terça-feira, 29 de julho de 2008

Grandes shows na 29 Expo Matipó

Em quatro noites de muitos shows, a XXIX Expô Matipó reuniu grande público de diversas cidades da região e até mesmo de outros Estados. Atrações de prestígio nacional se apresentaram no palco do PAMAC (Parque Municipal de Arte e Cultura de Matipó), consolidando o sucesso do evento desde sua abertura oficial na noite de quinta-feira, 24.

Com excelente estrutura física, atendendo a todas as normas de segurança estabelecidas pela Legislação, o PAMAC comportou milhares de pessoas nos quatro dias de festa. A harmonia e o clima de festa prevaleceram entre o público presente, sem o registro de qualquer ocorrência grave.

A XXIX Expô Matipó trouxe artistas talentosos de diferentes estilos musicais como a Banda de rock Tianastácia, o som do Axé de Banda Azorra e o contagiante som sertanejo das duplas Gino e Geno e Bruno e Marrone.

(Thomaz Júnior)

 































sábado, 19 de julho de 2008

Promaq e SCA-MG: parceria que colhe bons frutos

Cafeicultores associados adquirem derriçadeiras e implementos agrícolas com preço reduzido

 

Boas parcerias geram grandes resultados, e, no campo, estes benefícios se refletem ainda mais. A partir de iniciativa inovadora, a Promaq e a SCA-MG (Associação de Cafés Especiais de Minas Gerais) firmaram parceria, garantindo diversas vantagens para os produtores associados.

Ao oferecer completa linha de implementos agrícolas, como derriçadeiras para a colheita de café, com preços ainda mais acessíveis, graças à parceria com a entidade de classe, a Promaq viabilizou economia e eficiência nesta importante etapa do processo de produção do grão.

Bons resultados vêm sendo colhidos nesta parceria recente.

Na região, é grande o número de cafeicultores associados à SCA-MG que têm usufruído das vantagens oferecidas, adquirindo equipamentos de alta qualidade, com a mais avançada tecnologia, para tornar mais rápida (e com menos perdas de grãos) a tarefa dos trabalhadores que colhem o café.

Um bom exemplo a ser mencionado é o da aderência cada vez maior dos produtores em relação ao uso de derriçadeiras nas lavouras.

Práticas, fáceis de manusear e de carregar, estas máquinas de uso individual vêm revolucionando o trabalho de colher o café.

O equipamento aumenta a quantidade de grãos colhidos já que, em contato com a planta, derriça praticamente todos os frutos presos aos galhos, o que frequentemente não acontece com o método manual.

Para o apanhador de café, o aumento da produtividade diária também representa ganho financeiro maior.

Bem projetadas, as derriçadeiras preservam as folhas, sem causar danos às plantas.

Com mais de 700 máquinas derriçadeiras comercializadas em apenas um mês, a Promaq – Equipamentos Agrícolas destaca-se como referência na distribuição e assistência técnica de produtos agrícolas e peças de reposição.

Com 19 anos de atuação no mercado, a Promaq acompanha o desenvolvimento do agronegócio da região, demonstrando solidez e qualidade na comercialização de produtos e prestação de serviços ao homem do campo.

Com este pensamento, a direção da Promaq compartilha com a SCA-MG o desejo de melhorar sempre a qualidade do café produzido em na região e, a partir daí, frutifica esta parceria inteligente.

A Promaq – Equipamentos agrícolas está situada na Avenida Presidente Tancredo Neves, 311, e conta com equipe especializada em Assistência Técnica Nakashi.

Contatos com a empresa podem ser feitos pelo telefone (33) 3331 – 4388.

 



Sérgio D'Alessandro Cotrim, Presidente
da SCA-MG.


 

terça-feira, 15 de julho de 2008

Confraternização do Programa Agente Jovem em Manhuaçu

Animada confraternização marcou o encerramento das atividades do primeiro semestre de 2008 do Programa Agente Jovem em Manhuaçu.

Com muita criatividade, coordenadores do programa e jovens atendidos participaram de uma festa dark e saborearam deliciosos doces e salgados, curtindo som dançante, na sede do Centro da Juventude, no Bairro Alfa Sul, na noite desta segunda-feira, 14/07.

A coordenação fez boa avaliação dos trabalhos desenvolvidos nestes seis primeiros meses do ano, como as palestras e atividades esportivas e de recreação para os jovens atendidos.

Atualmente, são atendidos entre 70 e 97 jovens de diversos bairros da cidade. A oscilação deste número se dá em virtude da época de colheita do café, segundo explica a coordenação em Manhuaçu.

(Thomaz Júnior)







 

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Cantor Leonardo é recebido no aeroporto de Santo Amaro, em Manhuaçu

  Momento de confraternização no aeroporto regional de Santo Amaro de Minas, na tarde deste domingo, 13/07, durante a aterrissagem do cantor sertanejo Leonardo.

Leonardo, que apresentou animado show em Ipanema, aterrissou seu jatinho particular momentos antes da apresentação na cidade vizinha, sendo calorosamente recebido.

Ao descer do avião, Leonardo foi saudado pela comitiva de Manhuaçu composta pelo Radialista Giovane Amorim (Programa Ritmos da Noite - Rádio Manhuaçu AM), a funcionária do Aeroporto, Patrícia, e o Empresário e aviador José Hott, acompanhados de seus familiares.

Com muito carisma, o artista sertanejo de fama internacional posou para fotos, concedeu autógrafos e conversou com o fãs ali presentes.









 

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Matipó: EE José Mendes Magalhães é a nº 1 do Estado

Educandário classifica-se em primeiro lugar, em Minas Gerais, no Exame coordenado pelo MEC

 

A EE José Mendes Magalhães conquistou a primeira colocação na Prova Brasil no Estado de Minas Gerais. Coordenado pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura). O exame nacional busca avaliar a qualidade do ensino fundamental nas escolas públicas.

A notícia causou grande surpresa e satisfação à direção, professores, funcionários e alunos do 1º ao 5º ano que estudam no local.

 

Prova Brasil

 

A Prova Brasil foi idealizada para produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola, individualmente, com o objetivo de auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino. Como avaliação que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Prova Brasil é desenvolvida e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).

A primeira edição do Prova Brasil ocorreu em 2005, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação que mobilizaram mais de vinte mil colaboradores para atuarem na execução dos trabalhos.

A Prova Brasil foi realizada em 5.387 municípios de todas as unidades da Federação, avaliando 3.392.880 alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, distribuídos em 125.852 turmas de 40.962 escolas públicas urbanas com mais de 30 alunos matriculados na série avaliada. Foram aplicadas provas de Língua Portuguesa (com foco em leitura) e Matemática, com questões elaboradas a partir do que está previsto para as séries avaliadas nos currículos de todas as unidades da Federação e, ainda, nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Além das provas, os alunos responderam a um questionário que coletou informações sobre seu contexto social, econômico e cultural.

 

Buscando a excelência no ensino

 

Durante entrevista, a Diretora da EE. José Mendes Magalhães, Terezinha Célia de Araújo Mendes (Celinha), mencionou que na primeira edição do exame, em 2005, a escola teve um desempenho regular.

A partir daí, houve determinação e dinamismo por parte da direção e toda a equipe pedagógica, transformando positivamente este resultado. “Realizamos um trabalho intenso e, quando chegou a notícia, a surpresa foi para todos e a satisfação foi enorme. Em 4.299 escolas avaliadas no Estado de Minas Gerais, a nossa ficou em primeiro lugar. Trabalhamos com muita união, e, acima de tudo, muito amor”, frisou a Diretora.

Uma das Pedagogas da escola, Mara Régia Dutra, enfatizou que a sintonia e colaboração de todos foi de grande importância. “O trabalho conjunto das pedagogas da escola e o apoio pedagógico da parte administrativa foi essencial. Os professores são profissionais qualificados e excelentes em sua função, contribuindo para alcançarmos este resultado”, destacou.

A Pedagoga Maria de Fátima do Rosário Monteiro Fernandes, que também atua na EE José Mendes Magalhães, apontou a criatividade, pesquisa e união como fatores responsáveis por este brilhante resultado. “Este resultado foi um trabalho de longos anos a fio e, após cada avaliação que é feita, no Estado e no Brasil, atuamos de maneira conjunta com os professores, dentro de metodologias, pesquisas na internet e trabalhos desenvolvidos dentro do comprometimento com o sistema educacional. Nossos professores são interagidos com esta proposta e procuram sempre trabalhar de forma mais agradável, através do lúdico, de maneira mais afetiva e comprometedora com a aprendizagem”, comentou.

(Thomaz Júnior) 

 

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...