava.
Sob a coordenação do Diretor de Obras, Jânio Sérvio (Catinga), os trabalhadores retiraram a antiga rede e a substituíram com a colocação de novo manilhamento, corrigindo problemas antigos.
Concluída, a obra traz segurança, tranquilidade e bem-estar para as famílias que ali residem.
(Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu)

quarta-feira, 28 de março de 2018

Campeonato Mineiro de BMX movimentará Domingo de Páscoa em Manhuaçu


     Mais uma vez, a Prefeitura de Manhuaçu investe no Esporte e organiza, juntamente com a FMC (Federações Mineira de Ciclismo) e FMBX (Federação Mineira de Bicicross), a I Etapa do Campeonato Mineiro de BMX na cidade, neste Domingo de Páscoa, 1º de Abril, às 10h, na Pista do Clube do Sol (margens da BR-262, sentido Reduto).  
As equipes da Secretaria de Obras e do SAMAL estão no local providenciando todos os preparativos necessários para que haja um bom acolhimento dos atletas e do público da região no evento.
O Secretário Municipal de Esportes, Jânio Garcia Mendes, destaca que, a exemplo do ano passado, o evento deverá contar com a presença de cerca de 150 ciclistas, vindos de vários estados brasileiros.
Na véspera (sábado, 31), haverá o treino oficial, a partir das 14h. No domingo, o treino começa às 8h da manhã.
Informações sobre inscrições e outros contatos podem ser feitos com Anderson Ramalho – telefone: 033 98456-9272.

domingo, 25 de março de 2018

Prefeita Cici busca ampliação do Minha Casa, Minha Vida em Manhuaçu


A Prefeita Cici Magalhães está se empenhando para que o Programa Minha Casa, Minha Vida seja ampliado em Manhuaçu, com a construção de mais moradias para população, de modo a atender também às famílias que possuem rendimento total mensal entre 02 e 05 salários mínimos – o que o Governo Federal enquadra como faixa 02.
Para atendimento às famílias com esta faixa salarial, o Governo Federal lançou o Minha Casa, Minha Vida 3 (MCMV-Parcerias). Nesta faixa, é disponibilizado o financiamento dos apartamentos, com prestações de baixo valor mensal, em comparação aos preços praticados no mercado.
Em reuniões recentes em Brasília (DF) e na COHAB Minas (Companhia de Habitação de Minas Gerais) a Prefeita conseguiu avançar com este trabalho social.
Na manhã desta terça-feira, 20/03, Cici recebeu a visita do Engenheiro da COHAB (Companhia de Habitação de Minas Gerais) e o acompanhou, juntamente com o Técnico em Agrimensura e Topografia, Eduardo Ribeiro, a uma visita no residencial Clube do Sol, onde estão em construção 288 unidades para atendimento às famílias que se enquadram na faixa 01 (renda mensal total até um salário mínimo). No local, o engenheiro procedeu com uma averiguação inicial de áreas disponíveis para a construção das novas moradias.
A previsão é de que nos próximos dias, a Prefeita Cici Magalhães receba a visita do Presidente da COHAB Minas, Alessandro Marques, para a continuidade dos trabalhos visando a consolidação deste importante investimento social na área da habitação para o município. 
(Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu)

sábado, 24 de março de 2018

Asilo São Vicente e Apac recebem equipamentos do Servas


 Em solenidade realizada em Mutum (09/03), a Caravana SERVAS (Serviço Voluntário de Assistência Social) procedeu com a entrega de diversos equipamentos, beneficiando instituições filantrópicas da região.
Em Manhuaçu, duas entidades foram beneficiadas a partir do empenho da Prefeita Cici junto ao Deputado João Magalhães, que indicou Emenda Parlamentar para que o Asilo São Vicente de Paulo e a APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) recebessem os equipamentos.
O Asilo São Vicente de Paulo recebeu cinco cadeiras de rodas, três cadeiras para banho, duzentas lâmpadas e uma geladeira.
A APAC foi agraciada com uma geladeira e duzentas lâmpadas.
O SERVAS é uma associação civil sem fins lucrativos, criada pelo governo de Minas Gerais há mais de seis décadas. A instituição trabalha em parceria com o poder público, setor privado e sociedade civil para realizar programas, projetos e ações que complementem as políticas públicas de desenvolvimento social.
Presentes à cerimônia em Mutum, representando Manhuaçu, os secretários municipais João Amâncio (Obras) e Gena Clara (Cultura e Turismo); Presidente do Asilo São Vicente de Paulo, Clabson Lana da Costa, e Antônio Carlos (APAC).
No último mês de dezembro, a Prefeita Cici esteve no Asilo São Vicente de Paulo e procedeu com a entrega das chaves de um Toyota Etios 1.3 para a direção da instituição filantrópica. O veículo foi viabilizado também a partir de pedido da Prefeita junto ao Deputado João Magalhães. Em atendimento, o parlamentar então elaborou emenda junto ao Governo do Estado.


terça-feira, 20 de março de 2018

Prefeita Cici acompanha jogo-treino do Boston City no CT Barreiro


 No último sábado, 17/03, a Prefeita Cici e o Deputado João Magalhães visitaram o CT (Centro de Treinamento) do Boston City Brasil FC, na comunidade do Barreiro, para acompanhar os jogos-treinos da equipe. Instalado em Manhuaçu em 2017, em um ousado projeto de expansão na área esportiva e já consolidado nos Estados Unidos, o Boston City FC é uma novidade no futebol brasileiro e agora se prepara para o calendário de jogos de 2018.
Também presentes a esta visita, os Secretários Eron Elias e Jânio Garcia; o Presidente da SCAMG, empresário Alexandre Leitão – esposo da Prefeita Cici -, além de membros da equipe técnica. Nas partidas de sábado, o Boston enfrentou as equipes Sub-13, Sub-14 e Sub-17 de Ubaporanga. Durante os jogos, dois atletas da cidade vizinha foram selecionados para uma possível contratação do Boston. 
As competições terão início já no próximo dia 07 de abril, conforme destaca o Presidente (CEO) do Boston City, Renato Valentim. ‘Foi o nosso primeiro jogo-treino. É uma oportunidade de familiarizar com nossos atletas e também para passarmos as observações para o Palhinha, quando chegarmos em Boston. Nosso projeto é sério. Queremos disputar na ponta estes campeonatos, que a partir do mês que vem terão início. Esperamos contar com o apoio da população, poder público e setor privado, para que nos acompanhe neste trabalho e em todas as competições deste ano. Queremos dar muita alegria para a torcida’, destacou.
Entre as competições para este ano, a equipe do Boston City marcará presença nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20. O Técnico Ademir de Carvalho mencionou que ‘graças a Deus, temos a oportunidade de ver esta garotada desempenhando bem, com a melhor qualidade. Com toda certeza, com este ritmo de trabalho no dia-a-dia, a tendência é melhorar. Ficamos muito felizes em possibilitar esta oportunidade para os jovens de Manhuaçu e de outras cidades de poder vivenciar esta experiência’.
O Deputado Estadual João Magalhães ressaltou a importância da iniciativa do Boston. ‘Sabemos que este é um projeto esportivo de grande valor, não só para Manhuaçu, como para toda a região. Para o Renato Valentim, o nosso aplauso. No que pudemos fazer junto ao Governo Estadual e Federal para aprimorarmos o Esporte, eles podem contar conosco. Tanto é que estamos construindo ginásios poliesportivos em Realeza e Ponte do Silva, vamos reformar o Estádio JK, enfim, são ações para valorizar o esporte de Manhuaçu e da região’, comentou o deputado.
O empresário Alexandre Leitão também elogiou estes esforços da direção do Boston. ‘É muito gratificante. São mais de cem jovens fazendo treinamento, crescendo como homens, profissionais e é isto que Manhuaçu precisa. Quero parabenizar o Renato por ter acreditado na cidade, na nossa causa, e saber que estamos juntos nesta parceria entre o Boston e o Município. Queremos colaborar para tornar este sonho ainda mais real para a região.
 (Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu/ fotos: Teógenes Nazaré)


sexta-feira, 16 de março de 2018

CREAS orienta sobre como lidar com pessoas em situação de rua


A cidade cresce e o desenvolvimento traz novos desafios. Um deles, a questão dos moradores de rua. Em Manhuaçu, a Prefeitura oferece, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com a FUMAPH, um serviço especializado às pessoas em situação de rua.
A Prefeita Cici Magalhães destaca a importância deste trabalho coordenado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) junto à sociedade, para a promoção da dignidade humana e a busca de soluções para um problema tão complexo.
O Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua é formado por um Assistente Social e dois educadores sociais. Um acompanhamento é realizado com estas pessoas, sendo oferecido um suporte para que o cidadão tenha seus direitos garantidos. No atendimento, busca-se conhecer e entender o histórico de vida de cada um. O serviço conta com suporte do Albergue Municipal Padre Ivo Moreira onde são oferecidos banho, comida e lugar para dormir.
Situado anexo ao Ginásio Poliesportivo Oswaldo Sad, o albergue funciona das 19h às 07h, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriado. Para migrantes, o município oferece serviço de passagem para dezesseis cidades vizinhas, com o propósito de encaminhar o usuário ao seu destino, levando em conta a rota e os serviços ofertados pela rede no trajeto a ser percorrido.
Para os cidadãos que buscam um lugar para residir, a Prefeitura mantém convênio mensal com a FUMAPH para oferecer os serviços da Casa de Acolhimento Bom Samaritano. ‘Nosso propósito é explicar à população o que acontece no ato de doar esmolas. Esta ação cheia de boas intenções acaba estimulando as pessoas a permanecerem em situação de mendicância. Nosso objetivo não é pregar o individualismo e/ou egoísmo, pelo contrário, queremos que as pessoas em situação de rua sejam vistas como cidadãos de direitos que necessitam de algo além do que estão pedindo. É preciso que fique claro que quando alguém doa esmola, mesmo que com o pensamento de ajudar, está na verdade contribuindo com a permanência desta pessoa nas ruas. Pois, ao doar esmola, não se está matando a fome, mas, na maioria das vezes, sustentando um vício daquele pedinte e reforçando a ideia de que dá para ‘viver’ na rua’, explica a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Celeste Gregório.

O que fazer?

A orientação dada à população que se sensibiliza com a situação dos moradores de rua é a seguinte: questione o motivo de a pessoa te pedir dinheiro. Normalmente a resposta dada relaciona-se à necessidade de comer, questão de saúde, passagem, ou até mesmo banho.
De acordo com a Coordenadora do CREAS, Glenda Miranda, para todas estas perguntas a equipe de atendimento pode dar um suporte e orientações. ‘Em vez de dar esmola, oriente a este cidadão a procurar o CREAS, que fica na Rua Desembargador Alonso Starling, 260, no centro (fundos da Igreja Presbiteriana). Para contatos fora do horário comercial é disponibilizado o número de telefone de plantão: 33 98418 2273.
Nos casos em que a pessoa em situação de rua cometer algum delito, furtar, provocar transtornos ou mesmo coagir alguém a dar lhe dinheiro é importante que seja acionada a Polícia Militar. ‘Cabe ressaltar que nosso serviço busca a garantia de direitos, não temos o poder de resolver determinadas situações que afligem a sociedade, como atos infracionais praticados. Vale destacar o artigo 5º da CF que diz: <Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade> e no inciso XV, <é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da Lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens>’, esclarece a Coordenadora.
A equipe reitera que a esmola, mesmo sem esta intenção, acaba contribuindo para manter as pessoas nas ruas, expostas a todos os tipos de violência e até à dependência química. ‘O que estas pessoas precisam é, na realidade, reconstruir o seu projeto de vida’, mencionam os profissionais.
Contatos com o Serviço Especializado em Abordagem Social podem ser feitos pelos telefones: 33 3332 3800 (Sec. de Trabalho e Desenvolvimento Social), 33 3331 1964 (FUMAPH) e 33 3332-3264 (CREAS).
(Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu)

quarta-feira, 14 de março de 2018

Prefeita Cici participa de reunião do Conselho de Esportes


 A Prefeita Cici Magalhães participou da reunião do Conselho Municipal de Esportes, ocorrida no centro cultural, no último dia 05/03, juntamente com os Secretários de Esporte, Jânio Garcia Mendes, e de Cultura e Turismo, Gena Clara.
De acordo com a Presidente do Conselho, Liliane Araújo Lopes, entre os assuntos discutidos na reunião, a definição das prioridades de atuação da entidade; a necessidade da realização de melhorias no ginásio poliesportivo Oswaldo Sad, na quadra da EM São Vicente de Paulo (CAIC), alambrado do campo de futebol de Vilanova e a possibilidade de parcerias para o desenvolvimento de novos projetos sociais esportivos direcionados à criança e ao adolescente, entre outros itens.
A Prefeita Cici destacou a importância do conselho para a implementação de políticas públicas para o Esporte, já que a entidade é composta por pessoas que atuam ou participam do dia-a-dia do setor. Deste modo, os conselheiros podem auxiliar a Administração Municipal quanto à elaboração de um calendário esportivo diversificado e vibrante para a juventude.
O arqueiro Oliveira de Lima Lopes apresentou a proposta de realizar o evento da categoria ‘Tiro com Arco’ na cidade, previsto para ocorrer no próximo dia 29 de abril. Na oportunidade, ele fez uma demonstração do equipamento (arco e flecha) para os participantes da reunião.
Os conselheiros elogiaram ainda a participação da Prefeita, que permaneceu até o final do encontro, ouvindo e propondo soluções para as demandas apresentadas, de forma clara e em conformidade com a realidade financeira do município.
(Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu)


sábado, 10 de março de 2018

Caminhão da Sorte estará em Manhuaçu na próxima semana


O Caminhão da Sorte das Loterias Caixa estará em Manhuaçu, a partir de terça-feira, 13/03, e permanecerá até sábado, 17, para a realização de sorteios ao vivo da Mega Sena, Sena, Loteca, Lotogol, Lotofácil, Federal, Lotomania, Quina, Dupla e Timemania. A estrutura será montada no centro da cidade, na Praça Cordovil Pinto Coelho (em frente à Igreja Matriz São Lourenço), com os sorteios ocorrendo diariamente a partir das 19h (quarta-feira e sábado) e 20h nos demais dias.
Esta semana, a Prefeita Cici Magalhães recebeu a visita dos representantes da CAIXA, o Gerente Geral da agência Manhuaçu, Éder Roberto Veríssimo, e o Gerente de Loterias, Reuber Guerra Duarte, para tratar dos preparativos para a realização dos sorteios na cidade. A previsão inicial era que os sorteios tivessem início na segunda-feira, 12. No entanto, a CAIXA informou que, em razão da distância a ser percorrida pelo Caminhão da Sorte – que está vindo do Estado de Alagoas – os sorteios de Manhuaçu terão início na noite de terça-feira, 13.
Também presentes à reunião realizada na Prefeitura, os Secretários Municipais, Claudinei Lopes (Fazenda) e Gena Clara (Cultura e Turismo); Chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira; Dra. Ana Carulinna (Secretaria de Planejamento) e Vereador Paulo Altino.
A cada semana, o Caminhão da Sorte estaciona em uma cidade brasileira diferente, possibilitando à população a oportunidade de acompanhar de perto os sorteios das Loterias CAIXA.
O veículo transporta todo o material necessário para os sorteios e para a montagem do palco do evento. Além dos sorteios, são promovidas gincanas, brincadeiras e distribuição de brindes para o público durante toda a semana. Além disto, será disponibilizada a venda de bilhetes das loterias no próprio caminhão.
O Caminhão da Sorte foi criado em 1980 com o objetivo de levar aos municípios os sorteios das loterias CAIXA, visitando a cada semana um lugar diferente. Além da estrutura necessária para realização do sorteio ao vivo, há no equipamento unidade lotérica que permite que apostas sejam feitas até uma hora antes do sorteio.
Na sexta-feira, 16, a população que visitar o centro da cidade terá a opção de acompanhar os sorteios das Loterias Caixa, na Praça Cordovil Pinto Coelho, e a Feira Gastronômica e Cultural, na Praça 05 de Novembro.


quinta-feira, 8 de março de 2018

Seminário sobre Agricultura Familiar é realizado em Manhuaçu



A Prefeita Cici Magalhães participou do Seminário sobre Agricultura Familiar de Manhuaçu, na manhã desta segunda-feira, 05, juntamente com membros do secretariado, em um positivo momento de diálogo com os representantes das comunidades rurais. Na oportunidade, foram apresentadas demandas levantadas pelas comissões do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável), em áreas como Saúde, Estradas, Saneamento Básico, Educação e Produção Agrícola.
Conduzido pelo Presidente do CMDRS, Daniel Corsetti Dutra; Vice-presidente, Dayse Dias Silva Muniz, e Secretária Kátia Louzada, o encontro teve início às 9h, no salão da Câmara Municipal. Logo na abertura, a Prefeita Cici Magalhães parabenizou ao conselho pela organização e mobilização junto às comunidades rurais. 
  
O que as comunidades solicitam

A Comissão de Estradas pontuou como prioridades: reunião com a comunidade e vereadores para alinhamento das ações; divulgação da Lei das Estradas; parceria com escolas e Patrulha Rural PM para a conscientização sobre a construção de quebra-molas e alta velocidade nas estradas rurais; mapeamento das estradas, marcação dos pontos críticos e reestruturação das caixas de contenção; criação de equipe de manutenção de estradas na Sec. de Obras, em parceria com a comunidade, e providências para trechos de alto risco para o transporte escolar.
A Comissão de Saúde elencou o fortalecimento das campanhas de vacinação de cães e gatos contra a leishmaniose; recursos para controle e cuidados com os animais; participação efetiva dos agentes de Saúde no diagnóstico das famílias para levantamento de doenças e cuidados.
A Comissão de Saneamento Básico sugeriu a elaboração de cartilha sobre aproveitamento do lixo orgânico, para apresentação em dias de campo; recursos para a coleta seletiva de lixo, mapeamento e exposição de lixeiras; divulgação das ações do Dia da Limpeza em Soledade; projetos de construção de fossas sépticas, estudo e seminário sobre o Plano de Saneamento Básico.
A Comissão de Educação pontuou o planejamento de reformas das escolas rurais; acompanhamento da merenda; acompanhamento das atividades de transporte escolar e segurança dos alunos, com monitores.
A Comissão da Produção Agropecuária priorizou o acompanhamento dos agricultores no processo SAT (alimentos sem agrotóxico); divulgações de dias de campo, campanhas de devolução de embalagens de agrotóxicos, Programas PAA e PNAE, agricultura familiar e das unidades regularizadas junto à Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal; valorização dos Concursos de Qualidade do Café e leilão dos cafés pontuados, além do uso de máquinas para a produção agrícola.
Após as explanações dos conselheiros, a Prefeita Cici Magalhães se pronunciou, relatando sobre cada uma das reivindicações levantadas, juntamente com secretários e diretores municipais ali presentes. Cici também ressaltou os trabalhos realizados e em andamento nas comunidades rurais, visando o bem-estar da população.
Entre os presentes, a Chefe de Gabinete Sandra Cerqueira; Secretários Municipais João Amâncio (Obras) e Flânio Alves (Agricultura); Diretores Jânio Sérvio (‘Catinga’ – Obras), Luiz Carlos (SAAE) e Enos Santana (Transportes); Coordenadoras de Atenção Primária da Sec. de Saúde, Marizy Vasconcelos, e de Vigilância Sanitária, Maria Lúcia; Diretor Geral do IF/ Campus Manhuaçu, José Geraldo Soares; Comandante da Patrulha Rural PM, Tenente Robson; Analista Ambiental do IEF, Ailton de Souza Neto; Presidente do STR, Marco Antônio, e Mobilizadora do SENAR, Isaura da Paixão, além de extensionistas da EMATER.


domingo, 4 de março de 2018

Vereadores de Viçosa visitam Manhuaçu para conhecer estrutura esportiva


O Secretário de Esportes, Jânio Garcia Mendes, acolheu a visita de representantes da Câmara de Viçosa (MG), durante visita à Manhuaçu, na última semana. Foi um positivo encontro que possibilitou a atualização sobre os procedimentos tomados nas duas cidades para a realização de atividades esportivas.
A comitiva de Viçosa era composta pelos Vereadores Antônio Elias Cardoso (Secretário da Mesa Diretora) e Ronildo Antônio Ferreira (DJ Roni), além do Diretor da Câmara, José Adilson Lima Coelho.
Os vereadores do município que fica a 172 km de Manhuaçu aproveitaram a visita para se inteirar sobre a estrutura disponibilizada pela Administração Ouvir para Governar para atendimento das demandas esportivas, ou seja, como é a tramitação dos projetos realizados ou apoiados pela Prefeitura. No Paço Municipal, eles foram recebidos pela Chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira.
Além da visita à Secretaria de Esportes, à Prefeitura e ao Estádio JK, os vereadores de Viçosa se dirigiram ao CT (Centro de Treinamentos) do Boston City Brasil FC, na Comunidade Barreiro, para conhecer as instalações do mais novo time de Manhuaçu.
(Thomaz Júnior)

sábado, 3 de março de 2018

Bombeiros auxiliam SAAE com rapel para arriscado reparo de rede


Foi necessária uma operação de rapel, totalmente coordenada pela equipe do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, para que a equipe do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) conseguisse substituir o encanamento de rede de esgoto em um local íngreme e interditado, no B. Santa Terezinha, nesta quinta-feira, 01, pela manhã.
Os trabalhos ocorreram nos fundos de um beco, na Rua Paraíso, com vistas para a movimentada Avenida Presidente Tancredo Neves, muitos metros abaixo.
De acordo com o Diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, há algum tempo, o encanamento do local, que conduz rede de esgoto, havia sido incendiado. Com isto, a tubulação derreteu e o esgotamento escorria barranco abaixo, percorrendo até mesmo a Avenida Presidente Tancredo Neves, rumo à rodoviária.
A Prefeita Cici Magalhães solicitou urgência na solução do problema em razão dos diversos transtornos ocasionados pelo esgoto livre, como o mau-cheiro e o risco à saúde pública, por causa de zoonoses decorrentes de moscas e outros insetos.
Em visitas prévias, a equipe do SAAE analisou o local, buscando alternativas seguras para os operários procederem com a troca do encanamento. A solução surgiu com a realização de operação integrada com o Corpo de Bombeiros, em que os funcionários do SAAE fizeram rapel (atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres, bem como outras edificações) para trocar o cano destruído por um novo.
A operação foi bem-sucedida. O Diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, agradece à toda a equipe do Corpo de Bombeiros pela eficiência no atendimento. 'Eles sempre nos atendem muito bem, orientam a equipe do SAAE quanto à segurança no trabalho. Então, compartilhamos o êxito deste trabalho realizado hoje com os bombeiros. Muito obrigado mesmo!', agradeceu.
Com a parte perigosa do trabalho concluída, a equipe do SAAE continuará os trabalhos de reparo, assegurando a normalização do funcionamento da rede de esgoto local.

sexta-feira, 2 de março de 2018

Conselho busca a criação da Rota do Café em Manhuaçu


Logo na primeira reunião do ano, o Comtur (Conselho Municipal do Turismo) lançou um audacioso projeto em Manhuaçu: a criação da Rota do Café. A reunião contou com a presença dos Secretários M. de Cultura e Turismo, Gena Clara Gil Alcon, e de Agricultura, Flânio Alves da Silva; Diretora do SENAC/ Manhuaçu, Joseane Pazelli, empresários Charbel Felipe, Davi (Café Salomão) e José Eustáquio (Taquinho), além dos conselheiros.
O percurso que interliga as comunidades Coqueiro Rural à Manhuaçuzinho (com acesso à BR-262, em Realeza, em frente à antiga Copareal) tem a proposta de estimular o turismo local, a partir da possibilidade de mostrar ao visitante a produção cafeeira, em todas as etapas, as paisagens que acolhem os cafezais e cenários turísticos naturais como a Pedra Furada – na comunidade Manhuaçuzinho.
Sebastião Fernandes, Presidente do Comtur, destaca que novos empreendimentos construídos nas comunidades rurais incentivam a criação de uma rota turística no município. ‘Estamos buscando a parceria entre o poder público, representado pela Prefeitura de Manhuaçu, e o setor privado, com a participação destes empresários que já estão investindo em empreendimentos rurais na região. Queremos levar adiante este projeto, considerando o potencial turístico que temos, e a possibilidade de que esta iniciativa fortaleça a geração de renda e emprego no município’.
Ao município foi solicitada a manutenção e a sinalização viária da rota, demarcando o início e o fim da Rota do Café. Foram propostas para esta rota, a exposição de produtos artesanais no trajeto entre Manhuaçuzinho e Coqueiro Rural; a criação de memorial em homenagem à Maria Moura, famosa feminista do início do século XX, nascida na comunidade de Monte Alverne, entre outras sugestões.
A Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Gena Clara Gil Alcon, destacou que ‘a Prefeita Cici Magalhães quer fortalecer o turismo, com novos projetos em Manhuaçu. O café é uma grande riqueza que temos. Entendemos que, com a participação dos empresários, estes empreendedores que acreditam no potencial local para o turismo, como é o caso do Charbel que está construindo o Castelo do Café – empreendimento com cafeteria e torrefação - para demonstrar ao público como funciona a produção do café, estas ideias serão consolidadas. A Prefeitura apoia a todos os produtores, cafeicultores, e organizadores neste trabalho para a criação da Rota do Café, para enriquecer o turismo de Manhuaçu. Marcaremos novas reuniões, buscando envolver as famílias residentes nas comunidades rurais que farão parte desta rota, para tornar realidade este projeto turístico’.
Também foi pauta da reunião de 19/02 o cadastro de informações do município junto ao Governo do Estado para pontuação no ICMS Turístico.
(Thomaz Júnior)


Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...