segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vereador apresenta Projeto para proibir sacolas plásticas no comércio de Manhuaçu

Na próxima sessão, a Câmara deverá votar o Projeto de lei nº 018/2011, proposto pelo vereador Fernando Gonçalves Lacerda (PMDB), na reunião desta quinta-feira, 24/02, que tem como intuito proibir a distribuição de sacolas plásticas nos comércios. Caso a medida seja aprovada, os estabelecimentos comerciais terão dois anos para se adequar às novas regras.

O projeto de lei estipula um cronograma com prazo para os comerciantes aderirem à mudança e consequências em caso de desrespeito da norma, cabendo notificação e, por fim, a aplicação de multa de mil reais.

Se os vereadores votarem a favor da legislação, o projeto deverá ser encaminhado ao prefeito Adejair Barros (PSDB), para que seja sancionado.

Fernando explicou que a medida não se trata de uma “cruzada contra o plástico”. Segundo ele, essa é uma iniciativa cujo objetivo é sensibilizar e conscientizar a população sobre o uso indiscriminado das sacolas plásticas.

O Vereador Fernando Lacerda ressaltou ainda que os processos de adequação e a conscientização não acontecerão de um dia para o outro. Por isso, serão estabelecidos prazos para que os comerciantes desenvolvam uma estrutura adequada para que deixem de utilizar as sacolas plásticas. “Já existem empresas em Manhuaçu utilizando as sacolas biodegradáveis e as embalagens retornáveis, que podem perfeitamente substituir as sacolinhas de plástico. Queremos incentivar isso”, ressalta.

A proposta do vereador é tornar obrigatória a mudança a partir do dia 05 de junho de 2013, dia mundial do Meio Ambiente.

As sacolas plásticas são consideradas grandes inimigas do meio ambiente, já que desde a sua fabricação os impactos causados à natureza são grandes, por terem como matéria-prima o petróleo. Além disso, são necessários centenas de anos para que elas se decomponham e quando são descartadas inadequadamente podem entupir bueiros e outras tubulações, gerando estragos de maior porte às cidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...