quarta-feira, 23 de junho de 2004

Facig terá curso de sistemas de informação

Na última semana, nos dias 21, 22 e 23 de junho, estiveram em Manhuaçu os professores Silvino Correa, Ataliba Moraes e Romilson Lopes, membros da comissão de especialistas do Ministério da Educação – MEC, realizando a visita de verificação “in loco” das instalações físicas da FACIG (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu), visando a aprovação de mais um curso superior a ser oferecido pela instituição, o curso superior de tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas de Informação.
O curso foi aprovado e estará autorizado a funcionar assim que a respectiva portaria do Ministério da Educação for publicada no Diário Oficial da União, sendo que o primeiro vestibular do mesmo será realizado no dia 12 de dezembro de 2004, data do próximo processo seletivo para todos os cursos da Facig.
A aprovação do curso coincidiu com a inauguração pela instituição de seu segundo laboratório de informática. Agora, a Facig passa a contar com 52 computadores, equipamentos de última geração, com todos os softwares necessários à prática acadêmica e com acesso via banda larga à Internet.
Uma outra novidade oferecida pela Facig a partir do mês de junho é o acesso eletrônico a maior base de dados de artigos, dissertações, teses, anais de congressos e periódicos da América Latina, feito obtido após sua filiação ao COMUT – Programa de Comutação Bibliográfica – instituído inicialmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, órgão do Ministério da Educação – e mantido atualmente pela própria CAPES, pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação - SESU, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT e pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia – FINEP.
O diretor da instituição, Thales Reis Hannas, será, também, o coordenador deste novo curso.
O curso superior de tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas de Informação oferecido pela Facig é bastante moderno, provendo os alunos de conhecimentos nas mais modernas linguagens de programação, como Delphi, Kylix, C++, PHP e linguagem SQL. O curso terá a duração de 5 semestres, dois anos e meio, com aulas, obviamente, todos os dias da semana. Este prazo menor vai ao encontro da área de tecnologia, onde a obsolescência do conhecimento é muito rápida.
Nos países desenvolvidos, cursos nesta modalidade são bastante difundidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, eles concentram mais de 40 por cento das matrículas no nível superior.
O próximo curso superior a ser oferecido pela Facig, que passará por verificação “in loco” no mês de julho, é o curso de Turismo, que terá duração de dois anos.
(Thomaz Jr.)



quinta-feira, 10 de junho de 2004

Asfaltamento da estrada de Ponte do Silva é realidade

Após asfaltar estrada de S. Sebastião do Sacramento, Prefeitura realiza mais uma obra histórica

 

O tão aguardado asfaltamento da estrada que dá acesso à Comunidade de Ponte do Silva começa a se tornar realidade. A Administração Municipal, através do Prefeito Mário Assad e do Vice-prefeito Geraldo D´Ângelo, está providenciando a realização de um grande sonho da população, viabilizando ainda mais o crescimento econômico e social de Manhuaçu.

    Uma equipe composta por mais de cinquenta operários e grande frota de veículos pesados da Construtora Barbosa Mello trabalham em ritmo constante para garantir a conclusão de um asfalto com excelente padrão de qualidade, em uma extensão de sete km.

Gilberto Ferreira, Encarregado Geral de Obras da Construtora, destaca que neste primeiro momento um trabalho de drenagem vem sendo realizado. Trechos da estrada que antes eram conhecidos por serem “pontos de atoleiro”, devido ao excesso de umidade, passaram por um processo de drenagem. Em vários locais como este, estão sendo implantados bueiros tríplices e menores para se garantir a passagem da água até o outro lado sem causar danos à estrada. Uma extensa metragem de tubos de borracha está sendo implantada, de forma paralela à estrada para se evitar a erosão causada por fortes enxurradas.

A próxima etapa deverá ser o nivelamento/ regularização da estrada. A partir daí, será providenciado o cascalhamento de todo o trecho a ser asfaltado. O Deputado Federal Mário Assad Júnior têm dado total apoio à concretização deste trabalho, com a viabilização de recursos. Foram incansáveis viagens, envolvendo o Vice-prefeito Geraldo D`Ângelo, Vereador Gedival Breder e Deputado Federal Mário Assad Júnior, buscando junto ao DNIT e ao Governador Aécio Neves meios de tornar realidade este grande anseio popular.

O asfaltamento, última etapa da obra, envolverá um número ainda maior de trabalhadores. A previsão é de que um número aproximado de sessenta operários venha reforçar o quadro de funcionários atuando nesta grande obra.

O Prefeito Mário Assad menciona que o asfaltamento proporcionará uma nova realidade para Vila Formosa, Ponte do Silva e todas as comunidades vizinhas. “Em 2.003, a Administração Municipal conseguiu junto ao SAAE a instalação de um serviço de água decente para a Comunidade de Vila Formosa. Desta vez, estamos providenciando a implantação da rede de esgoto no local e o que é melhor, o asfaltamento que irá proporcionar maior qualidade de vida para os moradores”, destacou.

A Câmara Municipal tem incentivado a realização desta obra. O Vereador Gedival Breder apresentou indicações reivindicando o asfaltamento até Ponte do Silva e várias melhorias para Vila Formosa, inclusive a instalação de redes de água e esgoto no local.

De acordo com a Construtora, o asfaltamento até Ponte do Silva deverá ser concluído nos próximos sessenta dias.

(Textos: Thomaz Júnior/ Crédito das fotos: Thomaz Júnior)


































Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...