O convênio recentemente
firmado entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Manhuaçu já apresenta
resultados positivos para a população de toda a região, atendida pela 6ª DRPC
(Delegacia Regional de Polícia Civil). Em nova reunião com a Prefeita Cici
Magalhães, no último dia 30, no Gabinete, o Delegado Regional, Dr. Carlos
Roberto Souza da Silva e o Inspetor Reinaldo de Melo Rodrigues, anunciaram que
já está sendo emitido o Cartão de Estacionamento em Vaga Especial para
portadores de necessidades físicas especiais e os idosos.
De acordo com o
Delegado Dr. Carlos, o cartão tem validade por dois anos e é válido em todo o
território nacional. Podem solicitar o documento na 6ª DRPC, os cidadãos de
Manhuaçu e das cidades vizinhas que integram a área de atuação da delegacia.
Em Março, a
Prefeita Cici Magalhães e as Secretárias de Assistência Social, Giuzaina
Gregório, Cultura e Turismo, Gena Clara, e de Comunicação Social, Alexandre
Junqueira, juntamente com o Gestor Municipal de Convênios, Tarcísio Sathler, e
o Comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Sérvio Túlio Salazar, acolheram as
reivindicações apresentadas por um grupo de cidadãos quanto à acessibilidade e
questão das vagas especiais de estacionamento. ‘No início do ano, nos foi repassada esta demanda, a respeito de uma
reunião entre a Administração Municipal e uma comitiva de pessoas portadoras de
deficiência e também de idosos que têm direito a esta credencial para o uso de
vagas diferenciadas, especiais para estacionamento. Foi firmado um novo convênio
com a Prefeitura, e, com isto, nós passamos a estudar a emissão desta
credencial. O documento foi autorizado pelo DETRAN, então, desenvolvemos o
sistema da emissão, e, a partir de agora, as pessoas que possuem deficiência
física comprovada mediante laudo médico e os idosos – pela Lei, acima de 65
anos – podem nos procurar para a emissão desta credencial de estacionamento’,
explicou o Delegado.
A Legislação prevê
que 10% das vagas de estacionamento em ambientes públicos e privados sejam
reservados para uso especial (portadores de necessidades físicas e idosos).
Para usar estas vagas é preciso que o motorista tenha a credencial – o cartão
de estacionamento - mas, até então, este documento não era emitido em Manhuaçu.
‘Precisávamos de equipamentos de informática para estruturar este serviço, e a
partir daí desenvolver um programa para gerenciar a emissão deste documento,
caso contrário, teríamos um gerenciamento manual, o que demoraria muito tempo e
o risco de falhas. A credencial tem validade de dois anos, e, vencido este
período, os credenciados precisam fazer a renovação. Antes, não tínhamos como
gerenciar isso. Agora, podemos! Graças a este convênio com a prefeitura que
viabilizou a implantação deste atendimento para esta demanda pública’, destacou
Dr. Carlos.
A Polícia Civil
esclarece que o interessado deve procurar a delegacia, tendo em mãos uma cópia
da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e comprovante de residência. Portadores de deficiência devem levar laudo
médico para que a solicitação seja devidamente formalizada, embora a credencial
seja emitida no mesmo dia, na maioria das vezes. ‘Ressaltamos que o documento não cria vagas na cidade, e sim autoriza o
uso naquelas que estão estabelecidas’, esclareceu o delegado.
(Secretaria
de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu)
ACESSE TAMBÉM OS
LINKS DE REPORTAGENS RELACIONADAS A ESTE ASSUNTO:
Prefeitura amplia convênio com Polícia Civil:
e
Reunião com cidadãos sobre acessibilidade e vagas de
estacionamento:
http://www.manhuacu.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/acessibilidade-e-vagas-de-estacionamento/68638
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