quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Capacitação esclarece uso da Nota Fiscal eletrônica

 Esclarecedora palestra abordando o uso da Nota Fiscal eletrônica foi realizada em Manhuaçu, nesta terça-feira, 09/08.  Com expressiva presença de contadores, estudantes e profissionais, a iniciativa tomada pela Ascon (Associação dos Contabilistas da região Leste de Minas) e ACIAM (Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu), em parceria com a Secretaria Estadual de Fazenda, lotou o plenário da Câmara Municipal. Entre os participantes, a Chefe da AF/Manhuaçu (Administração Fazendária), Vera Lúcia da Cruz; Delegado Fiscal, Marcelo Moraes Neves da Rocha; Vice-presidente da Federaminas, André Farrath Jaegger, e o Presidente da Ascon, Daniel Gerhard Batista. A palestra foi ministrada pela Fiscal de Tributos da Secretaria de Estado da Fazenda em Ipatinga, Cristiana Miranda Ribeiro de Almeida.

O presidente da ASCON e Conselheiro Estadual do CRC-MG, Daniel Gerhard Batista, mencionou o empenho da Associação dos Contabilistas para que haja uma sintonia cada vez maior entre o meio empresarial e a Secretaria de Fazenda. “O uso da Nota Fiscal eletrônica tem gerado muitas dúvidas. Neste contexto, o Estado está tentando trazer esta qualificação para as pessoas para que este conhecimento possa fluir melhor para todos os contribuintes. A ASCON, com toda a sua diretoria, e a ACIAM vêm buscando junto à Secretaria de Estado da Fazenda a realização desta palestra há algum tempo, e conseguimos agora. Estamos em negociação para trazer novos cursos, aproximando cada vez mais a Secretaria da Fazenda e os empresários, de modo que eles possam oferecer mais instruções e orientações antes de qualquer tipo de autuação, porque, não só o empresário, com também o contabilista, às vezes, não têm tempo de observar tanta mudança na Legislação. Então, nossa proposta é a de qualificar tanto os contabilistas quanto os empresários e o seu quadro de funcionários, para que cometamos menos erros e acertemos cada vez mais a Legislação”, comentou.

O Vice-presidente da Federaminas, André Farrath Jaegger, solicitou urgência na Reforma Tributária. “Comentei sobre a complexidade da Legislação, haja vista que a Presidenta da República anunciou a desoneração da folha de pagamento como medida para as empresas, mas precisamos ver isto com muita cautela, inclusive, a ACIAM, que hoje é uma defensora do empresariado, analisa isto com muita atenção. A tributação é muito alta no Brasil. E, neste contexto, a ACIAM e a ASCON estão fazendo um manifesto aqui e encaminhando-o para o Governo, pedindo urgência na Reforma Tributária, urgência nesta melhora de Legislação. São muitas medidas provisórias, muitas instruções normativas. Assim, contadores e advogados têm que tomar muito cuidado no momento de tomar decisões. Quando aparece um treinamento, um fórum, como este aqui, reunindo representantes da Secretaria da Fazenda, contadores, empresários e órgãos de classe, aproveitamos para discutir estas questões e fazer nossas solicitações”, explicou.

A Chefe da AF/Manhuaçu, Vera Lúcia da Cruz, enfatizou que “o objetivo é, junto com a Delegacia Fiscal, transmitir algumas informações sobre a Nota Fiscal eletrônica. A partir de algum tempo, vários contribuintes estão obrigados a emitir este tipo de nota fiscal, e, no decorrer dos próximos anos, todos os contribuintes serão obrigados. Então, existe a necessidade de nivelar o conhecimento de todos para que possamos prestar um bom serviço e para que a população tenha um documento fiscal comprobatório das suas operações”, esclareceu.

 (Thomaz Júnior)

 











 

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...