sábado, 28 de fevereiro de 2015

Vereador Serginho Borel rejeita auxílio-alimentação aprovado por Câmaraem Manhumirim

Por maioria de votos dos vereadores (seis), a Câmara Municipal de Manhumirim derrubou o Veto da Prefeita Darci Braga e aprovou o Projeto de Lei (nº 029/2014) que institui o Auxílio-alimentação de cerca de R$ 400,00 para cada vereador, além de servidores da Casa Legislativa. A votação do Veto aconteceu na sessão extraordinária do último dia 23 de Fevereiro.
Três vereadores votaram pela acolhida do Veto, ou seja, contrários à aprovação do Auxílio-alimentação: Sérgio Borel Corrêa (Serginho Borel), Ivan Caetano e Rodrigo Soares. Na mesa data da reunião, o Vereador Serginho Borel encaminhou ofício à Mesa Diretora da Câmara informando que não irá receber o Auxílio-alimentação, justificando que “o pedido se faz legítimo, uma vez que entendo desnecessário o pagamento do mesmo aos nobres edis”.
O auxílio de custo proposto pelos vereadores tem gerado polêmica na cidade, com a insatisfação e indignação manifestadas por cidadãos e internautas, principalmente nas redes sociais e nas ruas, desde o final do ano, quando ele foi aprovado pela primeira vez, pelos vereadores, em 22 de Dezembro de 2014.
Logo no começo do ano, em 09 de Janeiro, a Prefeita Darci Braga vetou o referido Projeto de Lei, devido ao entendimento da sua inconstitucionalidade, por parte do STF (Supremo Tribunal Federal). O próprio Regimento Interno da Câmara M. de Manhumirim faz menção à impossibilidade deste tipo de pagamento, em seu Artigo 62 que cita: “a remuneração do Vereador será fixada pela Câmara, em cada Legislatura, para ter vigência subsequente, sempre até o mês de Junho de cada ano eleitoral, por voto da maioria de seus membros, vedada a concessão de ajuda custo ou outra gratificação extra, a qualquer título”.

Na sessão legislativa de 23 de Fevereiro, o Veto da Prefeita Darci Braga foi colocado em apreciação no plenário. Por seis votos a três, ele foi derrubado. Os vereadores que votaram pela manutenção do Auxílio-alimentação e derrubada do veto, foram Dalbino Cler, Dário Veiga, Benísio Dias Arbuini (Benísio Enfermeiro), João Batista Vieira (João da Casa Franco), Ana Paula Destro e Hélio Mendonça (Helinho Mendonça). O Vereador Sebastião Tristão justificou ausência por motivo de viagem e o Vereador Roberto Belarmino (Bob) não vota, por ser o Presidente da Câmara.
(Thomaz Júnior/ foto: Assessoria da Câmara M. de Manhumirim)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Entrevista com a dupla Milionário e José Rico (2008)

Em 2008, tive a oportunidade de gravar esta entrevista com a dupla sertaneja Milionário e José Rico (clique para ouvir). Na ocasião eles falaram sobre a bem-sucedida parceria que prevaleceu por mais de quarenta anos de carreira. Descanse em paz, José Rico.
Entrevista (áudio) com a dupla Milionário e José Rico.

(Thomaz Júnior)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Prefeitura e Doctum disponibilizam bolsas de estudo para alunos de Luisburgo

Em reunião realizada na Prefeitura, o Prefeito José Carlos Pereira e o Diretor Regional das Faculdades Doctum Caparaó, Dr. Rodrigo Mendes Cardoso, firmaram convênio assegurando um total de vinte bolsas com desconto de 50% nas mensalidades para os cursos de Ciências Contábeis, Gestão Pública, Administração e de Logística, além de serem assegurados dez mini-cursos oferecidos gratuitamente para a população de Luisburgo, nos próximos dias.  Também presentes o Gerente Administrativo da Faculdade, José Flávio; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Silvana Damasceno, e equipe administrativa.
O Diretor da instituição de ensino, Rodrigo Mendes, mencionou que intenção da Doctum é colaborar com a formação humana e profissional da região. “Estamos muito felizes por esta parceria. Além das bolsas, estamos firmando convênio para a realização de cursos de capacitação profissional gratuitos para a comunidade de Luisburgo. São cursos da área de gestão ligados à Escola Superior de Gestão da Doctum: Administração, Ciências Contábeis, Logística e Gestão Pública. Estamos elaborando uma agenda de realização destes cursos e assim que ela for concluída, vamos disponibilizar as informações relacionadas às datas e ao local de sua realização”, pontuou.
O Prefeito José Carlos Pereira destacou que esta parceria representa mais um importante avanço para o desenvolvimento da cidade. “Conseguimos realizar mais um convênio e, assim, ofertar mais benefícios para a população. São várias bolsas de ensino, possibilitando às pessoas a oportunidade de cursar uma faculdade. [...] Também asseguramos neste convênio a realização de dez mini-cursos em Luisburgo, e, tenho certeza, que os participantes ficarão satisfeitos com o conhecimento adquirido”.
As bolsas são exclusivas para moradores de Luisburgo, tanto da cidade quanto das comunidades rurais. Interessados devem procurar a Prefeitura para mais informações.

Rádio Manhuaçu - José Gonçalves

Sr. José Gonçalvez (esq.) foi funcionário da Rádio Manhuaçu, e, atualmente, reside em Manhumirim.

Carnaval Manhumirim 2015




quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Manhumirim: Caps Folia traz a alegria para usuários do CAPS-I

Sem álcool e com muita alegria usuários do CAPS I comemoraram o carnaval em Manhumirim, na manhã desta Terça-feira, 10. Em agradável ambiente de confraternização, com decoração e máscaras festivas, o Caps Folia contou com o total envolvimento da equipe de Saúde que atua no Centro de Atenção Psicossocial I e em outros setores, no B. Vila Verde. Entre os presentes o Secretário M. de Saúde, Jorge Gomes, e Diretor M. de Cultura, Sandro Ribeiro Gonçalves.
O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, sendo local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.
Em Manhumirim, são atendidos, em média, 160 usuários, com oficinas e diversas atividades desenvolvidas por uma equipe de profissionais devidamente capacitada.
Durante o Caps Folia, os usuários e a equipe de atendimento fizeram um breve desfile pelas ruas nas proximidades do CAPS I, fantasiados e cantando marchinhas carnavalescas e despertando a curiosidade de vizinhos e de quem transitava no local.
Sobre a iniciativa de realizar o CAPS Folia, nesta semana de Carnaval, a Terapeuta Ocupacional, Luana de Paula Tavares, destacou que se trata de “um evento importante porque, na maioria das vezes, estas pessoas ficam a margem dos acontecimentos em sociedade. Além disto, esta comemoração é uma oportunidade de interação com os vizinhos, enfim de inserção social”.
Luana pontua ainda que o CAPS I de Manhumirim realiza eventos em praticamente todas as datas comemorativas, buscando trazer vivências sociais que são benéficas para o bem-estar mental dos usuários.  Outro fatores considerados muito importante são a união e o envolvimento dos familiares dos usuários junto às ações organizadas pelo CAPS.


Lajinha: exposição agropecuária (anos 1990)

Na foto, da esq., para a dir., Deputado Federal João Magalhães (atual Dep. Estadual), saudoso Ex-vereador Paulo Cézar Hasthenhaither Portes (Paulo do Didi, Paulo Cheiroso), Prefeito de Lajinha  Hilmar Sathler César, Monteiro (Coordenador Nacional do PRONAF), saudoso Secretário Nacional do M.A.P.A. Júlio Maria Porcaro Puga, Ex-prefeito de Lajinha Pelegrino Werner (de paletó branco) e Secretário M. de Agricultura de Manhuaçu José Antonio S. Porcaro, além de duas pessoas não identificadas.
(Thomaz Jr. c/ a colaboração de José Antônio Porcaro para a identificação das pessoas na foto)

Saiba mais sobre a História local, acessando www.cidadesdocafe.com - aba HISTÓRIA.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Oratório em homenagem à Padroeira do Brasil é instalado na BR-262 (2001)

(2001 - Dezembro) - A comunidade religiosa da região tem agora um novo local para demonstrar sua devoção à N. Sra. Aparecida. Na última quinta-feira, 13, uma celebração especial marcou a conclusão das obras do oratório instalado às margens da BR-262 próximo ao município de Martins Soares.
A ideia de instalar um oratório naquele trecho da rodovia partiu do Radialista Roberval Antunes – “O Garotinho” (Rádio Manhuaçu AM 710). De acordo com Roberval, certa vez, ao fazer uma viagem visando tratamento médico especializado, interrompeu seu trajeto para tomar água num local em que havia um oratório. Após refletir por alguns instantes, deu prosseguimento à sua viagem. No entanto, qual foi sua grata satisfação ao receber a notícia do médico dispensando os procedimentos cirúrgicos, devido à rápida recuperação.
Ao retornar para Manhuaçu, Roberval imaginou a construção de um oratório, em homenagem a Mãe de Deus, no local turisticamente conhecido como “ponto do caldo de cana” – devido a uma tradicional barraca que ali existe.
A cerimônia religiosa promovida no dia 13 envolveu significativo número de moradores de municípios vizinhos. Também estiveram presentes o Radialista Luiz Nascimento, Padre Antônio Otaviano Franco (Paróquia São Lourenço – Manhuaçu) e Frater Braz Rabelo. A celebração foi presidida por Padre Antônio Otaviano que, após pregar o Evangelho, procedeu as bênçãos do novo oratório. Ao visitar o local, o turista pode admirar também a beleza natural daquele trecho e aliviar sua sede com a água límpida e pura jorrada de uma fonte ali existente.
A Polícia Rodoviária Federal deu total apoio, no decorrer da celebração religiosa, garantindo a segurança dos presentes e dos motoristas. 
 (Thomaz Geraldo Veloso)












terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

História do Hospital César Leite


Extraído do Informativo do Hospital César Leite (p.4, ed. 01/ ano 01), Maio/2007.
 (foto: internet)
 (foto: internet)














HCL 1969 Nudant Pizelli, Dr Michel, Dr Jorge Hannas
HCL 1969 Nudant Pizelli, Dr Michel, Dr Jorge Hannas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Obras atendem antigas reivindicações dos moradores em Manhumirim

Obras aguardadas há mais de dez anos por moradores estão sendo devidamente executadas pela Administração 2013/2016, em Manhumirim. Dois exemplos recentes foram concluídos neste início de ano pela Secretaria M. de Obras e SAAE, e, a Prefeita Darci Braga já busca junto aos Governos Federal e Estadual novos investimentos para o município.
Nas proximidades do trevo de acesso à Manhuaçu e Martins Soares, a Secretaria M. de Obras construiu rede de captação pluvial, atendendo ao pedido antigo feito por comerciantes, moradores e pedestres que diariamente transitam no local. É que nos períodos chuvosos, sem a estrutura para o escoamento das enxurradas, era comum haver alagamentos no local, gerando transtornos diversos, como a invasão da água - nos estabelecimentos e nas casas-, pedestres atingidos por esguichos provocados por automóveis e a lama que também se formava.
Agora a realidade é outra. Na semana passada, a Secretaria M. de Obras mobilizou funcionários e equipamentos e implantou rede com a estrutura necessária para atender a comunidade. O empresário Mauro Vidal, um dos comerciantes beneficiados com esta melhoria, destacou que “a obra era reivindicada há muito tempo. A avenida se transformava em um rio, durante as chuvas. Ficamos satisfeitos com a realização desta obra e agradecemos a prefeitura por isto. Nossa empresa emprega 130 funcionários, gera divisas para o município, e ficou aguardando por mais de dez anos por este serviço”.
No Bairro Isidoro, a reestruturação da rede de esgoto era também muito aguardada, e, de acordo com relato de moradores, se tratava de problema reivindicado há vários anos pelas famílias que ali residem. Por não comportar mais todo o esgoto das residências, era comum a rede estourar ou apresentar infiltrações, emergindo às ruas, causando transtornos diversos. Os moradores sofriam com a sujeira e o mau cheiro nestes locais, além do risco de doenças e o aparecimento de moscas.
Para resolver o problema, a Secretaria M. de Obras e SAAE providenciaram a substituição de manilhas, por outras de maior diâmetro e mais modernas, em um amplo trabalho de reestruturação. Outra ação da Prefeitura que beneficiou moradores foi a viabilização de passagem entre ruas, em um determinado ponto do bairro.
O Secretário M. de Obras de Manhumirim, Carlos Alberto (Betão) mencionou que “mapeamos vários pontos da cidade para a realização de obras. Estamos trabalhando em um por um para a solução dos problemas. No B. Isidoro, abrimos uma rua beneficiando a vários moradores. Agora, estamos buscando recursos para o calçamento e a construção de rede pluvial no local. Sabemos que isto é importante para os moradores”.
(Thomaz Júnior)

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...