sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Coronel Ellos Pires narra amor por Manhuaçu em livro

 A obra literária ‘Manhuaçu, meu grande amor’ de autoria do Coronel manhuaçuense Ellos Pires de Carvalho traz os relatos dos principais acontecimentos de sua terra natal e, como sugere o título, retrata o imenso amor do autor pelo município.  
Com 85 anos de idade e muita simpatia, Ellos descreve por meio de poemas, canções e acrósticos momentos históricos importantes vivenciados em Manhuaçu e memórias pessoais, relembrando pessoas de alta estima de seu convívio.
Dos feitos de Coronel Serafim Tibúrcio da Costa, com a República de Manhuassu, a fatos mais recentes como a implantação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, o livro proporciona uma enriquecedora viagem da imaginação rumo ao conhecimento da história local.
Capítulos do livro também são dedicados para homenagens especiais, como às mães e às mulheres de Manhuaçu, além de personalidades nos cenários cultural, militar e político, como ex-prefeitos, ex-presidentes da Câmara, ex-comandantes do 11º BPM e artistas. Entre os homenageados, o Fundador do Hospital César Leite, Dr. João César Leite; Hiram de Carvalho, Mestre Antônio Zappalá, Sylas Agripino Heringer, Wagner Orlandi, Hervê Cordovil e o Sacerdote e Presidente da Fundação Expansão Cultural, Padre Júlio Pessoa Franco. ‘Trabalha diuturnamente, pois seu ministério é intenso e proveitoso. [...] É enfocado na caridade concreta ajudando os irmãos necessitados. O manhuaçuense o chama carinhosamente de “pai dos pobres”. [...] Suas palavras são sábias e de fé. [...] Esse homem construiu de seus ideais um conglomerado de comunicação que é um modelo para a região’, destacam trechos do livro em referência ao Padre Júlio.
Em sua visita à Câmara Municipal, na terça-feira, 08/02/11, Coronel Ellos foi recepcionado pelo Presidente Renato Cezar Von Randow (Renato da banca) e do 1º Secretário do Legislativo, Vereador José Geraldo Damasceno (Zé Rulinha).
Ainda na visita, Coronel Ellos presenteou aos representantes do Legislativo com exemplares da publicação.
O gesto foi muito elogiado pelo Presidente Renato da Banca que parabenizou o ilustre manhuaçuense pelo trabalho e referenciou-se ao livro como verdadeira obra prima que narra, entre outras, a história dos Poderes Executivo e Legislativo. “Ellos conta a vida de muitos dos nossos antepassados, que nos servem de exemplo e pesquisa para a população. Nossos alunos terão a oportunidade de se inteirar do que já foi feito pelos prefeitos e vereadores anos atrás”, comentou Renato.
De acordo com o autor, os livros serão distribuídos também nas escolas da rede pública, na Prefeitura e na Academia Manhuaçuense de Letras.

Conhecendo Ellos

Casado com Ana Isabel, conhecida como Baby, Ellos é pai de Ellos Júnior, Carlos Manoel e de Isabela, além de quatro netos.
O Coronel reformado da PM, Ellos Pires de Carvalho, e o saudoso irmão Lauro Pires de Carvalho foram os responsáveis pela implantação do 11° Batalhão da Polícia Militar em Manhuaçu.
Ellos também teve participação ativa na estruturação da Banda de Música do 11º BPM.
Enquanto Diretor Militar do Estado, fundou os cursos superiores de Educação Física de Minas Gerais, Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.
O militar e escritor também se destacou como professor universitário e atleta, além de exercer, por duas vezes, o cargo de Presidente do Clube dos Oficiais.
(Thomaz Júnior)

Legendas:

Em visita à Câmara, Cel. Ellos foi recepcionado pelo Presidente Renato “da Banca” e o Secretário, Vereador Zé Rulinha.

O autor presenteou os vereadores e à Câmara com exemplares da obra literária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...