quarta-feira, 13 de junho de 2007

Cultivo de morango é tema de palestra na Facig

Consultora do Sebrae relata experiência de sucesso em Guaçuí – ES

A experiência positiva da produção de morangos em Guaçuí (ES) foi relatada em uma palestra especial promovida na Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu), na noite desta segunda-feira, 11/06. Apresentada pela Consultora do Sebrae daquela cidade, Isabel Rodrigues Barbosa, a palestra abordou questões como a adesão dos produtores, cultivo, embalagem, distribuição e lucratividade.
O morango, uma infrutescência carnosa, pode ser mais bem cultivado em locais de clima frio, como é o caso do município capixaba de Guaçuí, que possui altitude superior a 600 metros. Além de Consultora do Sebrae, a palestrante também é produtora de morangos. Durante o encontro com os universitários de Manhuaçu, Isabel contou como foi o início das atividades relacionadas ao cultivo do morango naquela região e a adaptação dos produtores. Aos universitários, ela lembrou que diferentes aspectos devem ser observados nesta área. “Produzir faz parte de um processo. Não é uma questão isolada. Então, se considerarmos produção, temos que considerar comercialização, obtenção de insumos, questões que fazem parte de uma cadeia. (...) Um estudante que está se especializando no agronegócio ele tem que entender todo o processo de uma cadeia produtiva e a cadeia do morango não é diferente das demais. É preciso entender o processo”, explicou Isabel.
Em Guaçuí, além da distribuição em estabelecimentos comerciais e venda direta ao consumidor, o morango é incluído na merenda escolar das escolas públicas. “Temos algumas formas de comercialização que são a venda direta ao consumidor, a comercialização na feira livre e o maior ponto de escoamento da produção que é o fornecimento para a merenda escolar municipal – que adquire boa parte da produção em Guaçuí. (...) A produção de morango é principalmente direcionada para agricultores familiares. É uma cultura fácil de ser assimilada, é muito trabalhada por mulheres e acessível aos pequenos e médios proprietários. (...) Um produtor pode agregar valor através da fabricação de geléias, doces e licores, além do atendimento às lanchonetes, por meio da venda de polpa de frutas”, comentou a representante do Sebrae.
Quanto à adaptação de cafeicultores à produção de morangos, a especialista mencionou que é possível, embora alguns critérios tenham de ser observados. “Normalmente, o produtor de café que nunca trabalhou com hortaliças encontrará um pouco mais de dificuldade para cultivar morango porque trata-se de um frutinho bem exigente, a planta é bem delicada, tornando esta conversão um pouco demorada. Mas é possível. Se a pessoa quiser, tiver paciência e habilidade é só procurar informação adequada e orientação técnica”, finalizou Isabel.
A Coordenadora do Curso, Professora Jane Correa Alves Mendonça, Mestre em Administração, destacou a importância desta palestra e a viabilidade da produção de morangos na região. “Por esta experiência, os alunos puderam ver mais um pouco da prática. (...) Os universitários puderam ver toda a cadeia, o desenvolvimento, os insumos de produção e de comercialização – que é um dos grandes problemas que se enfrenta em uma diversificação de cultura. (...) É bem provável que o pequeno produtor da região possa se adaptar a outras culturas. Esta diversificação traz renda, fora da produção tradicional do café. Não que o produtor vá deixar de produzir o café, mas, vai agregar valor a produção tendo outra cultura em sua propriedade”, explicou Jane.  
(Thomaz Júnior)
 

terça-feira, 12 de junho de 2007

Coluna Social: Mestrado em Administração

A Professora Jane Correa Alves Mendonça, Coordenadora do curso de Administração com Habilitação na Gestão do Agronegócio da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu), conquistou o título de Mestrado em Administração, com linha de pesquisa “Incubadoras de Empresas do Agronegócio”, na Fead/ BH, recentemente.

Parabéns!

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...