
Acesse também www.cidadesdocafe.com
Universitários
montam stand próximo à rodoviária
Após o desenvolvimento de um trabalho junto ao Posto do PSF (Programa Saúde da Família) do Bairro Nossa Senhora Aparecida, universitários do curso de Farmácia da Faculdade do Futuro participaram de um dia de atividades na Praça José Adolfo Vieira Assad, próximo ao Terminal Rodoviário de Manhuaçu, orientando a população sobre a prevenção da diabetes, nesta quinta-feira, 24/04.
Coordenados pela Professora Amaziles Ferreira, os futuros farmacêuticos conversaram com populares, aferiram a pressão arterial e fizeram levantamento sobre os hábitos físicos e alimentares das pessoas atendidas. “É um trabalho que a faculdade faz de inserção social. Nesta iniciativa, aprimoramos com os estudantes sobre a prevenção para hipertensão, diabetes, dengue e febre amarela que, infelizmente, são doenças pertinentes à nossa comunidade. Temos uma adesão muito grande, e, essa abrangência é tão positiva que eles se sentem úteis, enquanto cursam o 3º ou 4º períodos de Farmácia. No PSF Nossa Senhora Aparecida, fizemos um trabalho relacionado à diabetes gestacional. Apresentamos palestra para as gestantes e apontamos todos os indicadores da diabetes. Sempre lembramos a importância das ações preventivas e o uso correto e racional de medicamentos. Sempre temos isto em foco”, reforçou.
As ações realizadas fora da sala de aula tiveram sua continuidade no dia seguinte, com atendimento aos taxistas e transeuntes do centro da cidade, enfatizando a prevenção à diabetes e à hipertensão.
(Thomaz Júnior)
O esgoto que corre livremente próximo à
escola da Comunidade dos Teixeira, em Martins Soares, vem causando transtornos aos
moradores e estudantes. Além da escola, existem diversas casas próximas, e, com
isso, famílias têm de conviver com mau-cheiro e o incômodo causado por moscas
que, consequentemente, aparecem.
Em entrevista à reportagem, Helder Vieira de Andrade, um dos moradores, reclama que já pediu providências, mas nada foi feito e o problema persiste há cerca de quatro meses. “O problema continua e a rede de esgoto vai entupindo cada vez mais. Queremos uma providência. Que sejam colocadas manilhas corretamente ou que seja feita a limpeza do local. A rede de esgoto praticamente sai da escola e passa em frente à nossa casa. Só neste mês, a rede de esgoto da escola entupiu duas vezes. O entupimento está trazendo muitas moscas e pernilongos prejudicando a gente, principalmente quem tem crianças em casa, como é o meu caso. Procurei a Prefeitura há quatro meses, e, até hoje, nada foi providenciado. Este problema tem prejudicado aos moradores e também aos estudantes e professores que frequentam a escola da nossa comunidade”, desabafou.
Ciente do problema, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Vicente de Paula Rodrigues, reforçou que é preciso que a Prefeitura tome uma providência imediata. “Fomos procurados pelos moradores que nos informaram do problema do esgoto. Nós votamos a favor para manilhar o córrego. Foram adquiridas cem manilhas, mas usaram menos de sessenta e retornaram com o restante do material. Em relação à escola, também foi votada a compra de canos para o abastecimento de água, mas já estamos ouvindo reclamações de moradores que a água servida aos estudantes não é suficiente, sendo necessário completar o fornecimento com água imprópria para o consumo, obtida em ribeirões próximos. Tem que ser tomada uma providência para se resolver o problema. A rede de esgoto está com este problema porque a obra não está terminada”, ressaltou o Presidente da Câmara.
O atleta manhuaçuense de Jiu-Jitsu, Carlos Júnior, conquistou Medalha de Prata na Copa Cidade, realizada em Ipatinga, recentemente.
O evento reuniu 28 participantes de diversas cidades do Estado, entre eles, lutadores da Academia Gracie (Família Gracie) – nacionalmente conhecida pelos excelentes resultados em competições do gênero.
Em entrevista à reportagem, Carlos Júnior adiantou que tem boas expectativas para futuras participações em eventos de Jiu-Jitsu.
O lutador destacou ainda que se prepara para disputar a etapa estadual da competição que acontece em Julho, e, alcançando bons resultados, participará da etapa nacional da modalidade esportiva.
Carlos agradeceu ao excelente apoio dos patrocinadores e pessoas amigas da cidade.
(Thomaz Júnior)
Universitários do curso de Ciências Contábeis da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu) assistiram a duas palestras especiais no auditório do Campus “Ilha de Excelência”, no último dia 16/04, em comemoração ao Dia do Contador.
A primeira palestra foi direcionada ao Marketing Pessoal, sendo ministrada pela Jornalista e Professora Carla Motta.
Em seguida, o Delegado Fiscal da AF-II de Manhuaçu, Sérgio Amorim Peixoto, evidenciou o tema “Educação Fiscal”, com ênfase à ética do profissional de Contabilidade.
O momento foi acompanhado por expressivo número de acadêmicos e professores.
Após a palestra, foi dada oportunidade aos estudantes para elaboração de perguntas e esclarecimento de dúvidas. No intervalo, foram sorteados brindes e livros aos estudantes.
Em entrevista à reportagem, o Coordenador do curso de Ciências Contábeis da Facig, Professor Wender Fraga Miranda, comentou sobre a comemoração do Dia do Contador e explicou os motivos de sua antecipação este ano. “O Dia 25 de Abril é uma data especial para todos os contadores. A Facig não poderia deixar de homenagear a este importante profissional da sociedade. Nós antecipamos a comemoração devido à semana de provas, que acontece entre os dias 14 e 25. Esperamos que todos os estudantes absorvam os conhecimentos aqui transmitidos de forma bastante proveitosa” destacou.
(Thomaz Júnior)
Maior e com novo visual, empresa está em frente ao antigo endereço
Localizadas na Rua Alencar Soares Vargas, 129, no centro, em frente ao antigo endereço, as novas instalações da Tonner Stock possuem ambiente interno arejado e espaçoso, que fazem jus ao slogan da empresa que é “sempre a melhor impressão”.
Mais bonita, espaçosa e com um completo showroom de produtos para informática e escritório, a loja chama a atenção pelo carisma e eficiência da equipe de atendimento que, bem capacitada e eficiente, presta total orientação aos clientes sobre as constantes inovações do setor.
Com atuação consolidada no mercado, há aproximadamente oito anos, a empresa é conhecida pela qualidade no fornecimento de acessórios e suprimentos de informática e escritório, além de prestação de serviços em recargas de cartuchos de tinta e de toner, contando com grande laboratório equipado com máquinas de última geração.
A Tonner Stock é especializada na recarga de cartuchos de tinta e toner, acessórios de informática, material de escritório e equipamentos de áudio.
A localização privilegiada torna possível o acesso mais rápido aos produtos e serviços oferecidos, com facilidade de estacionamento, além de estar situada na região central de Manhuaçu. Contatos também podem ser feitos pelo telefone (33) 3331 – 7374.
(Thomaz Júnior)
Após um black-out que durou cerca de dez minutos e deixou a cidade no escuro, a Câmara Municipal de Martins Soares deu início à quarta sessão ordinária do ano, na noite de quinta-feira, 03/04, sob a presidência do Vereador Vicente de Paula Rodrigues.
Com a presença de todos os vereadores, populares e de adolescentes que integram a guarda - mirim local, a reunião contou com a participação de policiais que integram o Destacamento da Polícia Militar do município e do Comandante da 29ª Cia. da PM, Cap. Gualberto.
Paralisação dos Servidores Municipais
Esta recente sessão ordinária do Poder Legislativo
aconteceu no mesmo dia em que o funcionalismo público realizou um dia de
paralisação, em protesto ao modo como a Prefeitura tem cumprido o Plano de
Cargos e Salários do Município.
Em demonstração de solidariedade, sobretudo com os estudantes do meio rural que dependem do transporte escolar para assistir as aulas, os servidores mantiveram as atividades de condução dos ônibus e, ainda na parte da manhã, reuniram-se na Prefeitura chegando a um acordo.
À noite, na tribuna popular do Plenário, vereadores ressaltaram o apoio à causa salarial dos servidores. “O funcionalismo público de Martins Soares é explorado desde sua emancipação, para ser sincero. Os cerca de 250 funcionários têm de ser valorizados. A defasagem salarial causa a indignação dos servidores”, comentou o Vereador Jaílson Braz.
O Vereador Nilson de Assiz ressaltou que pretende continuar seu trabalho em defesa da valorização profissional dos servidores, sobretudo aos que atuam na Educação.
O Presidente Vicente de Paula mencionou seu descontentamento com a situação. “Deixa-nos muito tristes saber que o servidor precisa parar para reivindicar salário”, afirmou.
Guarda - mirim: Vereadores contestam Projeto que prevê contratação de mais quinze
Embora reconheçam a importância do funcionamento da guarda
- mirim na cidade e saibam da necessidade da contratação de uma pessoa
responsável pela coordenação das atividades deste trabalho social, a maioria do
plenário não aceitou o Projeto enviado pela Prefeitura. A justificativa
apresentada pelos vereadores é que o Projeto de Lei trata desta contratação e
de outras quinze contratações. Os edis cobram a re-elaboração do documento e a
devida separação dos cargos. “Nós vereadores temos um carinho especial com a
guarda-mirim, como todos sabem. Mas, não queiram usá-la para contratar outros
funcionários, para outros setores, porque não vamos aceitar”, comentou Vereador
Felipe Rodrigues.
Professora Andréia, conhecida por seu trabalho no Projeto “Jovens de Atitude” desenvolvido junto aos adolescentes da guarda-mirim, mencionou sua dedicação com o trabalho social e enfatizou a importância que os vereadores devem dar a este projeto que envolve cerca de 120 adolescentes.
O Vereador Felipe Rodrigues Filho, reafirmou que “o Executivo Municipal deve especificar o Projeto para a contratação do profissional coordenador do Projeto Social desenvolvido com os adolescentes”.
Para Jaílson Braz, a “misturada existente nos Projetos elaborados pela Prefeitura, encaminhados à Câmara é que dificulta a aprovação dos mesmos”.
O Vereador José Santana Emerick pediu vistas ao Projeto de Lei relacionado à contratação dos servidores municipais. O pedido foi aceito pela presidência.
Destacamento da PM tem novo Comando
O novo Comandante do Destacamento da PM de Martins Soares, Sgt. Freitas, também acompanhou a sessão solene, sendo saudado pelos vereadores que lhe desejaram as boas vindas.
O Ex-comandante do Destacamento, Sgt. Garcia, presente à sessão, recebeu elogios dos vereadores por sua dinâmica atuação no município.
Relatório da CGU: correspondência não foi apresentada aos vereadores em 2007
Outro assunto debatido foi a “não divulgação” da correspondência
enviada pela Controladoria Geral da União, em 2007, à Câmara Municipal.
O documento acusa a existência de irregularidades na aplicação de recursos de Programas do Governo Federal por parte da Prefeitura de Martins Soares.
Na sessão extraordinária do último dia 27/03, a Vereadora Joacir Marçal tomou conhecimento que a correspondência encontrava-se na Câmara e exigiu explicações por parte da Mesa Diretora que dirigia os trabalhos do Legislativo em 2007. “É injustificável que os vereadores não sejam informados de uma correspondência tão importante para o município como esta. Pois, quando se trata de alguma carta informando que um Deputado que apóia o Prefeito conseguiu verba para alguma obra eles mostram e até xerox desta comunicação fica circulando por toda a cidade”, desabafou.
O Ex-presidente Fernando Almeida informou que se pronunciaria sobre o assunto na reunião de quinta-feira, 03. Nesta última sessão, o Vereador apresentou um parecer assinado por ele e por funcionários da Câmara, atestando o recebimento da comunicação.
Fernando Almeida confirmou que “o relatório não foi lido, mas estava em local acessível na Câmara”. O Ex-presidente alegou ainda que, em momento algum, escondeu o relatório, apesar de não ter lido o documento ou mesmo informado sua existência aos demais vereadores na ocasião.
Projetos e Indicações
Na pauta da sessão, a apreciação dos seguintes Projetos de
Lei e Indicações:
*Projeto Substitutivo ao Projeto de Lei nº. 003/2008 que “altera os anexos da Lei Municipal 224/06 e dá outras providências”;
*Projeto de Lei nº. 005/2008 que “dispõe sobre a contratação temporária de pessoas para diversos cargos da Prefeitura, por tempo determinado e dá outras providências”;
*Projeto de Lei Complementar nº. 003/2008, que “dá nova redação ao anexo X da Lei Complementar nº011/2003 e dá outras providências”;
*Indicação nº. 034/2008, de autoria do Vereador Felipe Rodrigues Filho, que solicita “construção de cobertura na quadra de esportes da Escola Vereador Walter Batista Rodrigues”;
*Indicação nº. 035/2008, de autoria do Vereador Jores Nazar Dutra, que versa sobre “a construção de uma quadra esportiva na Comunidade dos Franco”;
*Pedido de Providências nº. 08/2008, dos Vereadores Nilson de Assiz, Vicente de Paula Rodrigues, Jores Nazar Dutra, Felipe Rodrigues e Joacir Marçal, que solicita “providências para a rede de esgoto localizada no Córrego dos Teixeira”;
*Requerimento nº. 012/2008 – autor Jores Nazar Dutra – que requer “Encaminhamento por parte do Executivo que seja enviado Projeto de Lei determinando a contratação de dois técnicos agrícolas para a prestação de serviços na Emater do município”.
Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...