sábado, 28 de fevereiro de 2009

Bairro Santana: escoamento da água das chuvas é desafio

 O escoamento devido da água das chuvas apresenta-se como a principal preocupação dos moradores do Bairro Santana, em Manhuaçu. Em reunião recente, organizada no último dia 27/02, no salão de reuniões da Igreja Católica do Bairro, o assunto foi debatido entre os participantes.

Os moradores trocaram ideias, comentaram sobre problemas comuns constatados no dia-a-dia e a necessidade de se mobilizarem no intuito de buscar melhorias para a própria comunidade. O momento foi acompanhado por cerca de 60 participantes. O Vereador Nelci Alves esteve presente e comprometeu-se a buscar soluções para as reivindicações apresentadas, junto ao Legislativo e à Prefeitura.

O Bairro Santana, um dos mais antigos da cidade, tem ruas íngremes que se caracterizam como ladeiras, cenário comum em Manhuaçu. Esta inclinação demanda redes pluviais eficientes, capazes de suportar água da chuva em grande volume e resistir à pressão decorrente da velocidade das enxurradas, ladeira abaixo. 

De acordo com os moradores, em algumas ruas esta estrutura de rede pluvial não existe ou são precárias, necessitando de providências imediatas. Os participantes relacionaram as Ruas Américo Fernandes, Castelo Branco, Terezinha de Barros Barbosa e do Triângulo como os principais pontos do bairro que necessitam deste tipo de obra. “A comunidade se reúne em prol de um único objetivo, tornando mais fácil para o Poder Público, inclusive com este apoio do Vereador Teté, a realização das obras que nós tanto almejamos, como a implantação de rede pluvial e o manilhamento na Rua do Triângulo, solucionando um problema antigo, principalmente durante as fortes chuvas. Na Rua do Triângulo, houve o manilhamento até certo ponto da rua, mas a obra não foi concluída, ficando uma parte que tem inclusive muitas casas, sem a rede necessária. Estamos esperançosos, acreditando que por meio desta reivindicação este problema seja resolvido”, comentou Reinaldo Cardoso de Laia, morador da Rua do Triângulo.

 (Thomaz Júnior)

 



sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Lixo preocupa moradores do Bairro Santa Terezinha

 A preocupação com o grande volume de lixo existente na parte alta do Bairro Santa Terezinha foi um dos assuntos debatidos na reunião promovida pelos moradores, na noite desta quinta-feira, 26/02, na Igreja Católica da comunidade. Com mais de setenta participantes, o encontro teve início às 19h.

Outras reivindicações também foram apresentadas. Uma delas, a necessidade do abastecimento regular de água em todas as ruas do bairro.

Segundo os moradores, em alguns locais a água não chega até as caixas todos os dias, e, por vezes, chega com quantidade insuficiente para o uso doméstico ou até mesmo para o banho.

Calçamento e implantação de rede pluvial nas Ruas da Mata e Santo Agostinho também foram consideradas obras prioritárias na reunião.

 

Lixo, moscas e mau-cheiro

 

Ivan da Silva, um dos moradores presentes, ressaltou a necessidade de haver providência em relação à proximidade do lixo do centro de triagem, localizado na parte alta do bairro, com as residências dos moradores. “Não podemos fazer um churrasco em casa porque aparece uma quantidade tão grande de moscas na varanda que até as visitas assustam. É muito constrangedor. Além disso, tem o risco de doenças que podem ser transmitidas por este acúmulo de lixo. No bairro, temos uma nascente que provavelmente deve estar com a água contaminada. Quando chove, desce uma água suja, nojenta e malcheirosa que escorre do lixão. É terrível! Esperamos que algo possa ser feito”, solicitou.

Presente à reunião, o Vereador Nelci Alves (Teté) elogiou a iniciativa dos moradores e agradeceu ao convite da comunidade. Ele destacou como é o trabalho do Legislativo Municipal e se dispôs a buscar soluções para os desafios apontados pelos moradores junto aos órgãos competentes.

(Thomaz Júnior)

 






 

 

 

 

sábado, 21 de fevereiro de 2009

EE Renato Gusman comemora 23 anos

 Escola promove concurso de redação com estudantes

 

Com um concurso de redação especial sobre a escola e um dia intenso de atividades, a EE Renato Gusman comemorou 23 anos de funcionamento em Manhuaçu, no último dia 20/02. Situada no Bairro Bom Jardim, em Manhuaçu, o educandário atende 500 estudantes que cursam séries do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Logo pela manhã, às 7h, a programação comemorativa teve início com um momento de oração proferido pelo Pastor Anderson Sathler (Igreja Presbiteriana). Em seguida, houve execução do Hino Nacional Brasileiro e a premiação do concurso de redação.

A estudante Juliana, residente no Córrego Boa Vista, foi vitoriosa no concurso de redação em homenagem ao aniversário da escola. Juliana foi premiada com um aparelho celular.  

Em entrevista, a Diretora da EE Renato Gusman, Professora Maria da Penha Ferreira Knupp, destacou o envolvimento de pais, estudantes, funcionários e professores nesta comemoração de aniversário. “Iniciamos a programação com bênçãos, momento cívico e a alegria de cantarmos junto com os estudantes os parabéns para a escola. Na premiação do concurso de redação, a vencedora Juliana escreve dizendo que a escola é a extensão da casa dela. Foi algo muito bonito. Fico feliz em estar na direção e comemorar com toda a equipe e os estudantes este aniversário. Nós prestamos homenagem para D. Maria Rodrigues Garcia, a Dona Fiota, que foi a pioneira, aquela que deu os primeiros passos da EE Renato Gusman”, destacou.

De acordo com a direção, a escola está alcançando as metas do Simave (Sistema Mineiro de Avaliação). “Todos os professores estão empenhados para melhorar a qualidade do ensino. Mas é preciso haver um envolvimento cada vez maior dos pais no dia-a-dia do estudante, estimulando-o sempre a estudar, porque este apoio em casa é muito importante”, finalizou.

(Thomaz Júnior)








sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

FACIG: qualidade acima de tudo

 A FACIG (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu) tem como premissa a busca constante pelo ensino de qualidade, capacitando seus discentes a competirem cada vez mais pelo seu espaço no mercado de trabalho. Para isso, a FACIG preza pela excelência de suas atividades proporcionando sempre formação complementar a seus docentes e funcionários a fim de que as atividades na instituição sejam desenvolvidas de forma mais eficiente.

 No ano de 2008, a instituição recebeu o prêmio de melhor artigo publicado na área de Ensino e Formação Docente, através da Professora Juliana Borges Martins. Este artigo foi apresentado no XIX EnAngrad (Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração), realizado em Curitiba (PR), onde foi premiado.

No mesmo ano, a Professora Anandy Kassis de Faria Alvim Hannas, teve seu artigo publicado em uma das revistas mais importantes da área de Administração da América Latina: Academia, publicada pelo Consejo Latino Americano das Escuelas de Administracíon (CLADEA).

Como reconhecimento às atividades docentes a FACIG premiou os melhores “professores-qualidade”. Os professores que se destacaram no último semestre letivo foram eleitos com a participação dos alunos e receberam troféus de premiação, além de prêmio em dinheiro.

Em 2009, a FACIG retornou com força total nos seus projetos de qualidade. Através da empresa BSI (British Standards Institution), neste mês de janeiro, todos seus funcionários e convidados participaram de um curso sobre a utilização de ferramentas para a gestão da qualidade. A BSI é uma empresa multinacional, e foi através dela que se desenvolveram as primeiras normas para os sistemas de gestão para a qualidade.

Com todos estes esforços para a excelência em ensino, a FACIG agradece a seus colaboradores pelo prêmio da Ordem dos Parlamentares do Brasil (OPB): “Top of Quality 2008”. Segundo a OPB essa premiação “busca destacar o empenho das organizações que se preocupam constantemente com a qualidade profissional e de seus produtos e serviços e que conduziram seus negócios de forma digna, cultivando um trabalho ilibado e respeitado, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do País”.

Dentre as empresas que também foram contempladas com esta premiação estão: Bradesco Capitalizações S.A. – Brasil, Coca-cola do Brasil, Cooperativa Agropecuária de Uberlândia – CALU – Minas Gerais, UNICEUB – Centro Universitário de Brasília, Grupo Gerdau – Rio Grande do Sul e São Paulo, entre outros.

 

LEGENDAS:

     Professora Juliana Borges Martins, que apresentou artigo premiado no Enangrad, em Curitiba (PR), no ano de 2008.

Com equipe altamente capacitada, a Facig destaca-se pela eficiência no oferecimento de um ensino de vanguarda na região, primando sempre pela qualidade e a inovação.

 











terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Bairro Matinha: moradores definem prioridades em reunião

Em reunião organizada pela Pastoral da Criança da Paróquia do Bom Pastor, em parceria com a associação comunitária, moradores do Bairro Matinha definiram as ações e obras consideradas prioritárias. O encontro aconteceu no salão da Igreja Católica, no último dia 09/02.

O Bairro Matinha é um dos grandes bairros de Manhuaçu, concentrando grande número de residências. Além dos moradores, participaram o Vereador Nelci Alves Gomes (Teté) e a Suplente do Legislativo Municipal, Nicolina Aparecida de Oliveira, moradora do bairro. 

 

Muro, asfaltamento e tapa-buracos

 

Em contato anterior com lideranças do bairro, o Vereador Teté solicitou que os moradores apontassem as principais demandas de obras e serviços para a comunidade. Entre as solicitações, três foram indicadas como urgentes, por parte das famílias presentes.

Uma delas, a construção de muro em trecho da Avenida Palmeiras, local considerado como de risco para a estrutura de algumas residências que se encontram do lado de cima. Outra reivindicação refere-se ao asfaltamento do trecho compreendido entre as mangueiras e as proximidades do acesso ao local onde será construído o Centro Pastoral. 

Outro assunto discutido foi a necessidade da realização de operação tapa-buracos em ruas que foram gravemente prejudicadas no período chuvoso, no início deste ano. Esta reivindicação foi atendida pela Secretaria de Obras da Prefeitura, nos últimos dias e o problema foi resolvido.

O Presidente da Associação de Moradores do Bairro Matinha, José Luiz Valério, considerou a iniciativa positiva e adiantou que pretende realizar novas reuniões. Além disto, José Luiz elogiou a participação do Vereador Teté.

(Thomaz Júnior)







sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Simonésia: Câmara realiza primeira reunião do ano

 A Câmara Municipal de Simonésia realizou a primeira Sessão Ordinária do ano, no último dia 05/02. Na reunião que marcou também o começo dos trabalhos dos representantes do Legislativo eleitos para o Mandato 2009/2012, a presença de todos os vereadores no Plenário Maria José de Figueiredo (Maria Cardosa). 

Os recém-empossados representantes do Legislativo Municipal apreciaram diversos Projetos e Indicações nesta primeira sessão, conforme relatou a Presidente da Câmara, Maria do Carmo Cordeiro Perígolo, em entrevista à reportagem.

“Foi uma reunião até um pouco demorada porque começamos com muito trabalho. Foram apresentados diversos Projetos, Portarias, Contratos, Indicações, Requerimentos, enfim, uma série de atividades que daremos andamento aqui. Nós encaminhamos os Projetos de Resolução para análise por parte das Comissões. Quero convidar a população para acompanhar nossos trabalhos durante as reuniões ordinárias que acontecem sempre na parte da tarde, a partir de 14h30, nas primeiras e terceiras quintas-feiras de cada mês”, destacou a Presidente Maria do Carmo.

(Thomaz Júnior/ Rádio Manhuaçu, Jornal Tribuna do Leste)







 

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...