sábado, 26 de abril de 2025

Manhuaçu despede-se do Cantor Chico Bread

A música brasileira perdeu um de seus grandes expoentes culturais com a morte de Chico Bread Rocha. O artista, nascido em 25 de maio de 1948, em Alvinópolis (MG), e residente em Manhuaçu, faleceu nesta sexta-feira (25/04) deixando um legado de inovação, paixão e compromisso com a arte popular. O sepultamento ocorreu neste sábado, 26/04, no cemitério municipal.

Chico Bread foi um defensor incansável da música autoral e da cultura brasileira. Criador do projeto “Faca Amolada – No Olho da Rua”, ele levou sua arte a praças, ruas, palcos e festivais em Minas Gerais e em vários estados do país. O trabalho do grupo quase cruzou fronteiras internacionais: uma turnê pela Europa chegou a ser planejada, mas foi interrompida pela pandemia da Covid-19.
O “Faca Amolada” tornou-se símbolo de resistência artística e amor à música. Misturando influências da bossa nova, samba, música regional, jazz, blues e canções latino-americanas, o grupo, sob a liderança de Chico Bread, apresentava uma sonoridade única e envolvente.
Ao lado da filha Isadora Rocha, que assumia os vocais, o projeto conquistava o público com espetáculos que iam além da música. As apresentações eram sensoriais, marcadas por figurinos elaborados, arranjos surpreendentes e forte identidade artística. Isadora, multi-instrumentista, agora enfrenta o desafio de dar continuidade ao legado do pai, transformando a dor da perda em arte.
Chico Bread também era poeta, escritor, artesão e pintor. Sua produção artística circulava das ruas aos grandes palcos, sempre carregada de sensibilidade e intensidade. No auge da criatividade, foi surpreendido pelo diagnóstico de leucemia. O tratamento em Muriaé (MG) foi breve, e a despedida, dolorosa para familiares, amigos e admiradores.
Portal Caparaó /Com informações de Teógenes Nazaré
Fotos: Thomaz Júnior










Câmara de Manhuaçu recebe visita técnica de universitários de Direito

Sob a presidência da Vereadora Rose Mary, a Câmara Municipal de Manhuaçu, por meio do Projeto Cidadania, em mais uma importante ação de interação com a sociedade, especialmente o público jovem, acolheu a visita técnica de estudantes do curso de Direito, do Centro Universitário UNIFACIG, na noite desta quinta-feira, 24/04.

Supervisionados pela Coordenadora do Curso, Professora Marina Itaborahy, os estudantes aprofundaram seus conhecimentos sobre o funcionamento da Casa Legislativa e o trabalho desempenhado pelos Vereadores em benefício da população, como a elaboração de projetos de Lei e Resoluções, a proposição de obras e serviços para a comunidade, as ações de fiscalização e tantas outras frentes de atuação no cotidiano.
Inicialmente, o Contador Aldrin Teodoro explanou sobre as contas públicas, esclareceu dúvidas sobre os recursos que chegam e são aplicados no município, o papel de fiscalização efetuado pelos vereadores, entre outras questões afins.
Em seguida, os estudantes dirigiram-se para o plenário e conheceram a dinâmica das sessões legislativas, devidamente apresentadas pelo Gerente Administrativo e Professor, João Paulo de Souza Andrade, e pela Chefe de Gabinete da Presidência, Dra. Sabrina de Oliveira Henrique.
Ainda no plenário, foram ‘eleitos’, entre si, dezessete alunos para compor as cadeiras ocupadas pelos vereadores. A ação cativou os jovens, que acompanharam com muita atenção e interesse as explicações concedidas. Além disto, foi exibido um vídeo institucional sobre a função do Poder Legislativo.
O momento foi muito bem aproveitado, com o esclarecimento de dúvidas e explicações diversas. No encerramento, a Coordenação do Curso de Direito agradeceu à Casa Legislativa pelo didático encontro realizado.
Acesse: https://www.cidadesdocafe.com/camara-de-manhuacu-recebe-visita-tecnica-de-universitarios-de-direito/














quinta-feira, 17 de abril de 2025

Palestra: ‘A Comunicação do Vereador com a População no Início do Mandato’ é realizada em Manhuaçu

Com a participação de Vereadores de diversas cidades mineiras, a Palestra: ‘A Comunicação do Vereador com a População no Início do Mandato’ foi uma experiência positiva de conhecimento e de troca de experiências para os membros das Casas Legislativas e assessores presentes ao Anfiteatro Camillo Felipe Nacif, da Câmara de Manhuaçu, nesta terça-feira, 15/04.

A iniciativa oferecida gratuitamente ocorreu a partir de parceria entre a Câmara Municipal de Manhuaçu e a ANEL (Centro das Escolas do Legislativo das Câmaras Municipais), via Escola do Legislativo.
Com diversas questões relacionadas ao cotidiano dos vereadores, a palestra foi ministrada pelos Especialistas, Professor José Miranda (Pós graduado e especialista em Comunicação Pública, Autor do livro : Como vencer uma eleição) e Professor Marcelo Grilo (Jornalista, Graduado e especialista em Comunicação Social).
No decorrer da palestra, foram evidenciados pontos importantes como o papel do vereador, a importância do diálogo constante com a população e a captação de recursos para que investimento no bem-estar dos munícipes, além do esclarecimento de dúvidas dos participantes.

















segunda-feira, 14 de abril de 2025

Formatura de cursos técnicos do Senar celebra conquista de 12 estudantes em Manhuaçu

Doze estudantes concluíram os cursos técnicos em Florestas, Agronegócio e Zootecnia oferecidos pelo Senar, por meio da Rede e-Tec, em Manhuaçu. A cerimônia de formatura foi realizada no dia 11 de abril, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) da cidade, reunindo familiares, amigos e autoridades locais.
Entre os formandos, o sentimento era de gratidão e conquista. O produtor rural Antônio Vieira, agora técnico em Zootecnia, contou  emocionado que “o curso agregou muito conhecimento pela competência técnica dos professores, qualidade das aulas e material que uso para consulta e consigo aplicar o aprendizado na propriedade. Estou muito feliz”.
A formanda Maria Aparecida de Jesus, técnica em Florestas, celebrou o feito ao lado da família. “Após os 50 anos, retornar e recomeçar foi ímpar. Essa formatura foi emocionante”.
Para Laura Sayda, também formada em Florestas e que já está atuando profissionalmente com projetos de reflorestamento, a formação tem um significado profundo. “A partir de agora o nosso lugar é onde há um futuro sendo construído com responsabilidade”, afirmou.
Durante a cerimônia, o analista regional do Sistema Faemg Senar parabenizou os novos profissionais reforçando o potencial do setor. “Certamente essa conquista é resultado de muito esforço e agro mineiro precisa de profissionais preparados como vocês para seguir
crescendo”.
O gerente regional da Emater, Rômulo Matozinhos, também prestigiou o evento e reforçou a importância do polo na região.
“Espero que sigam lado a lado com os produtores rurais, assim como o Sindicato e o Senar Minas ”, afirmou.
Já Vilma Matias, coordenadora do polo da Rede e-Tec em Manhuaçu, destacou o empenho dos estudantes: “Espero que sejam profissionais únicos e responsáveis, defensores da agropecuária sustentável dispostos a lutar pelos seus sonhos e por seus lugares de atuação no nosso setor”.

História de pioneirismo

O polo de Manhuaçu tem um papel de destaque na história da formação profissionalizante do Senar em Minas Gerais, sendo o primeiro a oferecer as capacitações no estado. Em 2025, a iniciativa completa 10 anos de atuação, comemorando a formação de profissionais capacitados para o mercado do agronegócio.
“Temos um histórico de excelentes profissionais formados aqui que estão fazendo a diferença em suas propriedades, abrindo empresas ou atuando no setor público”, destacou Tércia Almeida, coordenadora de Educação Formal do Sistema Faemg Senar.
Durante a cerimônia, o presidente do SPR de Manhuaçu, Antônio Teodoro Dutra, celebrou mais uma etapa concluída nessa trajetória. “É um momento de muita alegria. O Sindicato cumpriu sua missão até aqui”, afirmou.
Ele também destacou a qualidade da formação. “Profissionais formados pelo Senar são facilmente absorvidos pelo mercado porque todos reconhecem a excelência do Senar.”

Novidade
No segundo semestre, o Polo de Manhuaçu também passará a ofertar o curso técnico em Agropecuária. O anúncio foi feito durante a cerimônia. Tércia Almeida convidou todos a fazerem parte da transformação proporcionada pela educação por meio dos cursos técnicos. “Se você ainda não faz parte deste sonho, venha conosco”.
Para saber mais sobre os cursos oferecidos pela Rede E-tec acesse: https://etec.senar.org.br/

(Lillian Moura / Comunicação FAEMG/ SENAR-MG)










sexta-feira, 11 de abril de 2025

Vereadores aprovam quatro projetos em reunião ordinária

Proposição aprovada autoriza o poder executivo a repassar R$48.600,00 à Aciam para a realização do 26º Simpósio da Cafeicultura das Matas de Minas

A Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou quatro projetos durante sessão ordinária realizada na noite desta quinta-feira (10/04). A reunião foi conduzida pela presidente do poder legislativo, Rose Mary, e pelos vereadores Cléber Benfica, vice-presidente, Allan do Alaor, primeiro secretário, e Kilder Perígolo, segundo secretário.

O projeto de lei 33/2025, de autoria do poder executivo, autoriza a prefeitura a repassar o valor de R$48.600,00 à Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (Aciam). O apoio financeiro do município se destina à realização do 26º Simpósio da Cafeicultura da Região das Matas de Minas.

O evento acontecerá nos próximos dias 23 e 24 de abril no Complexo Esportivo Boston City. Durante o simpósio, acontecerão debates sobre o mercado e a produção do café na região das Matas de Minas, apresentação de estudos de caso, palestras, workshops e minicursos. Com a edição deste ano, espera-se fortalecer o posicionamento de Manhuaçu como centro da cafeicultura regional e impulsionar o comércio e o desenvolvimento socioeconômico do município.

Também de autoria do executivo, o projeto de lei 30/2025 teve aprovação em regime de urgência. A proposição inclui três famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica como beneficiárias do aluguel social.


Nomeação de ruas

O projeto de lei 34/2025, do vereador Zé Eugênio, dispõe sobre a nomeação de vias e logradouros públicos em Manhuaçu. O documento procura disciplinar e corrigir erros no processo de escolha de nomes para ruas e logradouros do município. De acordo com Eugênio, a proposição visa regularizar todo o procedimento de nomeação de vias em Manhuaçu.

Durante a reunião, também foi aprovado o projeto de resolução 01/2025, de autoria da mesa diretora da câmara. A proposição insere dispositivos na resolução número 03, de 2024, que fixa os subsídios dos vereadores de Manhuaçu para a presente legislatura. O objetivo é permitir o pagamento parcelado do 13º dos parlamentares.

Os vereadores aprovaram ainda 29 indicações, três moções e dois requerimentos na sessão desta quinta-feira.

No momento da palavra franca, o vereador Marcelino de Jesus usou a tribuna para criticar o que, segundo ele, são injustiças praticadas pelo sistema judiciário brasileiro. Ele utilizou o exemplo de Débora Rodrigues, presa pelos atos antidemocráticos de 08 de janeiro de 2023 e responsável por vandalizar com um batom a estátua “A Justiça”, do escultor Alfredo Ceschiatti, localizada em frente à sede do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília. Segundo ele, a pena proposta pelo ministro Alexandre de Moraes, de 14 anos por cinco crimes, seria injusta. Marcelino de Jesus considerou que a direita está sendo perseguida no Brasil.

No início da sessão, o contador do poder legislativo, Diego Vila Real, e o assessor contábil Aldrin Teodoro Dutra apresentaram a prestação de contas da câmara referente aos meses de fevereiro e março de 2025.















Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...