sábado, 21 de março de 2015

Manhumirim realiza 90º Fórum de Saúde Mental

   Profissionais que atuam nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) das cidades que compõem as microrregionais de Manhumirim e de Carangola participaram do 90º Fórum de Saúde Mental realizado em Manhumirim, na tarde desta Segunda-feira, 09. A Prefeitura, por meio da Secretaria M. de Saúde, apoiou a organização do encontro promovido no salão de reuniões da Biblioteca Municipal, no centro da cidade.
  Logo na abertura, os usuários do CAPS I de Manhumirim saudaram os convidados com uma apresentação especial, recitando uma bela música do saudoso cantor Gonzaguinha.
Marcos Alexandre de Faria Moreira, Responsável Técnico de Saúde Mental da Unidade Regional de Saúde de Manhumirim e Membro do Grupo Condutor Estadual da Política de Saúde Mental, pontuou que as reuniões são realizadas, mensalmente. “Além do planejamento anual, tratamos da desinstitucionalização, ou seja, o fechamento total dos hospitais psiquiátricos. Pois, quem substitui estes serviços é o CAPS e os demais componentes da rede”, relatou.
Patrícia Tavares, Coordenadora do Polo de Saúde Mental de Carangola, também esteve presente a este fórum. “Nestas reuniões trocamos experiências com toda a rede de Saúde Mental. [...] Nossa região compreende as microrregionais mais bem estabelecidas de Minas Gerais. Enfim, possuímos uma rede muito completa e temos dispositivos para receber estas pessoas e cuidar delas”, afirmou.
A Psicóloga Gislene Novais, uma das fundadoras do Fórum de Saúde Mental e conhecida por sua participação ativa no Centro de Convivência de Caiana (MG), ressaltou pontos positivos do fórum como a troca de experiências entre os profissionais, o fortalecimento destes trabalhadores em Saúde - para que os mesmos retornem aos seus municípios atuando conforme o paradigma da reforma psiquiátrica e como multiplicadores destas novas propostas, ou seja, transmitindo o entendimento de que o paciente tem o direito de ser tratado em seu próprio município.
Realizado pela Gerência Regional de Saúde de Manhumirim, o Fórum de Saúde Mental foi instituído em 29 de julho de 2004. Trata-se de um órgão colegiado de caráter permanente consultivo, constituído por membros representantes das Regiões de Saúde de Carangola (Ampliada Sudeste) e de Manhuaçu (Ampliada Leste do Sul), com a finalidade de fortalecer as ações e estratégias de saúde mental em conformidade com as Leis nº 10.216 de 06/4/2001 e 11.802 de 18/1/1995.

A Política de Saúde Mental busca amparar e oferecer atendimento digno aos portadores de transtornos mentais e comportamentais, por meio de uma rede de atenção/cuidado integral que substitua definitivamente os hospitais psiquiátricos. Mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos na região podem ser obtidas na internet, pelos endereços: forumsaudemental.blogspot.com.br e www.facebook.com/forumsaudemental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...