terça-feira, 28 de junho de 2005

Seminário sobre Privatização reúne autoridades na FACIG

 Faculdade incentiva interação entre ensino e sociedade


A privatização no país foi tema de seminário organizado por acadêmicos dos cursos de Administração e de Administração com Habilitação na Gestão do Agronegócio da Facig, na noite desta segunda-feira, 27/06.

Organizado pelo Professor Sérgio Nunes de Carvalho, o evento reuniu autoridades locais, empresários, gerentes, professores e convidados, além da intensa participação dos alunos.

Entre os presentes, o Vice-prefeito João Amâncio de Faria, Vereador Jorge Augusto (Jorge do Ibéria), empresário José Geraldo Moreira (Microplan), Sílvio Nunes de Carvalho (Samal), Roselaine Aparecida Perígolo (Engelmig) e os coordenadores de curso, Professores Alberto Magno Borges Miranda (Agronegócios) e Rita de Cássia Ventura (Administração).

Os acadêmicos organizaram grupos distintos, favoráveis e contrários, ao processo de privatização no Brasil. Recursos multimídia e a apresentação oral dos estudantes chamaram a atenção dos participantes.

O Vice-prefeito João Amâncio de Farias elogiou a iniciativa da faculdade e o bom desempenho dos acadêmicos. “Quero parabenizar pela maneira dinâmica em que foi abordado o tema privatização. Os estudantes apresentaram dados e estatísticas. Enfim, mostraram que estão por dentro do assunto. Esta interação enriquece tanto a sociedade manhuaçuense como também os acadêmicos, pois Educação divorciada da realidade se torna uma Educação que não contribui para a cidadania”, enfatizou.

O organizador, Professor Sérgio Nunes de Carvalho, mencionou que os objetivos foram alcançados. “A questão maior foi a interação escola – comunidade. A Facig tem todo um trabalho voltado para instruir, capacitar e promover esta interação, alcançando resultados muitos positivos. Temos a certeza que estamos preparando grandes profissionais na região”, conclui.

(Thomaz Júnior)


























 

 

 

 

terça-feira, 21 de junho de 2005

Estacionamento rotativo poderá ser reativado em Manhuaçu

 Dificuldade de vagas no centro e falta de segurança motivam revitalização do rotativo

 

Autoridades e representantes de vários segmentos acompanharam a reunião do Comsep / Manhuaçu (Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social), na noite desta terça-feira, 20/06, na sede da Câmara Municipal. Durante a sessão, o principal assunto debatido foi a reativação do estacionamento rotativo na região central da cidade.

A falta de vagas para estacionamento de automóveis tem gerado transtornos para a população de Manhuaçu e região que vêm ao centro fazer compras ou ter acesso a algum tipo de serviço.

“Nós pretendemos realizar uma campanha de conscientização com as pessoas responsáveis por estabelecimentos comerciais no intuito de que não deixem seus veículos estacionados o dia inteiro, como acontece na maioria das vezes, em frente ao seu comércio. Este tipo de procedimento prejudica o próprio empreendedor já que é uma vaga a menos que é oferecida ao seu cliente”, destaca o Presidente do Comsep, Radialista SJ de Morais.

A ideia é de que haja uma revitalização no modo de funcionamento do estacionamento rotativo, ou seja, algumas alterações no projeto original deverão ser executadas, visando maior flexibilidade de horários em alguns pontos de Manhuaçu.

Além disto, o estacionamento rotativo deverá abranger uma área maior do que era na época em que foi implantado em Manhuaçu.

A Diretoria do Comsep pretende reunir-se novamente para apresentar a proposta ao meio empresarial e à Câmara de Vereadores.

Em entrevista à reportagem, SJ de Moraes avaliou a reunião e elogiou a maciça presença dos representantes da sociedade manhuaçuense. Entre os presentes, o Juiz de Direito Dr. Arley Anderson; a Promotora de Justiça, Dra. Geannini Maeli Motta Miranda; Vereadores, Membros das Polícias Civil e Militar, representantes de entidades sociais e conselheiros.

(Thomaz Júnior/ Rádio Manhuaçu, Jornal Tribuna do Leste)





 

domingo, 12 de junho de 2005

Espera Feliz: raridades no 2º Encontro de Carros Antigos

 A exposição de raridades automobilísticas no clube campestre chamou a atenção e levou um grandioso número de visitantes à Espera Feliz (distante 71 km de Manhuaçu), no último final de semana.

Em continuação ao evento iniciado em 2.004, o 2º Encontro de Carros Antigos foi marcado pela confraternização dos admiradores das relíquias do mundo automotivo e a emoção da homenagem, principal objetivo do encontro.

Os visitantes viram de perto raridades como o Ford 1929, Chevrolet Del Rey 1958 (existem apenas três no mundo, de acordo com o proprietário), Fusca 1950, Chevrolet Bellair 1957, Jipe 1951, Mustang, Maverick, Ford Corcel I e II, além de vários outros modelos. Alguns dos veículos apresentavam pouca quilometragem e todos estavam em excelente estado de conservação.  

Em entrevista à reportagem, o organizador deste encontro, Mário Giovani (Dinho), explicou como surgiu a ideia de promover o evento. “No dia 12 de junho de 2.003, perdi meu irmão em um acidente de carro. Daí, resolvi fazer alguma coisa nesta data para que o momento não ficasse tão difícil para minha família. Por mexer com carro, restaurar carro, resolvi fazer um encontro de carros antigos. Foi um evento que surgiu com intuito de tirar a dor de uma fase que foi muito difícil para mim e que, graças a Deus, tem surtido bons resultados, amenizando a tristeza desta recordação. Já está sendo o segundo evento realizado com sucesso. Temos muitos carros vindos de outras cidades como Cachoeiro do Itapemirim, Vitória, Faria Lemos, Manhuaçu, Tombos, Manhumirim, Campos e Itaperuna. Só temos a agradecer e achar que cada ano vai ser melhor”, comentou.

 

Participação de Manhuaçu

Os participantes de Manhuaçu no evento foram Fabiano (Auto Leste), Fabinho (Recauto), Tatá (Tatá Veículos), Felipe do ‘Albertão’, Cristian (Posto Bazén) e Thiago Pêsso (Engelcar). Carreatas e shows musicais animaram ainda mais o encontro, durante os dois dias de sua realização.

 Thomaz Júnior/ Fotos Evandro Santiago











































Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...