segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Orientação para hipertensos em Manhumirim


A Prefeitura de Manhumirim, por meio da Secretaria M. de Saúde, realiza intenso trabalho junto às famílias, em todos os bairros e comunidades rurais do município. São diversas equipes de profissionais da Saúde, desde os agentes que visitam as casas aos atendimentos prestados nas ESFs (antigos PSFs) e na Policlínica - por enfermeiros, auxiliares e médicos-, busca-se oferecer um atendimento digno à população, mesmo com todos os desafios existentes.
Um bom exemplo recente aconteceu na ESF Isidoro, quando expressivo número de moradores do bairro compareceu para ouvir as orientações da Enfermeira Dávia Corredouro sobre a hipertensão e os cuidados que o paciente deve tomar. No local, encontros como este acontecem mensalmente. A equipe da Secretaria M. de Saúde trata como muito zelo questões que dizem respeito à saúde preventiva e o trabalho de acompanhamento dos pacientes em tratamento, possibilitando a verdadeira promoção da saúde junto às famílias de Manhumirim.



domingo, 30 de agosto de 2015

CAPS Manhumirim trabalha conceito de família com usuários


Em uma ampla gama de ações desenvolvidas junto aos usuários do CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial), destaca-se a iniciativa de trabalhar o conceito de família que, em Manhumirim, vem sendo desenvolvido pela Assistente Social Geysa Santos. De forma consistente e respeitando o ritmo de cada usuário, este projeto prossegue, e, apresenta resultados positivos.
Nos últimos anos, o Brasil tem avançado com as propostas de reformas sanitária e psiquiátrica, ocasionando muitas mudanças no setor de Saúde. No campo da saúde mental, certamente a maior conquista é o processo de desinstitucionalização do portador de sofrimento psíquico e a gradual implementação de serviços de Saúde em meio aberto, como é o caso do CAPS e dos Centros Terapêuticos. Com isto, pessoas que anteriormente viviam enclausuradas em hospitais psiquiátricos, agora, podem contar com um tratamento mais próximo de seus familiares.
Destaca-se ainda, entre as atividades desenvolvidas pelo CAPS I/ Manhumirim, direcionadas ao estímulo da socialização dos usuários, o estabelecimento de calendário festivo anual – como a comemoração de festas típicas como o carnaval, festa junina e Natal, entre outras -, as apresentações realizadas em eventos e conferências e o carinho dos profissionais que ali trabalham, com total dedicação e constante atualização de seus conhecimentos, buscando verdadeira inclusão e convívio social entre usuários e sociedade.


sábado, 29 de agosto de 2015

Usuários do CAPS se apresentam no Fórum de Saúde Mental de Manhumirim


   A mais recente edição do Fórum de Saúde Mental foi abrilhantada por uma bela apresentação dos usuários do CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial). O evento realizado mensalmente na cidade reúne profissionais do CAPS que atuam nos municípios que integram as microrregionais de Manhumirim e de Carangola. A Prefeitura, por meio da Secretaria M. de Saúde, apoia a organização deste encontro. Entre os presentes, a Diretora Regional da GRS/ Manhumirim, Cici Magalhães.
Realizado pela Gerência Regional de Saúde de Manhumirim, o Fórum de Saúde Mental foi instituído em 29 de Julho de 2004. Trata-se de um órgão colegiado de caráter permanente consultivo, constituído por membros representantes das Regiões de Saúde de Carangola (Ampliada Sudeste) e de Manhuaçu (Ampliada Leste do Sul), com a finalidade de fortalecer as ações e estratégias de saúde mental em conformidade com as Leis nº 10.216 de 06/4/2001 e 11.802 de 18/1/1995. A Política de Saúde Mental busca amparar e oferecer atendimento digno aos portadores de transtornos mentais e comportamentais, por meio de uma rede de atenção/cuidado integral que substitua definitivamente os hospitais psiquiátricos. Mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos na região podem ser obtidas na internet, pelos endereços: forumsaudemental.blogspot.com.br e www.facebook.com/forumsaudemental.
Em Manhumirim, o CAPS I atende, em média, 160 usuários, com oficinas e diversas atividades desenvolvidas por uma equipe de profissionais devidamente capacitada. O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, sendo local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.


sexta-feira, 28 de agosto de 2015

CAPS em movimento: usuários participam de atividades físicas em Manhumirim


Um dos trabalhos desenvolvidos pela equipe do CAPS I em Manhumirim é o estímulo à prática de atividades físicas junto aos seus usuários. Sob a coordenação do Professor Moacir Neto, animados jogos de futebol, trazem entrosamento, alegria e saúde para estas pessoas. Além disto, os usuários se exercitam, respiram ar puro, têm momentos de diversão e de novas experiências sociais – uma série de fatores positivos auxiliando o trabalho constante de acompanhamento realizado pela equipe de profissionais do município.


quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Evento sobre FNDE reúne prefeitos e gestores da Educação em Minas


Prefeito José Carlos Pereira (d); Presidente do FNDE, 
Ildivan Alencar; Secretária M. de Educação de Luisburgo, 
Cristina Hubner, e Thomaz Júnior.
O Prefeito de Luisburgo, José Carlos Pereira; a Secretária M. de Educação Cristina Hubner, e a Gerente de Serviços da Secretaria, Elisângela de Souza Damasceno, juntamente com representantes de outros 217 municípios do Estado participaram do evento promovido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), em parceria com o mandato do deputado federal Reginaldo Lopes, nesta Quinta-feira, 20, em Belo Horizonte. O encontro teve o propósito de esclarecer dúvidas, e, principalmente, encaminhar soluções para os problemas na implantação de projetos e de operação dos programas de Educação do Governo Federal. Na abertura da programação, houve pronunciamento e palestra do Presidente do FNDE, Idilvan Alencar.
“Democratizar as informações, essa é nossa intenção”, declarou Reginaldo Lopes. De acordo com o parlamentar, o homem público tem o dever e a obrigação de transmitir conteúdos, de servir a sociedade. “Fizemos um encontro suprapartidário com um público que compreende que o território da educação é um campo sagrado e que toda a população deve se envolver”, disse. Participaram prefeitos, vereadores, secretários e técnicos educacionais.
Prefeito José Carlos Pereira (d); Deputado Federal,
Reginaldo Lopes; Secretária M. de Educação de Luisburgo,
Cristina Hubner, e Gerente de Serviços da Secretaria,
Elisângela Damasceno de Souza.
 Além do atendimento personalizado e individualizado, os representantes dos municípios puderam resolver entraves relacionados às obras, obtendo informações sobre os programas do FNDE e se preparar para o próximo PAR (Plano de Ações Articuladas), de 2015 a 2018, quando ocorre a pactuação republicana de quais são os desafios de cada cidade - em consonância com as vinte metas do PNE (Plano Nacional da Educação).
A partir desta organização, os municípios poderão solicitar ao FNDE os investimentos necessários, desde a Educação Básica até a pós-graduação. “Portanto, esse encontro é extremamente importante para organizar a vida dos municípios na consolidação do slogan que a presidenta Dilma Rousseff colocou como desafio para toda a sociedade que é a pátria educadora”, defendeu Lopes.
Representantes de 218 cidades mineiras estiveram presentes.
 O presidente do FNDE, Idilvan Alencar, conduziu a palestra "Encontro de Gestores Municipais para o Fortalecimento de Ações Educacionais”. Idilvan falou sobre os programas e ações do FNDE, e como o órgão pode auxiliar as políticas municipais em Educação. “A ideia é ser resolutivo e o FNDE quer ajudar a resolver os problemas de forma mais efetiva. No dia-a-dia é complicado o deslocamento até Brasília, ou tratar por e-mail e telefone. A superação dessas pendências significa recursos para os municípios”, definiu. O presidente acredita que devido a grande quantidade de cidades em Minas, seja necessário um retorno para a realização de novo encontro. O Deputado Estadual Cristiano Silveira prestigiou o evento, juntamente com representantes do governo estadual.









quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Curso da Ascon tem grande participação de profissionais da região


A Ascon (Associação dos Contabilistas do Leste de Minas Gerais) deu início ao calendário de cursos do 2º semestre disponibilizando o treinamento sobre “Elaboração de demonstrações contábeis, balanço, DRE, DMPLE e DVA, prática e teoria”, realizado no auditório do campus da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu), no último dia 19.
Ministrado pelo Consultor Dr. Antônio Saccá, especialista nas áreas de treinamento e de consultoria contábil, financeiro, fiscal e de gestão organizacional e instrutor do CRC-MG (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais), o curso teve início na parte da manhã e prosseguiu durante todo o dia. O treinamento recebeu elogios dos participantes, que evidenciaram o carisma e a interatividade do palestrante – possibilitando uma plena absorção do conhecimento dos conteúdos apresentados.
O Presidente da Ascon e Conselheiro Estadual do CRC-MG (Conselho Regional de Contabilidade), Daniel Gerhard, avaliou positivamente o curso. Daniel destacou o expressivo comparecimento dos participantes e o trabalho contínuo desenvolvido pela Ascon, visando o fortalecimento da classe contábil na região.
Daniel Gerhard lembra ainda que novos cursos estão com datas definidas: o de “SPED e-Social, prática e teoria”, no próximo dia 11 de Setembro e sobre “Contribuições - Subtema retenções IR, PIS, COFINS E CSLL”, no dia 13 de Novembro. Informações sobre os cursos e procedimentos para inscrição podem ser obtidas com Rízia, tel. 33 3331 1218 e pelos e-mails: asconmg@yahoo.com.br e rizia@realcon.com.br. O valor da inscrição é de R$ 160,00 por participante. Inscritos de uma mesma empresa têm desconto e pagam R$ 140,00, por pessoa. Estudantes e contadores em dia com o CRC-MG pagam a metade, R$ 80,00; associados da Ascon - com situação em dia - têm acesso gratuito e pagam apenas R$ 30,00 para cada curso adicional. É oferecido ainda desconto de 10% para aqueles que fizerem os três cursos. Aos participantes são disponibilizados material completo de apoio, certificado e Coffee break.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

39ª Confraternização do AA em Manhumirim


A tradicional confraternização do AA (Alcoólicos Anônimos) - este ano em sua 39ª edição - foi especial mais uma vez em Manhumirim, reunindo grande público, inclusive membros do grupo, vindos de diferentes Estados. Realizada no Colégio Estadual, no último final de semana (dias 15 e 16), a confraternização teve ampla programação, envolvendo diversas apresentações, como da Banda de Música Irmã Cecília. A Prefeita Darci Braga e o Presidente do COMAD (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas), Sérvulo Barbosa (Tá Barbosa) se pronunciaram na abertura do encontro.
Desde 1976 – ano em que a irmandade se instalou em Manhumirim -, as portas dos grupos do AA estão abertas, com o único propósito de receber pessoas vitimadas pelo uso e o abuso de bebidas alcoólicas e de outras drogas. “Sabe-se que as drogas lícitas são o trampolim para que pessoas cheguem ao uso de outras drogas. E, para piorar, é difícil se livrarem deste mal. No entanto, por meio de uma programação simples, o grupo AA tem ajudado muitas pessoas à reestabelecerem suas vidas”, pontuou Tá Barbosa.
Cerca de 1.500 pessoas vindas de cidades mineiras e de outros Estados, como o Espírito Santo e Rio de Janeiro estiveram presentes à 39ª Confraternização do AA, este ano na cidade.  Obviamente, não são servidas bebidas alcóolicas durante a confraternização - que se revela emocionante, alegre e cheia de calor humano.




sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Audiência Pública sobre Plano Diretor em Luisburgo


A Adm. 2013/2016 realizou Audiência Pública sobre o Plano Diretor, na noite da última Sexta-feira, 14, na EM Manoel Francisco de Souza, em Luisburgo. Importante instrumento para a elaboração de propostas para o desenvolvimento ordenado do município e de bem-estar da população, o Plano Diretor é consolidado a partir de etapas que vem sendo cuidadosamente cumpridas no município, envolvendo vereadores, entidades sociais e cidadãos. Mais uma vez, os representantes da empresa Ascat (responsável pela implantação do Plano), Waldemar da Silva Júnior e Dr. Davi Dornelas, estiveram presentes para conduzir os trabalhos.
Anteriormente, em Abril próximo passado, uma reunião aberta à comunidade trouxe esclarecimentos sobre o que é o plano, a sua importância para o desenvolvimento local e para o bem-estar social, as etapas a serem cumpridas e a necessidade de formação da Comissão do Plano Diretor. A partir daí, os trabalhos tiveram sua continuidade, no decorrer dos últimos meses.
Na audiência desta Sexta-feira, foi apresentado modelo de questionário que deverá ser preenchido pela população, sobre setores distintos como Educação, Cultura, Saúde, Esporte e Lazer, Obras, Meio Ambiente, Habitação, Turismo, Segurança Pública, Transporte e Desenvolvimento Econômico – com ênfase na cafeicultura -. Neste levantamento, os moradores deverão apontar três sugestões de melhorias para cada item.
Com o propósito de possibilitar ampla participação popular, a comissão organizadora distribuirá os questionários nas escolas, nos locais de atendimento à Saúde e nas Igrejas de Luisburgo. Este encaminhamento já está sendo providenciado.
A próxima audiência pública do Plano Diretor está marcada para o dia 09 de Outubro.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Obras de reforma e ampliação da Escola Alfredo Breder

A Prefeitura de Manhumirim mantém ritmo dinâmico de trabalho também na área da Educação e mais uma instituição de ensino recebe importantes melhorias. 
Trata-se da Escola Municipal Alfredo Breder, situada no Bairro Roque, que está sendo reformada e ampliada para a disponibilidade de novas salas de aula. 
A consolidação destas obras tornou-se possível a partir de esforços da Prefeita Darci Braga, com o apoio do Deputado Estadual Bráulio Braz, assegurando à Prefeitura firmar convênio com o Governo de Minas para a liberação de R$ 240.903,60 mil para estes investimentos.
De acordo com o Secretário de Educação, Professor Josimar Veiga, os espaços foram edificados para abrigar confortavelmente os alunos e atender à demanda por vagas da comunidade. “A Escola Municipal Alfredo Breder, é uma escola que atende alunos de diversas localidades de Manhumirim e a rede municipal de ensino precisa acompanhar esse avanço e receber as crianças com qualidade”, afirmou.
Outra inovação este ano para a escola foi a implantação do Sistema Aprende Brasil, em que os alunos dos 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental têm acesso à moderna metodologia de ensino do Sistema Positivo.
De acordo com o Projeto, os serviços melhorarão toda a estrutura do prédio escolar. Serão executadas pinturas das áreas interna e externa, reforma das redes hidráulica e elétrica e reforma das coberturas, além da ampliação do estabelecimento de ensino, com a criação de quatro novas salas amplas e banheiros com total acessibilidade. 
(Thomaz Júnior/ Cidadesdocafe.com)

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Parabéns Leiliane!


Acadêmica exemplar do curso de Licenciatura Plena em História, a jovem Leiliane Ângela de Souza colou grau juntamente com os colegas de turma na Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu), em emocionante cerimônia de formatura realizada no auditório da instituição de ensino. As comemorações envolveram ainda celebração de Missa e Culto em Ação de Graças, além de requintado baile no Espaço Firenze – às margens da BR-262, no B. Ponte da Aldeia. Além de familiares e amigos, o Prefeito de Luisburgo, José Carlos Pereira, acompanhado da 1ª Dama, Isabel, prestigiou a solenidade.

Rainha do Café de Luisburgo, Leiliane é filha do casal Alair Ângelo de Souza e Elzi Maria de Souza. Também muito feliz com esta realização pessoal, o noivo da formanda, o Professor Marcos Amaral, talentoso músico e produtor de vídeo da cidade. 

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Leandro Marques anima juventude cristã em Luisburgo


Agosto começou com muitas bênçãos e momentos de grande fé em Luisburgo, com a realização do encontro “Não basta ser crente”, realizado pela Igreja Batista, no dia 1º. Além da juventude reunida, famílias e convidados prestigiaram a apresentação musical do cantor Leandro Marques, do Rio de Janeiro, com belas canções e pregações trazendo positivas mensagens de vida – além da animação do Ministério de Louvor da Igreja.

Durante o evento, vídeos e coreografias especiais com a participação de jovens da cidade também emocionaram os presentes. O evento teve o propósito de incentivar os jovens a buscar saúde física e espiritual, longe das mazelas sociais.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Fernando Pimentel anuncia R$ 143,5 milhões para o setor cafeeiro


O governador de Minas Gerais Fernando Pimentel anunciou neste sábado (15/8) em Manhuaçu, durante a instalação do Fórum Regional de Governo – Território do Caparaó, a liberação de R$ 143,5 milhões para os produtores e cooperativas de produção do estado por meio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). Pimentel também destacou a retomada de importantes obras para a região, como as de melhoria do aeroporto de Manhuaçu e a renovação de convênios na área da saúde. 
Ao apresentar os investimentos na área da cafeicultura na região, a segunda maior do Estado, o governador ressaltou a importância de valorizar as potencialidades locais e resolver os problemas de cada território. “Para governar um Estado tão diversificado, tem de ir aos lugares, tem de chegar perto das pessoas, entender os problemas delas, estar juntos e ter capacidade de ouvir e humildade para escutar. E o Fórum Regional é exatamente para isso”, afirmou.
A assinatura da liberação dos investimentos no setor da cafeicultura foi feita pelo governador Fernando Pimentel e pelo diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Marco Aurélio Crocco Afonso – que começou a operar o Funcafé em 2014. Serão R$ 40 milhões para estocagem e R$ 30 milhões para o Financiamento para Aquisição de Café (FAC).
Outros R$ 73,5 milhões serão destinados para capital de giro, dos quais R$ 30 milhões para as indústrias de torrefação e R$ 43,5 milhões para as cooperativas. O Funcafé foi criado em 1986 e é gerenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tendo como principal objetivo o financiamento, modernização, incentivo à produtividade da cafeicultura, da indústria e da exportação, além do desenvolvimento de pesquisas.
Saúde e obras
Pimentel também anunciou a renovação de dois convênios com o Hospital César Leite. Cerca de R$ 1,38 milhão será destinado para custeio e investimentos em equipamentos e materiais de uso permanente e de consumo para a UTI pediátrica. Outros R$ 477 mil irão para a construção da UTI neonatal.
O governador reforçou a dificuldade financeira do Estado deixada pela gestão anterior e assumiu o compromisso de trabalhar para resolver as pendências. “Temos dois convênios que estão parados e nós vamos retomá-los. Um é para UTI neonatal e para UTI pediátrica. Mas só isso não resolve. O principal é a retomada do Hospital César Leite”, afirmou.
Ainda segundo o governador, uma das prioridades de seu governo é implementar o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) na região. “Tem de ter o serviço de emergência. Aqui é uma região estratégica do ponto de vista logístico e rodoviário e não temos o SAMU até hoje. Então, essa é uma prioridade que nós vamos ter de tocar”, garantiu.
Pimentel também destacou a retomada, em julho, das obras de melhoria do aeroporto de Manhuaçu, com investimentos de R$ 560 mil. As intervenções incluem balizamento, plano básico da zona de proteção e aeródromo e homologação para voos a noite. A conclusão está prevista para outubro deste ano.

Atração de investimentos
O governador também defendeu, em seu discurso, a retomada do crescimento econômico da região, que sofre com a perda de investimentos para estados vizinhos. “A Zona da Mata está perdendo investimentos para outros estados em função da diferença de tributação. Criamos uma comissão da Secretaria da Fazenda com representação dos empresários, da Federação das Indústrias, da associação comercial e da associação de municípios para, em um prazo de 90 dias, apresentar propostas de alteração da legislação tributária e resolver esse problema da evasão de empresas. É uma demanda justa e tem de ser resolvida”, disse.

Também estiveram presentes no evento secretários de Estado, deputados federais e estaduais, presidentes de autarquias, fundações e empresas do governo estadual, além de prefeitos, vereadores, movimentos sociais e lideranças locais.













sábado, 15 de agosto de 2015

Ascon traz novos cursos para contabilistas e empresários em Manhuaçu


A Ascon (Associação dos Contabilistas do Leste de Minas Gerais) está com inscrições abertas para novos cursos que serão realizados em Manhuaçu, neste segundo semestre de 2015. O primeiro deles ocorre já no próximo dia 19 de Agosto e abordará a “Elaboração de demonstrações contábeis, balanço, DRE, DMPLE e DVA - prática e teoria”. Interessados para este treinamento podem se inscrever até o próximo dia 17 (Segunda-feira).
O Presidente da entidade e Conselheiro Estadual do CRC-MG (Conselho Regional de Contabilidade), Daniel Gerhard, destaca o intenso trabalho desenvolvido visando a qualificação dos profissionais que atuam na região, além de estudantes da área de Ciências Contábeis. No decorrer dos últimos anos, diversos cursos e palestras foram promovidos, com a vinda de renomados especialistas à cidade.
Para os próximos meses, estão programados os seguintes cursos: “SPED e-Social, prática e teoria” (11/Set./2015) e “Contribuições - Subtema retenções IR, PIS, COFINS E CSLL” (13/Nov./2015). Com oito horas de duração, os cursos serão realizados na Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu), localizada na Av. Getúlio Vargas, 733, no B. Coqueiro, com a finalidade de orientar aos participantes acerca das rotinas de cada um dos temas, bem como trabalhar a parte prática.
Informações sobre os cursos e procedimentos para inscrição podem ser obtidas com Rízia, tel. 33 3331 1218 e pelos e-mails: asconmg@yahoo.com.br e rizia@realcon.com.br. O valor da inscrição é de R$ 160,00 por participante. Inscritos de uma mesma empresa têm desconto e pagam R$ 140,00, por pessoa. Estudantes e contadores em dia com o CRC-MG pagam a metade, R$ 80,00; associados da Ascon - com situação em dia - têm acesso gratuito e pagam apenas R$ 30,00 para cada curso adicional. É oferecido ainda desconto de 10% para aqueles que fizerem os três cursos. Aos participantes são disponibilizados material completo de apoio, certificado e Coffee break.
É estabelecido o limite de cinquenta participantes por curso. Assim, é importante não deixar para fazer a inscrição em última hora, sob o risco de não mais encontrar vagas para o treinamento pretendido.
Os cursos oferecidos pela Ascon são destinados a empresários, contadores, controllers, analistas, assistentes e auxiliares das áreas contábil, tributária e administrativa, bem como aos demais profissionais envolvidos com a matéria.

(Thomaz Júnior)

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Inaugurada a reforma da EM Padre Júlio Maria em Manhumirim

Em solenidade que reuniu autoridades, representantes de segmentos sociais, convidados e moradores, foi inaugurada na noite deste Sábado, 08, a reforma da Escola Municipal Padre Júlio Maria, no Córrego do Ouro. Realizada pela Prefeitura de Manhumirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a obra proporciona um novo ambiente escolar para as crianças que ali estudam. O educandário ficou maior, mais protegido e mais bonito, com pinturas motivacionais embelezando as paredes. A Prefeita Darci Braga congratulou com a comunidade a alegria deste importante momento, juntamente com o Secretário M. de Educação Josimar Veiga e equipe administrativa. Também presentes, os Secretários M. de Ação Social, Sérvulo Barbosa (Tá), e de Obras, Carlos Alberto (Betão).
De acordo com o Secretário Josimar Veiga, o trabalho de reforma foi intenso, abrangendo todos os ambientes internos e externos da escola, de modo a oferecer comodidade para alunos, equipe pedagógica e direção do estabelecimento de ensino, no dia-a-dia. “Desde 2014, a Secretaria M. de Educação consolida melhoramentos na estrutura física de diversas escolas da cidade e das comunidades rurais, como muito empenho e agilidade”, pontuou.
O trabalho realizado pela Prefeitura concede à EM Padre Júlio Maria melhorias diversas como a reforma dos banheiros, refeitório e das salas de aula, inclusive com nova pintura.
A Secretaria M. de Educação segue um cronograma eficiente para a realização destas reformas, com outras escolas também recebendo melhorias, além de outras instituições de ensino que também serão reformadas e até mesmo ampliadas. “Um trabalho completo para que crianças e adultos, usuários destes estabelecimentos, tenham conforto e segurança”, destaca a Prefeita Darci Braga.
Em seu pronunciamento nesta solenidade, a Prefeita Darci Braga mencionou que as obras ocorrem com recursos próprios da Prefeitura, por meio de desmedidos esforços da Administração Municipal, e, em especial da Secretaria M. de Educação, juntamente com a equipe administrativa. “Queremos fazer o melhor para a população, com escolas que atendam bem os moradores dos diversos bairros e comunidades do município”, concluiu a Prefeita.
(Thomaz Júnior) Cidadesdocafe.com







Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...