sábado, 24 de junho de 2006

Curso sobre degustação de café enfatiza a importância da qualidade


É crescente a busca por melhorias no processo de produção do café. Um exemplo claro desta afirmação pode ser constatada na especial atenção que os cafeicultores têm dado aos diversos treinamentos, palestras e Dias de Campo promovidos na região. Na última semana, a cidade sediou interessante treinamento sobre degustação de café que reuniu participantes de diversas localidades e contou com a participação de especialista da Universidade Federal de Viçosa.
Organizado por meio de convênio firmado entre a UFV, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, o treinamento trouxe conhecimento e proporcionou capacitação para profissionais que irão atender a uma demanda crescente: a classificação e degustação de café. Entre os participantes, pessoas residentes em Reduto, Luisburgo, Simonésia e Comunidade Boa Vista (Manhuaçu).
Em entrevista à reportagem, o Instrutor Carlindo Rosa Loures ressaltou a importância e as vantagens de buscar a qualidade na produção do café. “Tive uma experiência recente na região Centro- Oeste do Estado e lá constatei que a maioria das fazendas tem um laboratório próprio para classificação e degustação do café. Este é um curso que traz muitas vantagens, principalmente para o pequeno cafeicultor. Para se ter uma ideia, os representantes das diversas comunidades que participam deste treinamento levarão daqui uma mudança na mentalidade quanto a produção do café. O grande objetivo do curso é a melhoria da produção. O mercado de café sempre existiu. Ele é promissor e hoje exigi qualidade. O produtor que não entrar nessa qualificação e trazer o café bom para o mercado está fazendo para viver. Só! Então, quem está ganhando um pouquinho de dinheiro é quem está fazendo um café melhor. O produtor está sabendo disso e não é difícil mudar. São pequenas as medidas que ele tem que tomar. Por exemplo, ter um terreiro pavimentado ou mesmo fazer um terreiro suspenso; já vimos terreiros suspensos feitos totalmente na roça, com bambu e taquara. Tudo simples! Pode se fazer também uma pequena estufa. Isto não é tão caro, é só querer fazer, pegar orientação ou mandar alguém da comunidade fazer o curso”, enfatiza.
O instrutor destacou exemplos positivos na região, em que pessoas representando suas comunidades participam do treinamento e repassam o conhecimento para os demais moradores. “Na região, temos um exemplo muito sério que é o do Vicente [Comunidade Boa Vista]. O Vicente influencia aquele pessoal [os cafeicultores vizinhos]. Ele trabalha junto e isso traz um resultado. A gente tem acompanhado vários exemplos como este. Em Manhuaçu, nas Comunidades de Soledade e do Córrego do Gavião tem um pessoal fazendo um trabalho excelente. Cafeicultores produzindo o melhor café do Brasil. Em São Caetano, Caputira, não se diz mais que o café de lá não tem boa qualidade. Pelo contrário, produtores que fizeram o curso, hoje oferecem um café fino, de excelente padrão. O que nós queremos é orientar. Explicar que a partir de procedimentos corretos sobre como colher, transportar e mexer no terreiro, tendo no mínimo um secador adicional – que pode ser simples, alternativo de valor acessível-, há como fazer um café de qualidade” afirmou.
(Thomaz Júnior) 
Acesse também www.cidadesdocafe.com

 

sexta-feira, 23 de junho de 2006

Palestra sobre sindicatos é apresentada na Facig


O funcionamento dos Sindicatos e suas respectivas representatividades foram enfatizados em palestra realizada na Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu), no último dia 22/06. Acadêmicos do curso de Administração com Habilitação na Gestão do Agronegócio esclareceram dúvidas e ampliaram seus conhecimentos sobre a atuação dos sindicatos que atuam representando classes urbanas e rurais.
A palestrante Ivanilda Virgílio, Assessora Sindical, explanou sobre a definição e as atividades exercidas por estas entidades. “A tendência é de que cada vez mais os trabalhadores e os empregadores que pertencem aos sindicatos se organizem. Neste encontro com os universitários, pudemos esclarecer as prerrogativas das entidades e sanar dúvidas”, comentou.
O encontro foi organizado pela Coordenadora do Curso de Administração de Empresas, Professora Rita de Cássia Ventura. A faculdade prima em promover palestras visando melhor formação dos acadêmicos e, consequentemente, maior aproximação efetiva dos diversos segmentos que interagem com o agronegócio. 
(Thomaz Júnior)


quarta-feira, 7 de junho de 2006

Ministro Gilberto Gil entrega kit de biblioteca ao prefeito de Reduto


Em solenidade realizada na última terça-feira, 06/06, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), o Ministro da Cultura Gilberto Gil efetuou a entrega de 404 kits de bibliotecas públicas a prefeitos de vários Estados Brasileiros, por meio do Programa Livro Aberto 2006.  
O Prefeito de Reduto Carlos Henrique Hott (Iki Hott) acompanhado do Assessor Guilherme Júlio, esteve com o Ministro Gilberto Gil, e na oportunidade também recebeu o kit. Com esta aquisição, a biblioteca de Reduto será ampliada, oferecendo melhores condições a todos que ali chegam para ler e pesquisar. O kit é composto de dois mil acervos, TV 29” Polegadas, aparelho de DVD, mesas para leitura, prateleiras, estantes, circuladores de ar e outros mobiliários.
Para se ter uma idéia, somente 404 cidades em todo país foram beneficiados com a doação destes kits. Reduto está entre os poucos municípios mineiros que foram contemplados. Isto devido ao esforço da Administração Municipal em acompanhar toda a tramitação do projeto junto ao Ministério da Cultura, em Brasília (DF).
Entre as autoridades presentes, a Diretora-Executiva da Fundação Biblioteca Nacional, Célia Portella, o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, os Secretários Estaduais de Educação, Arnaldo Niskier, e de Cultura, Noca da Portela.
A obtenção destes novos livros e mobiliário para a biblioteca foi considerada como mais uma importante conquista para a melhoria da qualidade de vida do povo de Reduto. “A Prefeitura zela por seu compromisso de levar a educação e cultura à população”, ressaltou o Prefeito Iki.
Além de Reduto, Santana do Manhuaçu, representado pelo Prefeito Alair Rodrigues de Freitas (Beijo) e o Vice-prefeito Ronald de Freitas (Roninho) foi contemplada com o recebimento deste kit.

Busca por recursos

O trabalho desenvolvido pelo Prefeito Carlos Henrique Hott junto à Administração Municipal tem se refletido como uma busca incansável por recursos e novas obras. Contatos constantes com parlamentares das esferas federal e estadual têm proporcionado melhorias consideráveis para a população da cidade e das comunidades rurais.
Recentemente, os Prefeitos Carlos Henrique Hott (Reduto) e Hélio de Paiva (Durandé), e os Assessores de Gabinete de Reduto, Guilherme Júlio, e de Durandé, Hudson Vítor de Aguiar, visitaram os Ministérios da Saúde e da Integração Nacional.
Na área da Saúde, foi solicitada a prorrogação dos convênios relacionados à implantação de hidrômetros nas áreas beneficiadas pelo Serviço de Abastecimento de Água de Reduto.
Outro contato importante aconteceu na sede da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), quando, buscaram-se recursos para a melhoria do serviço de água da cidade e implantação da captação e tratamento de água em Jaguaraí.
No Ministério da Integração e na Secretaria Nacional de Defesa Civil, as visitas tiveram como objetivo angariar recursos para a construção de pontes e recuperação de áreas de risco.
O Ministério das Comunicações recebeu também a visita dos prefeitos das duas cidades da região. Em Durandé, foram analisados meios para a implantação dos serviços de telefonia celular no município, e, em Reduto, foram estudadas alternativas para ampliar o serviço de telefonia móvel já existente.
(Thomaz Júnior)

Veja mais sobre a História da região, acessando cidadesdocafe.com

 

segunda-feira, 5 de junho de 2006

Reduto: melhorias proporcionam nova realidade para os moradores


Obras na Comunidade Guarani
Recentemente, a população de Reduto foi beneficiada com a entrega de novos veículos e o calçamento de ruas. A Administração Municipal anunciou novas obras e adquiriu terrenos para a construção de praça de esportes e nova sede do SUS.
São realizações que visam atender aos principais anseios da população, oferecendo maior qualidade de vida, lazer e segurança. Esta iniciativa por parte do Prefeito Carlos Henrique Hott (Iki Hott) e equipe de trabalho tem resultado na movimentação de máquinas, caminhões e trabalhadores pelas ruas da cidade, principalmente no Bairro Viveiro, na Rua Armindo Mattos, acesso a Pedreira, que está passando por serviços de abertura e alargamento, para receber calçamento em bloquetes.
No local, as obras já fazem à diferença: a rua que antes era muito estreita e oferecia condições para a passagem de apenas um veículo por vez está sendo alargada.
Ao final das obras, a via terá a largura mínima de seis metros, melhorando o fluxo de veículos, proporcionando maior segurança para os pedestres e moradores.

Muro e calçamento



A construção de muro na Rua Eliseu Emerick é outra importante obra em andamento. Além de propiciar segurança e tranquilidade a seus moradores, também facilitará os serviços de calçamento de outro logradouro, a Rua Armindo Mattos. Ambas se interligam na parte alta e dão acesso à área de esportes onde está sendo construído moderno ginásio poliesportivo.

Novos convênios

Outra preocupação da Administração é oferecer aos jovens, adultos e idosos condições adequadas à prática esportiva e ao lazer. Para isto, foram celebrados convênios, junto ao Governo de Minas Gerais, visando atender a essas áreas.

Ginásio coberto: esporte e recreação

Construção do ginásio poliesportivo na cidade
As obras de construção do ginásio poliesportivo coberto estão em andamento no Bairro do Viveiro. A implantação desta obra se dá em área recentemente adquirida pelo município.
Previsto para ser concluído nos próximos noventa dias o ginásio poliesportivo atenderá diversas necessidades da população, sendo utilizado também como salão para reuniões, cultos religiosos, além de servir como centro para realização de eventos esportivos ou sociais.

Melhorias nos distritos e povoados

Nas comunidades rurais, destacam-se a construção a quadra esportiva do povoado de Guarani, e, ainda, a realização de levantamentos para implantação de água tratada em Jaguaraí – ressalta-se que este distrito foi contemplado recentemente com a implantação do Sistema Telefônico DDD/DDI.
“Esses são exemplos de trabalho em equipe e servem de parâmetro para outras cidades de seu porte, não é a toa que Reduto sempre tem se destacado em diversos órgãos de imprensa de nossa região”, comenta o Assessor de Gabinete da Prefeitura de Reduto, Guilherme Júlio. 
  
Escola Municipal Fernando Maurílio Lopes
(Thomaz Júnior)





Construção do ginásio poliesportivo na cidade
Manutenção das ruas
Construção de quadra na Comunidade Guarani
Construção de Muro na Rua Elizeu
Construção de Muro na Rua Elizeu
Prefeito Iki Hott acompanha obras na Rua Armindo Mattos
  

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...